UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família

Av. Pará, 1720, Bloco 2U, Sala 08 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3225-8604 - www.ppgsaf.famed.ufu.br - ppgsaf@famed.ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA/2023 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MESTRADO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 03 de maio de 2023, às 09h38min, por webconferência, realizada na sala virtual do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Uberlândia, PPGSAF/FAMED/UFU, na plataforma Webex, teve início a 3ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (COLPPGSAF) do ano em curso, sob a Presidência de sua Coordenadora a Profa. Dra. Mariana Hasse, estando presentes os membros citados no final desta ata e tendo sido registrada a ausência justificada do acadêmico Jander Vinícius Vieira. Além da convocação aos membros deste Colegiado, foi enviado convite a todos os docentes do programa para discussão dos pontos de pauta 3.1 a 3.3 da convocação, tendo justificado sua ausência os docentes Emerson Fernando Rasera e Omar Pereira de Almeida Neto. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. ATA DA 2ª REUNIÃO DO ANO DE 2023: não foi colocada para aprovação pois ainda não havia sido finalizada. 2. COMUNICADOS: 2.1. Reunião com Consultor Prof. Dr. Nelson Filice de Barros e Diretora de Pós Graduação: inicialmente prevista para o dia 04/05/2023 de manhã, a reunião havia sido adiantada a pedido da Profa. Eloisa Amália Vieira Ferro, Diretora de Pós-Graduação, tendo sido realizada na última quinta-feira, dia 27/04/2023. Haviam participado da reunião o Prof. Dr. Nelson Filice de Barros, Consultor do Programa de Pró-Acompanhamento, a Profa. Eloisa Amália Vieira Ferro e a Profa. Mariana, que contou que a reunião havia sido rápida, com intuito de alinhar principais pontos da visita, que ocorreria nos dias 04 e 05/05/2023. 2.2. Troca de representante discente: a Profa. Mariana explicou que o discente Jander havia sinalizado sua saída do Colegiado. Disse que conversaria com ele para saber se havia um motivo específico e acrescentou que entraria em contato com os estudantes para encontrar um substituto. 2.3. Eleições da Faculdade de Medicina: a Profa. Mariana contou que o Edital de Consulta Eleitoral havia sido publicado recentemente e que as inscrições dos candidatos aconteceriam entre os dias 05 e 15 de maio. Informou que dentre os cargos disputados, estava o de Coordenador do PPGSAF, para o qual sinalizou sua intenção de concorrer. O Prof. Gustavo pontuou que o Processo Eleitoral estava alinhado com o novo Regimento da FAMED, e sugeriu a elaboração de propostas coletivas e colaborativas por parte dos candidatos à Coordenação do PPGSAF, e sugeriu ainda abrir um espaço para apresentação das propostas, ao que a Profa. Mariana concordou. O Prof. Jean sinalizou que também iria se candidatar, e mencionou que não estava no Colegiado do PPGSAF pois já ocupava o Colegiado da Saúde Coletiva, havendo impedimento de ocupação de dois colegiados pelo Regimento Interno da UFU, em seu art. 248. Vários participantes sinalizaram que se encontravam em mais de um colegiado no momento e que desconheciam o impedimento, se manifestando no sentido de que o entrave inviabilizava o funcionamento dos colegiados, visto que poucas pessoas se dispunham a fazer parte desses espaços de gestão. Após conversa entre os participantes, ficou acordado que a Profa. Mariana iria entrar em contato com a Diretora da FAMED para verificar como a situação poderia ser resolvida. A Profa. Mariana mencionou ainda que havia a necessidade de se ausentar do cargo de Coordenadora durante a Consulta Eleitoral, por determinação do edital, e que a substituta indicada seria a Profa. Luciana, e que precisaria também verificar a situação das atividades de Coordenação, principalmente em relação à viagem que tinha agendada no início do mês. Sobre essa questão, o Prof. Wallisen acrescentou que segundo lembrava do edital, o afastamento deveria ser de 30 dias, com apresentação de Plano de Trabalho, e que em relação à viagem não havia empecilho realizar pois a Coordenação possuía prerrogativa para enviar um representante. 2.4. Evento Científico FAMED: o Prof. Wallisen pediu a palavra para contar sobre a ideia de realização de um evento científico pela Faculdade de Medicina, no formato de um seminário, juntando os eventos acadêmicos realizados pelos diretórios, com ocorrência de rodas de conversa por temas de pesquisa e com participação dos programas de pós-graduação da FAMED. Contou que já havia conversado com a Profa. Yara Cristina de Paiva Maia, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPCSA, e sugeriu a possibilidade de os dois programas se juntarem para participarem do evento através de um edital, ao que a Profa. Mariana disse que verificaria juntos aos membros do Colegiado a inclusão da participação do PPGSAF como ponto de pauta em uma próxima reunião caso as tratativas para realização do evento da FAMED avançassem. Todos concordaram. 3. ORDEM DO DIA: 3.1. Perfil de docentes do PPGSAF para fins de credenciamento, recredenciamento e permanência no programa: a Profa. Mariana explicou que, conforme discutido no grupo de docentes, havia sinalizado à Coordenação Nacional do PROFSaúde o aumento de uma vaga de discente na Turma 5, e que, assim, seria necessário verificar a viabilidade e a necessidade de se credenciar mais docentes. Explicou que, considerando as saídas e entradas de docentes, haveria 10 docentes para a próxima turma. Exibiu na tela o levantamento que havia feito sobre perfil de docentes, considerando os componentes que cada um ministrara e que poderia ministrar, e dos trabalhos em relação a cada linha de pesquisa. Acrescentou que um dos requisitos do PROFSaúde era que todos os docentes precisavam ministrar ao menos uma disciplina por ano como regente, e considerando ainda se continuariam com a divisão de disciplinas, disse que era preciso discutir se o número atual de docentes era suficiente para ministrar as disciplinas, principalmente em relação à Promoção da Saúde, cujo docente responsável, Prof. Emerson Fernando Rasera, havia sinalizado sua saída temporária. Prof Wallissen comentou que havia possibilidade de algum docente ministrar uma disciplina optativa caso fosse necessário, mas que nesse caso não haveria bolsa. Acrescentou ainda que havia divergências sobre as categorias de docentes nas normativas da UFU, do PROFSaúde e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e que o vínculo com a Coordenação Nacional possuía impacto na avaliação do programa. Profa. Luciana concordou que deveriam ser atendidos os critérios importantes para a avaliação, e disse que entendia que com os docentes atuais era possível cobrir os componentes e as lacunas das linhas de pesquisa, ao que a Profa. Mariana concordou, acrescentando que havia possibilidade de elaborar uma estratégia para tal. Prof. Jean também concordou e ponderou se haveria docentes fora da FAMED com perfil e currículo que poderiam colaborar com o programa. Prof. Wallissen disse que entendia não caber mais docentes no cenário atual, sugerindo como alternativa para o futuro o credenciamento de docentes colaboradores, mas apenas no caso de haver mais alunos, e sendo necessário respeitar a proporção permitida pela CAPES. Comentou que, nesse caso, o edital poderia ser específico para linhas de pesquisa mais deficientes. Acrescentou que havia ainda a possibilidade de trazer pessoas de fora para contribuição nas linhas de pesquisa com a figura do coorientador, que não havia necessidade de ser do programa. A Profa. Mariana pediu à secretária Roberta para levantar junto à Coordenação Nacional o número de docentes colaboradores no âmbito nacional e sua distribuição para avaliar a possibilidade de abrir vagas para colaboradores, em caso de necessidade, para orientação. Foi levantada também a possibilidade de trazer professores visitantes através da transformação de bolsas ociosas. Ao final, ficou acordado que no momento não haveria credenciamento de novos docentes, e que a questão seria novamente avaliada após abertura de mais vagas de alunos. 3.2. Discussão do relatório do Consultor Prof. Dr. Nelson Filice de Barros: foi exibido na tela o relatório, com algumas sinalizações e anotações. Profa. Mariana perguntou se haveria algo que precisaria ser revisto, repensado ou problematizado. Profa. Luciana fez algumas observações comentando que há potencial para melhorar em alguns pontos, dando exemplos de estratégias pata tal, entre eles: ausência de disciplina ou atividade voltada para inovação e desenvolvimento tecnológico, proposta de uma disciplina optativa, participação em pesquisa com financiamento, e impacto dos produtos. Acrescentou que outros pontos, como diversidade de formação de alunos, não há tanto controle. Prof. Jean destacou a questão da participação de alunos de graduação, contando sobre sua experiência e comentando que este seria um ponto alcançável sem grandes esforços e que poderia ajudar muito nos trabalhos. Profa. Mariana concordou, acrescentando que no café da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPP havia sido discutido um meio de aumentar a atração dos alunos de graduação com uma maior pontuação dos projetos de pós-graduação nos editais para bolsas de iniciação científica. Prof. Wallissen concordou com o ponto, também contando que havia tido uma boa experiência com alunos de graduação. A respeito do item sobre inovação em saúde, sugeriu produção de material didático, como cartilhas, dando exemplo de um edital da Ebserh que havia saído recentemente. Profa. Mariana disse que se preocupou com a promoção do encontro presencial dos egressos, devido à baixa adesão desses, sugerindo em substituição o preenchimento de um formulário de acompanhamento com ajuda da motivação dos respectivos ex-orientadores. Em caso de realização de um evento, sugeriu fazê-lo de forma híbrida (presencial e remota). Prof. Wallissen disse que esse ponto poderia se tornar uma dissertação, o que impactaria em dois pontos: criação de um produto técnico (ferramenta de avaliação permanente) e um produto acadêmico (relato da pesquisa). Profa. Mariana reforçou a necessidade de leitura do relatório para a reunião do dia seguinte, que se realizaria às 18h00min, na sala do Departamento de Saúde Coletiva - DESCO. 3.3. Novos membros para composição do Colegiado: foi explicado que havia necessidade de se encontrar um substituto para a saída da Profa. Flávia do Bonsucesso Teixeira e para o acadêmico Jânder Vinícius Vieira. Sobre o representante discente, a Profa. Mariana disse que falaria no grupo e, se ninguém se disponibilizasse, conversaria presencialmente durante o encontro. Prof. Wallissen sugeriu ter também um suplente para que não houvesse falta de representante discente. Sobre o representante docente, Prof. Jean destacou a necessidade de haver uma consulta à Reitoria a respeito do entrave do Regimento Interno da UFU em relação à participação em mais de um colegiado. Profa. Mariana disse que pediria à Diretora da FAMED para encaminhar a consulta à Procuradoria Geral. Nada mais havendo a tratar, a Presidente deste Colegiado deu por encerrada, às 11h37min, a reunião, da qual, para constar, eu, Roberta Cristina Silva Moreira, Assistente em Administração da Faculdade de Medicina, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos(as) assinada eletronicamente. Uberlândia, 03 de maio de 2023.

Profa. Dra. Mariana Hasse

Profa. Dra. Carla Denari Giuliani

Profa. Dra. Luciana Saraiva da Silva

Profa. Dra. Marcelle Aparecida de Barros Junqueira

Prof. Dr. Jean Ezequiel Limongi 

Prof. Dr. Gustavo Antonio Raimondi

Prof. Dr. Wallisen Tadashi Hattori

Secretária Roberta Cristina Silva Moreira


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mariana Hasse, Presidente, em 02/08/2023, às 11:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciana Saraiva da Silva, Membro de Colegiado, em 02/08/2023, às 13:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcelle Aparecida de Barros Junqueira, Membro de Colegiado, em 03/08/2023, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carla Denari Giuliani, Membro de Colegiado, em 03/08/2023, às 13:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4466085 e o código CRC DF75BFC8.




Referência: Processo nº 23117.030204/2023-68 SEI nº 4466085