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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Dispositivos e técnicas de acionamento de motores elétricos.
JUSTIFICATIVA
Fornecer ao aluno conhecimentos sobre o comportamento dos motores elétricos em função das necessidades mecânicas de conjugado e velocidade, das perturbações elétricas da fonte supridora de energia e das condições ambientais adversas, bem como estabelecer critérios para selecionar, de acordo com o regime de trabalho e características específicas de cada acionamento, o tipo e a potência do motor mais adequado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de:
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Objetivos Específicos: |
1. Dispositivos e Diagramas de Comando e Proteção de Motores Elétricos 1.1 O aluno, após o estudo desse tópico, deverá ter conhecimento sobre a simbologia e a normalização de diagramas de comandos com motores elétricos, bem como os dispositivos de comando e proteção de motores elétricos. Deverá saber ainda, fazer a coordenação entre os dispositivos de proteção. 1.2 Ainda, neste tópico, o aluno deverá ter conhecimento sobre os diversos dispositivos de partida de motores elétricos e suas aplicações. 2 Dinâmica dos Acionamentos Elétricos 2.1 Espera-se que o aluno tenha adquirido conhecimentos sobre o comportamento mecânico dos tipos clássicos de cargas de motores elétricos e que saiba determinar a característica de conjugado de uma carga qualquer. O aluno deverá também saber relacionar as cargas em diferentes velocidades com a velocidade do motor. 2.2 O aluno deverá saber calcular tempos de arranque dos motores e ajustar os relés de aceleração dos dispositivos de partida. 3 Características Mecânicas de Motores de Corrente Alternada 3.1 Ao final desse tópico o aluno deverá ter consolidado seus conhecimentos sobre as características de desempenho mecânico dos motores de indução trifásicos. Deverá também conhecer os efeitos de tensões desequilibradas aplicadas a esses motores e os limites de desequilíbrios admissíveis para as fontes alimentadoras. 3.2 O aluno deverá também conhecer o desempenho dos motores de indução em regimes de partidas e frenagens e suas aplicações industriais. 4 Seleção e Aplicação de Motores Elétricos 4.1 O aluno deverá conhecer os diversos tipos de regimes de trabalho normalizados pela ABNT e suas especificações, conhecer o comportamento térmico dos motores elétricos instalados em ambientais normais e adequar os mesmos para as instalações em ambientes anormais. 4.2 Espera-se que, com os conhecimentos adquiridos ao final deste tópico, o aluno seja capaz de dimensionar convenientemente um motor elétrico para as mais diversas aplicações industriais segundo os critérios de economia, segurança e confiabilidade. 5 Características Mecânicas de Motores de Corrente Contínua 5.1 Após o estudo desse tópico, espera-se que o aluno tenha consolidado os seus conhecimentos sobre o desempenho mecânico dos motores de corrente contínua e as aplicações industriais dos mesmos. Espera-se ainda, que o aluno saiba calcular o dispositivo de partida para motores de corrente contínua e analisar o comportamento de tais motores em diferentes regimes de frenagens. 5.2 Ao final desse tópico, o aluno deverá conhecer os métodos clássicos. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Técnicas de Ensino:
Aulas síncronas dialogadas e expositivas, utilizando recursos audiovisuais e materiais didáticos da disciplina. A plataforma previamente escolhida e preparada é o Microsoft Teams; caso haja necessidade, haverá troca da plataforma.
Aulas práticas serão realizadas na forma assíncrona em forma de estudos dirigidos, simulações e trabalhos de pesquisa;
Atividades em grupo envolvendo simulações computacionais e resolução de exercícios
Cronograma de Desenvolvimento do Programa
Aulas Teóricas Síncronas
no das Aulas |
Conteúdo |
01 e 02 |
Introdução: Apresentação do plano de ensino e do sistema de avaliação |
03 e 04 |
Dispositivos de comando e proteção de motores elétricos |
05 e 06 |
Dispositivos de partida de motores elétricos |
07 e 08 |
Características mecânicas de diversas cargas |
09 e 10 |
Redução de conjugados ao eixo do motor |
11 |
Cálculo aproximado de tempo de partida |
12 |
Primeira avaliação: 25,0 pontos |
13 e 14 |
Características de conjugado dos motores de indução trifásicos |
15 e 16 |
Cálculo aproximado dos parâmetros do circuito equivalente através dos dados nominais |
17 e 18 |
Análise de desempenho dos motores de indução trifásicos sob alimentação desequilibrada |
19 e 20 |
Perdas de energia no motor devido aos processos transitórios |
21 e 22 |
Regimes de trabalho normalizados para os motores elétricos, dimensionamento para o regime permanente. |
23 e 24 |
Regimes de trabalho normalizados para os motores elétricos, dimensionamento para o regime permanente. |
25 e 26 |
Aquecimento e arrefecimento dos motores elétricos, efeito da temperatura ambiente e efeito de altitude |
27 e 28 |
Dimensionamento de motores elétricos considerando partidas e frenagens elétricas |
29 |
Dimensionamento de motores elétricos considerando partidas e frenagens elétricas |
30 |
Segunda avaliação: 25,0 pontos |
Aulas Práticas Síncronas
no das Aulas |
Conteúdo |
01 |
Apresentação da plataforma didática para as aulas práticas |
02 |
Dispositivo eletromagnético de partida de MIT e Partida direta sem reversão |
03 |
Partida direta com reversão do MIT |
04 |
Chave estrela triângulo convencional sem reversão |
05 |
Chave estrela triângulo automática com reversão |
06 |
Chave estrela triângulo automática com reversão utilizando CLP |
07 |
Chave compensadora automática sem reversão |
08 |
Chave compensadora automática com reversão |
09 |
Dispositivo eletrônico de partida suave para MIT “SOFTSTARTER” |
10 |
Dispositivo eletrônico de partida suave para MIT “SOFTSTARTER” |
11 |
Conversor eletrônico de tensão e frequência PWM |
12 |
Conversor eletrônico de tensão e frequência PWM |
13 |
Avaliação prática – síncrona: Valor: 20,0 pontos |
14 |
Avaliação prática – síncrona: Valor: 20,0 pontos |
15 |
Avaliação prática – síncrona: Valor: 20,0 pontos |
AVALIAÇÃO
Para serem aprovados na disciplina os alunos deverão cumprir os seguintes requisitos:
1. Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas (aulas teóricas + aulas práticas) que será verificada através de verificação oral ou listagem da aula síncrona no Microsoft Teams.
2. Obter 60 pontos de um total de 100, que serão distribuídos da seguinte forma:
· Duas avaliações da parte teórica da disciplina, em datas marcadas nos primeiros dias de aulas, sendo atribuído à primeira prova o valor de 25 pontos, à segunda o valor de 25 pontos;
· Apresentação da solução do projeto de dimensionamento de chave de partida individual – valor 15 pontos;
· Apresentação da solução completa (comandos, potência, especificação dos motores) de um projeto de acionamento de planta industrial individual valor 15 pontos.
Datas das avaliações marcadas no dia 12/07/2021:
Primeira avaliação teórica escrita síncrona: 30/08/2021
Segunda avaliação teórica escrita síncrona: 26/10/2021
Atividades de habilidade técnica: 20/10/2021, 27/10/2021 e 03/11/2021
Primeiro trabalho: Deve ser enviado até 31/08/2021
Segundo trabalho: Deve ser enviado até 30/09/2021
Observações:
1. As avaliações teóricas serão realizadas online com a duração de duas horas-aula (100 minutos) para a elaboração da solução. O arquivo deverá ser enviado para a área de arquivos da plataforma Microsoft Teams (25,0 pontos);
2. Trabalhos de aplicação de Acionamentos Elétricos
· Os relatórios deverão ser escritos de acordo com os padrões usuais para relatórios técnicos e entregues na plataforma Microsoft Teams até a data especificada.
3. Avaliações práticas de habilidade técnica
· Estas avaliações consistem da aplicação prática de conhecimentos de acionamentos elétricos utilizando o software de simulação de comandos e aplicação prática da solução.
4. As datas e horários das provas são marcados no início do curso e poderão ser mudados, desde que 100% dos alunos matriculados no curso estejam de acordo.
5. Todas as comunicações e divulgações de notas serão feitas na área de chat do Microsoft Teams para esta disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Luciano Coutinho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/06/2021, às 10:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2861674 e o código CRC F941B6DB. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2861674 |