UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 11ª REUNIÃO/2023 DO COLEGIADO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 19 de Setembro de 2023, às 09 horas, em vídeo conferência via Cisco Webex,  teve início a 11ª reunião do Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias - COLEXICIAG do ano em curso, sob a Presidência da Profª. Dra. Maria Amelia dos Santos, estando presentes os membros citados no final desta Ata e a ausência justificada da secretária Yara Cristina Batista de Sousa. A reunião foi conduzida pelo técnico-administrativo, membro do Colegiado, Arthur Silva de Paula - Representante Técnico, e transcorreu do seguinte modo: 1. Ata da 10ª Reunião: A ata da décima reunião foi previamente lida e aprovada por todos os presentes, com 4 votos a favor e uma abstenção. 2. Comunicações: 2.1. Sobre o formulário de perguntas e dúvidas no site da extensão/ICIAG/UFU: Em relação ao formulário de dúvidas e perguntas, havia sido decidido que as professoras membros do Colegiado seriam responsáveis por sua elaboração. No entanto, como ainda não o fizeram devido à demanda, foi sugerido que a secretária Yara Cristina Batista de Sousa ficasse encarregada dessa tarefa, com a condição de que o formulário fosse constantemente atualizado à medida que surgissem novas dúvidas. A professora Sueli Moura Bertolino se comprometeu a trazer duas perguntas e respostas para a próxima reunião, enquanto a professora Adriane de Andrade Silva informou que também poderia contribuir com uma ou duas perguntas e respostas. Em seguida, a professora Maria Amelia dos Santos mencionou que iria solicitar à secretária Yara Cristina Batista de Sousa mais informações sobre as perguntas e respostas, incluindo aquela relacionada à professora Angela Maria de Souza. 3. Ordem do dia: 3.1.  Desdobramentos de um processo que passou pelo Colegiado e está disponível pelo processo SEI 23117.022434/2023-53 em especial o oficio 202 (número sei 4653134), a pedido da professora Adriane de Andrade Silva: A professora Adriane de Andrade Silva trouxe o assunto ao Colegiado para uma discussão educativa e de alerta do processo SEI 23117.022434/2023-53, o qual o professor Lucas Carvalho Basilio de Azevedo, solicita certificados para fins de contabilização de horas de atividade de extensão de discentes que participaram de atividade de extensão da Empresa Júnior Sustenta em 2022, a qual não foi registrada no SIEX, trazendo grande transtorno para os alunos, uma vez que se faz necessário o registro no SIEX para obtenção de certificados. O representante técnico Arthur Silva de Paula mencionou que o ofício 202 do processo SEI 23117.022434/2023-53, não permitiu a efetivação da declaração devido à resolução 39/2022/CONGRAD, porém no despacho 386 do Pró-reitor de Extensão, Prof. Hélder Eterno da Silveira houve a emissão via ASEX de declarações comprovatórias da participação de alunos. Essa emissão pode gerar dúvidas de interpretação. Essas declarações seriam aceitas como atividades complementares ou poderiam ser aceitas para comprovação de horas de extensão sem registro no SIEX. A Profª Adriane de Andrade Silva entende que as atividades de Extensão para validação das horas de extensão (10% da carga horária do curso de graduação) só poderiam ser validadas se os alunos são participantes efetivos das ações, no desenvolvimento das ações (organização), e não como participantes da ação assistindo à filmes, palestras e outros eventos, mesmo que esses sejam ações de extensão universitária cadastradas. A professora Tatiane questionou se apenas o registro no SIEX era válido, já que as declarações foram emitidas pela PROEXC, órgão da própria universidade. Em seguida, a professora Maria Amelia dos Santos pediu que o técnico-administrativo Arthur de Paula Silva levasse a questão ao Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária para encontrar uma solução, antes que alunos solicitem a validação dessas declarações como atividade curricular de extensão,  e também uma importante reunião com o pessoal da PROGRAD e do registro acadêmico para explicar como esses registros serão auditados, conforme foi sugerido no I Forum de Extensão do ICIAG ocorrido em 17 de agosto de 2023. Diante das discussões sobre os documentos dúbios do referido processo e do caso em questão, a professora Adriane de Andrade Silva destacou a importância de informar e orientar sobre o registro das atividades de extensão no SIEX para evitar problemas similares, aos docentes e tutores das empresas júniores. 3.2. Discussão e aprovação dos pareceres das ações enviadas pelo SIEX e indexadas no Sei sob os números de processos, com seus respectivos pareceristas: 23117.066195/2023-43 (arthur.paula1); 23117.065849/2023-11 (lima.tm); 23117.065845/2023-33 (adriane); 23117.065081/2023-86 (arthur.paula1); 23117.065080/2023-31 (suelibertolino); 23117.064933/2023-18(maria.dos). Todos esses processos foram lidos, discutidos e enviados para ajustes por unanimidade. Os processos 23117.064669/2023-12 (adriane); 23117.064670/2023-47 (lima.tm) foram deferidos para ajustes com três votos a favor de ajustes e dois votos para indeferimento. O processo 23117.065359/2023-15 (maria.dos) foi discutido e indeferido por unanimidade. Durante os pareceres foi discutido a necessidade de uma conversa com os responsáveis pelo SIAE. De acordo com a Prof.ª Adriane de Andrade Silva , este Colegiado deverá tomar uma decisão pois os docentes estão tendo trabalho duplicado, pois os pareceristas do sistema SIAE têm negado algumas ações que poderiam ser consideradas focadas para a comunidade UFU, mas os proponentes previam certificação para essas ações. E assim, são depois direcionados ao SIEX, e como os projetos cadastrados para o ICIAG impactam na matriz orçamentária, há de ser feita uma resolução interna para tal assunto.  3.3. Votação entre os membros do Colegiado quem será o coordenador substituto para o período de férias da coordenadora: 15 de outubro a 28 de novembro de 2023. O nome escolhido será enviado à diretoria do ICIAG para fazer a portaria de coordenador substituto. A professora Maria Amelia dos Santos comunica que foi orientada a fazer esse procedimento por orientação da secretaria do ICIAG. Os membros escolheram e votaram favoráveis ao nome da Profª Tatiane Melo de Lima como coordenadora substituta para o referido período de férias da Coordenadora de Extensão, Profª Maria Amelia dos Santos. A Profª Maria Amelia dos Santos informou que a Profª Tatiane Melo de Lima estará à frente das reuniões de Colegiado de Extensão do ICIAG nos dias 17/10/2023; 07/11/2023 e 21/11/2023. Também estará à frente nas reuniões de CONSEX nos dias 18/10/2023 e 22/11/2023. A participação nas reuniões do CONICIAG como ouvinte também acontecerá nos dias 19/10/2023 e 09/11/2023. A Profª Tatiane Melo de Lima lembrou sobre a realização do II Forum de Extensão do ICIAG no mês de novembro de 2023. A Profª Maria Amelia dos Santos argumentou que esse período de suas férias não irá afetar o evento. O assunto já está escolhido será sobre as ACEs e terá que fazer o convite para estar presente nesse Forum, representantes tanto da PROEXC como da PROGRAD para participar de esclarecimentos, debates e discussão.  4. Outros. 4.1: Logomarca COEXT-ICIAG: A professora Maria Amelia dos Santos informou que a Logomarca direcionada para o CONICIAG para aprovação, foi considerada pela parecerista Suelen Martins de Oliveira do CONICIAG, necessitando de ajustes em algumas características observadas por ela, como  padronização e posição das cores conforme a logomarca do ICIAG. O Colegiado concordou que seria melhor ocorrer a padronização. Dessa forma, ficou acordado que seria passado  para a DIRCO e após a realização dos ajustes seria enviado novamente para enfim a aprovação no CONICIAG. 4.2. Orçamento da Extensão: A professora Tatiane Melo  de Lima falou sobre a importância do Colegiado solicitar ao diretor do ICIAG como ficará o orçamento destinado à extensão, principalmente, pensando nas ações destinadas às atividades curricularizadas de extensão. Todos concordaram que essa é uma questão importante e que será enviada ao CONICIAG para a designação de uma comissão que tratará do assunto. Nada mais a ser tratado, a reunião foi encerrada às 11:20 horas. Eu, Arthur Silva de Paula, na qualidade de membro representante técnico do colegiado e secretário substituto para esta reunião, assinarei esta ata após sua leitura e aprovação, juntamente com a Presidente, membros e participantes presentes. Uberlândia, 19 de setembro de 2023.

 

Maria Amelia dos Santos - Coordenadora/Presidente

Adriane de Andrade Silva - Representante docente

Arthur Silva de Paula - Representante Técnico

Sueli Moura Bertolino - Representante docente

Tatiane Melo de Lima - Representante docente

 


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Documento assinado eletronicamente por Maria Amélia dos Santos, Coordenador(a), em 03/10/2023, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 03/10/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Arthur Silva de Paula, Membro de Colegiado, em 03/10/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Membro de Colegiado, em 03/10/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tatiane Melo de Lima, Membro de Colegiado, em 03/10/2023, às 10:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066790/2023-89 SEI nº 4835218