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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Teórica: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
Processo SEI: 23117.006528/2023-85, semestre civil 2023/1 |
EMENTA
Medição, suas incertezas e propagação. Revisão de conceitos básicos relacionados às soluções, reações e estequiometria. Distinção entre elemento, moléculas, substância pura, misturas homogêneas e heterogêneas, solução, suspensão, dispersão e coloides. Unidades de concentração incluindo osmolaridade e conversão de unidades. Reagente limitante. Cinética química voltada para compreensão do equilíbrio químico. Equilíbrio químico voltado para reações iônicas. Cálculo de pH. Titulação. Solução-tampão.
JUSTIFICATIVA
A disciplina justifica-se na importância das soluções nos laboratórios e nos fluidos fisiológicos; das técnicas de determinação quantitativa e de propriedades coligativas; no vasto uso de pH enquanto unidade de concentração hidrogeniônica e das soluções-tampão.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Saber lidar com erros experimentais e entender sua propagação. Compreender as várias unidades de concentração e saber inter-relacioná-las. Ter um primeiro contato com técnicas analíticas para determinar a concentração de componentes conhecidos com concentração desconhecidas e identificar a base teórico da técnica com a sua funcionalidade. Compreender o funcionamento da solução-tampão, suas propriedades e suas limitações. |
Objetivos Específicos: |
Saber usar as regras dos algarismos significativos e conhecer suas limitações. Preparar soluções e efetuar conversão de unidades, incluindo osmolaridade. Realizar titulação ácido-base e saber escolher o indicador apropriado. Realizar medidas de pH. Preparar solução-tampão tanto a partir de seus constituintes quanto a partir de reação ácido-base. |
PROGRAMA
Março 3 Atividades da coordenação. T* 10 Introdução à disciplina e algarismos significativos. T 17 Densidade pelo método gráfico, pelo método da proveta e pelo método do picnômetro. T 24 Preparação de solução e relação empírica entre densidade e concentração. L 31 Porcentagem, osmolaridade e classificação das soluções. T Abril 14 pH: conceito simplificado e rigoroso de pH de ácidos fortes. T 28 Primeira avaliação (35 pontos). T Maio 5 Reagente limitante e titulação. T 12 Determinação da acidez do de vinagre. L 19 pH de ácido fraco. T 26 pH em diluição extrema. Equilíbrio iônico da água. T Junho 2 Indicadores ácido-base. L 20 Efeito do íon comum. T 27 Titulação de ácidos polipróticos e escolha de indicadores. L Junho 2 Segunda avaliação (35 pontos). T 9 Atividade extra-aula: Fundamentos do funcionamento do pHmetro. T 16 Equação de Anderesen-Hasselbach. L 23 Avaliação de recuperação. T
*Legenda: T, aula teórica, L, aula em labortório, ambas presenciais.
METODOLOGIA
Aulas teóricas alternadas com aulas experimentais, todas presenciais. O conteúdo programático das aulas teóricas é paralelo ao das aulas de laboratório para que o estudante tenha perspectiva unificada do conteúdo.
AVALIAÇÃO
Duas avaliações (trinta e cinco pontos cada) em sala de aula e atividades semanais ou quinzenais (trinta pontos) fora do horário das aulas, individuais. Por tradição, as notas são dadas na escala de zero a dez, ponderadas com a respectiva pontuação e somadas para obter a nota final. A avaliação de recuperação substitui a menor pontuação, será aplicada para quem não conseguir aprovação com as três avaliações anteriores e será limitada em sessenta pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Bottecchia, O. L. Teoria no laboratório de química, Scanner, 2022.
Russel, B. Química, McGraw Hill, 2002.
Maia, J. D.; Bianchi, A. C. J., Química Geral, Prentice Hall, 2007.
Atkins, P. e Jones, L.. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2011.
Complementar
Garritz, A.; Chamizo, J.A., Química, Prentice Hall, 2003.
Vogel, A., Química Analítica Qualitativa, ed. Mestre Jou, 1981, disponível na biblioteca Santa Mônica.
Henderson, S. K., Fenn, C.A.; Domijan, J. D., Determination of Sugar Content in Commercial Beverages by Density, J. Chem. Education, 75(9), 1998, 1122-1123, disponível na biblioteca do campus Santa Mônica, roteiro em Português adaptado pelo professor para aulas experimentais.
Previdello, B.A, Carvalho, F.R., Tessaro, A.L., Souza, V.R, Hioka, N., O pK de indicadores ácido-base e os efeitos de sistemas coloidais, Química Nova, 29(3)(2006)600-606, disponível gratuitamente on line.
Silva, L.A., Martins, C.R., Andrade, J. B., Porque todos os nitratos são solúveis, Química Nova, 27(6)(2004)1016-1020, disponível gratuitamente on line.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Otavio Luiz Bottecchia, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/03/2023, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 | SEI nº 4300258 |