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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
O mito como instrumento de ensino de história, no desenvolvimento da alteridade e na percepção de simultaneidade temporal. O conhecimento da construção mitológica interligada à vida material de diferentes sociedades. Produção de material didático e intervenções sobre mitologia na educação básica.
JUSTIFICATIVA
Ao abordarmos o mito de forma interdisciplinar e geral, com foco na teoria e não em mitologias específicas, espera-se contribuir para a consideração do tema na formação histórica. No caso dos trabalhos desenvolvidos no ProfHistoria, problematizar o mito pode ser um meio de considerar as dimensões simbólicas da narrativa histórica e também presentes nas fontes históricas mais diversas. Por fim, é um modo de aproximar a formação histórica da formação humanística de modo geral, tendo em conta outros campos do saber, tais como a Antropologia, a Psicanálise, a Linguística, as Artes, o Cinema e a Literatura, por exemplo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver estudos teórico-práticos sobre os mitos e seu lugar no ensino de história. |
Objetivos Específicos: |
- Desenvolver sensibilidade para a abordagem dos mitos no ensino de história
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PROGRAMA
1. Introdução aos Estudos sobre os Mitos em História;
2. Mito e Inconsciente Coletivo na História;
3. Os Mitos Heroicos
4. Mitos, Rituais e Iniciação
5. Romantismo e Mitos de Amor e Gênero
6. Mitos da (I)mortalidade
7. Modernidade e Mitos de Transcendência
METODOLOGIA
Observação geral:
- Plataforma para atividades síncronas: Google Meet – link será encaminhado por WhatsApp (preferencialmente) ou E-mail (alternativamente) com antecedência de 15 minutos antes da aula iniciar. As aulas terão início às 9:00h da manhã aos sábados. Haverá intervalos de 15 minutos a cada 60 ou 90 minutos de aula, conforme o tamanho da atividade.
A disciplina terá como eixo central, o estudo pormenorizado do texto: HENDERSON, J. L. Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. (ed.). O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. pp. 136-205. Seu enfoque é do estudo dos mitos com base na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung com a qual se pretende dialogar a partir do ponto de vista da História Cultural. Para isso, é levada em conta a problematização de Peter Burke, em ensaio voltado à temática dos sonhos em História, quando este historiador também considera o trabalho do historiador em relação ao dos psicanalistas freudianos e junguianos. Paralelamente ao estudo do texto teórico de base, são propostas atividades que visam identificar elementos da teoria para a análise de produções culturais contemporâneas e/ou de antigos povos/civilizações. Tais atividades estimularão debates em torno da relevância das mitologias e da sua linguagem simbólica para o entendimento amplo da história.
AVALIAÇÃO
A avaliação divide-se nos seguintes instrumentos, cada qual com a seguinte pontuação:
1. Trabalho escrito da unidade "Mitos, Rituais e Iniciação", ver, no Cronograma, Atividades Assíncronas 08 a 13/11 - Entrega no dia 14/11/2020. Valor: 20 pontos
2. Trabalho escrito da unidade "Romantismo e Mitos de Amor e Gênero", ver, no Cronograma, Atividades Assíncronas 15 a 20/11 - Entrega no dia 21/11/2020. Valor: 20 pontos
3. Trabalho escrito sobre a possibilidade de uso do estudo dos mitos na pesquisa do/a mestrando/a, ver, no Cronograma, Atividades Assíncronas 06 a 11/12 - Entrega no dia 12/12/2020. Valor: 30 pontos
4. Autoavaliação por meio de formulário eletrônico - Entrega no dia 12/12/2020. Valor: 30 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ARMSTRONG, K. Breve história do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BRANDÃO, J. L. No princípio era a água, In: Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, 20(2): 22-41, 2016.
BURKE, P. Variedades de História Cultural, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
JUNG, C. G. (ed.). O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.
Complementar
CAMPBELL, J. A jornada do herói. São Paulo: Ágora, 2003.
DETIENNE, M. A escrita de Orfeu. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1991.
DETIENNE, M. Métis: as astúcias da inteligência. São Paulo: Odysseus, 2008.
ELIADE, M. Aspectos do mito. Lisboa: Edições 70, 1989.
FROMM, E. A linguagem esquecida: uma introdução ao entendimento dos sonhos, contos de fadas e mitos. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.
KOLAKOWSKI, L. A presença do mito. Brasília: Ed. da UnB, 1981.
PANOFSKY, D. M. A caixa de Pandora: as transformações de um símbolo mítico. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
VERNANT, J. P. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
VEYNE, P. Acreditaram os gregos nos seus mitos?. Lisboa: Edições 70, 1987.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
CRONOGRAMA
DATAS |
ATIVIDADES |
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17/10 |
Discussão e aprovação do programa da disciplina junto à turma, apresentação do grupo e definição de acordos sobre a sistemática das atividades síncronas e assíncronas. Duração: 3 horas. |
Atividades Assíncronas 18 a 23/10 |
- Ler: ARMSTRONG, Karen. Breve história do mito. Trad. Celso Nogueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, capítulo 1. Estimativa de tempo de leitura: 2 horas. |
24/10 |
- Atividade síncrona do dia 24/10/2020: Discussão sobre o conceito de mito. Duração: 2 horas. |
Atividades Assíncronas 25 a 30/10 |
- Ler: HENDERSON, J. L. “Os símbolos eternos” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. (ed.). O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 136-141. Estimativa de tempo de leitura: 30 min. |
31/10 |
- Atividade síncrona do dia 31/10/2020: Discussão sobre os mitos no trabalho do historiador e do professor de história. Duração: 2 horas. |
Atividades Assíncronas 01 a 06/11 |
- Ler: HENDERSON, J. L. “Heróis e Fabricantes de Heróis” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. (ed.) O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 142- 166. Estimativa de tempo de leitura: 2 horas. |
07/11 |
- Atividade síncrona do dia 07/11/2020: Discussão sobre o mito do herói na contemporaneidade a partir da discussão do filme em diálogo com o texto teórico de base. Duração: 2 horas. |
Atividades Assíncronas 08 a 13/11 |
- Ler: HENDERSON, J. L. “O Arquétipo de iniciação” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 167-177. Estimativa de tempo de leitura: 1 h. - Assistir aos seguintes vídeos disponíveis na plataforma YouTube (Duração: Aprox. 30 min.): |
14/11 |
- Atividade síncrona do dia 14/11/2020: discussão sobre mitos (iniciáticos) e juventude na contemporaneidade, a partir dos ensaios produzidos. Duração: 2 h. |
Atividades Assíncronas 15/11 a 20/11 |
- Ler: HENDERSON, J. L. “A Bela e a Fera” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. (ed.). O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 178-183. Estimativa de tempo de leitura: 1 hora. |
21/11 |
- Atividade síncrona do dia 21/11/2020: discussão sobre as propostas de uso do conto em sala de aula. A discussão tratará, especialmente, da justificativa do uso do mito para o tratamento da temática em questão. Duração: 2 horas. |
Atividades Assíncronas 22 a 27/11 |
- Ler: HENDERSON, J. L. “Orfeu e o Filho do Homem” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 184-194. Estimativa de tempo de leitura: 1 hora. |
28/11 |
- Atividade síncrona do dia 28/11/2020: discussão sobre os “mistérios de (i)mortalidade” com base no estudo comparado das histórias de Dionísio, Orfeu e São João Batista, articulando-as a simbologias presentes em produções culturais da contemporaneidade. Duração: 2 horas. |
Atividades Assíncronas 29/11 a 04/12 |
- Ler: HENDERSON, J. L. “Símbolos de Transcendência” In: Os mitos antigos e o homem moderno, In: JUNG, C. G. O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017. p. 195-205. Estimativa de tempo de leitura: 1 hora. |
05/12 |
- Atividade síncrona do dia 05/12/2020: discussão do filme a partir das cenas escolhidas para análise. Duração: 2 horas. |
Atividades Assíncronas 06 a 11/12 |
- Atividade: produção de um ensaio (texto livre) de, no máximo, 6 páginas, refletindo sobre possível uso dos mitos e/ou de análises sobre mitos em sua proposta de trabalho final/dissertação de mestrado profissional. Texto a ser entregue para avaliação (30 pontos). Duração estimada: 4 horas. Entrega do texto no dia 12/12/2020. |
12/12 |
- Atividade síncrona do dia 12/12/2020: avaliação da disciplina e socialização das ideias de uso de análises sobre os mitos nos trabalhos finais de conclusão do mestrado. Duração: 2 horas. |
Documento assinado eletronicamente por Guilherme Amaral Luz, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/10/2020, às 15:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Cleber Vinícius do Amaral Felipe, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/10/2020, às 16:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Newton Dangelo, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2020, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.041630/2020-84 | SEI nº 2153975 |