UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Inorgânica I

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP

34303

Período/Série:

3

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

André Luiz Bogado

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Licenciatura em Química

 

EMENTA

Ligações por pares de elétrons. Teoria da Ligação de Valência. Orbitais moleculares para moléculas diatômicas e poliatômicas. Orbital molecular para sólidos. Simetria molecular. As estruturas de sólidos. As teorias de ácidos e bases.Copiar da Ficha de Disciplina a ementa aprovada.)

JUSTIFICATIVA

Na disciplina os conteúdos desenvolvidos estão articulados de forma a permitirem: a formação teórica de conceitos fundamentais da química propiciando uma atuação crítica e inovadora; a capacidade de observação, raciocínio abstrato, imaginação, dinamismo e seriedade; o pensamento lógico e objetivo.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estudar diversos assuntos da Química Inorgânica em termos dos modelos de ligação e estrutura molecular.

Objetivos Específicos:

Compreender e correlacionar às propriedades e os compostos inorgânicos com os modelos de ligações químicas e de estrutura molecular.

PROGRAMA

1. Ligações por pares de elétrons: A estrutura de Lewis: a regra do octeto, geometria molecular. Número de oxidação e carga formal. Ressonância. Propriedades de ligações químicas: comprimento de ligação, força de ligação e energia de ligação.

2. Teoria da Ligação de Valência: hibridização. Participação do orbital d nas ligações em moléculas. Ligações sigma e pi.

3. Orbitais moleculares para moléculas diatômicas e poliatômicas: Introdução à teoria: as aproximações orbitais da teoria, orbitais ligantes e antiligantes. Moléculas diatômicas homonucleares: os orbitais, o princípio do construção-crescente para moléculas, os orbitais HOMO e LUMO. Moléculas diatômicas heteronucleares: a construção de orbitais moleculares de diferentes átomos. Propriedades de ligação: correlações nas ligações. Moléculas poliatômicas: A construção de orbitais moleculares: orbitais moleculares para cadeias e anéis de átomos. Moléculas poliatômicas em geral.

4. Simetria molecular: Operações de simetria e elementos de simetria, grupo pontuais de moléculas. Aplicações de simetria: moléculas polares, moléculas quirais. Tabela de caracteres.

5. Orbital molecular para sólidos: Semicondutores, Isolantes e Supercondutores. Orbitais Moleculares em bandas: formação de bandas pelo recobrimento orbital, o nível de Fermi, densidade de estados, isolantes. Semicondução: semicondutores intrínsecos, semicondutores extrínsecos. Supercondução.

6. As estruturas de sólidos: Redes cristalinas. Metais: elementos metálicos, polimorfismo de metais, compostos intermetálicos. Sólidos iônicos: estruturas características de sólidos iônicos, contribuições coulômbicas para a entalpia de rede, a equação de Born-Mayer.

7. As teorias de ácidos e bases: A teoria de Arrehenius. A teoria de Brönsted-Lowry. A teoria de Lewis. A definição de Lux-Flood. Ácido e bases duros e moles.

 

METODOLOGIA

No desenvolvimento da disciplina serão utilizadas aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, dinâmicas de grupo e exercícios.

Os recursos didáticos utilizados serão quadro e giz, recursos audiovisuais (retroprojetor, tabela periódica, tabelas e gráficos, data-show) e a plataforma Microsoft Teams para disponibilizar o conteúdo digital da disciplina.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através de: 3 provas dissertativas individuais (P1, P2 e P3).

A nota final (NF) será calculada da seguinte forma: NF = P1 + P2 + P3/3

Para o estudante com NF £ 59, um Exame Final facultativo será aplicado abordando o conteúdo da disciplina e substituirá a nota final (NF).

BIBLIOGRAFIA

Básica

- LEE, J.D. Química Inorgânica não tão Concisa. 3ª reimpressão, 5ª ed. São Paulo: Ed. Edgard Blücher Ltda, 2003.

 - SHRIVER, D.F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. 4a ed. São Paulo: Ed. Bookman, 2008.

 - MIESSLER, G.L.; TARR, D.A. Química Inorgânica. 5a ed. São Paulo, Ed. Pearson Education do Brasil, 2014.

Complementar

- HOUSECROFT,C.E.; SHARPE, A.G. Inorganic Chemistry. 3rd ed. New York: Pearson Prentice Hall, 2008.

- MACKAY, K.M.; MACKAY, R. A.; HENDERSON, W. Introduction to modern inorganic chemistry. 6th ed. Nelson Thormes Ltd. Delata Place, UK. 2002.

- COTTON, F.A.; WILKINSON, G.; GAUS, P.L. Basic Inorganic Chemistry. 3rd ed. New York: John Wiley & Sons, Inc, 1995.

- DOUGLAS, B.; McDANIEL, D.; ALEXANDER, J. Concepts and models of Inorganic chemistry. 3rd ed. New York: Wiley, 1994.

- HUHEEY, J.E.; KEITER, E.A.; KEITER, R.L. Inorganic Chemistry. 4th ed. New York: Haper Collins College Publishers,1993.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3860666 e o código CRC 23AD1E53.




Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3860666