UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

GGO031

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

75

Total:

120

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Maria Angélica de Oliveira Magrini

Ano/Semestre:

2/2021

Observações:

Oferta integral em formato remoto, nos termos do § 1º, Art. 2º da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211)

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. O cotidiano escolar nos espaços educativos dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia.

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica pela necessidade de articular aspectos teóricos e práticos na formação docente, proporcionando momentos de reflexão acerca dos contextos que perpassam o ensino fundamental.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental, bem como o cotidiano escolar nestas séries, a fim de subsidiar análises e reflexões sobre o ensino desta disciplina com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo.

Objetivos Específicos:

Analisar as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia para os Anos Finais (5ª a 8ª)do Ensino Fundamental, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível;
Analisar a proposta para o ensino de Geografia nos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental, contemplada no Projeto Pedagógico da(s) escola(s);
Acompanhar do cotidiano escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental;
Diagnosticar a realidade escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental.
Refletir sobre a prática docente no ensino de Geografia nos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental e sua importância para a construção da cidadania.

PROGRAMA

1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental;

2) O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental;
3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia.

METODOLOGIA

Diante das necessárias adequações diante do contexto de pandemia, a metodologia da disciplina de Estágio II será organizada em aulas expositivas, diálogos com professores da rede, laboratórios pedagógicos e leituras dirigidas e será oferecida na modalidade remota, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).
Os textos e demais materiais de apoio à disciplina serão disponibilizados no drive - link: https://drive.google.com/drive/folders/1t5VSZdB_nt0_Y-BNVHrOP4rUgqBphC2d?usp=sharing
Estão previstas aulas expositivas na modalidade síncrona na plataforma Google Meet e também aulas assíncronas, nas quais serão trabalhados os conteúdos teóricos e práticos previstos no programa da disciplina.
Durante todo o período da disciplina de Estágio II os atendimentos aos estudantes serão realizados de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através de e-mail (angelicaomagrini@gmail.com) ou em reuniões através da plataforma Google Meet, em horários agendados previamente.
A organização das cargas horárias síncronas, assíncronas e do conteúdo teórico e prático da disciplina será feita da seguinte maneira:

 

Data Atividade
15/07 Aula Síncrona - Apresentação do programa da disciplina - Estabelecimento da dinâmica da disciplina e das formas de avaliação; breve introdução ao conteúdo da disciplina. Link da videochamada: https://meet.google.com/yft-ghnp-mcq
16/07 Aula Assíncrona - Leitura dirigida - Os fundamentos do ensino
22/07 Aula Síncrona - Tema BNCC e temas transversais no ensino de Geografia
23/07 Aula Assíncrona -  Leitura dirigida - Principais elementos do ensino de Geografia
29/07 Aula Síncrona - Conteúdos no ensino de Geografia - O que ensinar?
30/07 Aula Assíncrona - Leitura dirigida - A aula de Geografia - Planejamento e execução
05/08 Aula Síncrona - Metodologias no ensino de Geografia, como ensinar? - Giro Decolonial e Geografia
06/08 Aula Assíncrona - Elaboração de ementa de oficina pedagógica
12/08 Aula Síncrona - Ciclo de debates: Formação docente em Geografia - conhecendo o cotidiano escolar do ensino fundamental - conversa com professores da rede
13/08 Aula Assíncrona - Preparação de oficina pedagógica
19/08 Aula Síncrona - Ciclo de debates: Formação docente em Geografia - Conhecendo o cotidiano escolar do ensino fundamental - conversa com professores da rede
20/08 Aula Assíncrona - Prática - Preparação de oficina pedagógica
26/08 Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e valorização do cotidiano
27/08 Aula Assíncrona - Prática - Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina
02/09 Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e cartografia social
03/09 Aula Assíncrona - Prática - Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina
09/09 Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e recursos audiovisuais
10/09 Aula Assíncrona - Prática - Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina
16/09 Feriado
17/09 Aula Assíncrona - Prática- Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da oficina
23/09 Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e tecnologias
24/09 Aula Assíncrona - Prática - Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da disciplina
30/09 Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e a prática dialógica
01/10 Aula Assíncrona - Prática - Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da oficina
07/10 Geopontal
08/10 Geopontal
14/10 Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e referências culturais
15/10 Aula Assíncrona - Prática - Elaboração do Relatório final de estágio/avaliação de oficina
21/10 Aula Síncrona - Prática - Apresentação dos relatórios finais de estágio
22/10 Aula Assíncrona - Prática - Elaboração/correções do Relatório final de estágio
28/10 Aula Síncrona - Apresentação dos relatórios finais de estágio
29/10 Aula Assíncrona - Correções no relatório final
04/11 Aula Assíncrona - Correções no relatório final
05/11 Entrega de notas e resultados

As aulas síncronas acontecerão nas quintas-feiras, das 19:00 às 21:40, pela plataforma google meet.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita a partir das seguintes atividades:
1) Elaboração da ementa da oficina pedagógica - 10 pontos
2) Realização do laboratório didático - 35 pontos
3) Realização das avaliações dos laboratórios didáticos - 10 pontos
4) Relatório final de estágio (elaboração e apresentação) - 45 pontos

A assiduidade será computada pela participação on-line nas aulas síncronas e pela entrega das atividades referentes à carga horária assíncrona.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos  professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 

CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas:  Papirus, 2006. 

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber  Livros, 2004. 

PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado.  São Paulo: Contexto, 2007. 

SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa.  São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. 

VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006

Complementar

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática  pedagógica. Recife: Massangana, 2006. 

CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. 

CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões.  Porto Alegre: UFGRS, 2003. 

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e  proposta. São Paulo: Cortez, 2007. 

NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto,  2008. 

______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. 

OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e  pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006. 

VEIGA, Ilma P. A. et. all. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção  possível. São Paulo: Papirus, 2007.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/06/2021, às 20:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2848315 e o código CRC 44733993.




Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2848315