UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

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Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 265ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS (COLPPGIPA), DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (ICBIM), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU).

 

 No dia 7 de agosto de 2023, às 9h, iniciou-se, de forma presencial, na sala 2B213 Campus Umuarama a 265ª Reunião Ordinária do Colegiado deste programa, com participação do coordenador Prof. Carlos Henrique Gomes Martins e dos(as) conselheiros(as): Profª Ana Carolina Gomes Jardim; Profª Bellisa de Freitas Barbosa; Prof. José Roberto Mineo; Profª Márcia Cristina Cury e da representante de discentes MSc. Natasha Marques Cassani. O coordenador iniciou a reunião solicitando a inclusão de mais três processos SEI na pauta para análise: Processo de solicitação financeira encaminhado pelo prof. Marcelo José; processo encaminhado pelo prof. Robinson Sabino solicitando matrícula no estágio pós doutorado e processo de solicitação de homologação do título de mestra solicitado pela discente egressa Elis Maressa Gonçalves da Silva. Todos os(as) membros do colegiado concordaram com a inclusão de pauta. Passou-se então para o primeiro item Item 1: Informes​:  1.1 Desistência de Orientação Doutorado: O coordenador informou sobre a desistência de orientação do discente Luiz Felipe Fernandes Peixoto pelo prof. Jonny Yokosawa uma vez que o discente informou que não prosseguirá com o curso, tendo inclusive cancelado a bolsa CAPES que havia recebido no mês de ingresso ao curso. Foi encaminhado à CAPES processo de solicitação de ressarcimento ao érario no valor de 2 cotas de bolsa recebidas e será solicitado o desligamento do discente do curso. 1.2 Pós-graduandos com prazos de qualificação e/ou defesa atrasados: Foi encaminhado pela coordenação do programa aos orientadores e discentes oficio informando da necessidade de regularização de prazos de qualificação e defesa. A maioria justificou o atraso e solicitou prorrogação dos prazos. Nesta discussão foi solicitado, também, que nos próximos editais se inclua apenas os nomes de docentes que podem orientar conforme cálculo de produção, que foi produzido em gestões anteriores. 1.3 Reunião com docentes do Programa: Decidiu-se pela formação de uma comissão de auto avaliação tendo como presidente a Profa. Bellisa Barbosa e mais dois docentes que serão convidados posteriormente pelo coordenador e um representante dos discentes indicado pelos alunos do programa e informado posteriormente pela discente Natasha Cassani. Ficou agendada a reunião entre todos os docentes do programa dia 04/09/2023. 1.4: Distribuição das Bolsas CAPES e FAPEMIG para ingressantes no Programa - 2023/2: As bolsas do programa são alocadas conforme a seguinte ordem: CNPQ, CAPES e FAPEMIG. No momento o programa não dispunha de bolsas CNPQ. Então foram distribuídas 4 bolsas CAPES e 3 FAPEMIG conforme ordem de classificação dos ingressantes ao mestrado sendo que a ingressante Mariângela de Lima Alves não se candidatou a bolsa e Victor Radi desistiu de pleitear a bolsa. A candidata Stephanie Akemi Funagoshi irá solicitar matrícula fora de época e será nomeada bolsista FAPEMIG após sua matrícula no curso, caso o programa ainda tenha bolsas disponíveis. 1.5: Novos Membros CAED 2023-2025: Após sugestão de nomes de alguns docentes na ata anterior (264) e consulta feita pelo coordenador aos docentes, confirmou-se como membros da Comissão de Acompanhamento da Evolução dos Discentes - CAED: Prof. Marcelo José Barbosa Silva (presidente), Profa. Neide Maria da Silva e Prof. Paulo Rogério de Faria (titulares). Dentre os discentes foi confirmado o nome da mestranda Shiraz Feferbaum Leite para compor esta comissão como representante dos discentes. Todos aprovaram a composição da banca. Será solicitado Portaria de nomeação ao diretor do ICBIM. Item 2: Grupo de Trabalho - Atualização do Regulamento do Programa:​​​​ O coordenador do programa sugeriu dividir em artigos o atual regimento do programa (Resolução 006/2018 do CONPEP) para que seja analisado/sugerido mudanças. Todos concordaram com a divisão dos trabalhos para formulação do Novo Regulamento ficando assim definido: Márcia Cury - Artigos 1º ao 12º; Ana Carolina Jardim - Artigos 13º ao 22º; Bellisa Barbosa - Artigos 23º ao 32º; Jose Mineo - Artigos 33º ao 36º; Carlos Martins - Artigos 37º ao 46º. Havendo necessidade, ou se o artigo que em atualização estiver no mesmo capítulo de um outro colega, este deverá discutir com o mesmo. O Prazo definido para a reunião e novas discussões será dia 21/08/2023. Item 3: Grupo de Trabalho​ - Alteração do​ Nome do​ Programa​: Na reunião do dia 21/8/2023, data definida no item anterior, ficou determinado que os membros do colegiado sugerirão nomes para que seja escolhido o novo nome para o PPGIPA. As alterações deverão ser concluídas até outubro/2023 para encaminhamento das solicitações de mudanças, em tempo hábil, à CAPES para as devidas providências. Item 4: Discussão da Distribuição dos Recursos​ Financeiros do​ Programa​: Após confirmação de que o próprio colegiado será o Comitê Gestor – (CG) da verba CAPES/PROEX definiu-se as porcentagens de gastos da verba total no Valor de R$ 75.616,00 conforme segue: Participação de discentes e docentes em eventos no país – 40%; Participação de Missão Fora de Sede – 10%; Participação de professores visitantes e convidados em banca – 20%; Custeio de pagamento de artigos em periódicos – 15% e Custeio para Laboratório de pesquisa (material de consumo) e serviços de terceiros (PJ) – 15%. Cada pedido será analisado pelo colegiado do programa por ordem de chegada. Será encaminhado ofício informativo à CAPES sobre a composição do (CG) e disponibilizado na página do programa as definições citadas e maiores informações sobre a distribuição do auxílio. Quanto à verba da FAPEMIG (valor até dia 7/8/2023 de R$ 10.957,96) será também utilizado para pagamento de auxílios à alunos bolsistas desta agência de fomento. Item 5: Qualificação mestrado: Prof. Robinson solicita aprovação da banca de qualificação do discente Ghabriel Honório da Silva para dia 14/7/2023. O colegiado aprovou o pedido. Item 6: Defesa Mestrado​: Prof. Robinson solicita aprovação da banca para defesa do discente, sob sua orientação, Ghabriel Honório da Silva para dia 31/7/2023. O Colegiado aprovou o pedido. Item 7: Dilação do Prazo de Qualificação e Defesa Mestrado e Doutorado:​ Foi encaminhado pela Profª Neide Maria da Silva solicitação de dilação de prazo de defesa para o discente Marcos Paulo Oliveira Almeida para até dia 31/10/2023; Prof. Carlos Henrique solicita dilação de prazo da qualificação da discente Mariana Brentini Santiago para até dia 30/9/2023. Profa. Rosineide Ribas solicita prorrogação do prazo de defesa do discente Vinícius Lopes Dias para até dia 1/8/2023. O Colegiado tomou ciência dos despachos “ad referendum” emitidos pelo coordenador para aprovação da solicitação de prorrogação de prazo solicitada pelo Prof. Jair Júnior  para a defesa de Maribel Limachi Loza até dia 20/9/2023; Prof. Robinson Sabino solicita prorrogação do prazo de qualificação e de defesa para o discente Ghabriel Honório da Silva para dia 14/7/2023 e 31/7/2023 respectivamente  e do pedido feito anteriormente  despachado como "ad referendum". Profa. Rosineide Ribas solicita prorrogação do prazo de qualificação da discente Vitelhe Ferreira de Almeida para até dia 30/11/2023. Profa. Bellisa Barbosa solicita prorrogação do prazo de qualificação e de defesa para a discente Alessandra Monteiro Rosini para até 31/10/2023 e 31/01/2024 respectivamente. Prof. Marcelo José solicita prorrogação do prazo de qualificação e de defesa para a mestranda Anna Carolina Faria Sassioto Teixeira para até dia 31/8/2023 e 31/10/2023 respectivamente e dilação de prazo de defesa para a discente Yasmin Nascimento Bernardes Coelho para até dia 31/10/2023. Prof. Tiago Mineo solicita dilação de prazo de qualificação e de defesa para os discentes Ana Paula Navarro Gonçalves e Jhoan David Aguillon Torres para ambos até 31/10/2023 e 31/8/2024 respectivamente. Prof. Ernesto Taketomi solicita prorrogação do prazo de defesa para até dia 31/7/2024 para o doutorando Alessandro Sousa Correa e para a mestranda Karina Santos Silva. O colegiado aprovou todos os pedidos e os despachos. Item 8: Coorientação Mestrado e Doutorado​: Prof.  Tiago Mineo solicita coorientação dos doutorandos Ana Paula Gonçalves Navarro e Jhoan David Aguillon Torres pela Dra. Caroline Martins Mota a partir de 2/8/2023. Prof. Ernesto Taketomi solicita coorientação dos discentes ingressantes Marielle Máximo Barbosa e Victor Peixoto Radi pelo Dr. Rafael de Oliveira Resende a partir da data de seus ingressos no curso em 7/8/2023. O colegiado aprovou ambos os pedidos. Item 9: Orientação Mestrado​: Prof. Rosineide Ribas encaminha carta de aceite de orientação das discentes Natália Ludendorff Keyrouz a partir de seu ingresso em 7/8/2023 e Camila Peredo Ramirez a partir de 6/3/2023. Os demais discentes ingressantes em 7/8/2023 serão orientados pelos docentes do programa conforme segue: Amanda Ferreira Rezende pelo Prof. Matias Szabó; Pedro Antonio Moraes Souza pelo Prof. Jonny Yokosawa; Victor Peixoto Radi e Marielle Máximo Barbosa pelo Prof. Ernesto Taketomi; Maria Eduarda Barbiéri Machado pela Profa. Neide Maria da Silva e Mariângela de Lima Alves pela Profa. Natália Pinheiro. O colegiado aprovou todos os pedidos. Item 10: Defesa Doutorado​: Profa. Rosineide Ribas solicita aprovação da banca pra defesa do discente Vinícius Lopes Dias em 1/8/2023 e Prof. Marcelo José solicita aprovação da banca de defesa de doutorado para o discente Luiz Ricardo Soldi dia 22/8/2023. O Colegiado deferiu ambos os pedidos. Item 11: Homologação Doutorado:  A discente Tamires Lopes Silva solicita homologação do seu título de doutora. O colegiado analisou a documentação enviada e por estar de acordo com as normas do programa aprovou o pedido. Item 12: Aproveitamento de Estudos:​ Prof. Olindo Martins solicita juntamente com o discente Joaquim Pedro Brito de Sousa o aproveitamento de 20 créditos em publicações de artigos conforme disponibilizado no processo SEI 23117.049776/2023-11. Profa. Rosineide juntamente com o doutorando Vinícius Lopes Dias solicita aproveitamento dos créditos referentes a disciplinas cursadas em outros cursos conforme segue: CSA01 Bioestatística (3 créditos) e INGEB022 Introdução à Bioinformática (3 créditos). Prof. Paulo Gontijo e a doutoranda Sebastiana Silva Sabino solicitam aproveitamento de 3 créditos em publicação de artigo conforme processo SEI 23117.053355/2023-94. O Colegiado aprovou todos os pedidos por estarem de acordo com as normas do programa - Resolução 6/2018 do CONPEP. Será encaminhado pela secretaria do programa certidão de estudos para que os créditos sejam incluídos nos históricos escolares dos discentes. Item 13: Acúmulo de Bolsa com Vínculo Empregatício (CAPES): O Colegiado decidiu que será encaminhado à  Comissão de Acompanhamento da Evolução dos Discentes – CAED formada conforme item 1.5 desta ata o documento da CAPES sobre o acúmulo de bolsas para discentes de mestrado e doutorado pra que seja discutida e formada uma Resolução esclarecendo sobre o assunto a fim de que possam ser deliberadas as decisões aos discentes e docentes do programa, sendo esta Resolução aprovada por esse colegiado, para entrar em vigor. Item 14: Auxílio Financeiro​: foram Apresentados pelos professores Cláudio Vieira, Ernesto Taketomi e Natália Pinheiro solicitação de auxílio financeiro para custerar/ressarcir despesas de seus orientandos. Como a Comissão de Gestão da Verba ainda não havia sido constituída, portanto as definições sobre os gastos ainda não definidas por esta comissão, o colegiado solicitou que todos os processos  fossem reapresentados ao colegiado para análise na próxima reunião ordinária para deliberação.  Todos os membros do colegiado/CG concordaram com a decisão. Item 15: Proficiência em Língua Estrangeira: Após análise do documento encaminhado pela Universidade do Acre explicando sobre a nota adquirida pelo discente Kelvin Orlando Espinoza Blandon o colegiado deferiu o pedido de proficiência em segunda língua. Item 16: Outros: Neste Item discutiu-se sobre os processos que foram autorizados pelo Colegiado, no item 1, a serem inclusos na pauta. 16.1 Auxílio Financeiro: Prof. Marcelo José solicita auxílio financeiro para pagamento de artigo. Conforme decisão colegiada no item 15 foi solicitado reencaminhamento do processo para análise na reunião de setembro/2023. 16.2 Homologação do Título: A discente Elis Maressa Gonçalves da Silva solicita homologação do título de mestra. O colegiado analisou a documentação e deferiu o pedido por estar de acordo com as normas do programa.  16.3 Matrícula Pós-Doc: Prof. Robinson Sabino solicita matrícula no estágio de pós doutoramento para a Dra. Emília Maria Gomes Aguiar. Após análise da documentação o colegiado aprovou o pedido por estar em conformidade com a Resolução 18/2015 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP). Não havendo mais assuntos a serem discutidos o coordenador encerrou a reunião às 11 horas e 25 minutos. Então lavrei a presente ata que após lida, conferida e aprovada, será assinada por todos(as) os(as) presentes e por mim, Lucélia da Costa Assis, como secretária. Uberlândia, 7 de agosto de 2023.

Prof. Carlos Henrique Gomes Martins (Presidente)

Profa. Ana Carolina Gomes Jardim (titular)

Profa. Bellisa de Freitas Barbosa (titular)

Prof. José Roberto Mineo (titular)

Profa. Márcia Cristina Cury (titular)

Msc. Natasha Marques Cassani (titular).


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Documento assinado eletronicamente por Natasha Marques Cassani, Membro de Colegiado, em 14/08/2023, às 16:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcia Cristina Cury, Membro de Colegiado, em 14/08/2023, às 16:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bellisa de Freitas Barbosa, Membro de Colegiado, em 14/08/2023, às 16:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Carolina Gomes Jardim, Membro de Colegiado, em 14/08/2023, às 16:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Roberto Mineo, Membro de Colegiado, em 14/08/2023, às 17:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carlos Henrique Gomes Martins, Presidente, em 14/08/2023, às 17:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucelia da Costa Assis, Secretário(a), em 14/08/2023, às 17:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.051857/2023-81 SEI nº 4724782