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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
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EMENTA
Novas exigências educacionais na perspectiva da interdisciplinaridade. A educação para a cidadania global. A exigência da reinvenção da escola. A escola aberta para o seu entorno. Aplicações interdisciplinares na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Construção do Conhecimento Interdisciplinar II, compõe “Ciclo 3: tempos e espaços dialógicos em construção” e intenta consolidar os pressupostos teóricos iniciados na disciplina Construção do Conhecimento Interdisciplinar I. A conceituação de interdisciplinaridade ainda é recente e tem provocado debates variados sobre seus significados e postulados práticos para sua consecução.
De acordo com os estudos e rflexões realizados na disicplina Construção do Conheciemnto Interdisicplinar I, existem várias posturas teóricas que subsidiam esse debate e, justamente por isso também provocam práticas pedagógicas que guardam a mesma diversidade de posturas. Assim, essa diversidade converge na concepção globalizante entendida como um processo muito mais interno do que externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento tem lugar em função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série de problemas que subjazem na aprendizagem.
Assim, a interdisciplinaridade deve ser buscada a relação entre os diferentes conteúdos, em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, e ainda, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.
Com base nesses pressupostos teóricos, o egresso da Pedagogia terá como alternativa pedagógica “ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente da criança de 0 a 10 anos” (PPP, 2007, p. 29).
Outro aspecto importante da metodologia do ensino no Curso de Pedagogia, é o insistente trabalho direcionado a conquistar uma integração cada vez maior entre as diversas áreas do conhecimento. “Aos professores competirá, ainda, a busca de uma forma interdisciplinar ou integrada de trabalho entre as disciplinas de um mesmo período, através da convergência de objetivos e respeitando a especificidade de cada uma delas”. (MASETTO, 1997, p. 55). Nesse sentido, o aperfeiçoamento desse processo nos conduzirá a uma prática cada vez mais interdisciplinar, na qual “a cooperação entre as várias disciplinas provoca intercâmbios reais; isto é, existe a verdadeira reciprocidade nos intercâmbios e, consequentemente, enriquecimentos mútuos”. (SANTOMÉ, 1998, p. 70) ( PPP, 2007, p.58).
OBJETIVO
Identificar novos cenários em construção orientada pela interdisciplinaridade.
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: O pensamento sistêmico.
A educação construída dentro de um projeto sistêmico. A interdisciplinaridade.
Unidade II : Educar para a cidadania global.
O conhecimento do todo, das partes e a unidade. - A quebra do sistema racional e a crise da organização escolar. - A formação humanista na sociedade global.
Unidade III: A reinvenção da nova escola. A interconectividade dos problemas educacionais - Da fragmentação e do isolamento do conhecimento para a unidade do saber. A escola aberta para o seu entorno.
Unidade IV: Aplicações interdisciplinares
METODOLOGIA
O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição dos temas de cada unidade, bem como da participação discente por meio do debate, com apresentação de trabalhos resultantes de estudos individuais e coletivos.
Prevê-se o atendimento a pequenos grupos durante o processo de desenvolvimento da disciplina, com objetivo de um melhor aproveitamento por parte dos alunos.
Utilizaremos a pesquisa, o levantamento bibliográfico, o debate, a sistematização escrita individual como parte dos estudos sobre a construção do conhecimento interdisicplinar. É pretensão, ainda, otimizar os grupos de trabalho (GT) para estimular a participação e o interesse dos alunos/s. Os recursos didáticos pensados são : filmes, revistas especializadas, sites acadêmicos, Seminário da Congada, dentre outros.
Será disponibilizado, na primeira aula o endereço/localização dos arquivos (artigos, filmes, e-books, dentre outros) e o material de apoio a ser utilizado.
Destaca-se, em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022, a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes:
- no VI Seminário da Congada, previsto para os dias 15 a 19 de maio de 2023 e a elaboração de um (TDE), conforme orientação prévia.
- dia 19 de junho/2023 será destinado a apliação da prova de recuperação.
AVALIAÇÃO
Todos os processos avaliativos farão parte do desenvolvimento da disciplina no sentido de mediar o processo ensino-aprendizagem dos alunos e orientar a ação do docente.
Com vistas a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, foi atribuído nota a algumas atividades. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.
A avaliação se dará durante o desenvolvimento do curso, por meio da observação do desempenho dos(as) estudantes, de acordo com a participação nas seguintes atividades:
1.Estudos (GE) sobre a construção do conhecimento interdisciplinar(30 pontos)
Resumo: este será o documento entregue a todos da turma. O formato poderá ser escolhido pelo grupo que apresentará. Por exemplo: resumo, mapa conceitual, fichamento, síntese, etc. Este material deverá ser enviado aos colegas antes da aula. O grupo deverá preocupar-se com a clareza dos conceitos tratados no texto. Conclusão do grupo.
Dinâmica do Grupo de estudos : é a forma que o grupo escolherá para estudar o texto com a sala. A exposição compor-se-á dos seguintes itens: apresentação do tema, principais ideias, discussão do autor, conclusão do grupo e avaliação. O grupo deve preocupar-se com a clareza da explicação, conteúdo e cCriatividade.
2. Relato de experiências interdisciplinares ( 20 pontos)
Educação Infantil
Ensino Fundamental I – anos iniciais
Ensino Fundamental II – anos finais
Presença e relatório de acompanhamento da atividade (Modelo próprio).
3. Projeto de intervenção (30 pontos)
Elaboração de uma sequência didática escolhendo uma temática específica, baseada no Currículo referência de MG - 20 pontos.
4. TDE
Congada (20 pontos)
Considerando que o Projeto Pedagógico do Curso prevê uma avaliação qualitativa e que o desempenho de cada estudante deve ser comparativo com seu próprio desempenho, a avaliação será feita por meio de registro, observando as seguintes dimensões: compromisso e assiduidade, relacionamento/interação, desenvolvimento intelectual.
OBS: Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) fará uma avaliação de recuperação individual e sem consulta (100 pontos), prevista no cronograma da disciplina, que será apresentado na primeira aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALARCÃO, Isabel (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ANDRÉ, Marli (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
FAZENDA, I (ORG.) Práticas interdisciplinares na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Complementar
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 4. Ee. Campinas: Autores Associados, 2000. FAZENDA, Ivani (Org.) Pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na Escola.7. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 2002.
SUNG, J. M. Sujeito e sociedades complexas: para repensar os horizontes utópicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SYUS, S. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Trad. Ernani F. da f. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/02/2023, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4232194 |