|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR CURRÍCULO, CULTURAS, SABERES E ENSINO DE HISTÓRIA |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 45 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Refletir sobre a teoria do currículo e a relação com a cultura, os saberes escolares e o ensino de história.
Analisar a pluralidade de conhecimentos, os saberes sociais e os saberes escolares;
Discutir o currículo, as culturas escolares e as práticas educativas;
Analisar as propostas curriculares para o ensino de história buscando relacionar com as práticas dos professores na sala de aula.
Ementa
A história do currículo, a evolução das tendências e as perspectivas emergentes, o conceito de currículo, revisão de algumas concepções e práticas curriculares hegemônicas. A dimensão política e cultural subjacente à práxis curricular e a dimensão didático-pedagógica dos processos de (re)orientação curricular e re(construção) das culturas e dos saberes na educação escolar. As propostas curriculares para o ensino de história.
PROGRAMA
Unidade 1- A pluralidade de conhecimentos, saberes sociais e saberes escolares
Unidade 2- Currículo, culturas escolares e práticas educativas
Unidade 3- Currículo e ensino de história
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
GOODSON, Ivor F. Currículo – teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
SÁCRISTAN, Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.
GUIMARÃES, S. e GATTI JÚNIOR, D. (Orgs.). Perspectiva do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Edufu, 2011.
HAAL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
MACLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. São Paulo, Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254338 e o código CRC 8768473F. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254338 |