UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Matemática - Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado II

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

GMT082

Período/Série:

7º período

Turma:

MN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

60

Total:

90

Obrigatória:

( x  )

Optativa:

(    )

Professor(A):

Vlademir Marim

Ano/Semestre:

2020-1

Observações:

Disciplina do semestre de 2020/1, a ser cumprido no período de 01/03/2021 á 19/06/2021 conforme Resolução no. 25/2020 do CONGRAD 

Pré-Requisito: Estágio Supervisionado I

 

EMENTA

Observação, interpretação, análise e registro das variáveis manifestadas no ambiente da sala de aula do ensino fundamental ou médio como espaço de construção do conhecimento. Elaboração, aplicação, análise, discussão e avaliação de um plano de aprendizagem junto ao professor da escola concedente, em tema a ser definido.

JUSTIFICATIVA

A Resolução Nº. 02/2004, do Conselho de Graduação da UFU, apresenta os seguintes objetivos para o Estágio Supervisionado: (a) proporcionar ao graduando a vivência de situações concretas e diversificadas, relacionadas à sua futura profissão; (b) promover a articulação teoria-prática; e (c) favorecer o desenvolvimento da reflexão sobre o exercício profissional e seu papel social.

Na licenciatura, o estágio supervisionado visa à imersão do aluno nas diferentes dimensões do contexto profissional, fazendo-o vivenciar e analisar situações advindas da realidade escolar.

Os saberes do professor têm características próprias que exigem do profissional um envolvimento pessoal que precisa ser tematizado, refletido, analisado, sistematizado e discutido. 

Além do trabalho efetivo em sala de aula é necessário que o futuro professor conheça outras atuações profissionais como a participação na definição do projeto educativo e curricular da escola, inserção nas associações profissionais, interação com pais de alunos e demais membros da comunidade escolar.

De acordo com o Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação da Universidade Federal de Uberlândia o Estágio Supervisionado constitui-se em um componente de caráter teórico-prático, objetivando: (a) criar condições para a vivência de situações concretas e diversificadas, relacionadas à profissão docente; (b) construir a compreensão sobre a identidade profissional do professor e de sua importância no processo educativo; (c) promover a articulação teórico-prática; (d) possibilitar situações de ensino a partir das quais seja possível a experiência de intervenção pedagógica; e (e) contribuir para a discussão e atualização dos conhecimentos do curso de formação.

No curso de Licenciatura em Matemática, o Estágio Supervisionado visa contribuir para o desenvolvimento de competências relativas à atuação comprometida com os valores inspiradores da sociedade democrática, ao ensino de conteúdos matemáticos em diferentes contextos e em articulação interdisciplinar e a uma prática pedagógica crítica e inovadora.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Favorecer a articulação entre o conhecimento teórico específico e pedagógico e a prática docente.

 

Objetivos Específicos:

(a) promover a observação, interpretação, análise e discussão das variáveis manifestadas no ambiente da sala de aula do ensino fundamental e médio;

(b) orientar a elaboração, aplicação, análise, discussão e avaliação de um plano de aprendizagem junto ao professor da escola concedente, em tema a ser definido;

(3) analisar a prática docente relacionando com os fundamentos teóricos;

(4) socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do profissional reflexivo.

 

PROGRAMA

TEÓRICA:

1. Importância dos saberes da docência como mediador da ficha de disciplina objetivos ementa descrição do programa formação e prática profissional

2. Planejamento: revisão de alguns aspectos teóricos.

3. Orientações gerais para elaboração, aplicação, análise, discussão e avaliação de um plano de aprendizagem no tema a ser definido.

4. Critérios de observação e análise das variáveis verificadas na aula: a metodologia, os recursos didáticos, a interação professor-aluno, a avaliação.

5. Análise da prática docente e a relação com os fundamentos teóricos

6. Instrução para elaboração do relatório de estágio

PRÁTICA:

observação da prática docente na unidade concedente. aplicação do plano de aprendizagem junto ao professor da unidade concedente.

 

 

     METODOLOGIA

Ao longo do curso serão oferecidas atividades síncronas que se realizarão por meio de aulas online com o professor titular da disciplina (com câmeras e microfones abertos), com carga horária total de 30 horas, realizadas toda terça-feira das 20h50 às 22h30 na plataforma Google Meet. O link de acesso é: https://meet.google.com/ojo-axkj-qdp?authuser=0&hl=pt_BR

Ao longo do curso serão oferecidas 15h de atividades assíncronas que se realizarão por meio de:

a. relatórios, plano de aulas, artigo científico e seminário, conforme cronograma de avaliação proposta logo abaixo, a serem realizadas na plataforma indicada Google Meet.

b. Consulta e estudo individual do material didático-pedagógico encaminhados por e-mail e pelo grupo criado no WhatsApp.

c. A carga horária de 90h referente as práticas serão organizadas com o professor supervisor do estágio, que está em plena atividade remota na rede pública estadual.

A carga horária prática será de 45h a serem realizadas de acordo com o plano de trabalho construído com o professor, aluno e coordenador de estágio, conforme o Termo de Compromisso estabecido entre a Instituição de Ensino Superior, a Secretaria Estadual de Educação e o estagiário. 

Desta forma, entendemos o processo de aprendizagem como um processo compartilhado de trabalhar os conhecimentos, no qual estão relacionados e interdependentes o conteúdo, a forma de ensinar e os resultados do processo. Por isso, acreditamos que todo o processo de ensino e aprendizagem é indissociável das etapas de ensino, aprendizagem e avaliação. Não há momentos estanques ou fragmentados. Aprende-se o tempo todo, em todas as etapas do processo. 

Nessa proposta, utilizaremos estratégias que mobilizam seus alunos a construírem habilidades tais como: analisar, compreender, criticar, levantar características, observar consequências, agrupar, comentar, explicar, expor, conceituar, interpretar, comparar, concluir, justificar, resumir, seriar, ler, escrever, dentre outros.

Tais práticas permitem ao aluno compreender o estudo como necessidade para sua formação histórica e crítica, percebendo o significado de cada conteúdo para a formação do sujeito autônomo, que poderá conquistar, de fato, a cidadania crítica. Indicamos, assim, algumas das estratégias que adotaremos na metodologia do curso da disciplina: a aula expositiva dialogada, que supera a tradicional, pois conta com a participação dos estudantes contribuindo com a exposição, perguntando, respondendo e questionando, facilitando a análise e a síntese dos conceitos apresentados, que ainda podem ser explicitados de forma escrita, oral, formulação de perguntas, esquemas, apresentação de memorial, aplicação de entrevistas, relatório de atividades e o ensino por meio da pesquisa, dentre outros.

As aulas práticas serão realizadas conforme a disponibilidade dos alunos e dos professores supervisores que estão lecionandos nas escolas cedentes do estágio.

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear todo o processo ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem. Utilizaremos diversas atividades avaliativas, descrita no quadro a seguir:

Instrumento de Avaliação                                           Valor/Total               Data

1ª - Relatório Final                                                     25 Individual              01/jun/21 - entrega será por meio do DRIVE. 

2ª - Relato de Experiência                                          25 Individual              25/mai/21 - entrega será por meio do DRIVE.

3ª - 1o Seminário temático                                         10 Individual              18/mai/21 - apresentação será de forma síncrona durante a aula (20h50 às 22h30).

4ª - Plano de aula                                                        20 Individual              06/abr/21 - entrega será por meio do DRIVE.

5ª   Plano de Trabalho                                                  5 individual              30/mar/21 - entrega será por meio do DRIVE.

6ª - 2o Seminário temático                                         15 Individual             13/abr/21 - 20/abr/21 - 27/abr/21 - apresentação será de forma síncrona durante a aula (20h50 às 22h30).

O relatório final, o relato de experiência o plano de aula, o plano de trabalho serão corrigidos e devolvidos 7 dias após a data da entrega. 

Após as apresentações, de forma síncrona, dos seminários temáticos, no mesmo dia de sua apresentação, será realizada uma plenária para reflexão e discussão dessas ações. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. CNP/CP. Brasília: MEC, 2001.

[2] BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília, MEC/SEF, 1998.

[3] NOVOA, A., (org). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992

 

Complementar

[1] FREITAS, .H. C. L. O., O trabalho como princípio articulado na prática de ensino e nos estágios. São Paulo: Papirus, 1996.

[2] GUSDORF, G., Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

[3] PERRENOUD, P., As 10 Novas Competências básicas para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

[4] PIMENTA, S. G., O estágio na formação de professores: unidade teoria e pratica? 3ª Edição. São Paulo: Cortez, 1992.

[5] SERBINO, R.V., Formação de Professores. São Paulo: EDUSP, 1998

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Coordenador(a), em 12/05/2021, às 12:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2764717 e o código CRC A35FB7B0.




Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 SEI nº 2764717