UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Construção do Conhecimento Interdisciplinar II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GPD045

Período/Série:

Turma:

Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Lúcia Helena M de M Oliveira

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de  ensino em cumprimento às resoluções do Conselho de Graduação/UFU:  30/2011, 73 /2022, 46/2022 e 56/2022

 

EMENTA

Novas exigências educacionais na perspectiva da interdisciplinaridade. A educação para a cidadania global. A exigência da reinvenção da escola. A escola aberta para o seu entorno. Aplicações interdisciplinares na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA

 A disciplina Construção do Conhecimento Interdisciplinar II, compõe “Ciclo 3: tempos e espaços dialógicos em construção” e intenta consolidar os pressupostos teóricos iniciados na disciplina Construção do Conhecimento Interdisciplinar I. A conceituação de interdisciplinaridade ainda é recente e tem provocado debates variados sobre seus significados e postulados práticos para sua consecução.

De acordo com os estudos e rflexões realizados na  disicplina Construção do Conheciemnto Interdisicplinar I, existem várias posturas teóricas que subsidiam esse debate e, justamente por isso também provocam práticas pedagógicas que guardam a mesma diversidade de posturas. Assim,  essa diversidade converge na concepção globalizante entendida como um processo muito mais interno do que externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento tem lugar em função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série de problemas que subjazem na aprendizagem.

Assim, a interdisciplinaridade deve ser buscada a relação entre os diferentes conteúdos, em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, e ainda, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.

Com base nesses pressupostos teóricos, o egresso da Pedagogia terá como alternativa pedagógica “ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente da criança de 0 a 10 anos” (PPP, 2007, p. 29).

Outro aspecto importante da metodologia do ensino no Curso de Pedagogia, é o insistente trabalho direcionado a conquistar uma integração cada vez maior entre as diversas áreas do conhecimento. “Aos professores competirá, ainda, a busca de uma forma interdisciplinar ou integrada de trabalho entre as disciplinas de um mesmo período, através da convergência de objetivos e respeitando a especificidade de cada uma delas”. (MASETTO, 1997, p. 55). Nesse sentido, o aperfeiçoamento desse processo nos conduzirá a uma prática cada vez mais interdisciplinar, na qual “a cooperação entre as várias disciplinas provoca intercâmbios reais; isto é, existe a verdadeira reciprocidade nos intercâmbios e, consequentemente, enriquecimentos mútuos”. (SANTOMÉ, 1998, p. 70) ( PPP, 2007, p.58).

OBJETIVO

Objetivos Específicos:

  • Discutir o desafio de educar para a cidadania global.

  • Identificar a necessidade da reinvenção da escola dentro do novo paradigma. - Apresentar a necessidade da abertura da escola para o seu entorno;

  • Aplicar os conteúdos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de forma interdisciplinar;

  • Articular as disciplinas das diferentes áreas de conteúdo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

  • Articular o conteúdo à temática do Ciclo: tempos e espaços dialógicos em construção.

PROGRAMA

Unidade I: O pensamento sistêmico.

A educação construída dentro de um projeto sistêmico.  A interdisciplinaridade.

 Unidade II : Educar para a cidadania global.

O conhecimento do todo, das partes e a unidade. - A quebra do sistema racional e a crise da organização escolar. - A formação humanista na sociedade global.

Unidade III: A reinvenção da nova escola. A interconectividade dos problemas educacionais - Da fragmentação e do isolamento do conhecimento para a unidade do saber. A escola aberta para o seu entorno.

Unidade IV: Aplicações interdisciplinares

METODOLOGIA

O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição dos temas de cada unidade, bem como da participação discente por meio do debate, com apresentação de trabalhos resultantes de estudos individuais e coletivos.
Prevê-se o atendimento a pequenos grupos durante o processo de desenvolvimento da disciplina, com objetivo de um melhor aproveitamento por parte dos alunos.
Utilizaremos a pesquisa, o levantamento bibliográfico, o debate, a sistematização escrita individual como parte dos estudos sobre a construção do conhecimento interdisicplinar. É pretensão, ainda, otimizar os grupos de trabalho (GT) para estimular a participação e o interesse dos alunos/s.  Os recursos didáticos pensados são : filmes, revistas especializadas, sites acadêmicos, Seminário da Congada, dentre outros.
 Será disponibilizado,  na primeira aula o endereço/localização dos arquivos (artigos, filmes, e-books, dentre outros)  e o material de apoio a ser utilizado.

Destaca-se, em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022, a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes:

- no VI Seminário da Congada, previsto para os  dias 15 a 19 de maio de 2023 e a elaboração de um (TDE), conforme orientação prévia. 

-  dia 19 de junho/2023 será destinado  a apliação da prova de recuperação.

 

AVALIAÇÃO

 

Todos os processos avaliativos farão parte do desenvolvimento  da disciplina no sentido de mediar o processo ensino-aprendizagem dos alunos e orientar a ação do docente.

Com vistas a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, foi atribuído nota a algumas atividades. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.

A avaliação se dará durante o desenvolvimento do curso, por meio da observação do desempenho dos(as) estudantes, de acordo com a participação nas seguintes atividades:

1.Estudos (GE) sobre a  construção do conhecimento interdisciplinar(30 pontos)

Resumo:  este será o documento entregue a todos da turma. O formato poderá ser escolhido pelo grupo que apresentará. Por exemplo: resumo, mapa conceitual, fichamento, síntese, etc. Este material deverá ser enviado aos colegas antes da aula. O grupo deverá preocupar-se com a clareza dos conceitos tratados no texto. Conclusão do grupo.

Dinâmica do Grupo de estudos : é a forma que o grupo escolherá para estudar o texto com a  sala. A exposição compor-se-á dos seguintes itens: apresentação do tema, principais ideias,  discussão do autor, conclusão do grupo e avaliação. O grupo deve preocupar-se com a clareza da explicação, conteúdo e cCriatividade.

2.  Relato de experiências interdisciplinares ( 20 pontos)

Educação Infantil

Ensino Fundamental I – anos iniciais

Ensino Fundamental II – anos finais

 Presença e relatório de acompanhamento da atividade (Modelo próprio). 

3. Projeto de intervenção  (30 pontos)

Elaboração de uma sequência didática escolhendo uma temática específica, baseada no Currículo referência de MG - 20 pontos.

4. TDE

 Congada (20 pontos)

Considerando que o Projeto Pedagógico do Curso prevê uma avaliação qualitativa e que o desempenho de cada estudante deve ser comparativo com seu próprio desempenho, a avaliação será feita por meio de registro, observando as seguintes dimensões: compromisso e assiduidade, relacionamento/interação, desenvolvimento intelectual.

OBS: Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos)  fará uma avaliação de recuperação individual e sem consulta (100 pontos), prevista no cronograma da disciplina, que será apresentado na primeira aula.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALARCÃO, Isabel (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ANDRÉ, Marli (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.

 FAZENDA, I (ORG.) Práticas interdisciplinares na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Complementar

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 4. Ee. Campinas: Autores Associados, 2000. FAZENDA, Ivani (Org.) Pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na Escola.7. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 2002.

SUNG, J. M. Sujeito e sociedades complexas: para repensar os horizontes utópicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

 SYUS, S. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Trad. Ernani F. da f. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/02/2023, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4232194