UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Atividades Curriculares de Extensão V

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT32903

Período/Série:

 

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

120

Total:

120

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

ADRIANO DE OLIVEIRA ANDRADE

Ano/Semestre:

2023/2° Semestre

Observações:

 

 

EMENTA

Definição de ações inter e multidisciplinares. O papel do Engenheiro Biomédico nas diversas áreas do conhecimento. A relevância do Engenheiro Biomédico para a sociedade.

JUSTIFICATIVA

A disciplina contribuirá para o aprimoramento profissional do estudante, ampliando sua capacidade de comunicação, liderança e planejamento.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

O estudante deve ser capaz de identificar áreas de interação com a Engenharia Biomédica.

Objetivos Específicos:

- promover ações de extensão;

- fornecer subsídios para utilização do conhecimento visto no curso em prol da comunidade externa a universidade.

PROGRAMA

1. Formas de interação entre áreas

1.1. Interdisciplinaridade;

1.2. Multidisciplinaridade;

1.3. Transdisciplinaridade.

 

2. O papel do Engenheiro Biomédico na Sociedade

  1. 2.1. Áreas de atuação;

2.2. Estudos de caso.

 

3. Extensão na prática

3.1. Desenvolvimento de um projeto de extensão multidisciplinar;

3.2. Divulgação de resultados para a sociedade.

 

METODOLOGIA

O estudante fará uma revisão da literatura e organizará atividades práticas a serem realizadas na Universidade Federal de Uberlândia para membros da Associação Parkinson do Triângulo. As temáticas serão selecionadas de forma a levar conhecimentos às pessoas com a doença de Parkinson, aos cuidadores e aos profissionais da Associação. Haverá interação entre estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais da saúde.

Metas / Ações

  1. Aproximar os indivíduos com a Doença de Parkinson da Associação Parkinson do Triângulo (APT) às atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde (NIATS - UFU) em parceria com a APT
  2. Apresentar informações que provoquem melhoria na qualidade de vida de pacientes com a Doença de Parkinson e seus familiares
  3. Disseminar a importância e aplicabilidade de atividades psico-cognitivas em indivíduos com a Doença de Parkinson
  4. Aumentar o contato interpessoal entre os participantes do projeto
  5. Incentivar os familiares e profissionais da saúde na utilização de Tecnologias assistivas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com a Doença de Parkinson
  6. Disseminar a importância e aplicabilidade de atividades psico-cognitivas em indivíduos com a Doença de Parkinson.
  7. Preparar e ministrar as atividades
  8. Divulgar informações sobre a promoção e prevenção de saúde na Doença de Parkinson

As atividades da disciplina fazem parte do projeto "Mãos que vibram - um olhar para o Parkinson" e serão executadas de acordo com o cronograma de atividades. O mês de janeiro foi reservado para planejamento das atividades em parceria com a Associação Parkinson do Triângulo, estudantes e voluntários. 

Todas atividades serão realizadas na sala 3D202, com exceção das atividades do dia 10 de abril de 2024 que serão realizadas no anfiteatro do bloco 1E, na Faculdade de Engenharia Elétrica.

Cronograma de atividades

Data Horário Dia da semana Cronograma de Atividades Equipe de voluntários
05/fev 14:00 - 16:00

segunda-feira

1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
07/fev 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade física (Cristiane)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
19/fev 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
21/fev 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade física (Cristiane)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
26/fev 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
28/fev 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade psicomotora (Janielle)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
04/mar 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
06/mar 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade física (Cristiane)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
11/mar 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
13/mar 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade física (Cristiane)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
18/mar 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
20/mar 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade física (Cristiane)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
25/mar 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
27/mar 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade psicomotora (Janielle)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
01/abr 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
03/abr 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade física (Cristiane)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
08/abr 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
10/abr 14:00 - 16:00 quarta-feira Ciclo de palestras, reforçando o dia internacional de conscientização da doença de Parkinson  
15/abr 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
17/abr 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade física (Cristiane)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana
22/abr 14:00 - 16:00 segunda-feira 1 - Atividade física (Eduardo)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Rhainara
* Pedro
* Luanne
* Ariana
24/abr 14:00 - 16:00 quarta-feira 1 - Atividade psicomotora (Janielle)
2 - Atividade pisco-cognitiva
* Eduardo
* Pedro
* Ariana

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação será realizada em três eixos, considerando o envolvimento do estudante nas atividades propostas de acordo com o planejamento do projeto de extensão.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. CLINICAL engineering. Boca Raton: CRC Press, c2003. 1 v. (various pagings), ill., 27 cm. (Principles and applications in engineering series). Includes bibliographical references and index. ISBN 0849318130 (alk. paper). Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy0646/2002041501- d.html. Acesso em: 28 mai. 2020.

2. DOREA, Luiz Eduardo. Criminalística. 4. ed. Campinas: Millennium, 2010. xix, 327, [1]p., il., 23 cm. (Tratado de perícias criminalísticas). Bibliografia: p. [317-328]. ISBN 9788576251934 (broch.).

3. JOBIM, Luiz Fernando. Identificação humana: identificação médico-legal, perícias odontolegais, identificação pelo DNA. 2. ed. Campinas: Millennium, 2012. 274p., il. (Tratado de perícias criminalísticas). Inclui bibliografia. ISBN 9788576252535 (broch.).

4. ROCHA FILHO, João Bernardes da. Transdisciplinaridade: a natureza íntima da educação científica. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. 131 p., 21 cm. Bibliografia: p. [128]-131. ISBN 9788574308630 (broch.).

Complementar

1. A INSTRUMENTAÇÃO biomedica e o problema da engenharia de manutenção no hospitais brasileiros. Brasília: CNPq, 1985. 108 p. Inclui bibliografia.

2. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993. 119 p. (Educar, 13). ISBN 8515005255 (broch.).

3. SALTZMAN, W. Mark. Biomedical engineering: bridging medicine and technology. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2009. xxi, 633 p., [16] p. of plates, ill. (some col.), maps (some col.), 27 cm. (Cambridge texts in biomedical engineering). 

4. A INTERDISCIPLINARIDADE na universidade. Curitiba: Champagnat, 1998. 125 p. (Educação. Teoria e prática, 2. Teoria e prática). Inclui bibliografia. ISBN 8572920358 (broch.)

5. FORMAÇÃO continuada, interdisciplinaridade e inclusão social. Catalão: Ed. da UFGO, 2008. 368 p., il. Inclui bibliografia. ISBN 9788560711109 (broch.).

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriano de Oliveira Andrade, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/01/2024, às 20:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5134739 e o código CRC 51E9194B.




Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5134739