UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 2ª reunião/2020 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 12 de março de 2020, às 9 horas e 30 minutos, na Sala de Reuniões do ICIAG, Campus Glória, situada na BR 050, Km 78, Bloco 1CCG, Sala 212 - Bairro Glória, Uberlândia/MG, teve início a 2ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental do ano em curso, sob a Presidência da docente Adriane de Andrade Silva, estando presentes os docentes Fábio Augusto do Amaral, Lucas Carvalho Basilio de Azevedo e Sheila Cristina Canobre; bem como a representante discente Ingrid da Silva Pacheco citados no final desta Ata. A professora Samara Carbone teve sua ausência justificada. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação das Atas da 1ª reunião ordinária (Processo SEI N°: 23117.008572/2020-87) e da 1ª reunião extraordinária (Processo SEI Nº 23117.011032/2020-81) de 2020. A Ata da 1ª reunião ordinária foi aprovada com 5 votos favoráveis, 0 contrários e 0 abstenções. Já a Ata da 1ª reunião extraordinária foi aprovada com 4 votos favoráveis, 0 contrários e 1 abstenção. 2. Comunicações: 2.1 A professora Adriane informou sobre as bolsas da CAPES que voltaram para o PPGMQ. Foi ressaltado que, no presente momento, o PPGMQ conta com cinco bolsas da CAPES e duas bolsas da FAPEMIG. Foi proposto, pelo Colegiado, que sejam revistas as formas de distribuição dos bolsistas entre os orientadores do programa. O intuito é evitar que um orientador do programa oriente dois bolsistas concomitantemente. 2.2 O professor Fábio informou que solicitou ao candidato André, aprovado no pós-doutorado, sua manifestação oficial sobre seu interesse na bolsa PNPD, pois se aproxima a data para a efetivação da sua matrícula e cadastro de bolsista. Caso o mesmo não tenha interesse, o programa deverá convocar o próximo aprovado. A professora Adriane disse que no momento do cadastro de bolsista, o discente deverá estar matriculado no sistema da UFU. Nesse sentido, a professora disse que irá consultar os aprovados para que os mesmos sejam matriculados na UFU. 2.3 O professor Lucas informou que ficou acordado entre os professores do curso de Engenharia Ambiental, lotados no ICIAG, que todos devem ter cadastradas ações de extensão. Nesse sentido, foi proposto, pelo Colegiado, que essas ações sejam expandidas para os docentes e discentes do PPGMQ. 3. Ordem do dia: 3.1 Apreciação de aprovação ad referendum da solicitação de aproveitamento de estudos do discente FELIPE ROBERTO DIAS RODRIGUES. Após a apreciação dos documentos enviados pelo discente, a solicitação foi aprovada por todos os membros presentes. 3.2. Homologar ata da defesa da discente JOSIANE DE SOUZA CALISTO (Processo SEI Nº: 23117.005976/2020-19). Após a apreciação da ata, a mesma foi homologada pelos membros presentes. Nesse instante a professora Adriane ressaltou a importância da edição e assinatura da ata no ato da defesa, visto que foi instruído pela PROPP que tal documento deve ser enviado, para registro no histórico, em até cinco dias após a data da defesa. 3.3. Homologar ata do exame de qualificação do discente JOSÉ AURÉLIO MANHIÇA (Processo SEI Nº: 23117.011255/2020-48). Após a análise de documentos, o Colegiado aprovou a indicação de banca enviada pelo discente. 3.4. Avaliação dos Relatórios de Desempenho dos discentes da Turma 6. Foi analisada a documentação enviada pelos discentes, sendo destacados os nomes dos discentes que não enviaram a documentação no prazo estipulado em normativa vigente. Após a análise documental já seguiu imediatamente para o item seguinte. 3.5. Avaliação dos Projetos de Pesquisa dos discentes da Turma 6. Após análise dos projetos, enviados pelos discentes, sendo destacados os nomes dos discentes que não enviaram a documentação no prazo estipulado em normativa vigente, o Colegiado resolveu aplicar advertências. Assim, ficou resolvido que os discentes que não entregaram os Relatórios de Desempenho e/ou Projetos terão dez dias para entregar a documentação pendente. Caso as pendencias não sejam sanadas, os discentes receberão outra advertência. 3.6. Criação de comissão para inserção social: formas de oficialização no PPGMQ. Com a permissão do Colegiado, nesse item foram discutidas as formações das comissões do PPGMQ, conforme proposto pela Coordenadora. Com a ressalva feita pelo Colegiado, de que sejam criadas comissões pequenas, considerando o corpo docente do programa, as comissões permanentes do PPGMQ ficaram da forma a seguir. Comissão permanente de Ações Afirmativas: Adriane de Andrade Silva (presidente); Claudionor Ribeiro da Silva, Yara Magalhães dos Santos (Secretária da Engenharia Ambiental), José Aurélio (discente do PPGMQ). Comissão de Processo Seletivo: Sueli Moura Bertolino (presidente); Fábio Augusto do Amaral, Lucas Carvalho Basilio de Azevedo, Ana Carolina Silva Siquieroli e Edgar Silveira Campos. Comissão de Inclusão Social: Ana Carolina Silva Siquieroli, Anne Caroline Malvestio, Samara e Sheila Cristina Canobre. Comissão de Autoavaliação: Adão de Siqueira Ferreira (presidente), Aracy Alves de Araújo, Drausio Honorio Morais e Marcio Ricardo Salla. Comissão para preenchimento da Plataforma Sucupira: Mayara Cristiana Stanger (presidente), João Vitor Meza Bravo, Hudson de Paula Carvalho, Guilherme Resende Corrêa e André Rosalvo Terra Nascimento. Vale ressaltar que as comissões são permanentes, pois sempre existirão para dar sequencia nos trabalhos, de forma a atender seus objetivos específicos; mas a composição dos membros poderá sofrer alterações, conforme as necessidades existentes. Ainda foi sugerido, pelo Colegiado, à Coordenadora que tais comissões deverão apresentar um cronograma de trabalho para facilitar as ações executadas pelas equipes. O Colegiado também sugeriu à Coordenadora que seja redigido um texto explicativo indicando qual a finalidade das comissões de forma a orientar os membros sobre o objetivo das comissões dos quais fazem parte. 3.7. Alteração de orientação atribuída a discente LARISSA LIMA GONZAGA. A discente solicitou que seja orientada pelo professor Marcio ao invés da professora Bruna, conforme foi designado pelo Colegiado no ato de atribuições de orientadores aos ingressantes em 2020-1. A coordenadora explicou que o projeto que a discente quer desenvolver é na área do referido docente, sendo o conteúdo bem específico. Como houve acordo de ambos os envolvidos, o Colegiado aprovou tal mudança. Assim, a discente será orientada pelo professor Marcio. 3.8. Aprovação da documentação e indicação de banca para Exame de Qualificação do discente MARCO TÚLIO GONÇALVES DE PAULA. Membros indicados: Prof. Dr. Beno Wendling (Orientador); Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU); e Dr. Miguel Henrique Rosa Franco (AGROCP). Processo SEI Nº: 23117.073960/2019-03. A professora Adriane explicou que a qualificação do discente deverá ser remarcada, visto que o orientador não poderá comparecer devido o falecimento de um familiar. Foi proposto que a Coorientadora, professora Regina seja a suplente do orientador, caso o mesmo não possa comparecer na nova data sugerida. Assim, diante do exposto, o Colegiado aprovou o adiamento do exame de qualificação do discente sendo a Coorientadora a primeira suplente a ser convocada. 3.9. Aprovação da documentação e indicação de banca para Exame de Qualificação da discente JÉSSYCA GONÇALVES DUARTE. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Silva Siquieroli (Orientadora); Prof. Dr. Gabriel Mascarenhas Maciel (Coorientador); Prof. Dr. Douglas José Marques (UFU); Ms. Joicy Vitória Miranda Peixoto (UFU); e Prof.ª Dr.ª Vanessa Andaló Mendes de Carvalho (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.016331/2020-10. Após a análise de documentos, foi esclarecido que a mestre Joicy é doutoranda. Assim, diante dessa informação o Colegiado aprovou a indicação da banca enviada pela discente Jéssyca. 3.10. Solicitação de coorientação de ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS, pela docente Samara Carbone; Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil. Após a análise de documentos, os membros presentes do Colegiado aprovaram tal coorientação. 3.11. Revisão da norma que regulamenta a submissão de artigo antes da defesa. Esse item será tratado na reunião extraordinária que irá reformular o Regulamento do PPGMQ. 3.12. Revisar as normas para a realização do exame de qualificação. Esse item será discutido em outro momento, pois o Colegiado deverá repensar e discutir alguns assuntos que são pertinentes a alteração da normativa do exame de qualificação. 3.13. Outros. 3.13.1 Orientação das discentes ADRIANA SOUZA MARQUES e SORYANE DE PAULA MENEZES. Devido a eminente saída da professora Vanessa do programa, faz-se necessário a alteração da orientação das referidas discentes. Pois, a professora Vanessa irá finalizar seus trabalhos no PPGMQ após a defesa de sua atual orientanda da Turma 5. Assim, as discentes Adriana e Soryane serão orientadas pela professora Adriane que, desde o início do curso, já está contribuindo com o trabalho das discentes. Após a discussão dos temas propostos, ficou decidido que dia 26 de março, às 9 horas, o Colegiado deverá se reunir, em reunião extraordinária, para discutir as alterações no Regulamento do PPGMQ. Às 12 horas e 30 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Marília Christina Arantes Melo, na qualidade de Secretária, pela Presidente e pelos membros. Uberlândia-MG, 12 de março de 2020.

 

Adriane de Andrade Silva

Fábio Augusto do Amaral

Ingrid da Silva Pacheco

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Sheila Cristina Canobre

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 19/03/2020, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 09/04/2020, às 14:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Membro de Colegiado, em 25/05/2020, às 11:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 25/05/2020, às 12:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 26/05/2020, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ingrid da Silva Pacheco, Membro de Colegiado, em 17/06/2020, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017498/2020-90 SEI nº 1936089