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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução ao estudo das Próteses Parciais Removíveis. Aspectos a serem considerados quando exame clínico de pacientes parcialmente desdentados. Estudo dos componentes das Prótese Parciais Removíveis. Planejamento e desenho da Próteses Parciais Removíveis. Preparação bucal necessária à reabilitação com Próteses Parciais Removíveis. Passos clínicos e laboratoriais empregados na reabilitação com Próteses Parciais Removíveis. Interação das Próteses Parciais Removíveis com outras próteses.
JUSTIFICATIVA
O Brasil vive um período de transição demográfica, com nítido envelhecimento populacional (VASCONCELOS; GOMES, 2012). O grupo dos idosos passou de 4,7% da população, em 1960, para 12,6% em 2012, e a estimativa é que em 2030, esse grupo seja maior que o grupo de crianças com até 14 anos. Avanços tecnológicos e melhoria das políticas de saúde pública possibilitaram o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Porém a saúde bucal da população, especialmente dos idosos não acompanhou estes avanços. Especula-se que o número de pacientes edêntulos nesta população idosa poderá chegar a 64 milhões em 2040. Logo, a necessidade de reabilitar proteticamente esses pacientes continuará sendo uma constante em saúde pública (CARDOSO et al., 2016; VASCONCELOS; GOMES, 2012). Essa situação contribui, para o estabelecimento de uma alteração funcional e estética facial bastante importante e por consequência dificuldade de socialização e redução da autoestima/autoconfiança. Isso demonstra a existência de uma vasta demanda em prótese e, portanto, a necessidade de qualificação do Cirurgiões Dentistas (CD) ofertarem uma atenção à saúde bucal desta população. Nota-se que grande parte dessa população está presente em classe social de menor recurso econômico e as próteses removíveis são, dentre as opções de reabilitação oral, aquelas que oportunizam aos indivíduos edêntulos uma reabilitação mais rápida e menos onerosa financeiramente, oportunizando sua recuperação estética com retorno ao convívio social e nítida melhora em sua autoestima/autoconfiança. Portanto, faz-se necessário que o conhecimento das práticas odontológicas para reabilitação de indivíduos edêntulos, por meio da construção de aparelhos removíveis.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a reabilitar estética e funcionalmente, por meio de Prótese Parciais Removíveis (PPPs), os pacientes parcialmente desdentados que necessitam desses aparelhos. |
Objetivos Específicos: |
Após a conclusão do conteúdo programático o aluno deverá estar apto a: · Examinar corretamente os pacientes parcialmente desdentados · Conhecer e indicar os diversos componentes das PPR(s) · Planejar corretamente as PPR(s) · Preparar adequadamente a boca de forma geral e específica · Moldar os arcos para obtenção de modelos de estudo, trabalho e funcional. · Realizar as fases clínicas e laboratoriais para obtenção das PPR(s) · Inter-relacionar estas próteses às outras |
PROGRAMA
O programa envolve:
· Exame clínico dos pacientes parcialmente desdentados.
· Elementos componentes das PPR(s).
· Classificação dos arcos.
· Planejamento em PPR.
· Moldagens de estudo, trabalho e funcional em PPR(s).
· Delineamento.
· Preparo de boca: geral e específico (nichos, planos guias e modificações dentais).
Relacionamento entre as PPR(s) e as outras próteses (fixas, totais removíveis e implantadas).
METODOLOGIA
Aulas teóricas expositivas; Aulas práticas de prótese parcial removível em que os alunos manusearão o delineador e confeccionarão nichos em manequins; Exercícios de Planejamento de prótese parcial removível; Exercício registro maxilar PRP.
Cronograma das aulas teóricas e atividades práticas P.R.P (20/05 a 21/09/2024):
Dia |
Mês |
D/S |
Tipo de Aula |
Horário |
Conteúdo Programático |
Docente |
23 |
05 |
Qui |
Teórica |
14h às 17:40 |
Exame clínico dos pacientes parcialmente desdentados Conceitos e classificação dos arcos |
João Edson |
30 |
05 |
Qui |
FERIADO |
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06 |
06 |
Qui |
Teórica |
14h às 17:40 |
Elementos componentes PPR |
Lucas |
13 |
06 |
Qui |
Teórica |
14h às 16h |
Delineador |
Germana |
Prática |
16h às 17:40 |
Delineador e identificação dos elementos componentes |
Juliana Germana Lucas |
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20 |
06 |
Qui |
Avaliação |
14h às 17:40 |
1ª Avaliação teórica |
Juliana |
27 |
06 |
Qui |
Teórica |
14h às 17:40 |
Sistema de retenção e estabilização Levar apostila de planejamento para sala de aula |
João Edson |
04 |
07 |
Qui |
Teórica |
14h às 17:40 |
Planejamento PPR |
João Edson |
11 |
07 |
Qui |
Teórica |
14h às 17:40 |
Preparo de boca e planos guia1 |
João Edson |
De 15 a 27 de julho Recesso |
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01 |
08 |
Qui |
Prática |
14h às 17:40 |
Preparo de boca |
Joao Edson Andréa Lucas |
08 |
08 |
Qui |
Prática |
14h às 17:40 |
Preparo de boca Entregar apostila com os planejamentos desenhados para o professor corrigir |
João Edson Juliana Lucas |
15 |
08 |
Qui |
Feriado |
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22 |
08 |
Qui |
Avaliações |
14h às 17:40 |
2ª Avaliação teórica Avaliação prática preparo de boca1 |
João Edson Juliana |
29 |
09 |
Qui |
Prática |
14h às 17:40 |
Moldagem de trabalho e funcional em PRP |
Andréa |
05 |
09 |
Qui |
Teórica |
14h às 17:40 |
Prova da armação metálica registro maxilar PRP e montagem dos dentes |
Germana |
12 |
09 |
Qui |
Teórica |
14h às 17:40 |
Processamento e instalação em PRP e Prótese removível parcial provisória |
Juliana |
19 |
09 |
Qui |
Avaliação |
14h às 17:40 |
3ª Avaliação teórica |
João Edson |
20 |
09 |
Sex |
Das 14h às 16h |
Vista de prova (se necessário) |
Equipe |
|
21 |
09 |
Sábado |
Avaliação de recuperação |
14h às 17:40 |
Avaliação de Recuperação, se necessária |
João Edson |
1 Trazer para a atividade o manequim, com os dentes solicitados, bem como os materiais e instrumentais (consultar lista de materiais e instrumentais PRI)
AVALIAÇÃO
Os tipos/modalidades de avaliações estabelecidas e que serão desenvolvidas, na rotina da Prótese Removível I, para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do estudante, serão:
7.1) AVALIAÇÕES TEÓRICAS
Serão realizadas três avaliações teóricas no decorrer do semestre e um exercício sobre registro maxilar PRP também será avaliado.
7.2) AVALIAÇÃO PRÁTICA
Será realizada avaliação prática de preparo de boca (nichos em manequim).
7.3) AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO**
Caso o aluno não tenha um aproveitamento de 60% na disciplina ao longo do semestre, este poderá realizar a avaliação de recuperação, porém terá que ter obtido 75% de frequência ao longo do semestre. A avaliação teórica será realizada no final do semestre, de acordo com o plano de ensino e englobará todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre na PR I e terá um formato dissertativo com valor de 100 pontos.
Sistema de Avaliação (avaliação prática e/ou teórica) |
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Descrição |
valor |
|
20/06/2024 |
1ª AVALIAÇÃO TEÓRICA |
25,0 |
22/08/2024 |
2ª AVALIAÇÃO TEÓRICA |
25,0 |
22/08/2028 |
AVALIAÇÃO PRÁTICA NICHOS |
10,0 |
08/08/2024 |
Exercícios planejamento PRP desenhados |
10,0 |
05/09/2024 |
Atividade sobre registro maxilar PRP |
5,0 |
19/09/2024 |
3ª AVALIAÇÃO TEÓRICA |
25,0 |
TOTAL |
100,00 |
**Haverá uma avaliação de recuperação, se necessário, com valor 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1) CARR, A. B.; BROWN, D. T. McCRACKEN prótese parcial removível. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 400 p.
2) DI FIORE, S. R.; DI FIORE, M. A.; DI FIORE, A. P. Atlas de prótese parcial removível: princípios biomecânicos, bioprotéticos e de oclusão. São Paulo: Santos, 2010. 500 p.
3) KLIEMANN, C.; OLIVEIRA, W. Manual de prótese parcial removível. São Paulo: Santos, 2011.
4) TODESCAN, REYNALDO E SILVA, EGLAS EDMUR BERNARDES DA E SILVA, ODILON JOSÉ DA. Atlas de prótese parcial removível. São Paulo: Santos. 1998
5) KAISER, FRANK. P.P.R no laboratório. 3ª ed. São Paulo: Quintessense. 2009. 257 p.
Complementar
1) ANUSAVICE, K. J.; CHIAYI, S.; RAWLS, H. R. Phillips materiais dentários. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 592 p.
2) ASSAOKA, S. K.; CESAR, E. A; OLIVEIRA, F. J. Prótese dentária: princípios fundamentais técnicas laboratoriais. 3ª ed. Nova Odessa: Napoleão, 2014. 271 p.
3) COSTA, S. C.; REBOLLAL, J.; UDE BRAZ, D. B. Descomplicando a prótese total: perguntas e respostas. São Paulo: Napoleão, 2012. 354 p.
4) FIGUN, M. E.; GARINO, R. R. Anatomia odontológica funcional e aplicada. São Paulo: Artmed, 2003. 532 p.
5) MONTENEGRO, F. L. B.; MARCHINI, M.; BRUNETTI, R. F. Aspectos importantes na prótese total para a terceira idade. In: Prisco da Cunha V.P.; Marchini L. Prótese Total Contemporânea na Reabilitação Bucal. São Paulo: Santos; 2007. 179-94.
6) TURANO, J. C. et al. Fundamentos de prótese total. São Paulo: Santos, 2010. 569 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por João Edson Carmo de Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/05/2024, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5383617 |