UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História da América II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

ICHPO032604

Período/Série:


Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

-

Total:

60h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Newman Caldeira

Ano/Semestre:

2023.2

Observações:

Período letivo: 2023/2, de 08/01/2024 a 09/05/2024, conforme Resolução CONGRAD 73/ 202.

 

EMENTA

As transformações políticas, culturais, econômicas e sociais ocorridas nas Américas durante o século XIX. Os processos de independência e consolidação dos Estados nacionais na América hispânica. As heranças coloniais: tensões sociais e barreiras étnicas existentes nas sociedades americanas. As disputas entre os modelos federalista e unitarista. A consolidação do modelo primário exportador de matérias-primas. Os processos de produção e afirmação das identidades nacionais. A “modernização conservadora” das elites dirigentes e a abolição dos regimes de trabalho escravizado. A expansão territorial dos Estados Unidos da América em direção ao oeste, a guerra civil estadunidense e o esforço de reconstrução.

JUSTIFICATIVA

Consideramos que seja de fundamental importância o estudo de história da América em qualquer tempo para formação básica dos futuros professores de história. Outra questão relevante é a percepção de que história da América continental está intrinsecamente ligada aos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do Brasil. Neste ponto, o aprofundamento do diálogo e das inter-relações existentes entre o Brasil, a América e a história mundial acaba sendo imprescindível para que o discente desenvolva a capacidade de perceber as sincronias e diacronias presentes no estudo dos processos históricos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir acerca dos principais temas e interpretações que atualmente norteiam a produção historiográfica sobre o século XIX em relação às américas

Objetivos Específicos:

·Compreender, em linhas gerais, os processos de emancipação política e formação dos Estados independentes nas américas

·Apresentar os processos de construção das nações americanas, considerando seus mecanismos de participação e/ou exclusão nas arenas política, econômica, cultural e social.

·Analisar o surgimento do sentimento nacionalista na América Latina, bem como as questões identitárias decorrentes da consolidação dos Estados nacionais.

·Aprofundar a compreensão acerca da expansão territorial estadunidense, bem como da Guerra Civil ocorrida em meados do século XIX e da atuação externa frente aos demais Estados da região.

·Entender a consolidação do modelo de dependência econômica na América Latina.

PROGRAMA

UNIDADE IOs processos de emancipação política na América Latina

1.1. A formação dos Estados nacionais na América Latina e as heranças coloniais: criollos; castas; mestiços; indígenas; africanos livres, libertos, pessoas escravizadas e afro-americanos no contexto do pós-abolição

1.2. Os próceres da independência: o caso de Simón Bolívar

1.3. O ocaso do nacionalismo criollo e a consolidação dos Estados nacionais

1.4. A afirmação davia oligárquica” e a opção pela modernização conservadora

1.5. A militarização da esfera política

1.6. A dependência econômica dos Estados latino-americanos

1.7. As negociações acerca do reconhecimento das independências dos Estados sul-americanos

1.8. Os processos de abolição dos regimes de trabalho escravizado

1.9. As negociações acerca do reconhecimento das independências sul-americanas

 

UNIDADE IIFederalismo versus unitarismo: as disputas durante os processos de consolidação dos Estados

2.1. As disputas entre as elites políticas

2.2. As formas de representação e governabilidade

2.3. O advento do fenômeno caudilhista

 

UNIDADE IIIDa diversidade à homogeneidade: os dilemas da construção da nação

3.1. A nação e o nacionalismo como novidade

3.2. A construção de uma igualdade jurídicafictícia

3.3. Os processos de marginalização e exclusão de indígenas, negros e “mestiços” frente ao Estado

3.4. A questão étnica no centro dos debates políticos e sociais

 

UNIDADE IVOs Estados Unidos da América durante a segunda metade do século XIX

4.1. O imperialismo e odestino manifesto

4.2. A marcha para o Oeste

4.3. A guerra de Secessão (1861-1865) e o esforço de reconstrução (1865-1877)

4.4. A doutrina Monroe ou o Big Stick

4.5. A Idade de Ouro (1866-1896): economia, sociedade e cultura

 

METODOLOGIA

Recursos utilizados para melhorar a relação de ensino-aprendizagem: aulas expositivas e/ou dialogadas; proposição de discussões acerca dos temas selecionados; utilização de mapas; análise de documentos históricos; utilização de recursos audiovisuais; quadro, giz, computador, seminários; resenhas; e, prova escrita sem consulta.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada em duas etapas: 1) prova escrita individual sem consulta, referente ao conteúdo ministrado até a respectiva data de avaliação [valendo de 0,00 a 50,0]; e, 2) entrega de um trabalho final a partir de textos previamente selecionados pelo professor [de 0,00 e 50,00]. O grau final será composto pela soma das notas obtidas pelos discentes. Haverá uma atividade de recuperação a ser realizada pelos/as discentes que não estiverem reprovados/as por falta. O grau apurado na recuperação [valendo de 0,00 a 50,0] irá substituir a menor nota entre as duas avaliações anteriores. O trabalho será realizado a partir da proposição de uma questão (formulada pelo próprio aluno e validada pelo docente) relativa ao debate historiográfico pertinente ao conteúdo ministrado.

 

SEQUÊNCIA

MODALIDADE AVALIATIVA

DATAS PREVISTAS

PONTUAÇÃO

1ª Avaliação

Prova escrita

07/03/2024

Até 50,00 pontos

2ª Avaliação

Trabalho: proposição de uma questão (formulada pelo próprio discente e validada pelo docente) relativa ao debate historiográfico pertinente ao conteúdo ministrado

 

 

 

04/04/2024

 

 

Até 50,00 pontos

Atividade de recuperação

Substitui a menor nota

11/04/2024

Até 50,00 pontos

 

Total: 100 pontos

 

TIPO DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Prova escrita

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em ambiente de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) proposição de debates historiográficos; c) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; d) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

Trabalho: Proposição de uma questão (formulada pelo próprio aluno e validada pelo docente) relativa ao debate historiográfico pertinente ao conteúdo ministrado

a) qualidade da problemática formulada pelo discente e do procedimento analítico utilizado; b) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; c) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência a 1870, vol. III. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001.

BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência a 1870, vol. IV. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2002.

HALPERÍN DONGHI, T. História da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Complementar

ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

AZEVEDO, C.; RAMINELLI, R. (orgs.). Histórias das américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

KNAUSS, P. (org.). Oeste americano: quatro ensaios de história dos Estados Unidos da América de Frederick Jackson Turner. Niterói: EdUFF, 2004.

MALERBA, Jurandir. A história na América Latina: ensaio de crítica historiográfica. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2009.

PIMENTA, J. P. G. Estado e nação no fim dos Impérios ibéricos no Prata: 1808-1828. São Paulo: Hucitec, 2006.

WASSERMAN, C. (coord.). História da América Latina: cinco séculos (temas e problemas). Porto Alegre: UFRGS, 2003.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Newman Di Carlo Caldeira, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/02/2024, às 15:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5152636