UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

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Timbre

OBJETOEdital de Abertura de Inscrições e do Processo de Seleção  para Ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – ANO 2021.

ÍNDICE

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

  2. DO NÚMERO DE VAGAS

  3. DOS PRÉ-REQUISITOS

  4. DAS INSCRIÇÕES

  5. DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

  6. DOS RECURSOS

  7. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  8. DOS ANEXOS

PREÂMBULO

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGEC/FECIV/UFU nº 002/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/1 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil

O Extrato do edital foi publicado no dia 11 de agosto de 2021 na seção 3, página 98 do Diário Oficial da União.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), da unidade acadêmica FECIV, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria R/UFU nº 1107/2018 e também pelo Estatuto e Regimento Geral da UFU e demais legislações pertinentes, torna públicas as condições gerais para a abertura das inscrições e o processo de seleção para de alunos regulares, para o PPGEC, modalidade de Mestrado Acadêmico  para ingresso no primeiro  semestre de 2022.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O presente processo seletivo será regido por este edital, pelas Resoluções 12/2008 e 06/2017 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP), pela Resolução nº 09/2014 e Resolução nº 15/2016 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia.

O Colegiado do PPGEC (COLPPGEC) irá nomear a Comissão Examinadora para o concurso de seleção do Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil.

Pelas circunstâncias atuais (COVID19), o processo será realizado totalmente através de ferramentas de acesso e comunicação via rede mundial de computadores (Internet). As atividades serão realizadas a partir da cidade de Uberlândia-MG, nas dependências da UFU, campus Santa Mônica.

Para a inscrição do candidato o PPGEC disponibilizará o edital completo, as informações e instruções pertinentes ao processo seletivo no endereço eletrônico www.ppgec.feciv.ufu.br.

Ao se inscrever no certame, o candidato:

declara que leu e entendeu todos os termos e condições do presente Edital e que aceita todo o regulamento pertinente ao certame;

compromete-se a tomar conhecimento de eventuais retificações, complementações, termos aditivos ou avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico www.ppgec.feciv.ufu.br, dos quais não poderá alegar desconhecimento;

autoriza a UFU a, independentemente de prévio aviso, digitalizar e/ou eliminar documentos físicos que porventura venham a ser produzidos em razão de sua participação no certame, observadas as normas e procedimentos previstos na legislação pertinente.

O atendimento aos interessados se dará em dias úteis das 8h às 11h e das 14h às 17h  na página do Programa: www.ppgec.feciv.ufu.br ou pela caixa postal eletrônica (e-mail): posgradcivil@ufu.br

O Edital completo, as informações e instruções pertinentes ao Processo de Seleção serão disponibilizadas no endereço eletrônico www.ppgec.feciv.ufu.br.

DO NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2022, é:

Modalidade

Ampla Concorrência

Pretos, pardos  e indígenas

Pessoas com deficiência

Total

Alunos Regulares

Mestrado

9

3

1

13

A distribuição das vagas por áreas de concentração/temas de pesquisa/docente está descrita no Anexo I.

No caso de processos seletivos nos quais o candidato concorre a vagas em áreas de concentração ou linhas de pesquisa serão adotados, dentro de cada uma destas, os mesmos proporcionais gerais definidos no art. 5º da resolução 06/2017 do CONPEP, buscando equilíbrio entre áreas ou linhas.

A Comissão Examinadora para o concurso de seleção ficará responsável pelo acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Os candidatos que se inscreverem nas modalidades de cotas deverão ter suas inscrições homologadas pela Comissão Permanente para o Acompanhamento e Fiscalização das Ações Afirmativas.

As eventuais impugnações solicitadas por terceiros às inscrições deverão ser analisadas pela Comissão Examinadora.

Os recursos das decisões de admissão ou inadmissão da cota serão analisados pelo COLPPGEC observados os seguintes critérios:

entrevista com os componentes do COLPPGEC em plataforma digital;

histórico das autodeclarações do candidato interessado em outros certames; e

estudo da árvore genealógica.

Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

Em caso de desistência de candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência posteriormente classificado.

Na hipótese de não haver candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados observada a ordem de classificação.

A pessoa com deficiência não é obrigada a inscrever-se como tal nos termos do art. 4º § 2º da Lei no 3.146/2015.

DOS PRÉ-REQUISITOS

As vagas destinam-se a egressos de cursos de graduação plena, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas disponíveis serão divididas por temas de propostas de pesquisa conforme Anexo I. Ao ingressar, o aluno será designado para as área de concentração e linhas de pesquisa do PPGEC, conforme endereço http://www.ppgec.feciv.ufu.br/.

Não serão admitidas inscrições de egressos de curso superior de curta duração, sequencial e assemelhados.

Os candidatos aprovados e matriculados como alunos regulares deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira, até o 18º mês, para mestrado, ou até o 36º mês, para o doutorado, após a matrícula, ou até o pedido de exame de qualificação, o que ocorrer primeiro.

Para candidatos estrangeiros não lusófonos será exigido também o certificado de proficiência em língua portuguesa;

Caberá ao colegiado do PPGEC a validação dos certificados apresentados.

DAS INSCRIÇÕES

A inscrição do candidato ao PPGEC compõe-se de duas etapas:

A primeira consiste na entrega da documentação exigida, conforme seção 4.5.1.

A segunda consiste da análise dessa documentação pela Comissão Examinadora, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos.

O candidato deverá remeter toda a documentação exigida neste edital ao endereço eletrônico: posgradcivil@ufu.br. Os documentos deverão ser digitalizados em arquivo único em formato PDF.

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como por fac-símile (fax) ou outro meio que não o taxativamente previsto neste documento editalício. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa;

O candidato deverá preencher no ato da inscrição os formulários disponíveis no endereço eletrônico de inscrição do certame de modo que nele constem informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento da inscrição;

O cronograma das inscrições é:

Atividade

Data

Horário

Local

Período de inscrição

18 a 27 de outubro de 2021

00:00 às 23:59

posgradcivil@ufu.br

Resultado prévio da análise da documentação

29 de outubro de 2021

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Prazo para recurso

30 a 31 de outubro de 2021

00:00 às 23:59

posgradcivil@ufu.br

Resultado definitivo da análise da documentação

03 de novembro de 2021

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Documentação exigida:

Requerimento, em formulário próprio, solicitando a inscrição, disponível no endereço eletrônico http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Currículo Lattes atualizado, gerado na plataforma https://lattes.cnpq.br/ - com cópia dos documentos comprobatórios, na mesma ordem de citação;

cópia simples e legível do:

Diploma de graduação, atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação emitida pelo órgão competente (frente e verso);

Em caso de não conclusão do curso de graduação, apresentar declaração de conclusão de curso ou Histórico Escolar, com data de emissão;

Documento de identidade;

CPF;

Comprovante de quitação eleitoral;

Certificado de reservista, se do sexo masculino;

Todos os documentos deverão ser enviados em arquivo eletrônico único no formato PDF, com os documentos em sequência, para o e-mail: posgradcivil@ufu.br.

Ao receber os e-mails com a documentação, a Secretaria do PPGEC enviará uma mensagem de confirmação de recebimento. A efetivação da inscrição será realizada após a conferência da documentação e homologação pela Comissão Examinadora.

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

A seleção será realizada em duas etapas avaliativas, sendo a primeira ELIMINATÓRIA e CLASSIFICATÓRIA, e a segunda CLASSIFICATÓRIA;

Será seguido o cronograma indicado:

Atividade

Data

Horário

Local

Envio da Proposta de Pesquisa

6 a 7 de dezembro de 2021

00:00 às 23:59

posgradcivil@ufu.br

Resultados

13 de dezembro de 2021

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Prazo para recurso

14 e 15 de dezembro de 2021

08:00 às 17:00

posgradcivil@ufu.br

Resultado final (após recursos)

20 de dezembro de 2021

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Etapa I - Proposta de Pesquisa

A Proposta de Pesquisa do candidato deverá ser entregue em arquivo eletrônico no formato PDF exclusivamente no e-mail posgradcivil@ufu.br, segundo cronograma da seção 5.1.1. Deverá conter um máximo de dez (10) páginas numeradas, já incluindo as referências bibliográficas. Deverá ser utilizado o arquivo conforme o modelo do Anexo III. O arquivo digital modelo formatado estará disponível no endereço http://www.ppgec.feciv.ufu.br/.

A análise da Proposta de Pesquisa considerará a adequação de perfil do candidato à vaga oferecida pelo Tema de Pesquisa do programa. Serão avaliados, de forma objetiva os seguintes fatores: coerência da proposta; fundamentação teórica; motivação; objetivos a serem alcançados; metas; cronograma e adequação à área de interesse e tema de pesquisa, conforme Anexo IV.

A Proposta de Pesquisa submetida pelos candidatos servirá exclusivamente como meio de avaliação do candidato no processo seletivo. Sugere-se ao candidato elaborar uma Proposta de Pesquisa de acordo com os temas dos docentes que irão oferecer vagas, apresentados no Anexo V.

A Proposta de Pesquisa será submetida a análise de semelhança (plágio) antes de sua avaliação. Será utilizada a ferramenta CopySpider para tal avaliação sendo admitido um nível de semelhança de até 10%. As propostas com índice de semelhança acima desse valor serão eliminados do certame.

Será adotado o valor de 50,0 (cinquenta) pontos como nota de corte para as Propostas de Pesquisa.

Os candidatos cuja Proposta de Pesquisa receba pontuação inferior a nota de corte não terão o Currículo Lattes avaliado.

Etapa II – Avaliação de Currículo Lattes.

O Currículo Lattes dos candidatos classificados acima da nota de corte serão avaliados pelos membros da Comissão Examinadora, que atribuirão notas de 0 (zero) a 100 (cem).

As notas serão atribuídas conforme os parâmetros de avaliação e suas respectivas pontuações, discriminados no Anexo II.

Os itens do Currículo Lattes que não possuírem documento de comprovação no arquivo enviado serão desconsiderados.

Critérios de Desempate

Em caso de empate, a nota do Curriculum Lattes será utilizada como critério de desempate entre os candidatos e, persistindo o empate, o desempate será pelo critério de idade dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada (Art 27 da lei federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).

Resultado Final 

A classificação final dos candidatos levará em conta a média aritmética ponderada dos resultados obtidos nas duas etapas avaliativas, deste processo seletivo, na proporção 60% (sessenta por cento) para a Proposta de Pesquisa e 40% (quarenta por cento) para análise do Currículo Lattes.

DOS RECURSOS

Serão admitidos recursos quanto a inscrição e ao resultado do certame.

O prazo para interposição de recurso será de dois (2) dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

Os eventuais recursos deverão ser enviados à a caixa postal eletrônica da secretaria do PPGEC (posgracivil@ufu.br) através da caixa postal eletrônica (e–mail) do próprio do candidato e com a devida identificação. Não serão admitidos e-mails em nome de outra pessoa ou sem identificação adequada do reclamante.

O candidato poderá recorrer em três instâncias em graus sucessivos, a saber: primeira instância, COLPPGEC; segunda instância, Conselho da FECIV; e terceira instância, CONPEP. 

O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recursos inconsistentes ou intempestivos serão indeferidos.

DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições para o processo seletivo contidas neste edital e nas demais normas pertinentes à matéria.

A Comissão Examinadora não se responsabiliza por atrasos ou extravio no envio de e-mails, problemas de servidores ou qualquer outra situação que impeça o recebimento dos documentos em qualquer parte do processo.

Todas as informações referentes ao processo seletivo, datas e prazos, classificação e aprovação dos candidatos, bem como resultados de cada uma das fases, poderão ser obtidas no endereço eletrônico http://www.feciv.ufu.br/ppgec . A secretaria do PPGEC está localizada no Campus Santa Mônica – Bloco 1Y – Sala 1Y210 , Av. João Naves de Ávila, 2121, 38408-100 Uberlândia - Minas Gerais – Brasil, contudo, devido circunstâncias atuais (COVID19)  não serão realizados atendimentos presenciais.

A Comissão Examinadora se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

A Comissão Examinadora apresentará relatório circunstanciado sobre a realização do processo seletivo com os critérios adotados para correção de provas e atribuição de notas aos candidatos.

Os resultados finais dos concursos serão homologados pelo COLPPGEC.

As matrículas dos candidatos aprovados serão efetuadas na secretaria do PPGEC, segundo o calendário acadêmico da pós-graduação da UFU, do Regulamento do PPGEC, das normas gerais de funcionamento da Pós-graduação da UFU e do Regulamento Geral da UFU.

A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas, a avaliação curricular e a matrícula do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas etapas do processo e/ou nos documentos apresentados.

A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora conjuntamente com o COLPPGEC.

 

GREGÓRIO SANDRO VIEIRA

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/UFU

Portaria R n° 993/2020


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gregorio Sandro Vieira, Coordenador(a), em 17/08/2021, às 08:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2981030 e o código CRC 20A9CD28.



ANEXOS a Minuta de Edital

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGEC/FECIV/UFU nº 002/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/1 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil

ANEXO I

Lista de Temas de Pesquisa de docentes orientadores do PPGEC, e número de vagas por Docente. Para maiores informações sobre cada docente e tema de pesquisa ver Anexo V. Informações sobre as áreas e linhas de pesquisa poderão ser acessadas no endereço http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

 

Temas de Pesquisa

Docentes

Número Total de

Vagas por Docente

Total de vagas por tema

Recursos Hídricos e Saneamento

André Luiz de Oliveira

1

3 (sendo 1 vaga para cotista)

Ismarley Lage Horta Morais

1

José Eduardo Alamy Filho

1

Estruturas

Antônio Carlos dos Santos

2

5 (sendo 2 vagas para cotistas)

Gerson Moacyr Sisniegas Alva

1

Gregório Sandro Vieira

2

Construção Civil

Eliane Betânia Carvalho Costa

1

2

Leila A. de Castro Motta

1

Geomática

Maria Lígia Chuerubim

1

3 (sendo 1 vaga para cotista)

Marcio Augusto Reolon Schmidt

1

Raquel Naiara Fernandes

1

 

ANEXO II

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM Lattes

Curriculum Lattes, que deve ser gerado na Plataforma Lattes, será avaliado conforme a pontuação descrita na seção 2, desde que devidamente comprovada.

QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação do volume da produção intelectual dos programas de pós-graduação. No processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFU, valem os periódicos da Área Engenharias I.

Os periódicos QUALIS encontram-se disponíveis em: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces

Instruções:

Os documentos comprobatórios que acompanham o currículo do candidato (modelo Lattes) devem ser encaminhados na ordem apresentada na seção 2.

Serão pontuadas apenas as atividades realizadas pelo candidato a partir de 2017. Os candidatos não devem encaminhar documentos de atividades realizadas fora do período de avaliação.

Caso o periódico não possua a classificação QUALIS/CAPES mas possua Fator de Impacto na base de dados WEB OF SCIENCE, será feita a equivalência seguindo os critérios da Resolução 2/2020 do COLPPGEC, disponível na página do programa http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Critérios para pontuação do Currículo Lattes, requisitos do processo seletivo e Pontuação e Classificação Final

PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

O currículo deve ser gerado na plataforma Lattes do CNPq e impresso desta plataforma. Só serão computados os pontos das atividades devidamente comprovadas e diretamente relacionadas com os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Atividades extracurriculares durante o período de graduação (Limitado a 30 pontos)

Monitoria

5,0 pontos por semestre       

Participação em programas de iniciação científica ou tecnológicas como PIBIC, PIVIT, PIBIT, com bolsa ou sem bolsa, devidamente comprovadas.

10,0 pontos por semestre

Produção técnico-científica (Limitado a 60 pontos)

Publicação de trabalhos completos:

em Anais de eventos locais/regionais

5,0 pontos por trabalho

em Anais de eventos nacionais

10,0 pontos por trabalho

em Anais de eventos internacionais

15,0 pontos por trabalho

Publicação de trabalho completo em periódicos classificado com Qualis das Engenharias 1:

Extrato A

30 pontos por trabalho

Extrato B

20 pontos por trabalho

Extrato C

10 pontos por trabalho

Prêmios em eventos científicos: 10 pontos/premiação (comprovar com certificado).

Experiência profissional e acadêmica (Limitado a 10 Pontos)

Atuação após a conclusão da graduação, em área de concentração afim à escolhida pelo candidato 

2,5 pontos por semestre

Docência no Ensino Fundamental e Médio       

2,5 pontos por semestre

Docência no Ensino Superior 

5,0 pontos por semestre

Curso de especialização lato sensu. *

10,0 pontos

* Comprovadamente no tema de pesquisa do PPGEC escolhido pelo candidato. Caso não tenha sido emitido o certificado até a data da inscrição, será aceito atestado ou declaração oficial de conclusão, desde que conste a data da defesa e o título da monografia.

PONTUAÇÃO FINAL

A pontuação final (PF) do candidato é dada pela fórmula:

PF = 0,60*P + 0,40*CL

Na qual: P é a pontuação da Proposta e CL é a pontuação do Currículo Lattes.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação final dos candidatos é baseada na pontuação definida na seção 3 deste anexo. Após homologado o resultado, a escolha dos orientadores se dará em respeito à classificação dos candidatos em cada Tema de Proposta.

Persistindo o empate, a classificação será definida pela maior nota no Currículo Lattes (CL).

Casos excepcionais ou não previstos nesta norma serão decididos pela Comissão Examinadora.

 

ANEXO III 

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE proposta DE PESQUISA [ESTE DOCUMENTO DEVE TER NO MÁXIMO dez páginas

Proposta de Pesquisa

[DIGITE AQUI SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO – Lembre-se que este arquivo deve conter no máximo 10 páginas.]

 

Título

[Digite o título aqui]

 

Justificativa pela escolha do tema de pesquisa

[Descreva aqui a motivação que o levou a escolher este tema de pesquisa]

 

Introdução/Motivação

[Contextualize sua pesquisa aqui. Uma breve revisão da literatura na área do Plano de Pesquisa deve ser apresentada nesta seção]

 

Objetivos geral e específicos

[Descreva aqui os objetivos de sua pesquisa]

 

Definição de hipóteses

[Descreva aqui as principais hipóteses que deverão ser investigadas/avaliadas em sua pesquisa]

 

Metodologia

[Descreva aqui possíveis estratégias para realização de experimentos e/ou desenvolvimento de sistemas que permitirão a avaliação das hipóteses definidas acima]

 

Resultados esperados

[Descreva aqui os principais resultados esperados de sua pesquisa]

 

Cronograma

[Descreva aqui o cronograma para a execução de sua pesquisa. Um diagrama de Gantt deve ser apresentado, listando atividades e o tempo de execução de cada uma delas]

 

Infraestrutura e recursos necessários

[Descreva aqui a previsão de recursos materiais e financeiros requeridos para a execução da sua Proposta de Pesquisa]

 

Referências

[Inclua aqui uma lista de referências utilizadas para a elaboração desta Proposta de Pesquisa – De acordo com as regras da ABNT]

 

ANEXO IV

Parâmetros de avaliação do Projeto de Pesquisa

Itens              

Pontuação

Pertinência com o Tema de Pesquisa escolhida

40%

Factibilidade do cronograma apresentado

20%

Viabilidade técnica dos objetivos propostos

20%

Qualidade da pesquisa bibliográfica apresentada

10%

Clareza de expressão e respeito aos padrões da língua portuguesa

10%

Total

100%

 

ANEXO V

Docentes credenciados para o edital

Área de Concentração: Estruturas e Construção Civil

Professor: Antônio Carlos dos Santos

Linha de Pesquisa: Estruturas

Vagas Oferecidas: 2

Temas de atuação: Materiais compósitos em estruturas de concreto; Durabilidade de estruturas de concreto

Página do currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1482358348610366

Professor: Eliane Betânia Carvalho Costa

Linha de Pesquisa: Construção Civil

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Argamassas cimentícias ecoeficientes

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/7980270951199108

Professor: Gerson Moacyr Sisniegas Alva

Linha de Pesquisa: Estruturas

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Interação alvenaria-estrutura; Deformabilidade de ligações em edifícios

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/2822918340798434

Professor: Gregório Sandro Vieira

Linha de Pesquisa: Estruturas

Vagas Oferecidas: 2

Temas de atuação: Ação do vento em edifícios; Estruturas em aço e mistas aço-concreto.

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/3178154173211778

Professor: Leila Aparecida de Castro Motta

Linha de Pesquisa: Construção Civil

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Utilização de resíduos das indústrias de papel e de cigarro em misturas geopoliméricas ou com ligantes álcali ativados e em compósitos de matriz de cimento Portland;

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/3604233375792763

 

Área de Concentração: ENGENHARIA URBANA, RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL

Professor: André Luiz de Oliveira

Linha de Pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Tratamento de água e de efluentes; Processo de eletroagulação; Coagulação/Floculação com coagulantes naturais; Agregados formados no tratamento biológico de efluentes

Página do currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3759700277755565

Professor: Ismarley Lage Horta Morais

Linha de Pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Tratamento de águas e águas residuárias; Reuso; Disposição e aproveitamento de resíduos sólidos

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/8939296324498671

Professor: José Eduardo Alamy Filho

Linha de Pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Simulação de escoamento e do transporte de poluentes em rios, reservatórios e águas subterrâneas; Ruptura de barragens; Macrodrenagem urbana

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/0768876670810150

Professor: Marcio Augusto Reolon Schmidt

Linha de Pesquisa: Planejamento e Infraestrutura Urbana e de Transportes

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Análise espacial ambiental

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/5515322256604194

Professor: Maria Lígia Chuerubim

Linha de Pesquisa: Planejamento e Infraestrutura Urbana e de Transportes

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Mobilidade e Acessibilidade Urbana; Segurança Viária; Sensoriamento Remoto; Geoprocessamento; Sistema de Transportes

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/2147424953594579

Professor: Raquel Naiara Fernandes

Linha de Pesquisa: Planejamento e Infraestrutura Urbana e de Transportes

Vagas Oferecidas: 1

Temas de atuação: Geotecnologias aplicadas em monitoramento de barragens; Análise e otimização de rotas; Aplicação de Redes Neurais e Inteligência Artificial para Identificação de Áreas; Técnica ISHM

Página do currículo na plataforma: http://lattes.cnpq.br/1173096683473059

 

 


Referência: Processo nº 23117.039014/2021-44 SEI nº 2981030