UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Operações e Sistemas

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Gestão de Projetos

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN_31803

Período/Série:

6

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36

Prática:

36

Total:

72

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Profa. Dra. Vérica Freitas

Ano/Semestre:

2023/01

Observações:

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EMENTA

O contexto do Gerenciamento de Projetos; Ciclo de vida de projetos; Processos de Gerenciamento de projetos (segundo PMI®); Estrutura organizacional e o papel do gerente de projetos; Motivação para o Gerenciamento de projetos; Ferramentas para Gerenciamento de projetos; e Desenvolvimento de projeto na prática.

JUSTIFICATIVA

A Unidade Curricular é importante para a formação do Gestor, que precisa conhecer o funcionamento de um projeto, cada vez mais comum nas organizações. Além disso, é necessário que um gestor saiba como gerenciar (planejar e executar) um projeto, já que esse é um possível campo de atuação profissional.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar os alunos a elaborar e controlar projetos, segundo as melhores práticas mundiais de gerenciamento de projetos do Project Management Institute - PMI - tendo como base o Project Management Body of Knowledge - PMBOK. Além disso, os alunos deverão utilizar os conhecimentos obtidos para maximizar as possibilidades de conclusão e sucesso dos projetos realizados no âmbito empresarial.

Objetivos Específicos:

a) Compreender o que é um projeto e a importância do conhecimento sobre gerenciar projetos;

b) Fornecer ao aluno as informações sobre ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, bem como uma visão integrada do processo, desde as etapas iniciais de planejamento até a finalização do projeto; e

c) Informar como os conhecimentos das várias áreas da administração, vistos ao longo do curso, podem ser aplicados na melhoria do processo de gerenciamento de projetos.

PROGRAMA

1. Contexto do Gerenciamento de Projetos:

1.1. Definições Iniciais;

1.2. Ciclo de Vida de Projetos;

1.3. Projeto X trabalho operacional X planejamento estratégico

1.4. A Gerência de Projetos (área de atuação e papel);

1.5. Estrutura Organizacional.

2. Motivos para gerenciar projetos

2.1. O que motiva o gerenciamento de projetos

2.2. Casos de sucesso em gerenciamento de projetos

2.3. Quando um projeto é bem-sucedido?

2.4. Razões de falhas de projetos

3. O Gerenciamento de Projetos:

3.1 O PMBOK® (Project Management Body of Knowledge);

3.2. Grupos de Processos do Gerenciamento de Projetos (segundo PMI®): Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e Encerramento;

3.3. Processos de Gerenciamento de Projetos (segundo PMI®);

3.4. Ferramentas do Gerenciamento de Projetos:

3.5. A utilização de softwares para o Planejamento e Controle de Projetos.

METODOLOGIA

Serão realizadas diferentes tipos de atividades, como aula expositiva, dinâmicas, estudos de caso, apresentação de seminários, oficinas práticas e/ou aulas em laboratório de informática, visando promover o processo de ensino-aprendizagem e um pouco da vivência simulada em projeto. Da mesma forma, as avalições serão desenvolvidas de diversas formas, conforme será descrito na seção seguinte.

A entrega de atividades será realizada principalmente via Moodle® da UFU, no endereço do conteúdo programático da Unidade Curricular. O nome e a chave de inscrição no curso no Moodle® serão informados aos alunos inscritos na Unidade Curricular na data de apresentação deste Plano de Ensino na sala de aula e por e-mail.

Para as atividades avaliativas em grupo, com entrega em data e horário definidos via Moodle®: As orientações estabelecidas para cada atividades estarão na descrição da atividade no Moodle; e Somente um aluno deverá fazer a entrega/envio via Moodle®, informando o número de matrícula dos colegas que participaram efetivamente para realização da atividade. Caso não haja nome e/ou número de matrícula na entrega realizada via Moodle, ela será desconsiderada para todo o grupo, incluindo o(a) estudante que fez a postagem no Moodle.

É proibida a utilização de aparelho celular (de qualquer tipo, incluindo smartphone) durante as aulas e dentro da sala de aula, devendo o aparelho permanecer desligado ou no modo silencioso.

Conforme Resolução CONGRAD Nº 73, de 17 de outubro de 2022, com revisão publicada em 14/06/2023, o período letivo 2023/01 está programado de 31/07/2023 a 02/12/2023, perfazendo 64 horas-aula de duração para Unidades Curriculares cujas aulas acontecem às quartas e às quintas-feiras. Para alcançar as 60 horas = 72 horas-aula previstas, será proposta uma atividades de Trabalho Discente Efetivo - TDE, a ser realizada em grupo, com entrega até 17/11/2023 até às 11h30 via Moodle. As orientações estabelecidas para a atividade estarão na descrição da atividade no Moodle. Somente um aluno deverá fazer a entrega/envio via Moodle, informando o número de matrícula dos colegas que participaram efetivamente para realização da atividade. Caso não haja nome e/ou número de matrícula na entrega realizada via Moodle, ela será desconsiderada para todos do grupo, incluindo o(a) estudante que fez a postagem no Moodle. É importante comentar que essa atividade valerá 8 pontos e terá a sua entrega e/ou realização computada também para fins de frequência, equivalendo, no caso, a 8 horas-aula.

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas a serem realizadas durante o semestre estão apresentadas no Quadro 1:

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

Atividade CAS1: estudo de caso em grupo

8 pontos

Dia: 16/08/2023 - Horário: 9h50 às 11h30.

Atividade SEM: apresentação de Seminários pelos grupos (parte 1/2)

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Dias: 23/08/2023 - Horário: 9h50 às 11h30.

Atividade PRV1: Avalição individual

25 pontos

Dia: 13/09/2023 - Horário: 9h50 às 11h30

Atividade SEM: apresentação de Seminários pelos grupos (parte 2/2)

10 pontos

Dias: 04/10/2023 - Horário: 9h50 às 11h30.

Atividade CAS2: estudo de caso em grupo

8 pontos

Dia: 01/11/2023 - Horário: 9h50 às 11h30.

Atividade CNV: PM-Canvas® elaborado pelo grupo (10 pontos); e apresentação do PM-Canvas® em aula (6 pontos)

16 pontos

Dia: 25 e 26/10/2023 - Horário: 9h50 às 11h30

Atividade PRV2: Avalição individual

25 pontos

Dia: 09/11/2023 - Horário: 9h50 às 11h30

Atividade TDE: 

8 pontos

Entrega: 17/11/2023 - Horário: até 11h30

 

 

Recuperação

100 pontos

Dia 29/11/2022 – Horário: 9h50 às 11h30

 

É importante destacar que haverá somente uma atividade avaliativa Seminário (SEM) para cada grupo, valendo 10 pontos, sendo que as apresentações acontecerão em duas datas distintas: 23/08/2023 para cinco grupos e 04/10/2023 para os outros cinco grupos.

O retorno das avaliações aos alunos (feedback) será realizado diretamente no Moodle para: cada aluno diretamente na área de envio da tarefa, para atividades individuais; e para o grupo, na área do aluno que fez a submissão/postagem no Moodle em nome de todos os componentes que participarem do desenvolvimento da tarefa, para atividades coletivas. Para todas as atividades avaliativas foi reservada uma data específica para vista da correção pelos alunos, caso haja interesse. É importante ressaltar que a vista será realizada unicamente nessa data especificada.

A nota final (NF) de cada aluno é calculada de acordo com a fórmula:

NF = CAS 1+ SEM + PRV1 + CAS 2 + CNV + PRV2 + TDE

Conforme Normas da Graduação, se: NF ≥ 60 e frequência ≥ 75%, o aluno está aprovado (Art. 164).

Em atendimento ao Art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, o discente que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (NF< 60), mas que tenha atingido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), poderá realizar uma Avaliação de Recuperação de Aprendizagem - somente o aluno que atenda a essas condições poderá realizar tal atividade.

A Avaliação de Recuperação abrangerá todo do conteúdo do período e valerá 100 pontos. A forma e o formato da Atividade de Recuperação serão definidos pela professora – a data programada para essa avaliação de recuperação é 29/11/2023 no horário de aula, conforme Quadro 1.

A nota final do discente com a nota obtida na Prova de Recuperação precisará ser igual ou superior a 60 pontos. Os que forem aprovados após a Atividade de Recuperação ficarão com 60 pontos como nota final, os que não forem aprovados permanecerão com a maior nota obtida (nota da Recuperação x nota obtida durante a Unidade Curricular).

Atenção: A prova substitutiva ou atividade avaliativa fora de época ocorrerá EXCLUSIVAMENTE conforme Art. 140 das Normas da Graduação, sendo necessário que o discente entregue o documento comprobatório correspondente ao Colegiado do Curso, que liberará (ou não) a realização da avaliação substitutiva. É de responsabilidade do aluno conhecer as Normas de Graduação, bem como seguir os prazos nela estabelecidos. A aula de 16/11/2023 é destinada para eventuais demandas de atividade substitutivas devidamente aprovadas e solicitadas pelo Colegiado do Curso.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2003.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 1997.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). A guide to project management body of knowledge: (PMBOK Guide). Newton Square: PA, 2004.

 

Complementar

BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JR., Roque. Gerenciamento de projetos na prática: casos brasileiros. São Paulo: Atlas, 2006.

DINSMORE, Paul C. Transformando estratégias empresariais através da gerencia por projetos. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1999.

GIDO, J.;CLEMENTS, J.P. Gestão de projetos. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

KAMINSKI, P. C. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 2000.

VARGAS, Ricardo Viana. Manual pratico do plano de projeto- utilizando o PMBOK Guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vérica Marconi Freitas de Paula, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/08/2023, às 20:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4701632