UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Saúde Coletiva 2 TURMA 97

Unidade Ofertante:

Faculdade de Odontologia

Código:

FOUFU31307

Período/Série:

3º Periodo

Turma:

1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(  )

Professor(A):

Professores Coordenadores da Disciplina:

Profa. Dra. Jaqueline Vilela Bulgareli

Professores que ministrarão a Disciplina:

JAQUELINE VILELA BULGARELI

 

Ano/Semestre:

2024-1

Observações:

 

 

EMENTA

Histórico, formação e organização da Política Nacional de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Diretrizes para estruturação da atenção em saúde bucal no Brasil. Modelo e Rede de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Educação em Direitos Humanos. O trabalho do cirurgião-dentista diante das principais políticas públicas e estatutos brasileiros.

JUSTIFICATIVA

O Sistema Único de Saúde é um dos principais campos de atuação do egresso do curso de graduação em odontologia, sendo fundamental o conhecimento crítico-reflexivo da sua formação, estruturação e políticas vigentes. Além disso, a atuação do Sistema Único de Saúde exige um profissional de odontologia com conhecimentos, habilidades e atitudes que se diferenciam da formação tradicional pautada na Odontologia de Mercado. Assim, a disciplina introduz o discente na discussão de como a Odontologia está inserida no Sistema Único de Saúde e como a Saúde Coletiva pode auxiliar o cirurgião-dentista em uma atuação crítica e inovadora nos serviços públicos de saúde.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar aos acadêmicos de Odontologia o reconhecimento e reflexão sobre a política nacional de saúde e seus desdobramentos na saúde bucal coletiva.

Objetivo Específico:

Analisar e refletir sobre as questões emergentes que envolvem as políticas públicas, bem como as suas implicações na prática odontológica e na vida cotidiana dos sujeitos sociais.

PROGRAMA

1. História das Políticas Públicas de Saúde no Brasil.

2. Sistema Único de Saúde: princípios, diretrizes e competências.

3. Política Nacional de Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família.

4. Política Nacional de Saúde Bucal.

5. Redes de Atenção à Saúde: princípios, objetivos, elementos da rede.

6. Redes Prioritárias do Sistema Único de Saúde.

7. Política Nacional de Humanização.

8. PolíticaNacional Enfrentamento  à Violência

9. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, Estatuto da Criança e do Adolescente,Estatuto da Juventude.

10. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

11. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

12. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência e Estatuto da Pessoa com Deficiência.

13. Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Estatuto do Idoso.

14. Política Nacional para a População em Situação de Rua

 

 

METODOLOGIA

A disciplina será composta atividades presenciais, somando momentos em que o discente participa das atividades diretamente conduzidas pelos docentes e atividades preparatórias sobre a orientação indireta do docente. Para realização da disciplina serão formadas Comunidades de Aprendizagem (A1 e A2) que terão cronogramas de atividades diferenciados.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

 

DIA

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES

 

 

24

 

 

05

 

Apresentação da Disciplina, acolhimento e formaçãodas comunidades de aprendizagem

Acolhimento. Apresentação Disciplina.

Ficha individual.

Formação Comunidades deAprendizagem

Elaboração do Pacto Pedagógico

Elaboração de mapas conceituais dos sistemas comparados (Dispersão)

 

 

07

 

 

06

 

Sistemas Comparados de Atenção à Saúde,  História das Políticas de Saúde no Brasil, História da saúde bucal

Apresentação dos Mapas Conceituais dos Sistemas: EUA, Canada, Alemanha e Inglaterra; Comparação com os sistemas; Vídeo história das Políticas de Saúde; Vídeo história da saúde bucal 

Construção da linha histórica das Políticas de Saúde e da história da saúde bucal (Dispersão)

14

06

Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e Política Nacional de Atenção Básica

Apresentação da linha histórica

Discussão dos pontos da Atenção Básica,

princípios e diretrizes do SUS e princípios da PNAB

Elaborar a obra que represente a atuação do dentista (Dispersão)

21

 

06

 

Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente

Apresentação das obras

Discussão Brasil SorridenteAbertura (perfil do dentista público x dentista privado)

 

 

28

 

 

06

 

Avaliação Parcial

 

 

 

  TODO O CONTEÚDO TEÓRICO

 

Abertura do Caso 1: Criança vítima de violência 

 

05

 

07

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e Estatuto da Criança; do Adolescente (ECA); Política Nacional Enfrentamento à Violência.

Fechamento do Caso 1

 

Abertura do Caso 2: Adolescente mulher gestante com deficiência

 

Comunidade A1

 

12

 

07

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e Estatuto da Criança; do Adolescente (ECA); Política Nacional Enfrentamento à Violência.

Fechamento do Caso 1

 

Abertura do Caso 2: Adolescente mulher gestante com deficiência

 

Comunidade A2

02

08

Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde; Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência; Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Fechamento do Caso 2

 

Abertura do Caso 3: Travesti, negra, trabalhadora

 

Comunidade A1 e A2

 

23

 

08

 Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

Fechamento do Caso 3

Abertura do Caso 4: Homem idoso Privado de Liberdade em situação de rua

 

Comunidade A1

30

08

Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

Fechamento do Caso 3

Abertura do Caso 4: Homem idoso Privado de Liberdade em situação de rua

 

Comunidade A2

06

09

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas; Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Fechamento do Caso 4

 

Comunidade A1 e A2

13

09

Avaliação Semestral

Team Based Learning – Sistema de

Questões do ENADE

20

09

Avaliação de Recuperação Todo conteúdo

 

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado ao longo de todo o curso (avaliação formativa), por meio da realização da entrega de resenhas, mapas conceituais, resolução dos casos epidemiológicos e demais ferramentas das metodologias ativas. Ao final, o aluno será avaliado pelo conjunto de atividades desenvolvidas durante a disciplina e avaliação final.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

Sistemas Comparados de Saúde

Atividade: produção de mapa conceitual (Todas Comunidades)

10 pontos

SUS

Atividade: produção de linha histórica (Todas Comunidades)

10 pontos

Brasil Sorridente

Atividade: produção de Obras

(Todas Comunidades)

10 pontos

Saúde da Criança e 

Vítima de Violência

Atividade assíncrona: resolução do caso 1

10 pontos

Saúde do Adolescente, Saúde da mulher  e Pessoas com Deficiência

Atividade assíncrona: resolução do caso 2

10 pontos

LGBTQIA+, População Negra e Saúde

do Trabalhador

Atividade assíncrona: resolução do caso 3

10 pontos

Saúde do Homem Privado de Liberdade Saúde do Homem Idoso

Atividade assíncrona: resolução do caso 4

10 pontos

Avaliação Parcial

Prova individual: conteúdo teórico 

10 pontos

Avaliação Semestral

Prova individual e coletiva (TBL) conteúdo teórico e casos

20 pontos 

Avaliação de Recuperação

Todo o conteúdo 

100 pontos

BIBLIOGRAFIA

Será utilizada no decorrer das aulas. No mínimo 3 (três) títulos de bibliografia básica. Cada título citado deve ter um exemplar na Biblioteca para cada 8 estudantes de seu curso.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Políca Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério daSaúde, 2004. Disponível em: hp://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_polica_nacional_de_saude_bucal.pdf Acesso em: 24 jun. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE (Brasil). A gestão do SUS. Brasília, DF:

CONASS, 2015. Disponível em: hps://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/A-GESTAO-DO-SUS.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019. GIOVANELLA, L. et al. (org.). Polícas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012.PAIM, J. S. O que é SUS. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação nº2. Capítulo 1 - Das Políticas de Saúde. Brasília:

Diário Oficial da União. 2017. Disponível

em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outrasprovidências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Políca Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travess e Transexuais. Brasília, DF, 2013. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/polica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf.Acesso em: 24 jun. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015. Instui a Políca Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Brasília, DF, 2015. Disponível em:hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Instui a Políca Nacional de Saúde doTrabalhador e da Trabalhadora. Brasília, DF, 2012. Disponível em:hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012.html. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.528 de 19 de outubro de 2006. Aprova a Políca Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, DF, 2006. Disponível em:hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt2528_19_10_2006.html. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em:hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Instui o Estatuto da Juventude edispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das polícas públicas de juventude e o SistemaNacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, DF, 1990. Disponível em:hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

 

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Instui a Lei Brasileira de Inclusão daPessoa com Deficiência. Brasília, DF, 2015. Disponível em: hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

CAYUELA, N. L. (org.). Larousse da terceira idade. São Paulo: Larousse, 2003. COHN, A. ( org.). Saúde da família eSUS: convergências e dissonâncias. Rio de Janeiro: Azougue, 2009. COMPARATO, F. K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2007. TAVARES, J. F. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Forense, 2013

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Jaqueline Vilela Bulgareli, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/05/2024, às 15:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 SEI nº 5384560