UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Laboratório de Física Básica III

Unidade Ofertante:

INFIS

Código:

INFIS39011

Período/Série:

3

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. Lucio Pereira Neves

Ano/Semestre:

2021/1-Remoto

Observações:

 

 

EMENTA

Experimentos sobre eletrostática e eletrodinâmica.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina é fundamental na formação do cientista da área de física, trazendo conceitos clássicos da eletrostática e eletrodinâmica clássica, com abordagem experimental.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trazer ao estudante a habilidade de realizar as conexões entre a teoria e os experimentos relacionados à eletricidade e magnetismo.

Objetivos Específicos:

Verificar e quantificar experimentalmente as leis que regem a eletrostática e a eletrodinâmica.

PROGRAMA

5. PROGRAMA

- Multímetro: como Ohmímetro, como Amperímetro,como Voltímetro. Circuitos elétricos, Medidas de resistências, correntes e tensão nos elementos deste circuito

- Carga e matéria, eletrização por atrito, contrato e indução

- Condutores e isolantes

- O gerador eletrostático

- Campo elétrico

- Linhas de força do campo elétrico

- Campo uniforme

- Relação entre campo elétrico e a distância

- Ação de um campo elétrico sobre um condutor isolado

- Separação de cargas induzidas

- Carga no interior de um condutor

- Poder das pontas

- Indução eletrostática

- Campo elétrico uniforme e conservatividade de campos eletrostáticos

- Superfícies equipotências e campo elétrico de várias distribuições de cargas

- Descarga de um capacitor

- Curva característica de descarga de um capacitor

- Características de um circuito RC através do osciloscópio

- Verificação experimental de um problema teórico

- Potencial elétrico e corrente elétrica num resistor

- Ponte de Wheatstone

- F.e.m e d.d.p.

- Resistências internas de fontes

- Curvas características (V x i) de fontes e receptores

- Resistor não Ôhmico

- Campo magnético de uma corrente e de imãs

- Determinação do campo magnético de uma bobina sobre radiação eletrônica

- As experiências de Faraday

- Verificação experimental de um problema teórico

- Experiência de Oersterd

- Espectro magnético

- Ação magnética sobre uma corrente elétrica

- Torque sobre uma espira de corrente

METODOLOGIA

As aulas serão apresentadas na forma de vídeo-aulas, empregando o software Microsoft TEAMS. Durante as aulas será realizada uma discussão sobre os temas, para que os alunos possam entender melhor os temas abordados.

As atividades síncronas serão realizadas no formato de vídeo-aulas, uma vez por semana, com duração de 50 minutos.

O aluno deverá realizar tarefas de estudo semanalmente. Para estas tarefas, deverão ser usados os horários das atividades assíncronas. Estas tarefas deverão ser enviadas pela plataforma Microsoft TEAMS em datas a serem determinadas com os alunos, durante as aulas síncronas.

Em cada aula, o(a)s aluno(a)s terão a oportunidade de interagir, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre o(a)s aluno(a)s e o professor.

Caso ocorra algum problema de conexão, os professor irá enviar uma mensagem via e-mail para os alunos, comunicando o ocorrido, para que outro horário possa ser marcado com os alunos.

A presença nas aulas assíncronas será contabilizada por meio das atividades entregues.

Instruções para acesso ao Microsoft TEAMS (Devem ser realizadas nesta ordem):

 

AVALIAÇÃO

Entrega de relatórios (Ai) semanais. Os relatórios deverão ser entregues na semana subsequente à aula síncrona de sua solicitação. O canal de recebimento será pela plataforma Microsoft TEAMS.

Cada relatório valerá 100 pontos.

A média final (NF) será calculada da seguinte forma:

NF = ∑(Ai)/i

Para NF   ≽ 60 (Aprovado)

Para  NF ≺ 60  (Sem rendimento ou reprovado, a depender das normas vigentes do CONGRAD)

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. CAPUANO, F.G.; MARINO, M.A.M. Laboratório de Eletricidade e Eletrônica. São Paulo: Érica, 2007.
  2. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009.
  3. HELENE, O.A.M.; VANIN, V.R. Tratamento estatístico de dados em física experimental. São Paulo: E. Blucher, 1981.

Complementar

  1. FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de Física. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2008. v.2.
  2. LUIZ, A. M. Termodinâmica: teoria & problemas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2007.
  3. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. São Paulo: Edgard Blücher, 2014. v.3
  4. SERWAY, R. A.; JEWETT, J. W. Princípios de Física: eletromagnetismo. São Paulo: Centage Learning, 2004. v.3.
  5. TAYLOR J. R. Introdução à Análise de Erros: o estudo de incertezas em medições físicas. 2 .ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucio Pereira Neves, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/10/2021, às 21:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 SEI nº 3117157