UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

Componente curricular: Enriquecimento Instrumental

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31109

Período/Série:

Turma:

C

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Keiji Yamanaka

Ano/Semestre:

2022/02

Observações:

 

 

EMENTA

Inovação, ideação, projeto e execução de protótipos com base em projetos de engenharia, eletrônica, robótica e/ou sistemas microprocessados, inspirado em conteúdos similares aos disponíveis gratuitamente no sítio eletrônico www.instructables.com, uma comunidade DIY (Do It Yourself ou “faça-você-mesmo”).

JUSTIFICATIVA

Incentivar o discente ao processo investigativo, aliado à prática de desenvolvimento de soluções "Making Things".

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Introduzir os alunos aos conceitos básicos sobre leitura e compreensão de possíveis projetos de engenharia, eletrônica, robótica e sistemas microprocessados disponíveis online.

Objetivos Específicos:

• Incentivar a inovação, ideação, gestão sistematizada e execução de projetos
• Proporcionar aos alunos ingressantes um contato inicial com montagem de protótipos de projetos a partir de:
◦ o uso de sistemas com microprocessadores e/ou microcontroladores baseados em plataformas de prototipagem eletrônica, em especial os não proprietários;
◦ a exploração de aspectos de software e de hardware;
◦ o uso de sensores e atuadores.
• Fomentar o interesse e a aprendizagem de inglês instrumental.
• Aprender conceitos iniciais para desenvolvimento de aplicações na Internet e uso de computação em nuvem.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de compreender as dimensões e desafios de projetos disponíveis, assim como estimar quais serão as dificuldades de cada etapa de montagem e como buscar informações que o auxiliem nesse processo.

PROGRAMA

• semana 01 – Dispensa para participação da semana do Trote Social, atividade extracurricular
• semana 02– Apresentação do curso, equipamentos necessários. Identificação de componentes básicos:Resistores, capacitores, transistores, CIs: código de cores, códigos numéricos, datasheets; Montagem em matriz de contato (protoboard ou breadboard)
• semana 03 – Diferenças conceituais entre microprocessador e microcontrolador; Apresentação Arduino/NodeMCU: plataforma open-source de prototi pagem eletrônica para a criação de produtos; Projeto 0(Pisca-pisca)
• semana 04 – Projeto 1 (Semáforos com aviso piscante)
• semana 05 – Projeto 2 (Brilho oscilante com interruptor de luz)
• semana 06– Projeto 3 (Mini-teclado musical)
• semana 07– Projeto 4 (Contador sensível à luz)
• semana 08 – Breve introdução Sensores e atuadores; Conceitos de captura de dados (A/D),amostragem,média (sensores); Conceitos de PWM (D/A), corrente/potência máxima (atuadores)
• semana 09 – Projeto 5 (Acionando e controlando motor)
• semana 10 – Projeto 6 (VGA Pong)
• semana 11 – Projeto 7 (Luz de humor com controle por internet)
• semana 12 – Projeto 8 (IoT / cliente MQTT)
• semana 13 – Montagem em PCB (inglês) ou PCI (placa de circuito impresso); fabricação; Soldagem de componentes; projetar PCIs (KiCAD)
• semana 14– Projeto Final, a escolha, em equipe
• semana 15 – Projeto Final, a escolha, em equipe

• semana 16– apresentação do projeto final

METODOLOGIA

• Aulas de laboratório com roteiros e apoio de sítios informativos de internet;
• Discussão sobre dúvidas, exposição de exemplos, orientação em projetos.
Entregas de trabalho e reposição de material instrucional, por meio de turma específica, disponível na Plataforma Microsoft TEAMS

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos da seguinte forma:
• A cada um dos 8 projetos (1 a 8), será requisitado um relatório para ser avaliado (até 50 pontos).
• Ao final do curso, um projeto em equipe a ser escolhido será apresentado em sala e avaliado (até 50 pontos).

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. MCROBERTS, Michael. Arduino básico . São Paulo: Novatec, 2011. 453 p., il. Inclui índice. ISBN 9788575222744 (broch.).
2. FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. Rio de Janeiro: Campus, 2013. 229 p., il. (algumas col.), 17 x 24. Bibliografia: p. 223-224. ISBN9788535274561(broch.).
3. A GUIDE to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide). 5th ed. Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Institute, Inc., 2013. xxi, 589 pag., il, 27 cm. Inclui bibliografia e índice.ISBN 9781935589679 (broch.).

Complementar

Complementar
1. MONK, Simon. 30 Arduino Projects for the Evil Genius . 2a edição. McGraw Hill, 2013. 224p.ISBN:9780071817738.
2. MANO, M. Morris. Digital design . Upper Saddle River: Prenti ce Hall, 2007. xv, 608 p., il. +. Inclui índice.ISBN 0131989243 (enc.).
3. KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, c2005. 241 p., il. Inclui bibliografi  a e índice. ISBN 9788535215243 (broch.).
4. CRAFT, Brock. Arduino Projects for Dummies . John Wiley & Sons, 2013. 386p. ISBN9781118551479(broch.).
5. TAUB, Herbert. Circuitos digitais e microprocessadores . São Paulo: McGraw-Hill, 1984. 510p., il.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Keiji Yamanaka, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4247539 e o código CRC AD14D18E.




Referência: Processo nº 23117.002527/2023-61 SEI nº 4247539