UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4385 / 4208 - www.iq.ufu.br - ppbic@iqufu.ufu.br
  

Timbre

Ata

 

ATA DA REUNIÃO PARA SELEÇÃO INTERNA DA TESE CONCORRENTE AO PRÊMIO CAPES DE TESE - 2023 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCOMBUSTÍVEIS

 

 

Em 13 de abril de 2023, às 13 horas e 30 minutos, na sala virtual de reuniões do Google Meet, reuniu-se a Comissão de Avaliação composta pelos docentes Daniel Pasquini, Anizio Marcio de Faria, Alexandre Soares dos Santos e Marcelo Luiz de Laia para definição da Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biocombustiveis, defendida em 2022, que concorrerá ao Prêmio CAPES de Tese - Edição 2023. O programa recebeu uma única inscrição à chamada de seleção interna, EDITAL PPGBIOCOM Nº 1/2023. Por ter atendido a todos os critérios editalícios, a candidatura examinada, cuja tese intitula-se “EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS VEGETAIS EXPLORADAS PARA O BIODIESL NO BRASIL”, foi considerada apta e, portanto, indicada por unanimidade por esta comissão para representar o PPGBiocomcomo candidata ao Prêmio CAPES de Tese – Edição 2023. O trabalho selecionado, além de ter gerado significativa produção científica, analisa a eficiência da produtividade de matérias-primas vegetais oleaginosas (soja, milho, algodão, amendoim, dendê, girassol e canola) cultivadas em diferentes regiões do país, e que integram a base da produção do biodiesel no Brasil, obtendo como resultado que a soja não é, do ponto de visa ambiental, a melhor cultura para a produção do biodiesel, mas é a oleaginosa cuja escala de produção possibilitou a expansão histórica da cadeia produtiva do biodiesel. Esse trabalho traduz a importância do Programa de Pós-graduação em Biocombustives (UFU/UFVJM), não só na geração de recursos humanos altamente qualificados, mas também como fulcro para o esforço de reflexão sobre alternativas tecnológicas para a cadeia de produção de biocombustíveis alinhadas com princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental. A candidatura aprovada comtempla a importância do biodiesel para a matriz energética brasileira e ilumina a questão da agregação de valor para oleaginosas alternativas à soja, apresentando dados de rendimentos e balanço energético de várias oleaginosas com potencial de produção de biodiesel no Brasil. Por fim, a Comissão de Avaliação interna conclui que a candidatura que se apresenta vai ao encontro de demandas modernas que procuram amplificar em escala e qualidade as alternativas de geração de energia com redução de emissões de carbono. Às 13 horas e 50 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Daniel Pasquini, e pelos membros da comissão de avaliação. Uberlândia, 13 de abril de 2023.

Alexandre Soares dos Santos

Daniel Pasquini

Marcelo Luiz de Laia

Anizio Marcio de Faria


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Daniel Pasquini, Coordenador(a), em 13/04/2023, às 17:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4327866 e o código CRC 2AB391CD.




Referência: Processo nº 23117.017966/2023-79 SEI nº 4327866