UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Psicologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PSICOLOGIA SOCIAL I

Unidade Ofertante:

IPUFU

Código:

GPI026

Período/Série:

4

Turma:

--

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

JOAO FERNANDO RECH WACHELKE

Ano/Semestre:

2022.2

Observações:

Pré-requisito: Métodos de Investigação em Psicologia.

 

EMENTA

1. Psicologia social: origens, definições, campo de estudo, histórico;

2. Métodos de pesquisa, principais abordagens;

3. Principais teorias em Psicologia Social e suas aplicações

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Psicologia Social I é parte do Eixo IV – eixo estruturante do Núcleo Comum do Curso de Graduação em Psicologia da UFU, conforme constante do Projeto Pedagógico do Curso. A disciplina apresenta aos estudantes um panorama de campos de estudo voltados para perspectivas intra-individuais, interpessoais, posicionais e societais da psicologia social. Fornece as bases para sequência posterior no curso, planejamento de pesquisas e atividades (incluindo trabalho de conclusão de curso e projetos de iniciação científica) e constitui conhecimento essencial para as disciplinas da ênfase em psicologia e processos de gestão, que em grande parte é psicologia social aplicada.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

Compreender as principais teorias em Psicologia Social, bem como a aplicação dos conhecimentos a situações sociais correntes.

Objetivos Específicos:

---

PROGRAMA

  1. Histórico e origem da psicologia social

  2. Cognição social

  3. Atitudes

  4. Influência social

  5. Grupo e identidade social

  6. Representações sociais

  7. Psicologia social e semiótica

METODOLOGIA

As aulas se organizarão como discussões orientadas por questões dos estudantes e seminários de apresentação de pesquisas. Como apoio para a disciplina, cada unidade de conteúdo programático consistirá num Tópico no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, em que estarão disponíveis videoaulas como material de apoio, e fóruns para que os estudantes apresentem questões anteriormente à aula. Também serão indicadas as leituras-base.

Previamente à aula de cada unidade, o aluno deverá ler o(s) texto(s) base indicado(s). Em seguida, poderá assistir a vídeo-aulas, estruturadas como exposições teóricas abordando os principais pontos dos textos. Depois, poderá postar em fórum dúvida(s) a respeito do texto, que orientarão a discussão em sala de aula.

A aula consistirá basicamente nas discussões relativas a essas questões. Tanto as questões quanto a participação em sala de aula resultarão na atribuição de pontos de participação (a serem adicionados às notas das provas escritas referentes às respectivas unidades temáticas) (ver item 7. Avaliação).

Posteriormente às discussões, haverá seminários em que os alunos deverão apresentar uma pesquisa empírica publicada em periódico científico sobre as temáticas abordadas.

AVALIAÇÃO

As avaliações principais da disciplina serão três provas escritas sobre as unidades programáticas, e um seminário de apresentação de pesquisa. O seminário valerá 20 pontos, e as provas, 40 pontos cada. Além da nota do seminário, comporão a média final as duas maiores notas de provas.

A elaboração de questões nos fóruns e participação em sala de aula gerará pontos-extra que serão acrescentados às notas das respectivas provas (até o limite de valor de cada avaliação).

Os alunos que não tiverem obtido a nota final de 60 pontos poderão realizar uma prova substitutiva como avaliação de recuperação.

A frequência de 75% às aulas também é um dos requisitos para aprovação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CAMINO, L.; TORRES, A.R.R.; Lima, M.E.O.; PEREIRA, M.E. Psicologia social: temas e teorias. Brasília: Technopolitik, 2013. 2ª ed.

NÖTH, W.; SANTAELLA, L. Introdução à semiótica. São Paulo: Paulus.

TORRES, C.V.; NEIVA, E.R. Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.

VOLLI, U. Manual de semiótica. São Paulo: Edições Loyola, 2015. 3ª ed.

 

Complementar

DESCHAMPS, J.-C.; MOLINER, P. A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2010.

DOISE, W. Da psicologia social à psicologia societal. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 18, n. 1, 2002. p. 27-35.

FARR, R.M. Raízes da psicologia social moderna. Petrópolis: Vozes, 1998.

FERREIRA, M.C. A psicologia social contemporânea: principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 26, n. especial, 2010. p. 51-64.

NASCIMENTO-SCHULZE, C.M.; CAMARGO, B.V. Psicologia social, representações sociais e métodos. Temas em Psicologia da SBP, v. 8, n. 3, 2000. p. 287-299.

RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 21 Ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

TAJFEL, H. Grupos humanos e categorias sociais (v. 1 e 2). Lisboa: Horizonte, 1982.

VALA, J.; MONTEIRO, M.B Psicologia social. 4ª Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por João Fernando Rech Wachelke, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 14:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001043/2023-03 SEI nº 4244488