UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Mito e Ensino de História

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS22

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x )

Professor(A):

Cleber Vinicius do Amaral Felipe

Guilherme Amaral Luz

Ano/Semestre:

2020.3

Observações:

 

 

EMENTA

O mito como instrumento de ensino de história, no desenvolvimento da alteridade e na percepção de simultaneidade temporal. O conhecimento da construção mitológica interligada à vida material de diferentes sociedades. Produção de material didático e intervenções sobre mitologia na educação básica.

JUSTIFICATIVA

Ao abordarmos o mito de forma interdisciplinar e geral, com foco na teoria e não em mitologias específicas, espera-se contribuir para a consideração do tema na formação histórica. No caso dos trabalhos desenvolvidos no ProfHistoria, problematizar o mito pode ser um meio de considerar as dimensões simbólicas da narrativa histórica e também presentes nas fontes históricas mais diversas. Por fim, é um modo de aproximar a formação histórica da formação humanística de modo geral, tendo em conta outros campos do saber, tais como a Antropologia, a Psicanálise, a Linguística, as Artes, o Cinema e a Literatura, por exemplo.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver estudos teórico-práticos sobre os mitos e seu lugar no ensino de história.

Objetivos Específicos:

- Desenvolver sensibilidade para a abordagem dos mitos no ensino de história
- Problematizar o mito como elemento constitutivo do imaginário e da cultura de sociedades históricas
- Analisar as relações entre mito e história
- Desestabilizar ou desnaturalizar as dicotomias que contrapõe mito e verdade/realidade, percebendo as verdades e realidades próprias do “pensamento mítico”
- Fomentar perspectivas comparativas e interdisciplinares de tratamento dos mitos no ensino de história.

 

PROGRAMA

1. Introdução aos Estudos sobre os Mitos em História;

2. Mito e Inconsciente Coletivo na História;

3. Os Mitos Heroicos

4. Mitos, Rituais e Iniciação

5. Romantismo e Mitos de Amor e Gênero

6. Mitos da (I)mortalidade

7. Modernidade e Mitos de Transcendência

METODOLOGIA

Observação geral:
- Plataforma para atividades síncronas: Google Meet – link será encaminhado por WhatsApp (preferencialmente) ou E-mail (alternativamente) com antecedência de 15 minutos antes da aula iniciar. As aulas terão início às 9:00h da manhã aos sábados. Haverá intervalos de 15 minutos a cada 60 ou 90 minutos de aula, conforme o tamanho da atividade.

A disciplina terá como eixo central, o estudo pormenorizado do texto: HENDERSON, J. L. Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. (ed.). O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. pp. 136-205. Seu enfoque é do estudo dos mitos com base na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung com a qual se pretende dialogar a partir do ponto de vista da História Cultural. Para isso, é levada em conta a problematização de Peter Burke, em ensaio voltado à temática dos sonhos em História, quando este historiador também considera o trabalho do historiador em relação ao dos psicanalistas freudianos e junguianos. Paralelamente ao estudo do texto teórico de base, são propostas atividades que visam identificar elementos da teoria para a análise de produções culturais contemporâneas e/ou de antigos povos/civilizações. Tais atividades estimularão debates em torno da relevância das mitologias e da sua linguagem simbólica para o entendimento amplo da história.

AVALIAÇÃO

A avaliação divide-se nos seguintes instrumentos, cada qual com a seguinte pontuação:

1. Trabalho escrito da unidade "Mitos, Rituais e Iniciação", ver, no Cronograma, Atividades Assíncronas 08 a 13/11 - Entrega no dia 14/11/2020. Valor: 20 pontos

2. Trabalho escrito da unidade "Romantismo e Mitos de Amor e Gênero", ver, no Cronograma, Atividades Assíncronas 15 a 20/11 - Entrega no dia 21/11/2020. Valor: 20 pontos

3. Trabalho escrito sobre a possibilidade de uso do estudo dos mitos na pesquisa do/a mestrando/a, ver, no Cronograma, Atividades Assíncronas 06 a 11/12 - Entrega no dia 12/12/2020. Valor: 30 pontos

4. Autoavaliação por meio de formulário eletrônico - Entrega no dia 12/12/2020. Valor: 30 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARMSTRONG, K. Breve história do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BRANDÃO, J. L. No princípio era a água, In: Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, 20(2): 22-41, 2016.

BURKE, P. Variedades de História Cultural, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

JUNG, C. G. (ed.). O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.

 

Complementar

CAMPBELL, J. A jornada do herói. São Paulo: Ágora, 2003.

DETIENNE, M. A escrita de Orfeu. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1991.

DETIENNE, M. Métis: as astúcias da inteligência. São Paulo: Odysseus, 2008.

ELIADE, M. Aspectos do mito. Lisboa: Edições 70, 1989.

FROMM, E. A linguagem esquecida: uma introdução ao entendimento dos sonhos, contos de fadas e mitos. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

KOLAKOWSKI, L. A presença do mito. Brasília: Ed. da UnB, 1981.

PANOFSKY, D. M. A caixa de Pandora: as transformações de um símbolo mítico. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

VERNANT, J. P. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

VEYNE, P. Acreditaram os gregos nos seus mitos?. Lisboa: Edições 70, 1987.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

CRONOGRAMA

DATAS

ATIVIDADES

17/10

Discussão e aprovação do programa da disciplina junto à turma, apresentação do grupo e definição de acordos sobre a sistemática das atividades síncronas e assíncronas. Duração: 3 horas.
Obs.: Será solicitada uma lista de telefones para a coordenação do curso para que o link seja encaminhado 15 minutos antes do início da atividade. Quem não utilizar WhatsApp poderá receber o link por e-mail, também 15 minutos antes do início da aula.

Atividades Assíncronas 18 a 23/10

- Ler: ARMSTRONG, Karen. Breve história do mito. Trad. Celso Nogueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, capítulo 1. Estimativa de tempo de leitura: 2 horas.
- Ler: BRANDÃO, J. L. No princípio era a água. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 20, n. 2, p. 22-41, 11, 2016. Estimativa de tempo de leitura: 2 horas.
- Atividade: produção de um breve texto de comentário de leitura (até uma página de comentário) para cada um dos textos lidos: 1 hora. Não será necessário entregar os textos, mas eles devem ser apresentados na aula do dia 24/10/2020 para que se dê a convalidação da carga horária da atividade.

24/10

- Atividade síncrona do dia 24/10/2020: Discussão sobre o conceito de mito. Duração: 2 horas.

Atividades Assíncronas 25 a 30/10

- Ler: HENDERSON, J. L. “Os símbolos eternos” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. (ed.). O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 136-141. Estimativa de tempo de leitura: 30 min.
- Ler: BURKE, P. A história cultural dos sonhos, In: Variedades de História Cultural, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. pp. 39-65. Estimativa de tempo de leitura: 2 horas.
- Atividade: produção de um texto/ensaio livre, de até 5 páginas (máximo), após a leitura da bibliografia acima indicada. Neste texto, deve-se tentar conceituar (em suas próprias palavras e compreensão) o que é mito e qual o papel eles podem desempenhar na produção do conhecimento histórico, seja do passado ou do presente. Texto não será avaliado em seu conteúdo, mas é de entrega obrigatória. A não entrega (até o dia 31/10/2020) resultará em ser desconsiderada a carga horária da atividade. Estimativa de tempo para a escrita: 2h e 30 min.

31/10

- Atividade síncrona do dia 31/10/2020: Discussão sobre os mitos no trabalho do historiador e do professor de história. Duração: 2 horas.

Atividades Assíncronas 01 a 06/11

- Ler: HENDERSON, J. L. “Heróis e Fabricantes de Heróis” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. (ed.) O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 142- 166. Estimativa de tempo de leitura: 2 horas.
- Assistir: NOLAN, C. (Dir.). Batman – O Início (Batman Begins). Warner Bros, 2005. Duração: 2:20:00 (Tempo de atividade: 2h 20min.)
Obs.: é da responsabilidade do estudante adquirir ou alugar o filme, o que pode ser feito (de forma paga) pela Netflix.
- Atividade: Elaborar um breve texto (de uma página no máximo), descrevendo como surge o personagem Batman, entendendo-o como um mito contemporâneo de herói. Obs.: não será cobrada a entrega do texto, mas ele será útil para a atividade síncrona do dia 07/11. (Tempo de atividade: 40 min.). Apresentar o texto no dia 07/11 é condição para convalidar a carga horária da atividade.

07/11

- Atividade síncrona do dia 07/11/2020: Discussão sobre o mito do herói na contemporaneidade a partir da discussão do filme em diálogo com o texto teórico de base. Duração: 2 horas.

Atividades Assíncronas 08 a 13/11

- Ler: HENDERSON, J. L. “O Arquétipo de iniciação” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 167-177. Estimativa de tempo de leitura: 1 h.

- Assistir aos seguintes vídeos disponíveis na plataforma YouTube (Duração: Aprox. 30 min.):
1) Canal “AFP Português” – Vídeo: “Circuncisão tribal no Quênia”. https://youtu.be/1guZyFcLlYI Duração: 2min. 27seg.
2) Canal “Discovery Brasil” – Vídeo: “Homens da tribo são mordidos por formigas em ritual | América Latina Selvagem | Discovery Brasil”. https://youtu.be/d6F8BgMn5vU Duração: 6min. 37seg.
3) Canal “Agência FAPESP” – Vídeo: “Ritual Ticuna de iniciação feminina mostra vitalidade da cultura indígena”. https://youtu.be/-IpgSZwYtyQ Duração: 5min. 38seg.
4) Canal “Rony Hall – Tatoo Life Studio” – Vídeo: Escarificação (Scarification). https://youtu.be/iE2PbHepqzk Duração: 10min. 33seg.
5) Canal “ONU Brasil” – Vídeo: “Pelo fim da mutilação genital feminina: UNFPA e UNICEF”. https://youtu.be/k6KqfAPhD5I Duração: 5min. 26seg.
- Atividade: escrever um texto livre (redação) ou ensaio de aproximadamente 3 a 5 páginas, levando em conta as leituras e os vídeos propostos acima, tematizando as transformações deliberadas do corpo pela juventude na história contemporânea. Busque considerar os aspectos simbólicos da dor e do sacrifício e reflita sobre as questões éticas que estão implicadas neste tema. Entrega do texto (no dia 14/11/2020) terá caráter avaliativo (20 pontos). Duração: aprox. 3h 30min.

14/11

- Atividade síncrona do dia 14/11/2020: discussão sobre mitos (iniciáticos) e juventude na contemporaneidade, a partir dos ensaios produzidos. Duração: 2 h.

Atividades Assíncronas 15/11 a 20/11

- Ler: HENDERSON, J. L. “A Bela e a Fera” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. (ed.). O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 178-183. Estimativa de tempo de leitura: 1 hora.
- Ler: HEARNE, B. (ed.). A Bela e a Fera [de Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont] In: A Bela e a Fera ao redor do globo (Europa – Ásia – América do Sul), São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013. p. 5-18. Estimativa de tempo de leitura: 1 hora.
- Atividade: levando em conta que se baseia na versão de 1756, de Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont, escrever uma proposta de uso do conto em uma aula hipotética sobre relações de gênero, amor romântico e casamento, conforme as transformações da sociedade burguesa (nos séculos XVIII e XIX). A proposta deve ter até 3 páginas e conter: (1) descrição do público (etapa de ensino e ano); (2) objetivos; (3) metodologia da atividade; (4) justificativa para o uso do mito para tratamento desta temática. As três primeiras partes devem cobrir, no máximo, uma página, enquanto a justificativa deve cobrir entre uma e duas páginas. Tempo estimado para a atividade: 3 horas. Texto a ser entregue para avaliação (20 pontos). Entrega do texto em 21/11/2020.

21/11

- Atividade síncrona do dia 21/11/2020: discussão sobre as propostas de uso do conto em sala de aula. A discussão tratará, especialmente, da justificativa do uso do mito para o tratamento da temática em questão. Duração: 2 horas.

Atividades Assíncronas 22 a 27/11

- Ler: HENDERSON, J. L. “Orfeu e o Filho do Homem” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 184-194. Estimativa de tempo de leitura: 1 hora.
- Assistir aos seguintes vídeos disponíveis na plataforma YouTube (Duração: 1 hora):
1) “Canal Marcio Moraes” – Vídeo: “Grandes Mitos Gregos: Dionísio”. https://youtu.be/RDHVAizXVhk Duração: 26min. 13seg.
2) “Canal JPaulo Lacerda” – Vídeo: “Os grandes mitos: Orfeu”. https://youtu.be/UnWq9_JLztU Duração: 25min. 30seg.
- Atividade: observe as imagens contidas nos links a seguir: (a) https://www.galleriaborghese.net/portfolio-items/st-john-the-baptist-caravaggio/; (b) https://en.wikipedia.org/wiki/Bacchus_(Leonardo); (c) https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Apparition,_Gustave_Moreau_1876.jpg. Pesquise na Internet sobre a história de São João Batista (utilizando sites de referências tais como enciclopédias e/ou dicionários de religião ou mesmo a Wikipédia). Em seguida, elabore um texto de uma ou duas páginas, identificando elementos simbólicos contidos nesta iconografia ligada a São João Batista que lembram elementos presentes nos mitos de Dionísio e de Orfeu. Texto deve ser apresentado na aula do dia 28/11/2020 para convalidação da carga horária. Duração prevista 3 horas. 

28/11

- Atividade síncrona do dia 28/11/2020: discussão sobre os “mistérios de (i)mortalidade” com base no estudo comparado das histórias de Dionísio, Orfeu e São João Batista, articulando-as a simbologias presentes em produções culturais da contemporaneidade. Duração: 2 horas. 

Atividades Assíncronas 29/11 a 04/12

- Ler: HENDERSON, J. L. “Símbolos de Transcendência” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 195-205. Estimativa de tempo de leitura: 1 hora.
- Assistir: KUBRICK, S. (Dir.). 2001: uma Odisseia no espaço. Warner Bros, 1968. Duração: 2:28:47 (Tempo de atividade: 2h 30min.)
Obs.: é da responsabilidade do estudante adquirir ou alugar o filme, o que pode ser feito (de forma paga) pelo YouTube.
- Atividade (estimativa de tempo: 1h 30min): escolher uma cena do filme para analisar a simbologia nela presente e como se relaciona ao contexto histórico de sua produção, nos anos 60 (lançamento em 1968). Esboçar análise em anotações em uma página. Fazer referência aos arquétipos de transcendência e como isso se relaciona ao imaginário da conquista do espaço e do progresso tecnológico no contexto da Guerra Fria. O esboço (não precisa entregar por escrito) deverá ser apresentado em poucos minutos durante a atividade síncrona do dia 05/12/2020. A não apresentação resultará na desconsideração da carga horária prevista para a atividade.

05/12

- Atividade síncrona do dia 05/12/2020: discussão do filme a partir das cenas escolhidas para análise. Duração: 2 horas.

Atividades Assíncronas 06 a 11/12

- Atividade: produção de um ensaio (texto livre) de, no máximo, 6 páginas, refletindo sobre possível uso dos mitos e/ou de análises sobre mitos em sua proposta de trabalho final/dissertação de mestrado profissional. Texto a ser entregue para avaliação (30 pontos). Duração estimada: 4 horas. Entrega do texto no dia 12/12/2020.
- Atividade: preenchimento de relatório de auto avaliação por meio de formulário Google. Duração estimada: 1 hora. Valor da auto avaliação: 30 pontos de atribuição livre do/a discente. Formulário deve ser preenchido até o dia 12/12/2020.

12/12

- Atividade síncrona do dia 12/12/2020: avaliação da disciplina e socialização das ideias de uso de análises sobre os mitos nos trabalhos finais de conclusão do mestrado. Duração: 2 horas.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Guilherme Amaral Luz, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/10/2020, às 15:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cleber Vinícius do Amaral Felipe, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/10/2020, às 16:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Newton Dangelo, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2020, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2153975 e o código CRC 4CCA5907.




Referência: Processo nº 23117.041630/2020-84 SEI nº 2153975