|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Teoria básica e aplicações à engenharia elétrica de administração de empresas, matemática financeira.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos explorados durante o semestre letivo ajudam a esclarecer aos alunos a importância do administrador nas organizações. Por outro lado, os conteúdos de administração dão também fundamento para o futuro profissional atuar em atividades gerenciais na empresa em que estiver atuando. Por fim, a disciplina cria um ambiente propício para o desenvolvimento crítico e posicionamento quanto às diversas abordagens do pensamento administrativo a partir do conhecimento teórico e vivencial das diversas contribuições e dos diversos enfoques da administração aplicada à Engenharia Biomédica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Possibilitar aos alunos o conhecimento dos processos administrativos a partir do conhecimento científico da administração, de forma a possibilitar um nível maior de compreensão da realidade por eles vividos nas empresas. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:
1. Identificar as áreas funcionais de uma organização, definindo suas responsabilidades e também as interações e integrações necessárias para a obtenção de resultados empresariais efetivos; 2. Discutir sobre temas administrativos, demonstrando possuir uma visão global da administração, nos níveis gerencial e estratégico para fins executivos, desde a conceituação elementar e a concepção de projetos empresariais até a sua implantação total, contemplando seus recursos e sua aplicabilidade; 3. Demonstrar ter se conscientizado de que o processo administrativo, a tomada permanente de decisões, a formação e atuação dos líderes e a busca pelos objetivos e metas empresariais constituem-se pontos imprescindíveis a serem considerados pela gestão de negócios. |
PROGRAMA
5.1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
AULA 0 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
AULA 1 - AULA INTRODUTORIA
AULA 2 - RH
AULA 3 - RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS
AULA 4 - RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS (Continuação)
AULA 5 – DINÂMICA DE GRUPO (PROCESSO SELETIVO)
AULA 6 – FEEDBACK DA DINÂMICA DE GRUPO (PROCESSO SELETIVO)
AULA 7 - PERFIL DO PROFISSIONAL
AULA 8 - OS MODELOS DE ORGANIZACAO DO TRABALHO
AULA 9 - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
AULA 10 - ERGONOMIA
5.2. PROCESSOS DE PRODUÇÃO
AULA 11 - LIDERANÇA
AULA 12 - QUALIDADE TOTAL
AULA 13 - DINAMICA DA QUALIDADE TOTAL
AULA 14 - AS ORGANIZACOES E O SISTEMA DE PRODUCAO
AULA 15 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
5.3. MARKETING
AULA 16 - PESQUISA DE MERCADO - CONCEITOS E APLICACOES
AULA 17 - PESQUISA DE MERCADO - DO PROBLEMA A SOLUCAO
AULA 18 - BENCHMARKING COMO BASE PARA COMPETICAO
AULA 19 - INTELIGENCIA COMPETITIVA - CONCEITOS E APLICACOES
AULA 20 - TECNICAS DE NEGOCIACAO E VENDAS - CONCEITOS INTRODUTORIOS
AULA 21 - MARKETING
5.4. LOGÍSTICA
AULA 22 - ENTENDENDO A LOGISTICA E A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
5.5. EMPREENDEDORISMO
AULA 23 - CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
AULA 24 - COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR E PLANO DE NEGOCIOS
5.6. ORGANOGRAMA E PROCESSOS
AULA 25 - FLUXOGRAMA E ENGENHARIA DE PROCESSOS
AULA 26 - REENGENHARIA DE PROCESSOS
AULA 27 – LAYOUT
5.7. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
AULA 28 - A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
AULA 29 - TAXA DE JUROS SIMPLES
AULA 30 - TAXA DE JUROS COMPOSTOS
AULA 31 – DESCONTOS
METODOLOGIA
As aulas são compostas por dois momentos distintos. O primeiro momento pode ser descrito como a explanação do conteúdo daquela aula através de aulas presenciais. O segundo momento é formado por uma avaliação no valor de 5 pontos. As avaliações serão realizadas via moodle no mesmo dia em que seu conteúdo for explanado. Serão disponibilizadas 20 avaliações de 5 pontos. Essa pontuação semanal computa, portanto, 100 pontos. Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar avaliação DE RECUPERAÇÃO presencial no valor de 100 pontos, composta por 40 questões.
Link no moodle https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6451
Chave no moodle: 123456
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
SEMANA |
MÓDULOS ∕ CONTEÚDOS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS PREVISTAS |
PONTUAÇÃO ∕ CARGA-HORÁRIA |
ATIVIDADES SÍNCRONAS PREVISTAS |
PONTUAÇÃO ∕ CARGA-HORÁRIA |
08∕01∕2024 |
INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO |
- |
- |
- |
- |
1ª SEMANA
|
APRESENTAÇÃO PROFESSOR E ALUNOS |
Apresentação |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
1ª SEMANA
|
AULA SOBRE A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
2ª SEMANA
|
AULA INTRODUTORIA
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P1) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
2ª SEMANA
|
RH
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P2) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
3ª SEMANA
|
RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS
|
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
3ª SEMANA
|
RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P3) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
4ª SEMANA
|
DINÂMICA DE GRUPO (PROCESSO SELETIVO)
|
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
4ª SEMANA
|
FEEDBACK DA DINÂMICA DE GRUPO (PROCESSO SELETIVO)
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P4) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
5ª SEMANA
|
PERFIL DO PROFISSIONAL
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P5) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
5ª SEMANA
|
OS MODELOS DE ORGANIZACAO DO TRABALHO
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P6) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
6ª SEMANA
|
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P7) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
6ª SEMANA
|
ERGONOMIA |
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P8) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
7ª SEMANA
|
LIDERANÇA
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P9) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
7ª SEMANA
|
QUALIDADE TOTAL |
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P10) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
8ª SEMANA
|
DINÂMICA DA QUALIDADE TOTAL |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
8ª SEMANA
|
AS ORGANIZACOES E O SISTEMA DE PRODUCAO |
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P11) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
9ª SEMANA
|
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P12) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
9ª SEMANA
|
PESQUISA DE MERCADO: – CONCEITOS E APLICAÇÕES – DO PROBLEMA A SOLUÇÃO
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P13) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
10ª SEMANA
|
BENCHMARKING COMO BASE PARA COMPETICAO |
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P14) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
10ª SEMANA
|
INTELIGENCIA COMPETITIVA: CONCEITOS E APLICACOES |
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P15) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
11ª SEMANA
|
TECNICAS DE NEGOCIACAO E VENDAS: CONCEITOS INTRODUTORIOS |
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P16) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
11ª SEMANA
|
MARKETING
|
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P17) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
12ª SEMANA
|
LOGÍSTICA |
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P18) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
12ª SEMANA
|
EMPREENDEDORISMO |
Aula presencial + Avaliação no Moodle |
(P19) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
13ª SEMANA
|
GESTÃO POR PROCESSOS |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
13ª SEMANA
|
GESTÃO POR PROCESSOS |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
14ª SEMANA
|
GESTÃO POR PROCESSOS |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
14ª SEMANA
|
GESTÃO POR PROCESSOS |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
(P20) 5 pts ∕ 30 min assíncronos |
Encontro presencial
|
1h40m |
15ª SEMANA
|
LAYOUT |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
15ª SEMANA
|
REVISÃO CONTEÚDO (DICAS DE COMO SE PORTAR EM AMBIENTES DE TRABALHO) |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
16ª SEMANA
|
REVISÃO CONTEÚDO (DICAS DE COMO SE PORTAR EM AMBIENTES DE TRABALHO) |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
16ª SEMANA
|
REVISÃO CONTEÚDO (DICAS DE COMO SE PORTAR EM AMBIENTES DE TRABALHO) |
Aula presencial |
- |
Encontro presencial
|
1h40m |
17ª SEMANA
|
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO |
Avaliação no Moodle |
100 PONTOS |
Avaliação no MOODLE
|
1h40m |
26∕04∕2024 |
TÉRMINO DO SEMESTRE LETIVO |
- |
10 horas |
- |
68 horas∕aula X 100 PONTOS |
AVALIAÇÃO
Quantidade de avaliações: 20 avaliações com questões de múltipla escolha e dissertativas no valor de 5 pontos cada.
Periodicidade das avaliações: todos os dias letivos.
Formas de avaliação: questões de múltipla escolha e questões dissertativas (de reflexão e de cunho criativo).
Repetindo: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar avaliação DE RECUPERAÇÃO presencial no valor de 100 pontos, composta por 40 questões.
BIBLIOGRAFIA
Básica
- CARAVANTES, G. R.; PANNO, C. C.; KLOECKNER, M. C. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
- DAFT, R.L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
- SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Complementar
CERTO, Samuel C. Administração moderna. 9ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
- CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração, Editora Makron Books, São Paulo, 1992.
- GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira, Editora Atlas, São Paulo, 1976.
- LACOMBE, F. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
- LUSSIER, R. N.; REIS, A.C.; FERREIRA, A. A. Fundamentos de administração: tradução e adaptação da 4ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
- MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing, Editora Atlas, São Paulo, 1993.
- MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 6. ed. Rev . e Ampl. São Paulo: Atlas, 2004.
- MOREIRA, D. Administração da Produção e Operações, Editora Pioneira, 1989.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eustáquio São José de Faria, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2024, às 17:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5171033 e o código CRC 4E125EC7. |
Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5171033 |