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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Estudo do conhecimento filosófico presente nas concepções educacionais brasileiras. A originalidade da filosofia no Brasil e suas influências na educação. Teorias críticas e não críticas presentes no pensamento filosófico brasileiro, considerando-se a educação como fato histórico, político, social e cultural.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Filosofia da Educação II tem como proposta ofertar conteúdos voltados para os estudos do pensamento pedagógico brasileiro. Fará uma análise das principais tendências e correntes pedagógicas da educação brasileira, considerando desde a escola tradicional até as últimas influências do pensamento educacional no Brasil. Esta disciplina foi organizada de forma interdisciplinar com a História da Educação, resgatando o tempo histórico e o filosófico, bem como o trabalho de pesquisa proposto.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Promover a análise das principais tendências e correntes da filosofia da educação brasileira |
Objetivos Específicos: |
Identificar os pressupostos filosóficos que fundamentam as várias teorias e práticas pedagógicas da educação brasileira. Incentivar o futuro educador, a partir da reflexão-ação, a uma práxis pedagógica libertadora, crítica e reflexiva. Articular o conteúdo com a temática do Ciclo “Diálogos Interculturais”, bem como o Prointer IV: Educação Infantil. Ao estudar o Pensamento Filosófico Brasileiro, o estudante passa a compreender os vínculos das teorias pedagógicas com as grandes matrizes teóricas que sustentam as práticas. Portanto ao estudar o pensamento filosófico, o futuro pedagogo terá condição de estabelecer relações, tanto crítica, quanto reflexiva, no âmbito da teoria e da prática da educação. |
PROGRAMA
Unidade I: As concepções críticas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro
1.1 Pedagogia Tecnicista, Concepção Analítica e Visão Crítico-Reprodutivista
1.2 Ensaios Contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa
Unidade II: As concepções contemporâneas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro
2.1 A temática Político-Educacional no Discurso Filosófico Brasileiro da Atualidade
2.2 A tradição metafísica clássica;
2.3 As correntes neopositivistas e a temática político-educacional;
2.4 As tendências transpositivistas: educação e aprendizagem
2.5 A fundamentação antropológica do discurso político-educacional nas tendências vinculadas à tradição subjetivista;
2.6 A fenomenologia e a estética da existência;
2.7 Os neo-humanismos e a fundamentação antropológica da educação;
2.8 A arqueogenealogia e a tematização do cotidiano;
2.9 O culturalismo: a ênfase na história e o lugar do político
2.10 As correntes dialéticas e a priorização do político.
2.11 Visita ao museu antropológico da USP.
CRONOGRAMA
SEMANA(S) |
TEXTO |
UNIDADE |
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Com/sem pontuação |
1ª 03/03/2023
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- Apresentação do cronograma de aulas, estratégias e temas de aulas - Apresentar a pesquisa interdisciplinar a ser entregue no dia. - Apresentação geral do conteúdo. |
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Aulas presenciais |
2ª 10/03/2023
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1 |
UNIDADE I: - PRIMEIRO PERÍODO As Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa na pedagogia tradicional. A Institucionalização da Pedagogia Jesuítica ou aRatio Studiorum–p. 48/49 - Antecedentes da RatioStudiorum: modus italicus versus modus pariseiensis – p. 50 - Abrangência das regras do Ratio Studiorum – p. 53 - Sentido e êxito do ideário pedagógico do Ratio Studiorum – p. 56 |
Estratégia – Aula expositiva pelo professor, buscando interação e diálogo durante as aulas - Armindo
– Os estudantes vão entregar uma síntese do texto lido para a aula nas 06 primeiras semanas – cada semana entrega uma síntese.
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PARA TODAS AS SEMANAS -
– Os alunos farão uma pesquisa interdisciplinar de grande porte com a história da educação. As aulas assíncronas serão utilizadas para esta atividade em especial
Síntese 1 |
Entrega da síntese valerá 04 pontos cada. São 7 sínteses. Total 28 pontos
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3ª 17/03/2023
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2
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- SEGUNDO PERÍODO As Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1759 e 1932. Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional. p. 63 As Ideias Pedagógicas do DESPOTISMO ESCLARECIDO: p. 77 As ideias pedagógicas do Pombalismo: Verney e Ribeiro Sanches. p. 99
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Síntese 2 |
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4ª 24/03/2023
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3 |
DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS LEIGAS: ECLETISMO, LIBERALISMO E POSITIVISMO (1827 – 1932) – p. 115
A questão pedagógica das primeiras letras: método mútuo – p. 126 O método intuitivo – p. 138 Ideias Pedagógicas Republicanas: positivismo e laicismo – p. 177 Reação católica – p. 179 As ideias pedagógicas não-hegemônicas – p. 181
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Síntese 3 |
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5ª 31/03/2023
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4 |
TERCEIRO PERÍODO – As Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1932 e 1969. p. Predomínio da Pedagogia Nova - Predominância da Pedagogia Nova (1947 – 1961) – p. 277 - Clemente Mariani e a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – p. 281 - O Conflito escola particular versus escola pública – p. 284 - O Manifesto “mais uma vez convocados” – p. 292 - Predomínio da pedagogia nova e renovação católica – p. 296
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Síntese 4 |
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6ª 14/04/2023
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5 |
QUARTO PERÍODO As Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1969 e 2001
Pedagogia Tecnicista, Concepção Analítica e Visão Crítico-Reprodutivista (1969 – 1980) – p. 365 - Valnir Chagas e as reformas de ensino – p. 371 - Concepção pedagógica tecnicista – p. 379 - Concepção analítica – p. 382 - A visão crítico-reprodutivista – p. 390
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Síntese 5 |
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7ª 28/04/2023
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6 |
Ensaios Contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa (1980 – 1991) – p. 399 (Encerramento do livro História das Ideias Pedagógicas no Brasil – Dermeval Saviani)
- Organização e mobilização do campo educacional – p. 400 - Circulação das ideias pedagógicas – p. 405 - Pedagogias contra-hegemônicas – p. 411 - Conclusão – p. 420
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Síntese 6 |
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8ª
05/05/2023 |
7
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Leitura do Livro “O que é Ideologia” – Marilena Chauí |
Debate em sala de aula |
Síntese 7 |
Última data para entrega das 07 Sínteses
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9ª 12/05/2023
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8 |
UNIDADE II: SEMINÁRIOS - As concepções contemporâneas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro. Livro: A Filosofia Contemporânea no Brasil: Conhecimento, política e educação. Antônio Joaquim Severino. A temática Político-Educacional no Discurso Filosófico Brasileiro da Atualidade
Seminário I - O NEOTOMISMO: A força e a fraquesa da tradição metafísica clássica;
Seminário II - As correntes neopositivistas e a temática político-educacional; - As tendências transpositivistas: educação e aprendizagem - A fundamentação antropológica do discurso político-educacional nastendências vinculadas à tradição subjetivista |
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CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO
Trabalho em grupo, em duplas ou individual, a depender do número de alunos na sala. Cada aluno deverá apresentar uma parte do texto de forma que haja participação de todos.
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O seminário vale 30 pontos.
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10ª 19/05/2023
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9 |
Seminário III - A fenomenologia e a estética da existência; - Os neo-humanismos e a fundamentação antropológica da educação; - A arqueogenealogia e a tematização do cotidiano; Seminário IV - O culturalismo: a ênfase na história e o lugar do político - As correntes dialéticas e a priorização do político –
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11ª 26/05/2023
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10 |
Seminário V – Livro: Educação na era do Conhecimento em rede e transdisciplinar – José Carlos Libâneo e Akiko Santos. Ed. Alínea. Campinas. 2010. – As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação – José Carlos Libâneo – p. 19 – 62.
Seminário VI - – Teorias e Métodos Pedagógicos sob a ótica do pensamento complexo – Akiko Santos – p. 63 – 82. |
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12ª 02/06/2023 |
11 |
Seminário VII- – Pedagogia da Autonomia. Paulo Freire. |
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13ª 09/06/2023
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12 |
– Avaliação escrita
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ATIVIDADE AVALIATIVA
O aluno será avaliado considerando: Compreensão do texto, Compreensão do contexto histórico e filosófico e clareza na apresentação. Prova que será encaminhada por meio da plataforma, com as questões elaboradas e o aluno poderá utilizar do material estudado no semestre. |
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A avaliação escrita vale 22 pontos
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14ª 16/06/2023
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13 |
- Avaliação da disciplina
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Será realizada uma roda de conversas com os estudantes com o objetivo de avaliar a disciplina
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Entrega da Pesquisa vale 20 pontos
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15ª 23/06/2023
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14
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- Avaliação de Recuperação |
Avaliação de Recuperação |
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AVALIAÇÃO:
SEMANAS |
UNIDADE |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO |
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO |
PONTUAÇÃO |
Entrega entre a 2ª e 7ª semana de aulas.
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UNIDADE I: Estudo de textos
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O aluno entregará 06 sínteses, valendo 4 pontos cada.
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Síntese de cada texto que será trabalhado na próxima aula.
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Leitura da síntese buscando a compreensão do conteúdo e expressão textual |
28 pontos
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Apresentação de 7 Seminários |
UNIDADE II: SEMINÁRIOS |
O aluno apresentará o tema para a turma |
Apresentação verbal com entrega de roteiro para todos da turma |
Boa apresentação; Domínio do tema/conteúdo |
30 pontos |
14ª Semana 16/06/2023
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Avaliação escrita |
Prova que será encaminhada por meio da plataforma, com as questões elaboradas e o aluno poderá utilizar do material estudado no semestre. |
O aluno deve demonstrar conhecimento do conteúdo e fazer correlações com outros conteúdos e com a realidade. |
Domínio do conteúdo e correlação com outros conteúdos e com a realidade |
22 pontos |
15ª Semana 23/06/2023
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Entrega da pesquisa Síncrona PESQUISA Complementar Com a Disciplina de História da Educação EM GRUPOS – 3 TEMAS: - O contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 4.024/61 - O contexto da Reforma Universitária – 5.540/68 - O contexto da Reforma do Ensino de Primeiro, Segundo e Terceiro Graus – 5.692/71 Avaliação de Recuperação para as alunas que apresentaram dificuldades durante o semestre |
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20 pontos |
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100 pontos |
METODOLOGIA
A disciplina de Filosofia da Educação II será ofertada em três momentos distintos e importantes: 1- aula expositiva, com problematização da temática e interação dialógica com os estudantes, considerando a escola tradicional, nova, tecnicista, até a crítico reprodutivista e crítica; 2- realização de seminários, com temas voltados para as concepções de educação e,
"Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:
Para realização do Trabalho Discente Efetivo – TDE, com o objetivo de complementar a carga-horária de componentes curriculares, será realizada pesquisa cujo tema será um estudo sobre a legislação educacional da década de 1960 e 1970 (LDB 4.024/61, Reforma Universitária – 5.540/68 e Reforma do Primeiro, segundo e terceiro graus – 5.692/71).
AVALIAÇÃO
O aluno entregará 07 sínteses dos textos lidos nas seguintes datas:
21 e 28/07;
04, 11,18 e 25/08/2021.
Horário: no horário da aula
Unidade: Nas atividades da Unidade I
Atividade avaliativa: entrega de uma síntese do texto estudado no dia.
Critérios de realização e correção: O aluno deverá ler o texto em casa e fazer a síntese
Pontuação: 04 pontos cada, total = 28 pontos
Seminário = 30 pontos
Avaliação Escrita = 22 pontos
Pesquisa Legislação Educacional = 20 pontos
No dia 23/06/2023 - Avaliação de Recuperação para as alunas que apresentaram dificuldades durante o semestre
BIBLIOGRAFIA
Básica
GHIRALDELLI JR., P. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. pelas constituições. Belo Horizonte: Mazza, 2014.
Complementar
FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.
SANTOS, J. L. dos. O Que é Cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PALMER, J. 50 grandes educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto, 2005.
PALMER, J. 50 grandes educadores modernos: de Piaget a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Armindo Quillici Neto, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/04/2023, às 15:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4423959 |