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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60horas |
OBJETIVOS
Discutir as principais tendências teóricas que compõe os estudos em CTS;
Compreender de forma detida o processo de produção do conhecimento científico e tecnológico;
Debater o papel da ciência e da tecnologia nas sociedades contemporâneas;
Compreender o papel político da ciência e da tecnologia no capitalismo industrial.
Ementa
Relações existentes entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Kuhn, Fleck, as Revoluções Científicas e a crítica à História da Ciência. O Programa Forte e a virada social. A Teoria do Ator-Rede. Analises do sócio construtivismo: da Guerra das Ciências à Terceira Geração do CTS.
PROGRAMA
Unidade 1- Tendências da epistemologia da ciência
Unidade 2- Marx, Mannheim e o papel das ciências nas sociedades contemporâneas.
Unidade 3- Fleck, Kuhn e a historicidade do conhecimento científico
Unidade 4- O papel institucional na construção da ciência
Unidade 5- Programa Forte e o Princípio da Simetria
Unidade 6- A Teoria do Ator-Rede
Unidade 7- A “Guerra das Ciências”
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BLOOR, David. Conhecimento e imaginário Social. São Paulo: UNESP, 2009.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Introdução à evolução do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
KUHN, Thomas S. O caminho desde a estrutura. Ensaios filosóficos, 1970-1993, com uma entrevista autobiográfica. São Paulo: UNESP, 2006.
LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora. Ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru/SP: EDUSC, 2001.
LATOUR, Bruno. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru/São Paulo: EDUSC, 2004.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254347 e o código CRC 217EEE2D. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254347 |