UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e três dias do mês de março de dois mil e vinte e três, às 14h00min, teve início a Segunda Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Dênis Sebastião Ramos Firmino,  Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Jaqueline Vicente Matsuoka, João Vitor Meza Bravo, Lorenzo Staduto e Sérgio Luis Miranda. Justificaram ausência os seguintes conselheiros: Antônio Carlos Freire Sampaio, Filipe Goulart Lima, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis e Vivianne Peixoto da Silva. O professor Boscolli recepcionou os presentes e, em seguida, passou-se à discussão dos pontos de pauta. ORDEM DO DIA: 1.1.) Ata da 1ª ordinária/2023 do Conselho do IGUFU, de 19 de janeiro de 2023. Processo: 23117.003238/2023-80; Protocolo SEI 4203964. O professor Boscolli abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu à votação a Ata da 1ª ordinária/2023 do Conselho do IGUFU, sendo aprovada por unanimidade, com 10 votos favoráveis. 1.2.) Ata da 3ª extraordinária/2023 do Conselho do IGUFU, de 02 de março de 2023. Processo: 23117.013416/2023-81; Protocolo SEI 4300766. O professor Boscolli abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu à votação a Ata da 3ª extraordinária/2023 do Conselho do IGUFU, sendo aprovada com 9 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 1 abstenção. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. O professor Boscolli informou que, em relação ao processo de reformulação do Regimento, o documento contendo a proposta aprovada pelo CONIGUFU foi encaminhada à DIAPI, que retornou com mínimas sugestões e agora está novamente com a relatora, que preparará minuta para apreciação do CONIGUFU. Em um segundo informe, o Professor Boscolli informou que a PROPLAD concedeu 8 unidades de SSDs para atualização de desktops e notebooks compatíveis. As máquinas de secretarias e laboratórios tiveram prioridade, mas o número foi insuficiente diante das demandas apresentadas pelos setores do IGUFU. Assim, foi solicitado à PROPLAD que um número adicional de SSDs possa ser concedido à Unidade Acadêmica. A PROPLAD fez o registro da demanda e se comprometeu em avaliar como e em que magnitude poderá nos atender, de maneira que as novidades sobre esse processo serão compartilhadas de imediato. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes.  2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes.  2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes.  2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. A docente Gláucia informou que, com base na reunião do CONSEX, de 18 de janeiro de 2023, dois programas a serem regulamentados em breve por parte da PROAE merecem visibilidade no IGUFU pelo fato de possibilitarem atendimentos a discentes: (i) Programa Institucional de Inclusão Digital e (ii) Programa Institucional de Atenção à Saúde, com ênfase na promoção e prevenção à saúde dos estudantes. 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes.  2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. 2.14) Informes dos representantes dos Docentes. Não houve informes. 3.1) Processo 23117.084094/2021-92. Plano de Qualificação do Instituto de Geografia​. Deliberação acerca das solicitações de atualização do Plano de Qualificação da Unidade (PQU) para afastamentos em 2023, 2024 e 2025. O professor Boscolli fez a leitura das duas solicitações de inclusão no PQU, a saber: I) Declaração (4329422) - da servidora Juliana Abreu Crosara Petronzio, ocupante do cargo/função Técnico-Administrativo em Educação, lotada no Laboratório de Geologia e Mineralogia do IGUFU, a qual solicitou anuência para ação de desenvolvimento em serviço (ADS) para cursar Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí, Goiás, no período: 14/03/2023 a 27/07/2023; II) Declaração (4365739) - do servidor Elton da Silva Negreto, ocupante do cargo/função Técnico em Secretariado, lotado no IGUFU, o qual solicitou anuência para ação de desenvolvimento em serviço (ADS) para cursar Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Uberaba, Minas Gerais, no período: 20/03/2023 a 01/08/2023. As solicitações foram atribuídas à apreciação do Conselho. Não houve manifestações acerca do processo. Então, em seguida, o item foi submetido à votação e aprovado com 9 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 1 abstenção. 3.2) Processo 23117.075396/2022-51. Deliberação sobre solicitação da área de Geomática para reabertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto, com alteração de regime de trabalho de 20h para 40h. Área: Geografia/Geocartografia. O professor Boscolli expôs que, em razão da ausência de candidatos aprovados e pelos afastamentos dos docentes Luiz Antônio e Antônio Marcos (previsto para agosto), justifica-se a solicitação requerida pela área de Geomática para reabertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto, com alteração de regime de trabalho de 20h para 40h. Área: Geografia/Geocartografia. Em seguida, o presidente abriu espaço às manifestações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.3) Processo 23117.075396/2022-51. Deliberação sobre composição de Banca Examinadora para Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. Área: Geografia/Geocartografia. O professor Boscolli fez a leitura dos nomes sugeridos para composição de Banca Examinadora para Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto - Área de Geografia/Geocartografia: I) Titulares: Prof. Dr. João Vitor Meza Bravo - presidente (IGUFU), Prof. Dr. Antônio Marcos Machado de Oliveira (IGUFU) e Prof. Dr. Wagner Carrupt Machado (IGUFU). II) Suplentes: Prof. Dr. Jorge Luis Silva Brito (IGUFU); Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva (IGUFU); Prof. Dr. Gabriel do Nascimento Guimaraes (FECIV-UFU); Prof. Dr. Nassau Nogueira Nardez (FECIV-UFU); Prof. Dr. Marcio Augusto Reolon Schmidt (FECIV-UFU) e Prof. Dr. Antônio Carlos Freire Sampaio (IGUFU). Em seguida, o presidente abriu espaço às manifestações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 1 abstenção. 3.4) Processo 23117.052657/2022-64. Deliberação sobre composição de Banca Examinadora para atuação no concurso público para contratação de professor efetivo – Área: Geografia/Ensino de Geografia. O professor Boscolli fez a leitura dos nomes sugeridos à composição de Banca Examinadora para atuação no Concurso público para contratação de professor efetivo – Área de Geografia/Ensino de Geografia: I) Titulares: Prof. Dr. Antonio Marcos Machado de Oliveira (UFU) – presidente, Profa. Dra. Suely Aparecida Gomes Moreira (UFU), Profa. Dra. Sandra de Castro Azevedo (UFAL). II) Suplentes: Profa. Dra. Gláucia Carvalho Gomes (UFU), Prof. Dr. Vicente de Paulo da Silva (UFU), Profa. Dra. Adriana David Ferreira Gusmão (UESB). Em seguida, o presidente abriu espaço às manifestações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.5) Processo 23117.006165/2023-88. Deliberação sobre composição de Banca Examinadora para atuação no Concurso público para contratação de professor efetivo – Área: Geologia/Prospecção Mineral. O professor Boscolli fez a leitura dos nomes indicados à composição de Banca Examinadora para atuação no Concurso público para contratação de professor efetivo – Área de Geologia/Prospecção Mineral:  I) Titulares:  Ângela Suélem Rocha Veloso (UFU);  Felix Nannini (UFU);  Lucília Ramos (UFVJM); II) Suplentes: Emerson Rodrigo Almeida (UFU);  Marco Antônio Delinardo da Silva (UFU);  Pedro Maciel de Paula Garcia (UFMT). Em seguida, o presidente abriu espaço às considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 1 abstenção. 3.6) Processo 23117.004941/2023-13. Renomear Comissão Eleitoral a fim de organizar e operacionalizar os trabalhos relacionados à Consulta Eleitoral junto à Comunidade IGUFU. O servidor Elton fez a leitura da Relação (4397245) dos diversos cargos em Conselho, Coordenações e Colegiados a serem preenchidos por meio de consulta eleitoral à Comunidade IGUFU. Em seguida, propôs como encaminhamento a composição de duas Comissões. A primeira Comissão tratará do preenchimento aos diversos cargos disponíveis em Coordenações, Conselho e Colegiados e terá a seguinte composição: I) Elton da Silva Negreto - representante técnico administrativo - presidente; Alan Silveira - representante docente; - Carlos Alberto Palhares - representante técnico administrativo; - Izabel Cristina Sagário Borges - representante técnico administrativo; - Matheus Fonseca Duraes - representante docente; - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo - representante docente. A segunda Comissão tratará do pleito referente ao preenchimento de vagas de representantes técnicos administrativos no Conselho e terá a seguinte composição: Alan Silveira - representante docente; - Carlos Alberto Palhares - representante técnico administrativo; - Izabel Cristina Sagário Borges - representante técnico administrativo; - Matheus Fonseca Duraes - representante docente; - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo - representante docente. A presidência será definida entre seus membros. O professor Boscolli abriu espaço às considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o encaminhamento proposto pelo servidor Elton à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.7) Processo 23117.004941/2023-13. Apreciação da Solicitação de Anuência (4211634) por parte do Conselho do IGUFU- aprovada ad referendum - requerida pela docente Josiane Branco Plantz, para atuar como bolsista no Projeto TECSTRAT (IGEO 24.590) desenvolvido no Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) da UFRJ, pelo período compreendido entre 01 de fevereiro 2023 a 31 de agosto de 2026, com dedicação de 2h semanais. O valor da bolsa prevista é de R$ 2.696,00 (dois mil seiscentos e noventa e seis reais). O professor Boscolli fez a leitura da Decisão Administrativa Nº 13/2023 (4211631) e, em seguida, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado com 9 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 2 abstenções. 3.8) Processo 23117.002970/2023-32. Apreciação da Planilha Geral e Relatório, contendo análise das solicitações a serem lançadas no PGC 2024 do IGUFU, bem como a súmula dos gastos por rubrica orçamentária, conforme análise da Equipe de Planejamento e Compras do Instituto de Geografia. O professor Boscolli fez a leitura do Relatório (4355585) da Direção do IGUFU referente à súmula dos gastos por rubrica orçamentária, conforme análise da Equipe de Planejamento e Compras do Instituto de Geografia. Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.9) Processo 23117.008464/2023-57. Apreciação do Relatório e Parecer da Comissão Permanente que Analisa as Solicitações de Trabalho de Campo. O professor Boscolli fez a leitura do Parecer Nº 2/2023/IGUFU (4361736), o qual é favorável à aprovação, conforme Planilha (4397419) de Análise das Solicitações dos deslocamentos relacionados ao ensino - semestre 2022/2, dos gastos referentes às despesas de quilometragem e diárias em um total de  R$ 30.480,50, sendo R$ 27.471,50 destinados ao custeio de quilometragem e R$ 3.009,00 destinados ao custeio com diárias. Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, tendo sido aprovado com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 1 abstenção. Os itens 3.10 a 3.14 foram apreciados em bloco, sob Relatoria da Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente.  3.10) Processo 23117.013353/2023-62. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 06 de março de 2021 a 06 de março de 2023, da Profª. Amanda Regina Gonçalves, lotada no Instituto de Geografia. 3.11) Processo 23117.012227/2023-91. Apreciação do  Relatório de Progressão Funcional, do Nível 3 para Nível 4, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 06 de março de 2021 a 05 de março de 2023, do Prof. Fernando Luiz de Paula Santil​, lotado no Instituto de Geografia. 3.12) Processo 23117.008802/2023-51. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 3 para Nível 4, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 11 de março de 2021 a 11 de março de 2023, do Prof. Guilherme Resende Correa, lotado no Instituto de Geografia. 3.13) Processo 23117.015211/2023-30. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 3 para Nível 4, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 04 de março de 2021 a 02 de março de 2023, da Profª. Tatiane Assis Vilela Meireles, lotada no Instituto de Geografia. 3.14) Processo 23117.091632/2022-86. Apreciação do Relatório da 3ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 21 de maio de 2022 a 20 de janeiro de 2023, da Profª. Sinara Laurini Rosssato, lotada no Instituto de Geografia.  Para apreciação do bloco de processos de avaliação de desempenho docente, o Professor Boscolli solicitou a apresentação dos Pareceres ao Presidente da Comissão, Professor Sérgio Luiz Miranda, que procedeu à leitura dos documentos. Em seguida, o Professor Boscolli agradeceu à Comissão pelo trabalho realizado e submeteu o conjunto dos itens à apreciação do Conselho e, não havendo inscritos para discussão, procedeu-se imediatamente à votação, sendo que os pareceres do bloco de relatórios foram aprovados com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção.        3.15) Processo 23117.018078/2023-73. Apreciação do relatório de prestação de contas de atividades realizadas no ano de 2022 e do resultado financeiro do ano de 2022 da Empresa Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (EJEAC). O professor Boscolli fez a leitura do Parecer Nº 3/2023/CONIGUFU/IGUFU (4358819), o qual é  favorável à aprovação do relatório de prestação de contas de 2022 da EJEAC. Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, sendo aprovado com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 1 abstenção. 3.16) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, às 15h30min, o professor Boscolli deu por encerrada a reunião e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 23 de março de 2023.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

3.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

4.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

5.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

6.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

7.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Ausência Justificada

8.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

9.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Ausência Justificada

10.

Jaqueline Vicente Matsuoka

Representante Discente da Pós Graduação - Indicada em 30/08/2022

Presente

11.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

12.

Lorenzo Staduto

Representante Discente da Graduação - Indicado em 30/08/2022

Presente

13.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

14.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Ausência Justificada

15.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Ausência Justificada

16.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Ausência Justificada


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Documento assinado eletronicamente por Denis Sebastião Ramos Firmino, Conselheiro(a), em 27/04/2023, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 27/04/2023, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 27/04/2023, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 27/04/2023, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 27/04/2023, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Carlos Freire Sampaio, Conselheiro(a), em 27/04/2023, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jaqueline Vicente Matsuoka, Conselheiro(a), em 27/04/2023, às 14:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 27/04/2023, às 14:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 27/04/2023, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004941/2023-13 SEI nº 4364526