|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Características, funcionamento, operação e aplicações teóricas de amplificadores transistorizados e amplificadores operacionais.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Eletrônica Analógica II tem como finalidade apresentar ao estudante de Engenharia Elétrica um dos assuntos que forma o núcleo básico de conhecimento da Engenharia e Computação, estruturando o conhecimento dos alunos no desenvolvimento de projetos com amplificadores operacionais e de instrumentação, suas conexões e aplicações uso geral.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de analisar, projetar e implementar circuitos com transistor e amplificadores operacionais que realizam funções especializadas, que atuem como filtros ativos, amplificadores de potência ou osciladores. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
1. Amplificadores transistorizados
1.1. Amplificador classe A
1.2. Amplificador classe B
1.3. Amplificador classe AB
1.4. Amplificador classe C
2. Amplificadores diferenciais
2.1. O amplificador diferencial transistorizado
2.2. Curvas de resposta
3. Amplificadores operacionais
3.1. Amplificador operacional ideal
3.2. Características dos amplificadores operacionais reais
3.2.1. Parâmetros de desempenho e operação
3.2.2. Análise dos parâmetros por meio de folhas de dados dos componentes
4. Amplificadores Operacionais realimentados
4.1. Circuitos de realimentação negativa
4.1.1. Características fundamentais
4.1.2. Benefícios da realimentação negativa
4.1.3. Resposta em frequência
4.2. Circuitos de realimentação positiva
4.2.1. Características fundamentais
4.2.2. Benefícios da realimentação positiva
4.2.3. Resposta em frequência
5. Circuitos lineares utilizando AO’s
5.1. Amplificador inversor
5.2. Amplificador não-inversor
5.3. Amplificador somador
5.4. Amplificador diferencial
5.5. Amplificador de instrumentação
5.6. Filtros ativos
5.6.1. Passa baixa
5.6.2. Passa alta
5.6.3. Passa faixa
5.6.4. Rejeita faixa
5.7. Fontes de corrente
6. Circuitos não-lineares utilizando AO’s
6.1. Retificador de sinal
6.2. Detector de pico
6.3. Limitador de tensão
6.4. Grampeador de tensão
6.5. Comparador
6.6. Circuitos Schmitt Trigger
6.7. Integrador
6.8. Derivador
7. Osciladores e Multivibradores
7.1. Circuito monoestável
7.2. Circuito biestável
7.3. Circuito astável
7.4. Geração de formas de onda
7.4.1. Não senoidais
7.4.2. Oscilador senoidal por deslocamento de fase
METODOLOGIA
Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período letivo suplementar emergencial, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tanto, serão consideradas as seguintes mídias:
- Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através de Vídeo-Conferência das plataformas
- Modalidade assíncrona (off-line): Resolução de listas de exercícios e realização de simulações computacionais..
Os alunos deverão se inscrever na disciplina disponível na plataforma Moodle (FEELT31501 Eletrônica Analógica 2. Senha de acesso: ela2) através da qual terão acesso às notas de aulas, material de apoio, listas de exercícios e roteiros para simulação.
Através da mesma plataforma se dará toda a comunicação com os discentes matriculados e envio dos documentos necessários para verificação da aprendizagem.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mails, ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet ou Zoom em horários específicos a serem definidos pelo professor.
Todas as notas de aulas utilizadas tanto na modalidade síncrona, quanto na modalidade assíncrona, estarão disponibilizadas na plataforma Moodle.
Conforme estabelecido no Art. 7 da Resolução Nº 07/2020, o cronograma apresentado a seguir especifica a carga horária de atividades, datas, horários e plataformas a serem utilizadas no curso.
Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará:
- Acesso à internet (conforme Art. 14 da Resolução no 6/2020 do CONPEP, a UFU instituiu o Auxílio de Inclusão Digital aos discentes em situação de vulnerabilidade econômica);
- Computador, tablet ou celular;
Para a realização das atividades previstas nesta componente curricular, poderão ser utilizados os seguintes recursos:
Ao todo serão 46 horas/aula na modalidade síncrona via Plataforma Google Meet ou Zoom e 26 horas/aula na forma de estudo orientado via Moodle (FEELT31501 Eletrônica Analógica 2. Senha de acesso: ela2).
CRONOGRAMA
|
|
|||||
|
Aula |
MODALIDADE |
Conteúdo |
|||
|
SÍNCRONA |
ASSÍNCRONA |
||||
|
T01 (2 h/a) |
Aula 1
Vídeo-Conferência |
|
Apresentação do plano de ensino, da metodologia adotada |
|
|
|
T02 (2 h/a) |
Aula 2
Vídeo-Conferência |
|
Amplificadores diferenciais
|
|
|
|
T03 (2 h/a) |
Aula 3
Vídeo-Conferência |
|
|
|
|
|
T04 (2 h/a) |
Aula 4
Vídeo-Conferência |
|
Amplificadores operacional
|
|
|
|
T05 (2 h/a) |
Aula 5
Vídeo-Conferência |
|
Amplificadores operacional
|
|
|
|
T06 T07 T08 (6 h/a) |
|
Documentos disponíveis na Plataforma Moodle |
Lista de Exercícios 1
|
|
|
|
T09 (2 h/a) |
Aula 6
Vídeo-Conferência |
|
Amplificador de tensão não-inversor;
|
|
|
|
T10 (2 h/a) |
Aula 7
Vídeo-Conferência |
|
|
|
|
|
T11 (2 ha) |
Aula 8
Vídeo-Conferência |
|
Conversor Tensão-Corrente e Corrente-Tensão. Exercícios |
|
|
|
T12 (2 h/a) |
Aula 9
Vídeo-Conferência |
|
Subtrator Amplificador Instrumentação – Parte 1
|
|
|
|
T13 (2 h/a) |
Aula 10
Vídeo-Conferência |
|
Amplificador Instrumentação – Parte 2
|
|
|
|
T14 T15 T16 T17 (8 h/a) |
|
Documentos disponíveis na Plataforma Moodle |
Lista de Exercícios 2 |
|
|
|
T18 2 (h/a) |
Aula 11
Vídeo-Conferência |
|
Filtros ativos:
|
|
|
|
T19 (2 h/a) |
Aula 12
Vídeo-Conferência |
|
Filtro Ativos de 2ª ordem Sallen-Key; Simulação computacional |
|
|
|
T20 (2 h/a) |
Aula 13
Vídeo-Conferência |
|
|
|
|
|
T21 (2 h/a) |
Aula 14
Vídeo-Conferência |
|
|
|
|
|
T22 (2 h/a) |
Aula 15
Vídeo-Conferência |
|
Solução de Exercícios |
|
|
|
T23 T24 T25 (6 h/a)
|
|
Documentos disponíveis na Plataforma Moodle |
Lista de Exercícios 3 |
|
|
|
T26 (2 h/a) |
Aula 16
Vídeo-Conferência
|
|
|
|
|
|
T27 (2 h/a) |
Aula 17
06/10/2021
Vídeo-Conferência |
|
|
|
|
|
T28 (2 h/a) |
Aula 18
Vídeo-Conferência |
|
Circuito comparador com histerese |
|
|
|
T29 (2 h/a) |
Aula 19
Vídeo-Conferência |
|
Circuito comparador com histerese |
|
|
|
T30 (2 h/a) |
Aula 20
Vídeo-Conferência |
|
|
|
|
|
T31 (2 h/a) |
Aula 21
Vídeo-Conferência |
|
Prova Teórica
|
|
|
|
T32 (2 h/a)
|
Aula 22
Vídeo-Conferência |
|
|
|
|
|
T33 (2 h/a) |
Aula 23
Vídeo-Conferência |
|
Amplificadores Classe A, B, AB e C |
|
|
|
T34 T35 T36 (6 h/a) |
|
Documentos disponíveis na Plataforma Moodle |
Lista de Exercícios 4
|
|
|
Vídeo-Conferência: Google Meet ou Zoom
Moodle: FEELT31501 Eletrônica Analógica 2. Senha de acesso: ela2.
Para atendimento em outro horário entrar em contato por e-mail: gustavo.brito.28@gmail.com
AVALIAÇÃO
Para serem aprovados na disciplina os alunos deverão cumprir os seguintes requisitos:
Obter 60 pontos de um total de 100, que serão distribuídos da seguinte forma:
A prova teórica será realizada durante uma aula síncrona (T22). Após o término da prova o discente terá 30 minutos para digitalizar a solução e realizar seu envio.
As listas de exercícios e a solução da prova será entregue via Moodle (FEELT31501 Eletrônica Analógica 2. Senha de acesso: ela2).
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. RAZAVI, Behzad. Fundamentos de microeletrônica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017.
2. SEDRA, Adel S. Microelectronic circuits. 7th ed. New York: Oxford University Press, 2014.
3. MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2007. 2 v.
Complementar
1. BOYLESTAD, Robert L. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
2. FRANCO, Sérgio. Projetos de circuitos analógicos: discretos e integrados. Porto Alegre: AMGH, 2016.
3. FRENZEL Jr, Louis. Eletrônica moderna: fundamentos, dispositivos, circuitos e sistemas. Porto Alegre, AMGH, 2015.
4. HOROWITZ, Paul. A arte da eletrônica: circuitos eletrônicos e microeletrônica. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.
5. SWART, Jacobus W. Semicondutores: fundamentos, técnicas e aplicações. Campinas: UNICAMP, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gustavo Brito de Lima, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/11/2021, às 16:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3151307 e o código CRC 57D21E6A. |
Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 | SEI nº 3151307 |