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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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EMENTA
Redação autoral do trabalho de conclusão de curso, no gênero monografia, que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.
JUSTIFICATIVA
A disciplina é fundamental à execução do Projeto Pedagógico do Curso e constitui momento importante do processo de formação do discente, quando colocará em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso no processo de redação autoral do gênero textual monografia, que deverá ser apresentada e avaliada por uma banca de professores.
Objetivo Geral: |
Apresentar a redação final do gênero textual monografia, a partir do projeto de pesquisa aprovado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I e desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II. |
Objetivos Específicos: |
- Redigir o texto conforme o gênero textual monografia; |
PROGRAMA
Unidade I - Orientação e acompanhamento da elaboração e redação do trabalho de pesquisa para conclusão de curso.
Unidade II – Apresentação e defesa do texto monográfico, resultado do trabalho de pesquisa para a conclusão de curso.
METODOLOGIA
A disciplina será ministrada de forma presencial, com encontros semanais para orientação da pesquisa.
Os encontros serão ministrados aos sábados das 10:00 às 11:00 horas, somando 1 hora semanal. A carga horária prática será desenvolvida por meio do trabalho de redação dos capítulos da monografia, conforme diálogo com as fontes e bibliografia estudada visando responder às problemáticas da pesquisa. Após concluído e revisado o trabalho deverá ser entregue e submetido à análise e avaliação de uma banca formada por professores do curso.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será constante por meio do acompanhamento do trabalho do discente em reuniões semanais, acompanhando, orientando e revisando o trabalho de redação da monografia. A distribuição da pontuação, somando 100 pontos, será atribuída pela banca de professores após apresentação e defesa do trabalho.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
CARDOSO , Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. 2 ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
Complementar
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas ; amostragens e técnicas de pesquisa ; elaboração, análise interpretação de dados. 6. ed. rev. e ampl São Paulo: Atlas, 2006.
OLIVEIRA, Dennison de. Professor-pesquisador em educação histórica. Curitiba: Intersaberes, 2012.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Ed. da UnB, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 20:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4246013 |