UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Experimental de Circuitos Elétricos II

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31404

Período/Série:

4

Turma:

A / B / C

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Maycon Santos Bernardes

Ano/Semestre:

AERE 2020 - Etapa 2

Observações:

Até 75 alunos, distribuídos em três turmas (A / B / C)

 

EMENTA

Desenvolvimento experimental e aplicações à Engenharia Elétrica de circuitos elétricos.

JUSTIFICATIVA

Conforme Projeto Pedagógico do Curso de Graduação, o componente curricular Experimental de Circuitos Elétricos II pertence ao conteúdo nomeado como Circuitos Elétricos, estabelecido pelas Diretrizes Curriculares, tendo a disciplina de Circuitos Elétricos II como correquisito. Com ela, espera-se formar um profissional com embasamento técnico e crítico na área de sistemas de energia elétrica, automação, controle, telecomunicações, eletrônica e biomédica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Esta disciplina tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais sobre a prática de circuitos elétricos, operando com segurança os equipamentos existentes no laboratório de ensino.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ter desenvolvido ou aprimorado competências e habilidades para:

(a) Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos na formulação, solução e análise de circuitos elétricos;

(b) Conduzir ensaios e interpretar resultados;

(c) Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;

(d) Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

(e) Atuar em equipe e;

(f) Transmitir e registrar, de forma ética, seu conhecimento e produção.

 

PROGRAMA

1. Redes magneticamente acopladas
2. Circuitos polifásicos equilibrados
3. Circuitos polifásicos desequilibrados
4. Ondas não senoidais
5. Análise de circuitos ressonantes
6. Filtros passivos

METODOLOGIA

As aulas práticas serão ministradas usando simuladores computacionais como o Multisim Online e LTSpice, para demonstrar aos estudantes diversos elementos e equipamentos vistos em campo, como transformadores, resistores, capacitores, indutores, voltímetros e amperímetros. Salienta-se que todas as ferramentas utilizadas na disciplina serão gratuitas. Outros materiais de apoio estarão alocados no Moodle (Endereço: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5606), onde o aluno deverá se cadastrar para ter acesso a plataforma. A chave de acesso será enviada para o e-mail do aluno.

Os encontros síncronos serão realizados por meio do Microsoft Teams, Google Meet, Jitsi Meet, ou Skype, a ser acordado de forma ampla com os discentes. O horário das atividades síncronas respeitará a grade horária do Curso. As aulas assíncronas poderão ser gravadas para estudos posteriores.

Será utilizada a programação em linguagem Python para criação de um sistema web e dispor os resultados online como trabalho final. Salienta-se que o aluno deverá ter condições básicas de algoritmo e programação ensinadas nos períodos iniciais do curso. O professor disponibilizará links de tutoriais para que o discente possa aprender a linguagem de forma autônoma e assíncrona ao longo do curso.

Cronograma Previsto

Data

Aulas Práticas

Conteúdo

1 – Semana 26/10 (A/B/C)

1,6 horas (síncrona) + 2,15 horas (assíncrona)

- Conteúdo Programático. Critérios de Avaliação. Introdução dos softwares para os estudos práticos.

- Proposta do Trabalho Final (Em grupo).

- Simulação: Tensões, Corrente e Potências em Circuito Série, Fator de Potência e Corrente Alternada Senoidal.

- Vídeos e/ou Textos Explicativos.

2 – Semana 02/11 (A/B/C)

1,6 horas (síncrona) + 2,15 horas (assíncrona)

- Simulação: Ressonância RLC (Parâmetros e Frequência).

- Vídeos e/ou Textos Explicativos.

- Fórum e chat.

3 – Semana 09/11 (A/B/C)

1,6 horas (síncrona) + 2,15 horas (assíncrona)

- Simulação: Circuitos magneticamente acoplados. Polaridade. Indutância Mútua.

- Vídeos e/ou Textos Explicativos.

- Desenvolvimento do Trabalho: Uso do Python, Plotly Dash.

4 – Semana 16/11 (A/B/C)

4,10 horas (assíncrona)

- Simulação: Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em estrela).

- Vídeos e/ou Textos Explicativos.

- Fórum e chat.

- Desenvolvimento do Trabalho: Uso do Python, Plotly Dash.

5 – Semana 23/11 (A/B/C)

3,95 horas (assíncrona)

- Simulação: Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em delta).

- Vídeos e Textos Explicativos.

- Fórum e chat.

- Desenvolvimento do Trabalho: Uso do Python, Plotly Dash.

6 – Semana 30/11 (A/B/C)

1,6 horas (síncrona) + 2,15 horas (assíncrona)

- Simulação: Circuitos trifásicos desequilibrados.

- Vídeos e Textos Explicativos.

- Desenvolvimento do Trabalho: Uso do Plotly, Dash e Heroku.

7 – Semana 07/12 (A/B/C)

1,6 horas (síncrona) + 2,15 horas (assíncrona)

- Simulação: Ondas não senoidais – retificação de onda completa usando diodos.

- Vídeos e Textos Explicativos.

- Desenvolvimento do Trabalho: Uso do Plotly, Dash e Heroku.

8 – Semana 14/12 (A/B/C)

1,6 horas (síncrona)

- Apresentação dos trabalhos.

9 – Semana 21/12 (A/B/C)

1,6 horas (síncrona)

- Considerações Finais.

O conteúdo síncrono teórico será ministrado conforme a grade horária oficial, às segunda-feira, de 07h10min às 08h50min (UA); 08h50min às 10h30 (UB) e 10h40min às 12h20min (UC).

AVALIAÇÃO

1º Os relatórios das aulas envolvendo simulações computacionais serão em grupo e deverão ser entregues impreterivelmente até a data da aula posterior (7 dias de prazo).

2º Os relatórios do item acima terão uma pontuação máxima de 50 pontos no total, em que a nota de cada relatório depende da quantidade solicitada no período.

      Parágrafo Único. Dentre os fatores que serão levados em consideração será a quantidade de questões corretas, adequação ao padrão e cumprimento das normas ABNT (capa / citações / emprego de fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5 no texto / referências bibliográficas). Recomenda-se estudar referenciais bibliográficos sobre o assunto “Metodologia Científica”.

3º Relatórios entregues fora das datas e horários estabelecidos no item anterior não serão aceitos, sendo atribuída NOTA ZERO no dado relatório. Em se tratando de relatórios em grupo, pelo menos um dos integrantes deve entregar o documento.

4º O trabalho final terá o valor máximo de 40 pontos (aplicativo web usando Python). O tema será sorteado pelo docente contemplando diversos conteúdos da disciplina. Essa avaliação será pontuada conforme a Equação 1 (revisão por pares).

onde: Nota_{Trab} é a nota do trabalho final (40 pontos); AV é o número de trabalhos avaliados pelo discente; N_{trab} é o número total de trabalhos entregues na turma do discente; {Nota-barra}_{Trab}^{Disc} é a nota média obtida pela avaliação de seus pares (10 pontos) e; Nota_{Trab}^{Prof} é a nota do trabalho dada pelo professor (30 pontos).

      O discente deverá lançar a nota do trabalho avaliado, com respectivo feedback, no Moodle.

      Perceba-se que caso o discente não revise os trabalhos de seus pares ou realize parcialmente essa etapa, a nota de seu trabalho será decrementada.

5º As datas de avaliações constam na Tabela 1.

 

Tabela I – Data das avaliações

Descrição

Data / Horário

Pontos

1. Participação nos encontros síncronos

Aulas Síncronas – ver Cronograma na Seção 6

10

2. Relatórios Técnicos (Simulações) - Moodle

Prazo: 1 semana, até 07h00

50

3. Trabalho Final (Programa Computacional) – Código-fonte e link via Moodle

08/12, até 07h00

30 (Prof.)

14/12, até 07h00

10 (Pares)

Total

-

100

 

6º A assiduidade da prática (75%) será mensurada por meio da presença nas atividades síncronas (registradas em planilha) e estudo das tarefas assíncronas registradas na plataforma Moodle.

Informações Adicionais

1º Não haverá avaliação substitutiva que venha a trocar avaliação(ões) já realizada(s).

2º A ausência do aluno em qualquer avaliação nas datas e horários pré-estabelecidos será atribuído NOTA ZERO. A solicitação de avaliação fora de época será baseada na Resolução n. 15/2011, do CONGRAD.

3º É muito importante o aluno realizar a programação de suas atividades, estudar antecipadamente e solucionar possíveis dúvidas para um bom aproveitamento do curso.

4º Esta disciplina será ministrada de acordo com a Portaria MEC n. 544, de 16 de Junho de 2020 e de acordo com a Resolução CONGRAD/UFU n. 7 para Atividades Remotas Emergenciais, publicada em 14 de Julho de 2020.

5º Os casos omissos oriundos e as dúvidas na aplicação desde Plano serão dirimidos pelo docente.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALEXANDER, C. K.; SADIKU, M. N. O. Fundamentos de Circuitos Elétricos. 3ª ed. McGrawHill, 2005.

BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise de Circuitos. São Paulo: PHP, 1997.

EDMINISTER, J. A. Circuitos Elétricos: Resumo da Teoria. Edição revisada. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Makron McGraw-Hill, 1991.

IRWIN, J. D. Análise de Circuitos em Engenharia. São Paulo: Makron Books, 2000.

Complementar

HAYT Jr., W. H.; Jack E. Kemmerly; Steven M. Durbin; tradução de Alberto Resende de Conti. Análise de Circuitos em Engenharia. 7ª edição. McGrawHill, 2007.

KERCHNER, C. Circuitos de Corrente Alternada. Porto Alegre: Globo, 1977.

NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos Elétricos. 6ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

JOHNSON, D. E.; HILBURN, J. L.; JOHNSON, J. R. Fundamentos de Análise de Circuitos Elétricos. 4ª edição. São Paulo: PHB, 1990.

ROBBA, E. J. Introdução a Sistemas Elétricos de Potência: Componentes Simétricas. São Paulo: Edgard Blucher; Brasília: INL, 1973.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Maycon Santos Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2020, às 15:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2289773