|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. O cotidiano escolar nos espaços educativos dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia.
JUSTIFICATIVA
A disciplina se justifica pela necessidade de articular aspectos teóricos e práticos na formação docente, proporcionando momentos de reflexão acerca dos contextos que perpassam o ensino fundamental.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental, bem como o cotidiano escolar nestas séries, a fim de subsidiar análises e reflexões sobre o ensino desta disciplina com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo. |
Objetivos Específicos: |
Analisar as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia para os Anos Finais (5ª a 8ª)do Ensino Fundamental, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível; |
PROGRAMA
1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental;
2) O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental;
3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia.
METODOLOGIA
Diante das necessárias adequações diante do contexto de pandemia, a metodologia da disciplina de Estágio II será organizada em aulas expositivas, diálogos com professores da rede, laboratórios pedagógicos e leituras dirigidas e será oferecida na modalidade remota, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).
Os textos e demais materiais de apoio à disciplina serão disponibilizados no drive - link: https://drive.google.com/drive/folders/1t5VSZdB_nt0_Y-BNVHrOP4rUgqBphC2d?usp=sharing
Estão previstas aulas expositivas na modalidade síncrona na plataforma Google Meet e também aulas assíncronas, nas quais serão trabalhados os conteúdos teóricos e práticos previstos no programa da disciplina.
Durante todo o período da disciplina de Estágio II os atendimentos aos estudantes serão realizados de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através de e-mail (angelicaomagrini@gmail.com) ou em reuniões através da plataforma Google Meet, em horários agendados previamente.
A organização das cargas horárias síncronas, assíncronas e do conteúdo teórico e prático da disciplina será feita da seguinte maneira:
Data | Atividade |
15/07 | Aula Síncrona - Apresentação do programa da disciplina - Estabelecimento da dinâmica da disciplina e das formas de avaliação; breve introdução ao conteúdo da disciplina. Link da videochamada: https://meet.google.com/yft-ghnp-mcq |
16/07 | Aula Assíncrona - Leitura dirigida - Os fundamentos do ensino |
22/07 | Aula Síncrona - Tema BNCC e temas transversais no ensino de Geografia |
23/07 | Aula Assíncrona - Leitura dirigida - Principais elementos do ensino de Geografia |
29/07 | Aula Síncrona - Conteúdos no ensino de Geografia - O que ensinar? |
30/07 | Aula Assíncrona - Leitura dirigida - A aula de Geografia - Planejamento e execução |
05/08 | Aula Síncrona - Metodologias no ensino de Geografia, como ensinar? - Giro Decolonial e Geografia |
06/08 | Aula Assíncrona - Elaboração de ementa de oficina pedagógica |
12/08 | Aula Síncrona - Ciclo de debates: Formação docente em Geografia - conhecendo o cotidiano escolar do ensino fundamental - conversa com professores da rede |
13/08 | Aula Assíncrona - Preparação de oficina pedagógica |
19/08 | Aula Síncrona - Ciclo de debates: Formação docente em Geografia - Conhecendo o cotidiano escolar do ensino fundamental - conversa com professores da rede |
20/08 | Aula Assíncrona - Prática - Preparação de oficina pedagógica |
26/08 | Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e valorização do cotidiano |
27/08 | Aula Assíncrona - Prática - Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina |
02/09 | Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e cartografia social |
03/09 | Aula Assíncrona - Prática - Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina |
09/09 | Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e recursos audiovisuais |
10/09 | Aula Assíncrona - Prática - Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina |
16/09 | Feriado |
17/09 | Aula Assíncrona - Prática- Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da oficina |
23/09 | Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e tecnologias |
24/09 | Aula Assíncrona - Prática - Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da disciplina |
30/09 | Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e a prática dialógica |
01/10 | Aula Assíncrona - Prática - Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da oficina |
07/10 | Geopontal |
08/10 | Geopontal |
14/10 | Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e referências culturais |
15/10 | Aula Assíncrona - Prática - Elaboração do Relatório final de estágio/avaliação de oficina |
21/10 | Aula Síncrona - Prática - Apresentação dos relatórios finais de estágio |
22/10 | Aula Assíncrona - Prática - Elaboração/correções do Relatório final de estágio |
28/10 | Aula Síncrona - Apresentação dos relatórios finais de estágio |
29/10 | Aula Assíncrona - Correções no relatório final |
04/11 | Aula Assíncrona - Correções no relatório final |
05/11 | Entrega de notas e resultados |
As aulas síncronas acontecerão nas quintas-feiras, das 19:00 às 21:40, pela plataforma google meet.
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será feita a partir das seguintes atividades:
1) Elaboração da ementa da oficina pedagógica - 10 pontos
2) Realização do laboratório didático - 35 pontos
3) Realização das avaliações dos laboratórios didáticos - 10 pontos
4) Relatório final de estágio (elaboração e apresentação) - 45 pontos
A assiduidade será computada pela participação on-line nas aulas síncronas e pela entrega das atividades referentes à carga horária assíncrona.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.
PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006
Complementar
BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez, 2007.
NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
VEIGA, Ilma P. A. et. all. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/06/2021, às 20:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2848315 e o código CRC 44733993. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2848315 |