UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Agrárias

Rodovia BR 050, Km 78, Bloco 1CCG - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 2512-6700 - www.iciag.ufu.br - iciag@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Recuperação de áreas degradadas

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG)

Código:

ICIAG33703

Período/Série:

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Tatiane Pereira Santos Assis

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

a)  Horário de aula: Quinta-feira: 14h - 17h40.

Sala de aula da disciplina: Bloco 1BCG, sala 1B 209 - Campus Glória

Atendimento ao aluno: Toda terça-feira, das 14h às 15h. Local: Sala da docente - Bloco 1CCG, sala 304 - Campus Glória.

E-mail: tatianesantos@ufu.br WhatsApp: (34) 9 8829-4310

 

 

b)  Disciplina ofertada de forma presencial cuja aprovação e execução seguem em conformidade com as Resoluções nº 30/2022 do CONSUN; CONGRAD nº 32/2021, que garante o cumprimento integral das cargas horárias dos componentes curriculares dos cursos de graduação; CONGRAD nº 73/2022 que aprova os calendários acadêmicos 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2.

 

c)  Ao se matricular na disciplina, o (a) discente declara-se ciente das normas estabelecidas nesse plano de ensino e nas resoluções supracitadas.

 

O(a)s discentes devem conferir o Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia (http://www0.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf), especialmente no que diz respeito a fraudes ou comportamento fraudulento observados no Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.

 

EMENTA

Caracterização de áreas degradadas e introdução à recuperação de áreas degradadas; ciclo de nutrientes e sustentabilidade; reconhecimento e diagnóstico de áreas degradadas; indicadores de qualidade de solo e da água para avaliação da degradação e monitoramento de processos de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD); estratégias para conservação do solo e águas e recuperação de áreas degradadas; técnicas de recomposição florestal; noções sobre estudos e relatórios e legislação ambiental.

 

JUSTIFICATIVA

Frente à crescente degradação ambiental que se impõe aos diversos ecossistemas, a recuperação de áreas degradadas tem se tornado uma prioridade nos diversos sistemas. Recuperam-se áreas antropicamente alteradas, na busca de se amenizarem os efeitos negativos da degradação nos ecossistemas, bem como na qualidade de vida da população, quando o ideal seria uma adequação ambiental das atividades antrópicas, que garantiria essa qualidade sem a necessidade de posteriores aplicações de medidas de recuperação.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a visualizar e analisar os processos de degradação ambiental. Compreender as suas causas, consequências e impactos ambientais.

Objetivos Específicos:

Avaliar as formas de recuperação mais adequadas em situações específicas. Estabelecer as ações de recuperação definidas pelas características do entorno e pelo histórico de degradação. Fornecer subsídios técnicos para planejamento, elaboração e execução de projetos de recuperação de áreas degradadas.

PROGRAMA

Teórico

  1. Conceituação e caracterização de área degradada.
    1. Área degradada e área perturbada.
    2. Recuperação, reutilização e reabilitação de áreas.
  2. Origens e efeitos da degradação de ambientes.
    1. Degradação de solos.
    2. Degradação de recursos hídricos.
  3. Objetivos da recuperação de áreas degradadas (RAD).
  4. Princípios de ecologia aplicados aos processos de RAD.
    1. Sucessão ecológica.
  5. Geomorfologia no contexto de recuperação ambiental.
  6. Pedogênese no contexto de recuperação ambiental.
  7. Bacias hidrográficas no contexto de recuperação ambiental.
  8. Tipos de erosão do solo, assoreamento e contaminação de recursos hídricos.
  1.     Erosão pluvial, erosão em splash, erosão laminar, erosão em sulcos, ravinas, erosão fluvial, voçoroca, erosão marinha, erosão eólica, erosão glacial, erosão por gravidade, erosão geológica.
  1. Atividades em áreas urbanas, impactos ambientais e recuperação de área degradada.
    1. Depósito de resíduos industriais e urbanos.
    2. Ocupação habitacional em situação de risco.
    3. Erosão em áreas urbanas.
    4. Rios assoreados e/ou contaminados.
  2. Atividades agropecuárias, impactos ambientais e recuperação de área degradada.
    1. Preparo do solo, tipos de plantio, tipos de cultivo, coberturas do solo.
    2. Erosão em áreas rurais.
    3. Rios assoreados e/ou contaminados.
    4. Práticas de caráter mecânico.
    5. Práticas de controle de nutrientes.
    6. Práticas florestais de sustentabilidade ambiental.
  3. Atividades em empreendimentos hidrelétricos, impactos ambientais e recuperação de área degradada.
  4. Atividade minerária, impactos ambientais e recuperação de área degradada.
  5. Técnicas de recuperação de áreas degradadas.
    1. Revegetação - Condução da regeneração natural; plantio por sementes; plantio por mudas.
    2. Tecnologias geotécnicas.
    3. Remediação.
  6. Reserva legal, área de preservação permanente (APP) e recuperação de área degradada.
  7. Matas ciliares, matas de galeria e recuperação de área degradada.
  8. Unidades de conservação (UC) e recuperação de áreas degradadas.

 

  1. Plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD).
    1. Planejamento e procedimentos para recuperação de área degradada.

 

Prático

  1. Modelos de elaboração, implantação, manutenção e monitoramento de planos de recuperação de áreas degradadas.
  2. Elaboração, análise e apresentação de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).
  3. Materiais bibliográficos e audiovisuais que forneçam aos alunos conhecimento de diferentes programas de recuperação de áreas degradadas.

 

CRONOGRAMA DETALHADO DA DISCIPLINA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DO 1º SEMESTRE DE 2023

 

Semana

Data

Conteúdo programático

 

1

 

03/08/2023

 

Apresentação da disciplina, plano de ensino, formas de avaliação, Moodle.

  1. Conceituação e caracterização de área degradada.
  2. Origens e efeitos da degradação de ambientes.
  3. Objetivos da recuperação de áreas degradadas (RAD).
  4. Princípios de ecologia aplicados aos processos de RAD.

 

2

 

10/08/2023

 

  1. Geomorfologia no contexto de recuperação ambiental.
  2. Pedogênese no contexto de recuperação ambiental.
  3. Bacias hidrográficas no contexto de recuperação ambiental.
  4. Tipos de erosão do solo, assoreamento e contaminação de recursos hídricos.
  5. Atividades em áreas urbanas, impactos ambientais e recuperação de área degradada.
  6. Atividades agropecuárias, impactos ambientais e recuperação de área degradada.

 

3

 

17/08/2023

 

Plano de recuperação de áreas degradadas – PRAD.

 

4

 

24/08/2023

 

  1. Atividades em empreendimentos hidrelétricos, impactos ambientais e recuperação de área degradada.
  2. Atividade minerária, impactos ambientais e recuperação de área degradada.

 

5

 

31/08/2023

 

Não haverá aula. Motivo: Feriado - Aniversário de Uberlândia.

 

6

 

04/09/2023

Segunda

 

 

Reposição de aula de quinta-feira em todos os campi.

13. Técnicas de recuperação de áreas degradadas.

 

 

7

 

07/09/2023

 

Não haverá aula. Motivo: Feriado - Independência do Brasil.

 

8

 

14/09/2023

 

Não haverá aula. Motivo: CISAGRO - Ciclo de Seminários da Agronomia.

 

Atividade extra: Documentário: A lei da água – Novo código florestal.

 

 

9

 

21/09/2023

 

Não haverá aula. Motivo: SIAMB - VI Simpósio da Engenharia Ambiental e Sanitária e V Simpósio da Pós-Graduação em Qualidade Ambiental.

 

Atividade extra: Documentário: Belo Monte – Depois da inundação.

10

28/09/2023

1ª prova.

Das 14h às 16h.

 

11

 

05/10/2023

 

Entrega e apresentação de todos os PRADs.

 

12

 

10/10/2023

Terça

 

 

 

Reposição de aula de quinta-feira em todos os campi.

 

Principais espécies indicadas para recuperação de áreas degradadas.

 

13

 

12/10/2023

 

Não haverá aula. Motivo: Feriado - Nossa Senhora Aparecida.

 

14

 

19/10/2023

 

Aula prática: Horto Municipal de Uberlândia.

 

 

15

 

26/10/2023

 

Aula prática: Processos de recuperação de áreas degradadas na Fazenda do Glória - Programa Buriti/DMAE.

Local: Fazenda do Glória. Uberlândia-MG.

 

16

 

02/11/2023

 

Não haverá aula. Motivo: Feriado - Finados.

 

17

 

 

03/11/2023

Sexta

 

 

Reposição de aula de quinta-feira apenas nos campi de Uberlândia.

 

14. Reserva legal, área de preservação permanente (APP) e recuperação de área degradada.

15. Matas ciliares, matas de galeria e recuperação de área degradada.

16. Unidades de conservação (UC) e recuperação de áreas degradadas.

 

 

18

 

 

09/11/2023

 

Apresentação da 2ª etapa do PRAD por todos os grupos.

 

19

 

 

16/11/2023

 

 

Projeto de arborização do Campus Glória.

 

20

 

23/11/2023

 

2ª prova.

Das 14h às 16h.

 

21

 

30/11/2023

 

Entrega e apresentação da atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem. Entrega das notas finais. Encerramento do semestre.

 

 

METODOLOGIA

  1. O Art. 1, da Resolução CONSUN nº 30/2022 traz no seu Parágrafo 1º que “a carga horária que não puder ser integralizada de 15 (quinze) a 16 (dezesseis) semanas letivas presenciais deverá ser cumprida de forma assíncrona”. Assim, é necessário indicar a carga horária de atividades no formato AARE assíncronas, com data e horário previsto das atividades; a.1) Identificar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) utilizadas para atividades assíncronas e formas de acesso;
  2. Para a realização plena das atividades presenciais, deverão ser cumpridas a Resolução CONSUN nº 30/2022 que dispões sobre a obrigatoriedade de esquema vacinal completo para frequentar os espaços internos da UFU, além das normas propostas pelo Protocolo de Biossegurança da UFU e o Protocolo Interno de Biossegurança do ICIAG (PIB da Unidade Acadêmica);
  3. Atendimento ao aluno: devem ser indicados data, horário e local para o atendimento.

 

 

Atendimento ao aluno: Toda terça-feira, das 14h às 15h. Local: Sala da docente - Bloco 1CCG, sala 304 - Campus Glória.

 

  1. O conteúdo teórico será desenvolvido em sala de aula, através de aulas expositivas com auxílio de projetor multimídia e lousa branca, além de exposição de documentários sobre a temática da aula. O conteúdo será abordado mediante pesquisas em livros, revistas científicas e sites especializados.

 

 

  1. O conteúdo prático será desenvolvido com visitas à campo em Uberlândia. Os discentes também serão auxiliados quanto à elaboração, análise e apresentação de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), caracterizado como um trabalho científico, de educação socioambiental e que se caracteriza como Projeto de Extensão Universitária. Será cadastrado na PROEXC.

AVALIAÇÃO

  1. Deve constar a programação de avaliações, com datas, horários, critérios para a realização e correção das atividades avaliativas, prazos de vista e de revisão de atividade avaliativa e validação da assiduidade dos discentes, durante: as atividades presenciais; as atividades realizadas no formato AARE do tipo assíncrono;

Pela Resolução 15/2011 CONGRAD, em seu Art. Art. 126. Para cada componente curricular serão distribuídos 100 (cem) pontos, em números inteiros, em avaliações parciais como forma de apuração do aproveitamento acadêmico. § 1º Qualquer avaliação parcial não deverá ultrapassar 50 (cinquenta) pontos para cursos semestrais e 40 (quarenta) pontos para cursos anuais.

Pela Resolução 15/2011 CONGRAD, em seu Art. 164. Para ser aprovado, o discente deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos no aspecto do aproveitamento e 75% no aspecto da assiduidade às atividades curriculares efetivamente realizados. Ambos os índices determinam o aproveitamento final no componente curricular.

 

 

  1. Devem constar informações detalhadas acerca da reposição das avaliações. Pela Resolução 15/2011 CONGRAD, em seu Art. Art. 175. Caso o discente tenha seu pedido de avaliação fora de época recusado pelo docente, poderá requerer ao Colegiado de Curso outra avaliação em substituição àquela a que esteve impedido de comparecer, no prazo de cinco dias úteis a contar de sua realização, mediante justificativa documentada. § 1o São considerados impedimentos para comparecer à avaliação: I – exercícios ou manobras efetuadas na mesma data e hora, em virtude de incorporação nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) (Lei no 4.375, de 17/8/64); II – doença confirmada por atestado médico; III – luto pelo falecimento de parentes; e IV – qualquer outro fato relevante devidamente comprovado, a critério do Colegiado de Curso. § 2o Caso, por motivos de força maior, o discente não puder interpor o requerimento no prazo fixado neste artigo, poderá requerer, em data posterior, outra avaliação em substituição àquela em que esteve impedido de comparecer. § 3o Caso o Colegiado de Curso defira o requerimento, o docente terá cinco dias úteis para marcar a data de realização da avaliação.

 

 

  1. Da avaliação de recuperação: DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022 Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% no componente curricular. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.

 

 

Os discentes da disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas serão avaliados durante o semestre por meio de provas, bem como elaboração e apresentação de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. Serão distribuídos um total de 100 pontos, sendo que acima de 60 pontos o aluno será aprovado. A pontuação referente a cada item está descriminada abaixo:

 

AVALIAÇÕES

VALOR

1ª prova

25,0 pontos

2ª prova

25,0 pontos

Plano de recuperação de áreas degradadas – PRAD Trabalho impresso e apresentação.

 

1ª etapa: Apresentação do local (vídeo e fotos), entrega e apresentação do PRAD completo para a docente e demais discentes.

 

 

2ª etapa: Entrega e apresentação do PRAD para o responsável da área trabalhada (vídeo).

50,0 pontos

 

 

30,0 pontos

 

 

 

 

20,0 pontos

 

Os discentes serão avaliados por meio de duas provas, cada uma no valor de 25 pontos. Início das provas será às 14h, com prazo de até às 16h. Estas serão teóricas, objetivas e/ou dissertativas, individuais e sem consulta. A vista de prova será na semana seguinte à entrega da nota, nas terças-feiras, das 15h às 16h, na sala 1CCG 304, Campus Glória. Discentes serão avisados pelo Moodle de data e horário quando a nota for divulgada.

Nas questões objetivas, o critério de correção das atividades avaliativas será por meio da alternativa correta. De 5 alternativas, somente uma estará correta. Nas questões discursivas, será considerada correta a resposta que mais se aproximar ao baseado na literatura específica, bem como o que for tratado em sala de aula na aula expositiva e nos materiais disponibilizados no Moodle.

A matéria da prova será a que foi dada até a aula anterior à sua realização, sendo assunto para estudo da prova as aulas teóricas e práticas.

É permitido o uso de calculadora comum e/ou científica, se for o caso, mas de forma alguma o uso de celulares, computadores e afins.

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD deverá ser elaborado a partir de um local urbano ou rural, em local de interesse do grupo de alunos. Este deverá ser entregue em formato impresso e ser realizada a apresentação por dois integrantes do grupo (um integrante será sorteado antecipadamente e o outro escolhido no dia da apresentação). Serão pontuadas a qualidade do conteúdo do trabalho (estrutura, organização, pontuação, acentuação, concordância verbal e nominal), bem como sua apresentação e organização técnica/científica. O trabalho escrito deverá constar todas as etapas do Termo de referência para elaboração de Projeto de recuperação de área degradada ou alterada–TR-PRAD, elaborado pela Diretoria de uso sustentável da biodiversidade e florestas (DBFlo)/IBAMA, disponibilizado na pasta da disciplina no Moodle. A apresentação (resumida: causas do dano ambiental, metodologia de recuperação, manutenção, monitoramento, cronograma físico e financeiro) deverá ser feita mediante vídeo e fotos do local e conter a descrição das medidas propostas para recuperação. Tempo de apresentação deverá ser de 20 minutos, com tolerância de mais 5 minutos. Questionamentos referentes ao PRAD poderão ser feitos para todos os integrantes. Todos os integrantes deverão estar presentes no momento da apresentação. Para a avaliação do PRAD as duas etapas deverão ser realizadas integralmente.

A avaliação da assiduidade dos discentes será realizada por meio de chamada em qualquer momento da aula.

Quanto à reposição das avaliações, se o discente não conseguir realizar uma prova, deve comunicar o mais rápido possível a docente sobre sua ausência para poder realizar nova prova. Se o discente faltar e/ou não realizar uma das duas fases do PRAD, este deverá elaborar um novo PRAD, de um novo local, individual e apresentá-lo ao final do semestre.

A atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem (referente a todo o semestre) será a elaboração e apresentação de um PRAD inédito (que não foi apresentado pelos demais discentes), completo e individual sete dias após divulgação das notas finais. Esta atividade será ofertada somente para discentes que não obtiverem o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% no componente curricular, segundo resolução CONGRAD Nº 46, de 28 de março de 2022.

 

MATERIAIS PARA ESTUDO

As aulas e os materiais de estudo serão disponibilizados no Moodle.

Moodle – Recuperação de áreas degradadas https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=2532

Senha de acesso: RAD

BIBLIOGRAFIA

Básica

Enfoques [recurso eletrônico]: recursos hídricos e bacias hidrográficas / organizadores Cláudio Antônio Di Mauro, Alan Silveira, Tatiane Silva Souza; colaboradoras Leonice Seolin Dias, Renata Ribeiro de Araújo. - 1.ed. Tupã: ANAP, 2020.

Disponível em: <https://www.iesa.ufg.br/n/137756-enfoques-recursos-hidricos-e-bacias-hidrograficas> MARTINS, S. V. Recuperação de áreas degradadas. 2. ed. Viçosa: Aprenda Fácil, 2009. 270 p.

MARTINS, S. V. Recuperação de matas ciliares. 2. ed. Viçosa: Aprenda Fácil, 2007. 255 p. VALERI, S. V. Manejo e recuperação florestal. Jaboticabal: FUNEP, 2003. 180 p.

 

 

 

Complementar

 

BAGGIO, A.J.; CARPANEZZI, A.A.; FELIZARI, S.R.; RUFFATO, A. Recuperação e proteção de nascentes em propriedades rurais de Machadinho, RS. Brasília: Embrapa, DF, 2013. 25p.

Disponível      em:      <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/971488/recuperacao-e- protecao-de-nascentes-em-propriedades-rurais-de-machadinho-rs>

 

CARVALHO, A.F. (org.) Programas de recuperação de Áreas degradadas (PRADs) em licenciamentos ambientais de mineração. Brasília: IBAMA, 2019. 42p.

Disponível               em:               <http://www.ibama.gov.br/phocadownload/licenciamento/2019/2019-08-07- PRADS_em%20_licenciamentos_de_mineracao.pdf>

 

GALVÃO, A. P. M. & SILVA, V. P. Restauração florestal: Fundamentos e estudos de caso. Brasília: Embrapa, 2005. 144 p.

 

GROTZINGER, J. & JORDAN, T. (eds). Para entender a Terra. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 768 p.

 

GUERRA, A. J. T. & JORGE, M. C. O. Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 192 p.

 

LIMA, H.M.; FLORES, J.C.C.; COSTA, F.L. Plano de recuperação de áreas degradadas versus plano de fechamento de mina: um estudo comparativo. REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 59(4): 397-402, 2006.

 

MARTINS, S. V. Restauração ecológica de ecossistemas degradados. Viçosa: UFV, 2012. 293 p.

 

 

RIGUEIRA, D. Como restaurar sua floresta. Mucugê, BA: Ateliê Astúcias. Conservação Internacional (CI Brasil); Secretaria do Meio Ambiente - Governo do Estado da Bahia (SEMA); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), 2015. 20 p.

Disponível em: <http://www.semabelhasemalimento.com.br/wp-content/uploads/2015/02/WEB-Cartilha- Como-restaurar-sua-floresta.pdf>

 

SILVESTRE, M. Mineração em área de preservação permanente. São Paulo: Signus, 2009. 180 p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: Engenharia Ambiental e Sanitária.

 


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Documento assinado eletronicamente por Tatiane Pereira Santos Assis, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/08/2023, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4763784