UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

FÍSICA EXPERIMENTAL II

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP

32402

Período/Série:

 

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. Raul F. Cuevas

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

 Hidrostática e Hidrodinâmica, Calorimetria e Condução de calor, Leis da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases, Movimento Oscilatório, Ondas em Meios Elásticos, Ondas Sonoras, Gravitação

JUSTIFICATIVA

A disciplina Física Experimental II permitirá que o discente aborde os conceitos estudados na Física II desde o ponto de vista experimental desenvolvendo a criatividade e o senso critico. A experiência no laboratório deve facilitar ao formando a possibilidade de ele mesmo construir seu conhecimento sobre o tema estudado, integrando a teoria com a prática.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Abordar os conceitos estudados na Mecânica dos fluidos, Calorimetria e no Movimento Oscilatório desde o ponto de vista experimental focalizando o desenvolvimento e aplicação das técnicas de tratamento de dados.

Objetivos Específicos:

Os objetivos desta disciplina são permitir que o estudante: (1) Tome contato com as técnicas que atualmente são usados na analise dos fenômenos físicos estudados na Física Experimental II (Mecânica dos Fluidos, Teoria Cinética dos gases, Calor e Termodinâmica, Mecânica Ondulatória,). (2) vivencie a atividade experimental como uns dos eixos fundamentais de sua formação profissional, dando-lhe a oportunidade de desenvolver sua criatividade e senso crítico. (3) Integre a experiência prática com o desenvolvimento da teoria e a construção de modelos em Física. (4) Aprenda a obter e interpretar os resultados de suas experiências no laboratório e a se comunicar com a comunidade científica em geral.

PROGRAMA

Apresentação da Disciplina

Revisão: Instrumentação no laboratório de Fluidos, Calor e Ondas: sistemas de aquisição de dados em tempo real.  Sensores e Interface DataStudio-Capstone

técnicas de analise para o tratamento de dados, Construção e interpretação de gráficos.

Exp. 01: Aceleração Gravitacional (Pêndulo Simples)

Exp. 02: Oscilações Mecânicas (Sistema massa-mola, Lei de Hooke)

Exp. 03: Ondas Transversais (Ondas em uma corda)

Exp. 04: Densidade de Sólidos – Princípio de Arquimedes 

Prova de Laboratório I

Exp. 05: Lei de Boyle – Gás ideal a temperatura constante

Exp. 06: Viscosidade – Método de Stokes

Exp. 07: Quantidade de calor

Exp. 08: Lei de Resfriamento de Newton (Transferência de Calor)

Recuperação de experimento não realizado

Prova de Laboratório II

Prova de Recuperação

METODOLOGIA

  1. Antes de cada experimento, a modo de preparação para o trabalho no laboratório, o discente deverá ter revisado os conceitos e o roteiro sobre o tema a ser estudado no experimento. O material básico para o desenvolvimento das experiências será colocado a disposição do aluno com a devida antecipação na página web da disciplina no Moodle da UFU; ou mesmo poderá ser entregue em sala de aula. Antes de cada experimento, o estudante individualmente, deverá responder as questões formuladas num teste PRE-LAB na seção preparada para cada experimento na página da disciplina no Moodle-UFU. Todos os trabalhos no laboratório serão realizados em equipe de no máximo três alunos. Cada equipe de trabalho apresentará pelo menos um dos temas programados e o professor propiciará a discussão dos conceitos envolvidos e trabalhará junto aos estudantes as dúvidas surgidas e relacionadas com a preparação do experimento. Em cada experimento o aluno deverá se familiarizar com o equipamento para evitar acidentes, montar, executar e coletar os dados necessários do experimento para preparar um relatório de atividades que deverá será entregue na aula seguinte ao final de cada experimento. Ao longo do desenvolvimento da experiência, o professor supervisionará o trabalho dos alunos e suscitará discussão e troca de ideias sobre as dificuldades na execução, coleta e tratamento de dados, assim como nos fenômenos observados durante o experimento. Caso seja necessário, os alunos poderão ter acesso ao laboratório para desenvolver seu experimento em horários diferentes ao de aula sempre que sejam previamente combinados com o professor e exista a possibilidade de uso do ambiente.
  2. Ainda, para cada experimento na página da disciplina no Moodle-UFU será disponibilizado links específicos de vídeos, textos ou slides; sobre o tema estudado, correspondendo ao discente complementar com pesquisa própria o material que seja necessário de acordo com suas necessidades, interesses e espírito crítico.
  3. Atendimento aos estudantes; para resolver as dúvidas que surjam das atividades programadas será realizado presencialmente no horário de terça-feira as 14:00h até 15:00h. Haverá atendimento “on-line” para o discente que o solicite, através da plataforma, conferencia web da RNP, na sala https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/raul-fernando-cuevas-rojas Na sexta-feira das 14:00h até 15:00h Para este atendimento os discentes deverão enviar e-mail ao  professor (ferymar@ufu.br).

AVALIAÇÃO

A assiduidade dos discentes será registrada pela sua presença na sala de aula. Ao final de cada experimento o discente deverá preparar um relatório escrito do experimento realizado seguindo as pautas dadas pelo professor e o entregará em aula seguinte de acordo com a programação como parte de sua avaliação. No relatório serão avaliados: a planificação do trabalho e sentido da responsabilidade profissional; o conteúdo cientifico-técnico do trabalho desenvolvido e expressado no relatório. A nota será atribuída de modo seguinte: na entrega pontual do relatório (2,5); isto é, no dia e horário combinado de acordo com a programação. (2,5) serão atribuídos em função da qualidade dos dados levantados no experimento e na realização de todas as atividades sugeridas no roteiro; na fundamentação e qualidade cientifica da discussão apresentada no relatório será atribuído (3).  No resumo (1) e nas conclusões (1). Para cada semana de atraso na entrega do relatório na sala de aula a pontuação correspondente será diminuída em 50%. Para relatórios entregues na terceira semana após realização do experimento, a pontuação será igual zero. Após terceira semana não é mais aceito o relatório e a nota será igual zero. Caso o relatório mostre sinais de plagio ou cola de outro relatório, seja este, de colega da turma atual ou de qualquer outra turma que já tinha feito a disciplina, será adjudicada a nota de zero para todos os discentes envolvidos. Para cada experimento desenvolvido na aula haverá um test PRE-LAB (com perguntas abertas ou de múltipla escolha), como parte da avaliação do discente. O test tem o propósito de preparar ao esudante para uma discussão mais elaborada sobre o tema a ser tratado na sala de aula. O estudante terá duas oportunidades para enviar o test. A entrega da test será registrada via Moodle-UFU e avaliada com nota de zero (0) a dez (10). Ainda os discentes serão avaliados individualmente através de duas provas. As provas poderão ser escritas a serem desenvolvidas em sala de aula ou através do desenvolvimento de projetos específicos com a temática tratada na disciplina. A primeira prova será programada para após de culminado o primer 50% do conteúdo e a segunda prova ao final dos outros 50%, sendo a matéria a ser avaliada aquela correspondente ao período respectivo. As provas serão desenvolvidas no horário da aula.  A média final inicial (MFI) será obtida com base ao seguinte algoritmo:

MFI = 0,5(MR) + 0,35(MPROV) + 0,15(MTEST)                                               

Onde

MR: média das notas dos relatórios.

MPROV: média das provas

MTEST: média das test.

Recuperação: Para os discentes que não atinjam a média final para aprovar a disciplina será oferecido uma prova de recuperação que compreenderá todos os conteúdos trabalhados na disciplina. Para os discentes que se submetam a esta prova a média final com recuperação (MFR) será recalculada com base a seguinte algoritmo:

MFR = 0,5(MFI) + 0,5(PR)

Onde

MFI: média final inicial.

PR: nota da prova de recuperação

Para o registro de resultados a MFI e a MFR serão multiplicados pelo fator 10 e arredondados conforme as réguas convencionais (decimal igual ou maior que cinco (5) arredonda para o número inteiro superior imediato. Decimal menor que cinco (5) arredonda para o número inteiro constante).

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. Finn, E. J., Alonso, M. Física; um curso universitário, vol 1, Ed. Edgard Blücher, São Paulo, SP, 10a. ed., 2004.
  2. Halliday, D., Resnick, R., Krane, K. S. Física 2, LTC  Editora, Rio de Janeiro, RJ, 5a. ed.,  2003.
  3. Nussenzveig, H. M., Curso de Física Básica Básica – Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor, vol 2, Ed Edgard Blücher, São Paulo, SP., 4a. ed., 2002.

Complementar

  1. Tipler,P. A., Mosca, G. Física para cientistas e engenheiros, vol 1 , LTC Editora, Rio de Janeiro, RJ, 5a. ed.,  2006.
  2. Paul G. Hewitt, Física Conceitual, Ed. Bookman, 2002, 9 Edic.
  3. An Introduction to Error Analysis, John R. Taylor, University Science Book, 2 Edic.
  4. Richard Feynman, Robert B. Leighton, Matthew Sands, Lições de Física, vol I, Ed. Bookman, 2008.
  5. Artigos publicados em periódicos de ensino e divulgação fornecidos pelo professor.
  6. Roteiros dos experimentos preparados e fornecidos pelo professor.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3855399