UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Química

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

 

Unidade Ofertante:

Instituto de Química

Código:

GBT003

Período/Série:

1

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Otávio Luiz Bottecchia

Ano/Semestre:

Letivo:2022-2

Observações:

Processo SEI: 23117.006528/2023-85, semestre  civil 2023/1

 

EMENTA

Medição, suas incertezas e propagação. Revisão de conceitos básicos relacionados às soluções, reações e estequiometria. Distinção entre elemento, moléculas, substância pura, misturas homogêneas e heterogêneas, solução, suspensão, dispersão e coloides. Unidades de concentração incluindo osmolaridade e conversão de unidades. Reagente limitante. Cinética química voltada para compreensão do equilíbrio químico. Equilíbrio químico voltado para reações iônicas. Cálculo de pH. Titulação. Solução-tampão.

JUSTIFICATIVA

A disciplina justifica-se na importância das soluções nos laboratórios e nos fluidos fisiológicos; das técnicas de determinação quantitativa e de propriedades coligativas; no vasto uso de pH enquanto unidade de concentração hidrogeniônica e das soluções-tampão.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Saber lidar com erros experimentais e entender sua propagação. Compreender as várias unidades de concentração e saber inter-relacioná-las. Ter um primeiro contato com técnicas analíticas para determinar a concentração de componentes conhecidos com concentração desconhecidas e identificar a base teórico da técnica com a sua funcionalidade. Compreender o funcionamento da solução-tampão, suas propriedades e suas limitações.

Objetivos Específicos:

Saber usar as regras dos algarismos significativos e conhecer suas limitações. Preparar soluções e efetuar conversão de unidades, incluindo osmolaridade. Realizar titulação ácido-base e saber escolher o indicador apropriado. Realizar medidas de pH. Preparar solução-tampão tanto a partir de seus constituintes quanto a partir de reação ácido-base.

PROGRAMA

 

Março		
	3	Atividades da coordenação.	T*
	10	Introdução à disciplina e algarismos significativos.	T
	17	Densidade pelo método gráfico, pelo método da proveta e pelo método do picnômetro.	T
	24	Preparação de solução e relação empírica entre densidade e concentração.	L
	31	Porcentagem, osmolaridade e classificação das soluções.	T

Abril		
	14	pH: conceito simplificado e rigoroso de pH de ácidos fortes.	T
	28	Primeira avaliação (35 pontos).	T

Maio		
	5	Reagente limitante e titulação.	T
	12	Determinação da acidez do de vinagre.	L
	19	pH de ácido fraco.	T
	26	pH em diluição extrema. Equilíbrio iônico da água. 	T

Junho		
	2	Indicadores ácido-base.	L
	20	Efeito do íon comum. 	T
	27	Titulação de ácidos polipróticos e escolha de indicadores.	L

Junho		
	2	Segunda avaliação (35 pontos).	T
	9	Atividade extra-aula: Fundamentos do funcionamento do pHmetro.	T
	16	Equação de Anderesen-Hasselbach.	L
	23	Avaliação de recuperação.	T

*Legenda: T, aula teórica, L, aula em labortório, ambas presenciais.

METODOLOGIA

Aulas teóricas alternadas com aulas experimentais, todas presenciais. O conteúdo programático das aulas teóricas é paralelo ao das aulas de laboratório para que o estudante tenha perspectiva unificada do conteúdo.

AVALIAÇÃO

Duas avaliações (trinta e cinco pontos cada) em sala de aula e atividades semanais ou quinzenais (trinta pontos) fora do horário das aulas, individuais. Por tradição, as notas são dadas na escala de zero a dez, ponderadas com a respectiva pontuação e somadas para obter a nota final. A avaliação de recuperação substitui a menor pontuação, será aplicada para quem não conseguir aprovação com as três avaliações anteriores e será limitada em sessenta pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. Bottecchia, O. L. Teoria no laboratório de química, Scanner, 2022.

  2. Russel, B. Química, McGraw Hill, 2002.

  3. Maia, J. D.; Bianchi, A. C. J., Química Geral, Prentice Hall, 2007.

  4. Atkins, P. e Jones, L.. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2011.

Complementar

  1. Garritz, A.; Chamizo, J.A., Química, Prentice Hall, 2003.

  2. Vogel, A., Química Analítica Qualitativa, ed. Mestre Jou, 1981, disponível na biblioteca Santa Mônica.

  3. Henderson, S. K., Fenn, C.A.; Domijan, J. D., Determination of Sugar Content in Commercial Beverages by Density, J. Chem. Education, 75(9), 1998, 1122-1123, disponível na biblioteca do campus Santa Mônica, roteiro em Português adaptado pelo professor para aulas experimentais.

  4. Previdello, B.A, Carvalho, F.R., Tessaro, A.L., Souza, V.R, Hioka, N., O pK de indicadores ácido-base e os efeitos de sistemas coloidais, Química Nova, 29(3)(2006)600-606, disponível gratuitamente on line.

  5. Silva, L.A., Martins, C.R., Andrade, J. B., Porque todos os nitratos são solúveis, Química Nova, 27(6)(2004)1016-1020, disponível gratuitamente on line.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Otavio Luiz Bottecchia, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/03/2023, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 SEI nº 4300258