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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: Regência:A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Fundamental ou Médio. Elaboração de relatório circunstanciado refletindo sobre as experiências vivenciadas nas atividades de Estágio.
JUSTIFICATIVA
Entender os princípios e os conceitos norteadores da educação histórica, articulando-os à experiência prática (remota) a fim de construir os conteúdos do ensino de História, constitui o eixo articulador da disciplina a ser desenvolvida. Neste sentido, salienta-se a relação entre a formação histórica e o ensino escolar da disciplina História, centrada no desempenho da faculdade de pensar historicamente. Este curso problematiza questões ligadas ao ensino de história, seus conceitos, práticas e métodos e às construções identitárias mediante o ato humano de pensar historicamente. Nesse sentido, o curso tem por objetivo fornecer a(o)s estudantes subsídios para a reflexão crítica acerca da relação entre os pressupostos teóricos-metodológicos da ciência histórica e o ensino de história no âmbito do ensino fundamental e médio, bem como sobre a formação do professor pesquisador em História. Assim, o estágio supervisionado auxiliará a(o)s discentes na elaboração de sequências didáticas no intuito de lhes propiciar experiências do processo de ensino-aprendizagem que lhes serão imprescindíveis para sua atuação profissional futura.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Possibilitar a(o)s estudantes uma reflexão crítica sobre a prática docente voltada para o ensino fundamental e médio e as propostas teóricas que cercam a formação do professor pesquisador em História. O curso abordará questões teóricas imprescindíveis para o ensino de História, em constante relação dialógica com os pressupostos da ciência histórica, e buscará inseri-las em uma perspectiva prática conectada ao objetivo da educação histórica.
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Ensino de História e Ciência Histórica: o pensar historicamente na vida humana prática
Unidade II: A formação e a trajetória do Ensino Médio no Brasil
Unidade III: O “novo” Ensino Médio: avanços, desafios e retrocessos
Unidade IV: A experiência do tempo na pandemia e o ensino de História
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
Resumo das atividades avaliativas:
- Apresentação dos textos da disciplina: 30 pontos
- Primeira avaliação escrita: 30 pontos
- Atividade prática: 40 pontos
Total: 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Toda a bibliografia obrigatória e complementar se encontrará disponível no drive da disciplina: https://drive.google.com/drive/folders/1ejQINWuwiiLIw3NtCon36ggZuk7drlX3?usp=sharing
Básica:
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e Consciência Histórica. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias (Orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
MARTINS, Mônica Paula de Sousa; SOUSA, Rosana Paulo de. “Ensino de História: estudos domiciliares em tempos de Covid-19”. In: Olhar do Professor. Ponta Grossa: v. 23, pp. 1-5.Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15974/2092092136 42
RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.
SILVA, Cristiani Bereta da. “Formação histórica e narrativas: efeitos de sentido sobre o ensino de história e o espaço escolar no estágio supervisionado”. In: ROCHA, Helenice; MAGALHAES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). O ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.
Complementar:
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2004.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1646938/mod_resource/content/1/Texto%201%20-%20Apologia%20da%20História%20ou%20o%20Of%C3%ADcio%20do%20Historiador.pdf)
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática do Ensino de História: Experiências, Reflexões e Aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.
Revistas que podem ser consultadas para pesquisas:
Educar em Revista (UFPR): https://revistas.ufpr.br/educar
Revista Brasileira de História da Educação: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/index
Cadernos de História da Educação (UFU): http://www.seer.ufu.br/index.php/che/
Revista Brasileira de História (ANPUH): https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-0188&lng=en&nrm=1
Revista Brasileira de Educação: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478
Educação em Revista (UFMG): https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista
Revista de História (USP): http://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/11386
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/12/2021, às 17:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3276955 e o código CRC F69B65C7. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3276955 |