UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA QUINTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


ATA DA QUINTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e três dias do mês de junho de dois mil e vinte e dois, às 14h00min, teve início a Quinta Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudia de Sousa Rodrigues, Cláudio Antonio Di Mauro, Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Sérgio Luiz Miranda e Vivianne Peixoto da Silva. Justificaram ausência os seguintes conselheiros: Ana Paula Dechen, Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Carlos Freire Sampaio, Dênis Sebastião Ramos Firmino. O professor Boscolli recepcionou os participantes e, em seguida, deu início à reunião. ORDEM DO DIA: Primeiramente, foram apreciadas as atas de reuniões anteriores. 1.1) Ata da 4ª ordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 26 de maio de 2022. Processo: 23117.035864/2022-54.; Protocolo SEI 3630441O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 9 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 1 abstenção. 1.2) Ata da 7ª Reunião Extraordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 09 de junho de 2022. Processo: 23117.040448/2022-78; Protocolo SEI 3672389O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 8 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 3 abstenções.  2.1) Informes da Direção do IGUFU. O Professor Boscolli informou que foram concluídos os trabalhos dos três concursos para provimento de vaga docente para o IG – Geologia. Até o início de julho, os 3 docentes já estarão a disposição para o trabalho na Unidade Acadêmica. Devido ao período eleitoral, os demais processos de provimento podem continuar ocorrendo, porém, nomeações só ocorrerão a partir de 2 de janeiro de 2023. O Professor Boscolli também informou sobre o Processo nº 23117.088946/2021-11, o qual trata da contratação do serviço de conversão e editoração para o formato XML, para artigos da Revista Sociedade & Natureza, a serem estruturados na forma bilíngue, nos idiomas português e inglês. Esse processo vem sendo trabalhado pelo IGUFU dentro do cronograma interno de compras da UFU para 2022, porém, o SISBI manifestou interesse em gerir um contrato cujo objeto de contratação é semelhante, mas com abrangência para toda UFU. Dessa forma, por meio do Ofício (3704630) nº 108/2022/SECOM/DIAPT/DIRBI/REITO-UFU, o SISBI solicitou à DIRCL a suspensão temporária dos trâmites do processo de contratação para adequação do objeto de contratação e abrangência das unidades setoriais a serem atendidas.  2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. Não houve informes. 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes.  PONTOS DE PAUTA: 3.1) 23117.025976/2022-05. Apreciação do parecer da Comissão Para Análise de Vaga Docente (CADVD), composta pelos professores Breno de Souza Martins, Emerson Rodrigo Almeida, Félix Nanni e Marília Inês Mendes, acerca do perfil em razão do pedido de exoneração do docente Ilio Rodarte, lotado no Curso de Geologia. O Professor Boscolli explicou aos conselheiros que o ponto de pauta foi inserido com a referência processual trocada e solicitou anuência do Conselho para substituir o ponto. Após a consulta, o Conselho aprovou a solicitação por unanimidade, com 11 votos favoráveis. Em seguida, o Professor Boscolli agradeceu à comissão pelo trabalho realizado e concedeu a palavra ao Professor Filipe, que fez a leitura do Parecer  (3664917), no qual a CADVD se posiciona de forma favorável a destinação da vaga para  a Área de Geologia Aplicada a Mineração. Após a leitura do parecer, o professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, submeteu o parecer à votação, sendo o documento aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.2) Processo 23117.021499/2022-09. Apreciação do edital para processo de remoção para provimento de vaga destinada à área de Geografia Humana e Planejamento. Comissão: Prof. Dr. Rivaldo Mauro de Faria (presidente); Prof. Dr. William Rodrigues Ferreira e Prof. Dr. Mirlei Fachini Vicente Pereira. O Professor Boscolli agradeceu à comissão pela reapresentação do documento e, em seguida, concedeu a palavra ao professor Rivaldo, que fez a leitura integral do Edital (3705277) apresentado pela Comissão. Após a leitura do parecer, o professor Boscolli abriu espaço para as considerações, quando os inscritos João Vitor e Sérgio Miranda recomendaram que o item 1 da tabela referente às ações de Extensão fosse mantido conforme o preconizado pela Resolução CONIGUFU Nº 4 de 2022 e que o item 5 destacasse a não duplicidade das atividades extensionistas, já pontuadas no primeiro item da referida tabela. A comissão acatou a proposta e, então, o Edital foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis.  3.3) Processo 23117.011017/2022-02. (Re)nomear Comissão Eleitoral a fim de organizar e operacionalizar os trabalhos relacionados à Consulta Eleitoral junto à Comunidade IGUFU, para o preenchimento dos seguintes cargos: Representante Docente no Conselho do IGUFU -  duas vagas - referentes aos mandatos de William Rodrigues Ferreira e Gabriel do Nascimento Guimarães. O professor Boscolli informou sobre a necessidade de nomear Comissão Eleitoral a fim de organizar e operacionalizar os trabalhos relacionados à Consulta Eleitoral junto à Comunidade IGUFU, para o preenchimento dos cargos de representação docente no CONIGUFU, referentes aos mandatos de William Rodrigues Ferreira e Gabriel do Nascimento Guimarães. Em seguida, sugeriu que a composição da referida Comissão Eleitoral mantivesse como membros os mesmos integrantes - responsáveis por organizar e operacionalizar o último pleito. Dessa forma, submeteu a aprovação os seguintes nomes: - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo: docente (presidente); - Alan Silveira: docente; - Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro Palhares: técnico administrativo; - Elton da Silva Negreto: técnico administrativo; - Izabel Cristina Sagário Borges: técnico administrativo; - Matheus Fonseca Durães: docente. Tendo concluída a votação, a composição sugerida foi aprovadda por unanimidade, com 13 votos favoráveis. Os itens 3.4 a 3.6 foram apreciados em bloco. ​3.4) Processo 23117.010124/2022-13.  Apreciação do Relatório da 2ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 01 de julho de 2021 a 20 de maio de 2022, da Prof. Sinara Laurini Rossato, lotada no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente.  3.5) ​Processo 23117.039592/2022-61​.  Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 25 de agosto de 2020 a 25 de agosto de 2022, do Prof. João Vitor Meza Bravo, lotado no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. 3.6) ​Processo 23117.040026/2022-01​.  Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 12 de junho de 2020 a 12 de junho de 2022, do Prof. Luciano Alessandretti, lotado no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. Para apreciação do bloco de processos de avaliação de desempenho docente, o Professor Boscolli solicitou a apresentação dos Pareceres ao Presidente da Comissão, Professor Sérgio Luiz Miranda, que procedeu à leitura dos documentos (3704229) (3704241) (3704183) . Em seguida, os itens foram submetidos à apreciação do Conselho e, não havendo inscritos para discussão, procedeu-se imediatamente à votação. Todos os pareceres do bloco de relatórios foram aprovados por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 3.7) ​Processo 23117.025317/2022-61​.  Apreciação do Relatório de Progressão Funcional do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 09 de abril de 2019 a 08 de abril de 2021, da Prof. Angela Maria Soares, lotada no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. Item retirado de pauta. 3.8) Processo 23117.042850/2022-97. PDU. Apreciação da segunda etapa do trabalho realizado pela Equipe de Planejamento Estratégico e Compras do Instituto de Geografia em conformidade com o PIDE UFU 2022-2027: Plano de Desenvolvimento da Unidade – PDU-IGUFU 2022-2027. O professor Boscolli fez a leitura do  Plano de Desenvolvimento da Unidade (3694090) - PDU IGUFU 2022-2027, conforme apresentado pela Equipe de Planejamento Estratégico e Compras do Instituto de Geografia, em conformidade com o PIDE UFU 2022-2027. Em seguida, o PDU foi submetido à apreciação do Conselho. Inscritos para o debate, os Professores Sérgio Luís Miranda e Cláudio Antonio Di Mauro elogiaram a proposta e recomendaram que a Unidade esteja atenta aos limites dos compromissos assumidos, sem extrapolar para ações que são de responsabilidade institucional da UFU, como no caso do apoio aos/às discentes e aos projetos de ensino-pesquisa-extensão, respectivamente. Após, não havendo mais inscrições, o documento foi submetido à votação e aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 3.9) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a  tratar, às 16h22min, o Senhor Presidente do CONIGUFU deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 23 de junho de 2022.

 

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Ausência Justificada

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Ausência Justificada

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Presente

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Férias

9

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

12.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

13.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

14.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

15.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

16.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Presente

17.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

18.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 28/07/2022, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis, Conselheiro(a), em 28/07/2022, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Cezar Mendes, Conselheiro(a), em 28/07/2022, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 28/07/2022, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 28/07/2022, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Conselheiro(a), em 28/07/2022, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 28/07/2022, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Denis Sebastião Ramos Firmino, Conselheiro(a), em 28/07/2022, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.042851/2022-31 SEI nº 3704500