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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
O professor-pesquisador e o trabalho com fontes audiovisuais e mídias digitais. Uso das imagens para fins didáticos. Tipologias das imagens. Prod ução de materiais didáticos.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Interdisciplinar III propõe a efetivação da prática como componente curricular objetivando a formação da identidade do professor-pesquisador em História, ou seja, do professor que domina os procedimentos da pesquisa histórica e da pesquisa sobre a prática docente. Nessa perspectiva, propõe-se a reflexão sobre a docência em espaços escolares e não-escolares a partir do pressuposto da indissociabilidade entre teoria e prática. Através dos procedimentos de observação e reflexão coletiva e sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem busca-se produzir conhecimento sobre a realidade do ensino, ou seja, sobre como se aprende e se ensina conceitos, procedimentos e atitudes, assim como se realiza a mediação didática entre a historiografia e a história escolar a partir da produção de materiais didáticos e incorporação de metodologias inovadoras.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender as discussões relacionadas ao Ensino de História e o audiovisual e as mídias digitais. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. As fontes visuais no ensino de História
a. A imagem e o ensino de História
b. A fotografia e o ensino de História
c. As imagens nos livros didáticos
2. As fontes audiovisuais e o ensino de História
a. Uma breve história do cinema
b. Usos do cinema em sala de aula
c. Uma breve história da televisão brasileira
d. Usos da telenovela em sala de aula
e. Usos do telejornalismo em sala de aula
3. As mídias digitais e o ensino de História
a. A História no YouTube
b. Geração Tik Tok
METODOLOGIA
A disciplina Projeto Interdisciplinar III possui carga horária de 90 horas e será ofertada, em formato presencial, ao longo do semestre 2023.1, entre os meses de agosto de 2023 e novembro de 2023. A disciplina estrutura-se em: aulas expositivo-dialogadas; grupos de trabalho; discussões temáticas; discussões dirigidas; seminários; entre outros exercícios práticos. A carga horária da disciplina será completada por meio do Trabalho Discente Estruturado, conforme Resolução CONGRAD n.73/2022. Constam como Trabalho Discente Estruturado análise de livro didático, leituras e produção textual da disciplina e seminário, totalizando 18 horas/aula.
AVALIAÇÃO
Pontuação máxima |
Critério de avaliação |
Data de Entrega |
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Atividades em sala de aula |
30 |
Objetividade, criticidade, domínio conceitual e criatividade. |
Atividades desenvolvidas semanalmente ao longo do semestre |
Análise de livro didático |
30 |
Objetividade, criticidade e domínio conceitual, correção gramatical. |
14/09/2023 |
Seminário |
20 |
Objetividade, criticidade, domínio conceitual e criatividade. |
Os seminários serão distribuídos ao longo do semestre |
Análise documental |
20 |
Objetividade, criticidade, domínio conceitual e correção gramatical. |
16/11/2023 |
Os discentes que não atingirem a nota mínima nas avaliações descritas farão jus a uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem. A avaliação de recuperação consistirá em uma prova dissertativa, em sala de aula, sem consulta, sobre os temas da disciplina. A nota mínima para aprovação: 60,00 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CAIMI, Flávia Eloísa. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar?. Anos 90. V.15, n.28, Porto Alegre, 2008, p.129-150. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7963/4751
ARRUDA, Eucídio Pimenta. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação. V.36, n.2, Porto Alegre, 2013, p.232-239. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84827901011.pdf
MAUAD, Ana Maria. Através da images: fotografia e história interfaces. Tempo. V.1, n.2, Rio de Janeiro, 1996, p.73-98. Disponível em: https://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-4.pdf
Complementar
GARCIA, Emilla Grizende. O Brasil de O Bem-Amado: tradição versus modernidade (1973). Faces da História, Assis-SP, v.3, nº2, p.213-229, jul-dez., 2016. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/391
HAMBURGUER, Esther. Telenovelas e interpretações do Brasil. Lua Nova, São Paulo, n. 82, p. 61-86, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/b4TLvPwvSfT4DfSnJqJ3fvQ/?format=pdf&lang=pt
LIMA, Douglas Mota Xavier de. Desenhos animados no ensino de história: a idade média em ‘Gato Félix’ e ‘Três Espiãs Demais’. Acta Scientiarum. Education, v. 43, e52201, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/52201/751375152709
MORETTIN, Eduardo. Uma história do cinema: movimentos, gêneros e diretores. In: Caderno de Cinema do Professor. São Paulo: 2009. pp.47-71. Disponível em: https://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/320090708123643caderno_cinema2_web.pdf
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes em sala de aula. Anos 90. V.15, n.28, Porto Alegre, 2008, p.113-128. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7961/4750
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/08/2023, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4732388 |