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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, 1600 - Bloco 1C - 1º Andar - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
1. Introdução aos Métodos de Separação. 2. Cromatografia Gasosa. 3. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina permite que o discente desenvolva os fundamentos teóricos e práticos básicos das técnicas instrumentais de separação. A parte prática da disciplina permite aos discentes o conhecimento e manuseio da instrumentação envolvida em uma análise qualitativa e quantitativa por cromatografia. Os experimentos práticos auxiliam no entendimento dos conceitos abordados nas aulas teóricas para o desenvolvimento de metodologias que permitem efetuar separações e identificações de compostos orgânicos ou inorgânicos. Esta disciplina possibilita aos discentes a compreensão e utilização das técnicas cromatográficas instrumentais como ferramenta para a separação, identificação e quantificação de compostos, tão necessárias no cotidiano de diversos ramos da indústria química, farmacêutica, ambiental, entre outras.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver no discente a capacidade de desenvolver uma metodologia analítica básica e selecionar a técnica cromatográfica mais adequada na resolução dos problemas reais da análise química. |
Objetivos Específicos: |
Introduzir e desenvolver os conceitos das técnicas instrumentais de separação em química analítica. Desenvolver no discente a capacidade de quantificar e identificar substâncias em diversas amostras, a partir da aplicação de uma técnica de separação. |
PROGRAMA
1. Métodos de Separação: Equilíbrios de partição, coeficiente de partição. Introdução aos métodos de separação. Classificação dos métodos de separação. Extração com solventes, extração em fase sólida, microextração em fase sólida, etc. Cromatografia clássica e moderna. Métodos Cromatográficos de separação: teoria básica; classificação das técnicas cromatográficas; cromatografia planar e em coluna e aplicações.
2. Cromatografia Gasosa: fundamentos teóricos; instrumentação; principais tipos de detectores (detector por ionização em chama, detector por captura de elétrons, detector por condutividade térmica, detector espectrométrico de massas); colunas recheadas e capilares; desenvolvimento de métodos de separação em cromatografia gasosa; principais aplicações da técnica.
3. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência: Cromatografia líquida clássica e de alta eficiência, fundamentos teóricos; cromatografia em fase normal e em fase reversa; instrumentação; tipos de cromatografia líquida (cromatografia por adsorção, cromatografia de partição, cromatografia de troca iônica, cromatografia de exclusão por tamanho); fases estacionárias para CLAE; sistemas de detecção para CLAE; desenvolvimento de métodos de separação em cromatografia líquida; principais aplicações da técnica.
METODOLOGIA
O conteúdo da disciplina será apresentado aos discentes na forma de aulas expositivas empregando a lousa branca e, também, a utilização de recursos multimídia. Além disso, experimentos práticos em laboratório envolvendo as técnicas clássicas e instrumentais modernas de separação de compostos serão realizados semanalmente para auxiliar a compreensão dos discentes dos fenômenos experimentais e detalhes instrumentais do conteúdo abordado.
AVALIAÇÃO
A avaliação do desempenho do discente na disciplina será realizada por:
Três avaliações teóricas (P1, P2 e P3):
Cada avaliação valerá 25 % do total de pontos. As avaliações serão individuais e sem consulta.
Relatórios de aulas práticas (R):
Ao longo do semestre serão realizados oito experimentos que corresponderão a 25 % do total de pontos. Os relatórios serão elaborados por grupo de discentes e deverão ser entregues na semana posterior à realização da prática. Cada grupo deverá elaborar um anexo a cada relatório, indicando qual o tratamento deve ser realizado para minimizar os resíduos gerados no respectivo experimento.
A nota final será composta por:
NOTA = S P + S R
Se NOTA ≥ 60 è APROVADO; NOTA < 40 è REPROVADO ou 40 ≤ NOTA < 59 è Exame
Exame (E): para o discente que obtiver NOTA inferior a 59 na somatória de todas as avaliações lhe será concedida uma avaliação extra (Exame), englobando TODO O CONTEÚDO da disciplina.
NOTA FINAL = (EXAME + 2 x NOTA)/3
Persistindo NOTA FINAL < 59, o discente estará REPROVADO.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] C.H. Collins, G.L. Braga, P.S. Bonato. Fundamentos de Cromatografia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.
[2] D.A. Skoog, D.M. West, F.J. Holler, S.R. Crouch. Fundamentos de Química Analítica. 8ª edição, São Paulo: Cengage Learning, 2008.
[3] D.C. Harris. Análise Química Quantitativa. 6ª edição, Rio de Janeiro: LTC Editora, 2005.
Complementar
[1] G.H. Jeffrey, J. Basset, J. Mendham, R.C. Denney. Vogel: Análise Química Quantitativa. 6ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
[2] D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman. Princípios de Análise Instrumental. 6a edição, São Paulo: Editora Bookman, 2002.
[3] F.R.A. Neto, D.S.S. Nunes. Cromatografia Princípios Básicos e Técnicas Afins. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2003.
[4] R. Ciola. Fundamentos da Cromatografia a Líquido de Alto Desempenho. 1ª ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2003.
[5] Q.B. Cass. Desenvolvimento de Métodos por HPLC – Fundamentos, Estratégias e Validação. São Carlos: EdUFSCar, 2001.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.085573/2019-10 | SEI nº 1578672 |