UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU31503

Período/Série:

5º PERÍODO

Turma:

G1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

(   )

Professor(A):

ALEX CRISTIANO DE SOUZA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário:

Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

A Geografia Escolar Brasileira: tendências e pressupostos teórico-metodológicos. Planejamento Escolar e ensino de geografia na educação básica. Diferentes linguagens no ensino de geografia. Livro Didático no Ensino de Geografia. Trabalhos de campo e ensino de geografia.

 

JUSTIFICATIVA

A importância da disciplina Metodologia do Ensino de Geografia reside, sobretudo, na ênfase do papel do professor e do ensino de Geografia para a transformação e compreensão da realidade vivida. A disciplina articula conhecimentos teórico-práticos do fazer geográfico e da Educação, contribuindo para a construção da autonomia do licenciando para o exercício da docência, tendo em vista os conteúdos, objetivos, metodologias e técnicas da Geografia escolar.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estabelecer uma fundamentação teórico-metodológica para o ensino de geografia na educação básica orientando os processos de ensino e de aprendizagem em vistas de explorando a articulação tríadica entre forma-conteúdo-destinatário, demonstrando a pertinência do emprego de metodologias, procedimentos e recursos didáticos, amparado numa perspectiva crítica de educação, criativa, visando a transformação social e valorizando o ensino de Geografia, a docência e da educação escolar.

 

Objetivos Específicos:

a) Compreender a educação como mediação na prática social, identificando a centralidade do trabalho educativo, da teoria educacional como orientadora da prática docente e uma concepção afirmativa sobre o ato de ensinar

b) Analisar a Geografia Escolar em panorama histórico no contexto brasileiro;

c) Debater as concepções da Geografia nos documentos curriculares oficiais e suas implicações para a prática pedagógica;

d) Demonstrar limites e potencialidades do emprego de diferentes linguagens e recursos didáticos para o Ensino de Geografia.

 

PROGRAMA

1. Geografia e Educação: concepções e fundamentos orientadores da prática docente:

1.1. Educação e sociedade: a produção do conhecimento na escola;

1.2. Trabalho e educação: por uma concepção afirmativa do ensino de geografia;

1.3. A tríade forma-conteúdo-destinatário;

1.4. História da Geografia Escolar Brasileira em perspectiva

2. O Ensino de Geografia em questão: reformas educacionais e organização curricular:

2.1. Geografia e educação escolar no Brasil contemporâneo;

2.2. Neoliberalismo e educação;

2.3. Dos PCNs à BNCC: a Geografia nas reformas educacionais;

3. Diferentes linguagens no ensino de geografia: planejamento e organização didática:

3.1. O lugar do conceito no processo de ensino e de aprendizagem;

3.1.1. Estudo do meio e trabalho de campo no ensino de geografia;

3.1.2. Livros didáticos: entre usos e abusos;

3.1.3. Vídeo, tv, cinema, fotografia e música;

3.1.4. Ensino de Geografia e Literatura;

3.1.5. Maquetes, desenhos, gráficos e tabelas;

3.2. Atividade de ensino de geografia e sequência didática.

 

TRABALHO DE CAMPO (   ) Sim           ( X ) Não

 

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de exposições dialogadas, com o uso de lousa e de recurso multimídia diverso. Como forma de garantir um melhor processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos trabalhados, as abordagens serão realizadas a partir de diferentes atividades, organizadas de forma individual e coletiva. Serão empregados instrumentos e recursos didáticos diversificados ao longo do semestre, conforme melhor articulação entre os conteúdos e os estudantes, tais como: dinâmicas em grupo, seminários, estudo dirigido, resumos, dentre outros. O material bibliográfico será disponibilizado por uma equipe própria na Plataforma Microsoft Teams. Assim, possibilitar-se-á o confronto entre a prática social, a problematização, a instrumentalização e a catarse visando apropriação do conhecimento trabalhado e uma prática social transformadora.

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Estudo dirigido

Ao longo do semestre

20/02; 05/03; 09/04/2024

30

Síntese integradora

Fevereiro e Março

27/02; 09/04/2024

20

Avaliação dissertativa

12/03/2024

30

Atividade de integração teórico-prática

16/04/2024

20

 

TRABALHO DISCENTE EFETIVO: Conforme Artigo 3º da Resolução CONGRAD nº 73/2022, que aprovou o Calendário Acadêmico do 1º semestre letivo de 2023, "Os professores poderão fazer uso do Trabalho Discente Efetivo - TDE para completar a carga horária de componentes curriculares, se necessário"

Para maiores informações sobre o TDE, consulte Resolução CONGRAD nº 73/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-73.pdf

Realização de atividades com base em textos, documentos e materiais orientadores para organização, planejamento e produção didática escolar.

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

TIPO

ÉPOCA 

VALOR*

Avaliação dissertativa

23/04/2024

100

*Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

COUTO, Marcos Antônio Campos. Ensinar Geografia ou ensinar com a geografia? das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, Ano 26, V.1, n. 34, p. 109-124, jan-jun/2010. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/313 acesso em 30/07/2023.

DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, p. 85-106, 1998. https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100008

GIROTTO, Eduardo D. Dos PCNS à BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal.Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 30, p. 419-439, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/23781. Acesso em 30/07/2023

GOMES, Sueli de Castro. Estudando os movimentos sociais: uma experiência de estudo do meio no MST. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.

ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de Geografia no Brasil. Terra livre, São Paulo, n. 15,

p. 129-144, 2000. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/364/346 acesso em: 30/07/2023

SAVIANI, Dermeval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21/22, p. 127-140, 1997. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/889/806. Acesso em: 28 fev.2023.

JULIASZ, Paula Cristiane Strina; SOUZA, José Gilberto de. A atividade de estudo na formação de professores de geografia: a expressividade prático-teórica. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, Campo Grande-MT, v. 3, n. 6, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3924/3778. Acesso em 30/07/2023

 

Complementar

ALMEIDA, Rosangela Dion.; PICARELLI, Adriano. Planejando atividades de geografia. In: Ensinar e Aprender: reflexão e criação, v. 2. Secretaria da Educação do Estado do Paraná e Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Curitiba, SEE- PR/CENPEC, 1998.

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. Cartografia da Diáspora África – Brasil. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, out. 2011, p. 261-274.

CARLOS, A. F. A.; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.) Reformas no mundo da Educação, parâmetros curriculares e Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORREA, Roberto Lobato.Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

COUTO, Marcos Antônio Campos. A visibilidade do invisível: conceitos e organização do ensino de geografia. Revista Tamoios, V. Ano II,

p. 01-31, 2006.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Para a crítica da Geografia que se ensina através dos livros didáticos. In: TONINI, Ivaine Maria. et al. (org.). O livro didático de geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre - RS: Editora sulina, 2017.

Disponível em: https://www.ufrgs.br/neegeo/wp-content/uploads/2020/08/O_livro_didatico_de_geografia.pdf acessado em 30/07/2023.

COUTO, M. A. C. O ensino de Geografia na perspectiva histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, p. 1-29, 2023. https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8661936. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661936. Acesso em: 23 jan. 2023

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.

FERREIRA, Cassia de Castro Martins. Ensino de Geografia: uma proposta metodológica para o uso da literatura infanto-juvenil na sala de aula, por professores de geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 25, p. 9-19, 1999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39724 Acesso em 02/08/2023.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

GONÇALVES, A. R. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural ao ensino e aprendizagem da Geografia.Estudos Geográficos (UNESP), v. 16, p. 213-224, 2018. https://doi.org/10.5016/estgeo.v16i1.13361

MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MIRANDA, Carlos E. Albuquerque. Uma educação do olho: as imagens na sociedade urbana, industrial e de mercado.Cadernos Cedes, Indústria Cultural e Educação, Campinas, n. 54, p. 28-40, agosto/2001.

MOREIRA, Ruy. Conceitos, categorias e conceitos lógicos para o método e o ensino de geografia. In. .Pensar e ser e ser em geografia: Ensaios de uma história, epistemologia e ontologia do espaço. 2 ed., São Paulo: Contexto, 2011

MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014.

PELED-ELHANAN, Nurit. A geografia da hostilidade e da exclusão: uma análise multimodal. In: . Ideologia e propaganda na educação: a Palestina nos livros didáticos israelenses. Trad. de Arthur Renzo. 1.a ed. São Paulo: Boitempo; Editora Unifesp, 2019.

PERAYA, Daniel. Ler uma imagem. Tradução de Alain P. François. Educação & Sociedade, Campinas, n. 56, CEDES, dezembro/1996, p. 502-505.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Orgs.). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2004.

SÁ, Natália de Fátima; MIRANDA, Sérgio Luiz. Geografia e educação infantil: crianças bem educadas não respeitam alguns limites para aprender. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, p. 45-75, 2016.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18ª ed. Rio de Janeiro, 2009.

SANTOS, Renato Emerson Nascimento dos. O ensino de geografia e a Lei 10.639: algumas discussões de currículo. In: SACRAMENTO, Ana Cláudia Ramos; ANTUNES, Charlles da França; SANTANA FILHO, Manoel Martins de. (Org.). Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. Rio de Janeiro: Consequência/FAPERJ, 2015, v. 1, p. 317-339.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 12 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SOUZA, José Gilberto de; JULIASZ, Paula Cristiane Strina. O conteúdo como fundamento crítico do trabalho docente. In. . Geografia: ensino de formação ode professores. Marília: Lutas Anticapital, 2020.

TEIXEIRA, Lucas André. Pedagogia histórico-crítica e o Ensino de Geografia crítica: a importância dos conceitos para o trabalho com conteúdos geográficos escolares. In: Ana Carolina Galvão, Cláudio de Lira Santos Junior, Larissa Quachio Costa, Tiago Nicola Lavoura. (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. 1ed.Campinas (SP): Autores Associados, 2021.

VIGOTSKI, Lev Semiónovic. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semiónovic. Imaginação e criatividade na infância. Tradução João Pedro Fróis. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 2ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 26/02/2024.

 


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Documento assinado eletronicamente por Alex Cristiano de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/02/2024, às 13:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5213599