UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia Cultural, Humanística, Direitos Humanos e Relações Étnicos-Raciais

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31501

Período/Série:

5º. 

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. Anderson Pereira Portuguez

Ano/Semestre:

1º/20212 (ano civi l 2022)

Observações:

Disciplina ministrada em formato remoto.

 

EMENTA

Geografia cultural: gênese, renovação e revalorização. Conceitos e temas da Geografia Cultural. Geografia cultural e grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, criticismo, estruturalismo e humanismo. Natureza, ruralidades e urbanidades na abordagem cultural da Geografia. Cultura e simbolismo nas paisagens humanísticas. Escalas e abordagem culturalista na Geografia Humanística. O conceito de Direitos Humanos. Os conceitos de questões étnico-raciais e relações étnico-raciais. A emergência das discussões de Direitos Humanos e questões Étnico-Raciais no Brasil atual. O papel da Geografia na discussão crítica dos Direitos Humanos e das questões étnico-raciais. Geografia e Diversidade Religiosa. Geografia e os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educavas. As categorias de análise da Geografia e a abordagem dos Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais. O Estatuto Brasileiro da Igualdade Racial. Formação crítica e atuação profissional do Bacharel e do Licenciado em Geografia frente às questões de Direitos Humanos e relações étnico-raciais.

JUSTIFICATIVA

A formação do graduando em Geografia exige, na atualidade, conhecimentos básicos e críticos sobre a questão cultural e comprometimento com as causas antirracistas e de combate ao desrespeito aos Direitos Humanos. Esta disciplina ofertará elementos teóricos e exemplos reais que despertarão os discentes para a necessidade de pensar a cultura como um patrimônio complexo e coletivo e que, por esta razão, deve acolher a diversidade existente na condição humana. No plano da educação, a cultura é um tema transversal que exige dos educadores um entendimento abrangente e integrador sobre as diferentes matrizes que deram origem à identidade brasileira. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os princípios e fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia Cultural e do pensamento humanístico na Geografia, seus papéis na apreensão da organização espacial em seus múltiplos aspectos e fazer a interlocução com a discussão sobre a Diversidade Religiosa, os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educavas, além do debate sobre os Direitos Humanos e as relações étnico-raciais no Brasil.

Objetivos Específicos:

  • Discutir sobre a formação da Geografia Cultural e sua revalorização no tempo presente.
  • Entender como as teorias sistêmica, estruturalista, crítica e humanista influenciaram na formação da nova Geografia Cultural.
  • Compreender como as categorias de análise da Geografia podem ser trabalhadas a partir de um olhar humanístico e culturalista.
  • Estudar como a cultura pode ser utilizada em estudos geográficos em diferentes escalas: do local ao global.
  • Dimensionar os elementos culturais dos diferentes grupos étnicos e raciais que formaram o povo brasileiro.
  • Entender os conceitos de Direitos Humanos e questões étnico-raciais e a relevância dos mesmos para a sociedade brasileira.
  • Refletir sobre o papel da Geografia na discussão crítica dos Direitos Humanos e das questões étnico-raciais, tomando por base as categorias de análise dessa ciência;
  • Discutir o marco legal que trata das questões e relações étnico-raciais no Brasil: o “Estatuto da Igualdade Racial”;
  • Contextualizar a necessidade de inserção da questão da cidadania, dos Direitos Humanos, das relações étnico-raciais, da Diversidade Religiosa, dos direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas em ambientes profissionais onde atuam os profissionais da Geografia – espaços escolares e de atuação técnica.

PROGRAMA

1 - GÊNESE, RENOVAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA CULTURAL.

1.1 - Geografia cultural: histórico de sua formação.

1.2 - Renovação e revalorização da geografia cultural.

1.3 - Principais autores e concepções de geografia cultural e cultura.

1.4 - Métodos da geografia cultural.

1.5 - Pesquisas na perspecva da geografia cultural.

2 - PRINCIPAIS CONCEITOS E TEMAS DA GEOGRAFIA CULTURAL: CULTURA, PAISAGEM CULTURAL, REGIÃO CULTURAL, TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES, ECOLOGIA CULTURAL, ÁREA CULTURAL, HISTÓRIA CULTURAL, ENTRE OUTROS.

2.1 – As grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, cricismo, estruturalismo e humanismo.

3 - O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS, DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

4 - OS DISCURSOS RACIAIS, DE RACISMO E EUGENIA NA PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS EXCLUDENTES E A EMERGÊNCIA DAS DISCUSSÕES DE DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL .

5 - O PAPEL DA GEOGRAFIA NA DISCUSSÃO CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS - LEGISLAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE.

6 - A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, SEUS TERRITÓRIOS E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA.

7 - A QUESTÃO DOS NEGROS NO BRASIL, SEUS TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE EXCLUSÃO SOCIAL.

8 - FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

9 - FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DA DIVERSIDADE RELIGIOSA, DOS DIREITOS EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS.

METODOLOGIA

 

01/12/21 Apresentação do programa, do professor, da turma e da disciplina. 
08/12/21 GÊNESE, RENOVAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA CULTURAL.
15/12/21 Geografia cultural: histórico de sua formação.
05/01/22 Renovação e revalorização da geografia cultural.
12/01/22 Principais autores e concepções de geografia cultural e cultura.
19/01/22 Métodos da geografia cultural.
26/01/22 Pesquisas na perspecva da geografia cultural.
02/02/22 As grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, cricismo, estruturalismo e humanismo.
09/02/22 O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS, DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
16/02/22 OS DISCURSOS RACIAIS, DE RACISMO E EUGENIA NA PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS EXCLUDENTES E A EMERGÊNCIA DAS DISCUSSÕES DE DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL .
23/02/22 O PAPEL DA GEOGRAFIA NA DISCUSSÃO CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS - LEGISLAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE.
02/03/22 Quarta-feira de cinzas 
09/03/22 A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, SEUS TERRITÓRIOS E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA.
16/03/22 A QUESTÃO DOS NEGROS NO BRASIL, SEUS TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE EXCLUSÃO SOCIAL.
23//03/22 FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
30/03/22 FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DA DIVERSIDADE RELIGIOSA, DOS DIREITOS EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS.

AVALIAÇÃO

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARANTES, A. A. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Zeny. (Org.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia cultural: um século (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2000.

Complementar

BURITY, J. A. (Org.). Cultura e idendade: perspecvas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CASTRO, I. E. et al. Explorações geográficas: percursos no fim do século. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: Edunesp, 2005.

PORTUGUEZ, A. P. Espaço e cultura na religiosidade afro-brasileira. Ituiutaba, MG: Barlavento, 2015.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Anderson Pereira Portuguez, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/11/2021, às 21:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 SEI nº 3144676