|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA, LINGUAGENS E NARRATIVAS |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Contribuir para que os alunos compreendam as relações entre história, linguagens e narratividade;
Fornecer subsídios para que os alunos conheçam as metodologias de análise de diferentes linguagens – fotográfica, cinematográfica, teatral, literária, etc. – e suas potencialidades como fontes para a pesquisa e o ensino de história;
Possibilitar aos alunos a compreensão das relações de poder e das disputas de memória presentes nas narrativas expressas por meio de diferentes linguagens.
Ementa
História e narrativa. As múltiplas linguagens e a construção histórica de significados por meio de suas narrativas. Aspectos teóricos das ideias de texto, autor e leitor. Produção, difusão e apropriação de narrativas. Metodologias de análise de diferentes linguagens e de suas narrativas.
PROGRAMA
Unidade 1- Aspectos teórico-metodológicos da relação entre história e narrativa
Unidade 2- Linguagens e narrativas: metodologias de análise
Unidade 3- Usos do passado e linguagens: história, memória, poder e narratividade
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 2011.
CARDOSO, Ciro; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CHARTIER, Roger. O que é um autor? revisão de uma genealogia. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003, 2012.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun. (orgs.). Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olho d’Água, 2006.
MARCONDES, Beatriz. Como usar outras linguagens na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254340 e o código CRC 355DF2F7. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254340 |