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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Observações: |
EMENTA
Reações químicas, estequiometria, equilíbrio químico e equilíbrio químico em solução aquosa.
JUSTIFICATIVA
(Explicitar a importância dos conteúdos a serem trabalhados e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso – PPC.)
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Prever a ocorrência de reações químicas e representá-las através de equações químicas; realizar cálculos envolvendo reações químicas e equilíbrios iônicos em solução aquosa. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. As Combinações químicas e Representação da Matéria
1. As Combinações químicas e Representação da Matéria
1.1 Constituição da matéria: mol e massa molar
1.2 Representação da matéria: fórmula mínima, percentual e fórmula molecular.
2. Transformações da matéria e Estequiometria
2.1 Transformações físicas e químicas
2.2 Transformações químicas e estequiometria de reações: reagente limitante e em excesso, rendimento de reação, reações envolvendo gases.
3. Soluções aquosas
3.1 Classificação dos solutos como eletrólito e não eletrólito;
3.2 Preparo de soluções e unidades de concentração (g/L, mol/L, % equivalentes/L) Transformações físicas e químicas;
3.3. Concentração das espécies químicas na solução;
3.4. Dilução de soluções;
3.4.1. Diluição por adição de solventes e por mistura de soluções
3.4.2. Diferença entre concentração e quantidade
4. Reações químicas em soluções aquosas
4.1. Classificação geral das reações químicas
4.2 Prevendo a ocorrencia de reações químicas e representação química
4.3 Reações ácido-base
4.3.1 Definições ácido-base: teoria de Arhenius e teoria de Brönsted-Lowry;
4.3.2 Estequiometria ácido-base: neutralização total, parcial e concentração de íons na solução final;
4.3.3. Representação química da reação ácido-base: equação molecular, equação iônica, e simplificada;
4.4. Reações de Precipitação
4.4.1 Definições de solubilidade, solução saturada, insaturada e supersaturada
4.4.2 Estequiometria de reações de precipitação
4.4.3 Representação química da reação de precipitação: equação molecular, equação iônica e simplificada
4.5. Reações de Oxi-Redução;
4.5.1 Definições de número de oxidação, agente redutor e oxidante;
4.5.2. Balanceamento de equações: método da variação do número de oxidação e método das semi-reações de
oxidação e de redução(em meio ácido e básico);
4.6. Estequiometria de reações de Oxi-Redução;
4.7. Representação química da reação de Oxi-Redução: equação molecular, equação iônica, e simplificada;
5. Por que ocorrem as reações químicas?:
5.1. Apectos termodinâmicos;
5.1.1. conceito de entalpia e cálculos da energia das reações;
5.1.2. conceito de entropia;
5.1.3. conceito de energia livre de Gibbs;
5.2. Aspectos cinéticos;
5.2.1. Fatores que afetam a velocidade das reações químicas;
5.2.2. Noções básicas teoria das colisões, teoria do estado de transição, e sobre equação da velocidade
6. Equilíbrio Químico
6.1 Conceitos sobre o estado de equilíbrio e a natureza dinâmica do estado de equilíbrio;
6.2 A constante de equilíbrio: significado, expressão e valores;
6.3 Deslocamento de equilíbrio;
6.4 Cálculos envolvendo a constante de equilíbrio.
7. Equilíbrio químico em soluções aquosas
7.1 Auto-ionização da água
7.2 Ionização de eletrólitos moleculares ácidos e básicos
7.2.1 Expressão para a constante de equilíbrio e cálculos envolvendo Ka e Kb
7.2.2 Grau (%) de ionização: efeito da diluição e efeito do íon comum
7.2.3 Cálculos de pH de soluções de ácidos e bases (forte e fracos)
7.3 Hidrólise de sais
7.3.1 Conceito de hidrólise
7.3.2 Tipos de hidrólise: ácida e básica
7.3.3 Cálculos de pH de soluções de soluções de sais
7.4 Sistema tampão
7.4.1 Exemplos de sistemas mais comuns que funcionam sob controle de pH
7.4.2 Conceitos e funcionamento do sistema tampão
7.4.3 Expressões para cálculo de pH de sistemas tampão
METODOLOGIA
6.1 Aulas expositivas do conteúdo da disciplina.
6.2 Resolucão de problemas/exemplos do livro texto.
6.3 Atividade assincrona, auto-avaliação quase-semanal. Utilizando-se da plataforma teams, os alunos terão acesso aos testes de aprendizagem.
AVALIAÇÃO
A avaliação seguirá os critérios abaixo:
Serão três avaliações (provas).
1a Avaliação: 30 pontos
2a Avaliação: 35 pontos
2a Avaliação: 35 pontos
Para a atividade de recuperação, última semana de aula, será dada uma revisão geral do curso e em seguida uma prova.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2006.
BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E. Química geral. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986. 2 v.
BROWN, T. L.; LEMEY, H. E.; BURTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
CHANG, R. Química geral: conceitos essenciais. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.
KOTZ, J. C.; TREICHEL, P.; TOWNSEND, J. R.; TREICHEL, D. A. Química e reações químicas. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 1998. v. 1; v. 2.
RUSSEL, J. B. Química geral. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1994. v. 1, v. 2.
Complementar
BRADY, J. E.; RUSSEL, J. W.; HOLUM, J. R. Chemistry: matter and its changes. New York: John Wiley & Sons, 2004.
HEIN, M.; ARENA, S. Fundamentos de química geral. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
MAHAN, B. M.; MYERES, R. J. Química: um curso universitário. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1995.
MAIA, J. D.; BIANCHI, A. C. J. Química geral: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
O’CONNOR, R. Fundamentos de química. São Paulo: Harba, 1977.
UCKO, D. A. Química para as ciências da saúde: uma introdução à química geral, orgânica e biológica. 2 ed. São Paulo: Ed. Manole, 1992.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Guedmiller Souza de Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/09/2022, às 11:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.060094/2022-88 | SEI nº 3898827 |