UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Química - Pontal

Rua 20, 1600 - Bloco 1C - 1º Andar - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5236 - cocqui@pontal.ufu.br - www.facip.ufu.br/quimica
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Análise Instrumental II

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

GQI099

Período/Série:

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

60

Total:

90

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anizio Marcio de Faria

Ano/Semestre:

2019/2

Observações:

Todo material é disponibilizado no Moodle para permitir a interação com os discentes para além dos horários da disciplina.

 

EMENTA

1. Introdução aos Métodos de Separação. 2. Cromatografia Gasosa. 3. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina permite que o discente desenvolva os fundamentos teóricos e práticos básicos das técnicas instrumentais de separação. A parte prática da disciplina permite aos discentes o conhecimento e manuseio da instrumentação envolvida em uma análise qualitativa e quantitativa por cromatografia. Os experimentos práticos auxiliam no entendimento dos conceitos abordados nas aulas teóricas para o desenvolvimento de metodologias que permitem efetuar separações e identificações de compostos orgânicos ou inorgânicos. Esta disciplina possibilita aos discentes a compreensão e utilização das técnicas cromatográficas instrumentais como ferramenta para a separação, identificação e quantificação de compostos, tão necessárias no cotidiano de diversos ramos da indústria química, farmacêutica, ambiental, entre outras.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver no discente a capacidade de desenvolver uma metodologia analítica básica e selecionar a técnica cromatográfica mais adequada na resolução dos problemas reais da análise química.

Objetivos Específicos:

Introduzir e desenvolver os conceitos das técnicas instrumentais de separação em química analítica. Desenvolver no discente a capacidade de quantificar e identificar substâncias em diversas amostras, a partir da aplicação de uma técnica de separação.

PROGRAMA

1. Métodos de Separação: Equilíbrios de partição, coeficiente de partição. Introdução aos métodos de separação. Classificação dos métodos de separação. Extração com solventes, extração em fase sólida, microextração em fase sólida, etc. Cromatografia clássica e moderna. Métodos Cromatográficos de separação: teoria básica; classificação das técnicas cromatográficas; cromatografia planar e em coluna e aplicações.

2. Cromatografia Gasosa: fundamentos teóricos; instrumentação; principais tipos de detectores (detector por ionização em chama, detector por captura de elétrons, detector por condutividade térmica, detector espectrométrico de massas); colunas recheadas e capilares; desenvolvimento de métodos de separação em cromatografia gasosa; principais aplicações da técnica.

3. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência: Cromatografia líquida clássica e de alta eficiência, fundamentos teóricos; cromatografia em fase normal e em fase reversa; instrumentação; tipos de cromatografia líquida (cromatografia por adsorção, cromatografia de partição, cromatografia de troca iônica, cromatografia de exclusão por tamanho); fases estacionárias para CLAE; sistemas de detecção para CLAE; desenvolvimento de métodos de separação em cromatografia líquida; principais aplicações da técnica.

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será apresentado aos discentes na forma de aulas expositivas empregando a lousa branca e, também, a utilização de recursos multimídia. Além disso, experimentos práticos em laboratório envolvendo as técnicas clássicas e instrumentais modernas de separação de compostos serão realizados semanalmente para auxiliar a compreensão dos discentes dos fenômenos experimentais e detalhes instrumentais do conteúdo abordado.

AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho do discente na disciplina será realizada por:

Três avaliações teóricas (P1, P2 e P3):

Cada avaliação valerá 25 % do total de pontos. As avaliações serão individuais e sem consulta.

 

Relatórios de aulas práticas (R):

Ao longo do semestre serão realizados oito experimentos que corresponderão a 25 % do total de pontos. Os relatórios serão elaborados por grupo de discentes e deverão ser entregues na semana posterior à realização da prática. Cada grupo deverá elaborar um anexo a cada relatório, indicando qual o tratamento deve ser realizado para minimizar os resíduos gerados no respectivo experimento.

 

A nota final será composta por:

NOTA = S P + S R

 

Se NOTA 60  è  APROVADO;       NOTA < 40  è  REPROVADO      ou     40 ≤ NOTA < 59  è  Exame

Exame (E): para o discente que obtiver NOTA inferior a 59 na somatória de todas as avaliações lhe será concedida uma avaliação extra (Exame), englobando TODO O CONTEÚDO da disciplina.

NOTA FINAL = (EXAME + 2 x NOTA)/3

Persistindo NOTA FINAL < 59, o discente estará REPROVADO.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] C.H. Collins, G.L. Braga, P.S. Bonato. Fundamentos de Cromatografia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

[2] D.A. Skoog, D.M. West, F.J. Holler, S.R. Crouch. Fundamentos de Química Analítica. 8ª edição, São Paulo: Cengage Learning, 2008.

[3] D.C. Harris. Análise Química Quantitativa. 6ª edição, Rio de Janeiro: LTC Editora, 2005.

Complementar

[1] G.H. Jeffrey, J. Basset, J. Mendham, R.C. Denney. Vogel: Análise Química Quantitativa. 6ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

[2] D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman. Princípios de Análise Instrumental. 6a edição, São Paulo: Editora Bookman, 2002.

[3] F.R.A. Neto, D.S.S. Nunes. Cromatografia Princípios Básicos e Técnicas Afins. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2003.

[4] R. Ciola. Fundamentos da Cromatografia a Líquido de Alto Desempenho. 1ª ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2003.

[5] Q.B. Cass. Desenvolvimento de Métodos por HPLC – Fundamentos, Estratégias e Validação. São Carlos: EdUFSCar, 2001.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1578672 e o código CRC B1DA9810.




Referência: Processo nº 23117.085573/2019-10 SEI nº 1578672