UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER I- Elaboração de Material Didático em Geografia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

ICHPO31205

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

 

Observações:

40 vagas

 

EMENTA

Materiais didáticos em Geografia: importância, tipos e temas. Recursos didáticos e o ensino de Geografia. Elaboração e divulgação do material produzido

JUSTIFICATIVA

A utilização de materiais didático-pedagógicos tem facilitado o processo de ensino e aprendizagem, sendo considerado como um recurso bastante importante com capacidade de estimular o interesse do aluno pelo tema abordado na sala de aula, uma vez que possui como função auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento do aluno. Por meio do material didático é possível trabalhar processos e conceitos, que muitas vezes são abstratos para os alunos, além disso o material didático tem como função primordial apoiar a atividade pedagógica de modo que o conteúdo abordado esteja relacionado a construção do conhecimento de forma sistematizada e de acordo com o planejamento pedagógico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar a elaboração de materiais didáticos das diferentes áreas de atuação da Geografia.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a importância da produção, utilização e disseminação dos recursos didáticos na construção do conhecimento geográfico, sendo utilizado como um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem;

  • Estimular a criatividade na produção de recursos/materiais didáticos a partir da utilização de diferentes materiais;

  • Apreender conceitos e processos relacionados a Ciência Geográfica por meio da transposição do conhecimento científico materializados nos mais diferentes exemplos de materiais didáticos;

  • Desenvolver habilidades específicas no que tange a elaboração de um material didático;

  • Divulgar os materiais didáticos elaborados pelo discente;

PROGRAMA

1 . A importância da produção de materiais didáticos no ensino de Geografia
1.1. Tipos de recursos empregados na Geografia
1.2 .Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia

2 - Recursos Didáticos e o Ensino de Geografia
2.1 - Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas
2.2 – Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos

3 - Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de Geografia

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato remoto, no 2º semestre letivo de 2020, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).
Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).
Todas as atividades síncronas e assíncronas serão desenvolvidas utilizando-se a Plataforma Microsot Teams.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, a partir dos canais de comunicação da Plataforma Teams ou pelo e-mail instittucional da professora lecpgeo@ufu.br. O atendimento na modalidade síncrona, ou seja, que demandar conexão simultânea, deverá ser agendado, via e-mail, com antecedência mínima de 72 horas, de acordo com a demanda e a disponibilidade dos discentes e da docente. 

 

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line), conforme a Resolução CONGRAD nº 25/2020. Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

 

Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através das plataformas Microsoft Teams. No caso de problemas técnicos nesta plataforma, outros sistemas poderão ser utilizados, desde que sejam acessíveis a todos os alunos.

 

Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos estarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams (após a primeira aula síncrona será enviado um link para os discentes para acessarem a sala de aula). Os discentes também poderão utilizar o e-mail institucional da docente (lecpgeo@ufu.br) para tirar dúvidas sobre os primeiros acessos a plataforma;

 

Atendimento do aluno

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, utilizando o e-mail institucional e as plataformas Microsoft Teams. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento ao aluno, sendo:

·         1 (uma) hora na modalidade síncrona (segundas-feiras logo após a aula síncrona às 10h 40min 11h 30min);

·         1 (uma) hora na modalidade assíncrona (todas as sextas-feiras, das 14 horas às 16 horas).

 

Carga horária prática

A disciplina de PROINTER I: Elaboração de materiais didáticos em Geografia prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente curricular na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão análises de videodocumentários, tutoriais disponíveis no youtube, mapas interativos e imagens de satélites (disponíveis no Google Earth), etc.

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 21 (vinte e uma) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas de orientação, expositivas e dialogadas utilizando as plataformas Microsoft Teams.

 

As atividades síncronas serão realizadas conforme o cronograma abaixo:

Semana

Data

Horário

Temática/Dinamicada aula

Plataforma

1

12/07

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Apresentação do programa, formas avaliativas e introdução a elaboração de material didático

Microsoft Teams

A primeira aula síncrona será acessada por link

https://tinyurl.com/2cd3n88m

2

19/07

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

A importância da produção de material didáticos no ensino de Geografia

Tipos de recursos empregados na Geografia

-Orientação

Microsoft Teams

3

26/07

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia

Microsoft Teams

4

2/08

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas

-Orientação

Microsoft Teams

5

9/08

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos

Microsoft Teams

6

16/08

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático

Microsoft Teams

7

23/08

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático

Microsoft Teams

8

30/08

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático

Microsoft Teams

9

13/09

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático

- Orientação

Microsoft Teams

10

20/09

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático

Microsoft Teams

11

27/09

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático

Microsoft Teams

12

4/10

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático -

Orientação

Microsoft Teams

13

11/10

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático

Microsoft Teams

14

18/10

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Elaboração de material didático

Microsoft Teams

15

25/10

8:00- 8:50

8:50 – 9:40

9:40 – 9:50

9:50 -10:40

Entrega de notas

Microsoft Teams

Observações importantes:

*O primeiro encontro (aula síncrona 1 do dia 12/07/2021) será realizado por meio do link: https://tinyurl.com/2cd3n88m As atividades síncronas serão realizadas às segundas-feiras, das 8h00 às 10h:40.

* O discente que realizar a matrícula na disciplina deverá providenciar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

* ATENÇÃO! O discente que tiver sua matrícula aprovada deve enviar o seu nome completo e e-mail institucional (@ufu.br) para a docente responsável pela disciplina (lecpgeo@ufu.br) até as 14h do dia 8 de julho de 2021, para que seja processado o cadastro no ambiente virtual da disciplina.

 

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:                                    

Serão ministradas entorno de 39 (trinta e nove) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente (avaliações/provas/atividades práticas).

Os materiais necessários para realização das atividades assíncronas (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula síncrona).

 

A presença do discente será atribuída durante a aula síncrona por meio de chamada e lançado no diário.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e baseada nas seguintes estratégias:

·       Material didático elaborado I – será na modalidade assíncronas.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, será disponibilizada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams, contendo as orientações de elaboração;

Valor: 100,0 pontos e terá o peso 3

Entrega: dia 30/08/2021

 

·       Material didático elaborado II– será na modalidade assíncronas.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, será disponibilizada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams, contendo as orientações de elaboração;

Valor:  100 pontos para cada estudo dirigido e terá peso 3

Entrega: 27/09/2021

 

·       Artigo Final - Avaliação individual contemplando os conceitos e ideias dos textos teóricos e metodológicos da disciplina, além das atividades práticas que serão desenvolvidas de forma síncrona e/ou assíncrona por meio da plataforma Microsoft Teams ou Meet, com instruções de elaboração da atividade, para o preenchimento do formulário anexado na plataforma Microsoft Teams.

Valor:  100 pontos para cada estudo dirigido e terá peso 4

Entrega: 11/10/2021

 

A nota final será calculada a partir do uso da média aritmética ponderada: Nota Final (NF)= Material didático I*3; Material didático II*3; Artigo Final*4/10

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2006.
CASTROGIOVANI, A.C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008.
GIMENO SACRISTÁN, J. G. e GÓMEZ, I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ROSSATO, M. S.; BELLANCA, E. T.; FACHINELLO, A; CÂNDIDO, L. A.; SILVA, C. R. da; SUERTEGARAY, D. M. A. Terra Feições Ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
 

Complementar

PARROYO, M. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004. 
DEMO, P. Pesquisa: princípio cienơfico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
JUNIOR, D. G; FILHO, G, I. (Org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Uberlândia: Autores Associados, 2005.
PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. FANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/06/2021, às 11:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2846102 e o código CRC 30513AC7.




Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2846102