UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado V

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas – ICHPO

Código:

GHS038

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

85h

Total:

100h

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Walkiria Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Plano conforme resolução CONGRAD 25/2020.

E-mail da disciplina: estagioichpo@gmail.com. Atendimentos individuais poderão ser marcados com antecedência pelo e-mail da disciplina.

 

 

 

 

 

EMENTA

O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: Regência:A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Fundamental ou Médio. Elaboração de relatório circunstanciado refletindo sobre as experiências vivenciadas nas atividades de Estágio. 

JUSTIFICATIVA

Entender os princípios e os conceitos norteadores da educação histórica, articulando-os à experiência prática (remota) a fim de construir os conteúdos do ensino de História, constitui o eixo articulador da disciplina a ser desenvolvida. Neste sentido, salienta-se a relação entre a formação histórica e o ensino escolar da disciplina História, centrada no desempenho da faculdade de pensar historicamente. Este curso problematiza questões ligadas ao ensino de história, seus conceitos, práticas e métodos e às construções identitárias mediante o ato humano de pensar historicamente. Nesse sentido, o curso tem por objetivo fornecer a(o)s estudantes subsídios para a reflexão crítica acerca da relação entre os pressupostos teóricos-metodológicos da ciência histórica e o ensino de história no âmbito do ensino fundamental e médio, bem como sobre a formação do professor pesquisador em História. Assim, o estágio supervisionado auxiliará a(o)s discentes na elaboração de sequências didáticas no intuito de lhes propiciar experiências do processo de ensino-aprendizagem que lhes serão imprescindíveis para sua atuação profissional futura.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar a(o)s estudantes uma reflexão crítica sobre a prática docente voltada para o ensino fundamental e médio e as propostas teóricas que cercam a formação do professor pesquisador em História. O curso abordará questões teóricas imprescindíveis para o ensino de História, em constante relação dialógica com os pressupostos da ciência histórica, e buscará inseri-las em uma perspectiva prática conectada ao objetivo da educação histórica.

 

 

 

Objetivos Específicos:

 

  • Promover o diálogo crítico reflexivo entre os pressupostos teóricos e metodológicos da ciência histórica e o ensino de História.
  • Analisar a articulação entre a ciência histórica, o ensino de História e a construção das identidades no espaço social.
  • Refletir sobre o uso dos materiais didáticos e paradidáticos no âmbito do ensino escolar, sublinhando sua articulação com a historicidade de suas bases teóricas, seus usos e sua conexão com a cultura escolar.
  • Proporcionar experiências práticas (remotas) do processo de ensino-aprendizagem, criando subsídios para o desenvolvimento de planos didáticos de ensino voltados para o ensino médio.
  • Entender e refletir sobre os desafios do ensino de História no mundo contemporâneo, principalmente àqueles concernentes às questões raciais e de gênero.
  • Discutir o uso de fontes no ensino de História e sua relação com as múltiplas experiências do tempo.

 

PROGRAMA

Unidade I: Ensino de História e Ciência Histórica: o pensar historicamente na vida humana prática

Unidade II: A formação e a trajetória do Ensino Médio no Brasil

Unidade III: O “novo” Ensino Médio: avanços, desafios e retrocessos

Unidade IV: A experiência do tempo na pandemia e o ensino de História

METODOLOGIA

  1. Atividades síncronas: os encontros através de vídeo conferência terão a duração de 1h40min e ocorrerão às quintas-feiras, com início às 19h00min. Serão 16 encontros síncronos no decorrer do semestre. A plataforma para a aula síncrona será o Zoom (o link será enviado por e-mail 10m. antes de cada encontro por e-mail).
  2. Atividades assíncronas: preparação das atividades avaliativas de caráter prático que substituirão momentaneamente a prática presencial que ocorreria em sala de aula. Essa atividade prevê a duração de 2h00m. (Observação: a(o)s estudantes deverão dedicar, no mínimo, 42 horas do curso, distribuídas semanalmente, para o desempenho da atividade prática remota). A docente oferecerá atendimento semanal para o acompanhamento do desenvolvimento das atividades práticas. Está prevista para essa atividade a duração de 2h00m. Plataforma utilizada: ambiente de aprendizagem virtual (Moodle) da UFU (https://www.moodle.ufu.br/login/index.php). duração de 2h00m.
  3. A bibliografia da disciplina e o cronograma do curso será disponibilizado no drive da disciplina https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1ejQINWuwiiLIw3NtCon36ggZuk7drlX3

AVALIAÇÃO

  1. A avaliação ocorrerá em 3 etapas no decorrer deste curso.
  2. Apresentação dos textos da bibliografia obrigatória durante as aulas síncronas. 20 pontos.
  3. Primeira avaliação escrita: deverá ser entregue no final da semana 09 (10/02. Não há horário, desde que cumprido o dia previsto). As questões serão enviadas, por e-mail, 24 horas antes da data da entrega: 20 pontos.
  4. Segunda avaliação: atividade prática: 60 pontos. As atividade práticas serão desempenhadas durante os encontros síncronos nos dias: 03, 10, 17 e 24 de março.

            Resumo das atividades avaliativas:

- Apresentação dos textos da disciplina: 30 pontos

- Primeira avaliação escrita: 30 pontos

- Atividade prática: 40 pontos

Total: 100 pontos.

  1. As avaliações deverão ser encaminhadas para o e-mail da disciplina: estagioichpo@gmail.com
  2. A frequência será controlada pela presença nas aulas síncronas e pela entrega das atividades avaliativas.
  3. Critérios de correção: uso adequado da bibliografia obrigatória; pertinência entre a bibliografia discutida e a atividade prática; participação nas discussões durante os encontros síncronos; uso adequado da linguagem escrita e oral.

BIBLIOGRAFIA

Toda a bibliografia obrigatória e complementar se encontrará disponível no drive da disciplina:  https://drive.google.com/drive/folders/1ejQINWuwiiLIw3NtCon36ggZuk7drlX3?usp=sharing

Básica:

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar HistóriaSão Paulo: Scipione, 2004.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e Consciência Histórica. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.

FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias (Orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. 

MARTINS, Mônica Paula de Sousa; SOUSA, Rosana Paulo de. “Ensino de História: estudos domiciliares em tempos de Covid-19”. In: Olhar do Professor. Ponta Grossa: v. 23, pp. 1-5.Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15974/2092092136 42

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

SILVA, Cristiani Bereta da. “Formação histórica e narrativas: efeitos de sentido sobre o ensino de história e o espaço escolar no estágio supervisionado”. In: ROCHA, Helenice; MAGALHAES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). O ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.

Complementar:

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2004.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1646938/mod_resource/content/1/Texto%201%20-%20Apologia%20da%20História%20ou%20o%20Of%C3%ADcio%20do%20Historiador.pdf)

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática do Ensino de História: Experiências, Reflexões e Aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

Revistas que podem ser consultadas para pesquisas:

Educar em Revista (UFPR): https://revistas.ufpr.br/educar

Revista Brasileira de História da Educaçãohttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/index

Cadernos de História da Educação (UFU): http://www.seer.ufu.br/index.php/che/

Revista Brasileira de História (ANPUH): https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-0188&lng=en&nrm=1

Revista Brasileira de Educaçãohttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478

Educação em Revista (UFMG): https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista

Revista de História (USP): http://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/11386

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/12/2021, às 17:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3276955 e o código CRC F69B65C7.




Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3276955