UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 4ª reunião eXTRAORDINÁRIA 2019 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA QUARTA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS. Aos treze dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezenove, sexta-feira, às dezesseis horas, na sala de reuniões, sala 1A104 do Bloco 1AMC, Unidade Araras, campus Monte Carmelo, iniciou a quarta Reunião Extraordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais - PPGAIG, sob a presidência do Coordenador, Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel, com a presença dos membros do Colegiado previamente convocados, Profª. Vanessa Andaló Mendes de Carvalho, Prof. Bruno Sérgio Vieira, Prof. Gabriel do Nascimento Guimarães e Prof. George Deroco Martins, discente Thiago Fellipe Nunes de Mendonça e do convidado Sr. Saulo Lucas de Oliveira.  A reunião transcorreu da seguinte forma: O Coordenador, Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel agradece a presença de todos e assim dá início a reunião conforme pauta de convocação. 1. Comunicações. Professor Gabriel Mascarenhas apresenta ao convidado Saulo Lucas de Oliveira todos os membros do colegiado. Após relata que em relação ao pedido de credenciamento e descredenciamento foi finalizado pelo CONPEP sendo credenciados 6 (seis) novos docentes. Considerando a decisão administrativa CONPEP nº 57/2019 "Aprovar o resultado do processo de ajuste no credenciamento, descredenciamento, recredenciamento e enquadramento de docentes nos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia" aprovados pelo Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, em sua 9ª reunião, realizada no dia 4 de dezembro de 2019, parecer nº 77/2019/CONPEP e Ofício nº 99/2019/CONPEP-UFU. Houve no PPGAIG o credenciamento de 6 novos docentes. Em função do aumento do número de docentes, o colegiado do PPGAIG sugeriu aumentar o número de vagas proposta no Edital PPGAIG/ICIAG/UFU Nº 002/2019 processo SEI nº 23117.075471/2019-88 passando de 14 vagas para 19 vagas. Tal estratégia foi colocada em votação. Aprovada por unanimidade. Complementou que a conclusão do pedido de descredenciamento do professor Jefferson Rodrigo de Souza será realizada em março de 2020 a pedido do relator da CPP CONPEP. 2. Ordem do dia.  2.1 Formulário da disciplina Estágio em ensino 1 e 2. Professor Gabriel Mascarenhas inicia falando sobre a disciplina Estágio em ensino I e II, que de acordo com a Resolução SEI Nº 30/2017, do Conselho Universitário, em seu artigo 35  apresenta o seguinte: ”As disciplinas Estágio em Ensino I e II terão o número de turmas equivalentes ao número de professores orientadores em cada semestre letivo e para matricular-se nessas disciplinas, o discente deverá indicar um professor orientador do PPGAIG em formulário próprio durante o semestre letivo anterior ao semestre que estará matriculado”, e que portanto deveriam definir o formulário e a forma de entrega pelo discente. Após discussões fica definido o formato do formulário em que o discente deverá preenchê-lo com a assinatura do orientador e entregar na Secretaria da Coordenação do PPGAIG. Todos de acordo, foram para item seguinte da pauta. 2.2. Entrevista com o candidato Saulo Lucas de Oliveira, referente a pedido de impugnação de sua inscrição, por terceiro, no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais, Edital PPGAIG/ICIAG/UFU nº 002/2019. Professor Gabriel Mascarenhas explica a razão da convocação feita e passa a palavra ao professor George Deroco Martins, Presidente Suplente da Comissão do Processo Seletivo do PPGAIG, Edital PPGAIG/ICIAG/UFU, nº 002/2019 e membro da comissão permanente para acompanhamento e fiscalização de ações afirmativas do PPGAIG (PORTARIA DIRICIAG Nº 22, DE 18 DE MARÇO DE 2019). Professor George Deroco Martins explica ao candidato que a Comissão recebeu um pedido de impugnação de sua inscrição ,feita por terceiro, e  os procedimentos ali adotados estavam seguindo normativas estabelecidas pela RESOLUÇÃO Nº06/2017, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, em seus Artigos: Art.11, Os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas deverão ter a condição autodeclarada, no ato da inscrição, homologada pela comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas dos Programas e Pós-graduação, e Art.12. Nas eventuais impugnações solicitadas por terceiros às inscrições e recursos às decisões de admissão ou inadmissão da cota serão observados os seguintes critérios: I-entrevista com os componentes do Colegiado do Programa de Pós-graduação; II-histórico do auto declarações do candidato interessado em outros certames; e III-estudo da árvore genealógica. Que nesse primeiro momento estava sendo dado a ele a condição de se manifestar através de documentos que comprovassem a sua autodeclararão. Ao analisar os documentos, a Comissão iria deferir ou indeferir o pedido de impugnação. Após a explicação, professor George oferece a palavra para o candidato se manifestar. Sr. Saulo Lucas de oliveira inicia afirmando que quando foi feito seu registro de nascimento ainda não era obrigatório constar a autodeclararão de cor, mas que mesmo assim trouxe a certidão de nascimento para confirmar esse fato. Que não possuía histórico de auto declarações em outros certames, mas que, na escola onde estudou, houve levantamento do IBGE onde foi classificado como pardo, porém não apresentou documento que comprovasse o mesmo. Finalizado sua fala, professor George expõe que a comissão analisará o documento entregue por ele, certidão de nascimento, e que constará em ata o seu comparecimento perante o Colegiado do PPGAIG. É explicado que a comissão dará seu parecer e enviará para outras instâncias da universidade Federal de Uberlândia, que o processo seguirá os tramites legais. Professor Gabriel pede a palavra, agradece ao convidado liberando-o em seguida. A seguir o representante dos discentes no Colegiado do PPGAIG, Thiago Fellipe Nunes de Mendonça pede a palavra e comunica que os discentes tinham nomeado novo representante para o Colegiado do PPGAIG para substitui-lo, pois teria de se desligar devido ao recebimento de uma oferta de trabalho, o que o impossibilitaria de participar das reuniões. O novo representante seria o discente José Tadeu Ferreira Lima, aprovado por unanimidade pelo Colegiado. Nada mais a ser tratado, o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Hélio Langoni Sobrinho, secretário, pelo Presidente e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 13 de dezembro de 2019.

Bruno Sérgio Vieira

Hélio Langoni Sobrinho

George Deroco Martins

Gabriel do Nascimento Guimarães

Gabriel Mascarenhas Maciel

Vanessa Andaló Mendes de Carvalho

Thiago Fellipe Nunes de Mendonça


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Documento assinado eletronicamente por Hélio Langoni Sobrinho, Secretário(a), em 05/02/2020, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 05/02/2020, às 15:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel do Nascimento Guimarães, Membro de Colegiado, em 05/02/2020, às 15:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Presidente, em 14/02/2020, às 08:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 14/02/2020, às 08:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por George Deroco Martins, Membro de Colegiado, em 28/02/2020, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Thiago Fellipe Nunes de Mendonça, Membro de Colegiado, em 28/02/2020, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.107585/2019-02 SEI nº 1779135