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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Teoria básica e aplicações à engenharia elétrica de funções, limites, derivadas e integrais de uma variável
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos a serem trabalhados formam a base matemática necessária para o entendimento das diferentes modelagens que aparecerão no decorrer da vida acadêmica dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, com isso, nota-se a grande importância dessa disciplina.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao finalizar o curso o estudante deverá ser capaz de:
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Objetivos Específicos: |
Fornecer ao estudante a compreensão de técnicas quantitativas, tanto no contexto matemático como em aplicações. Apresentando tópicos de matemática superior necessários para a compreensão e formulação de hipóteses novas e imprescindíveis nos demais componentes curriculares do Curso de Engenharia Elétrica. Familiarizar o aluno com a linguagem, conceitos e ideias relacionadas ao estudo de funções de variáveis reais e suas aplicações. |
PROGRAMA
NÚMEROS REAIS E FUNÇÕES
Números reais, desigualdades e valor absoluto
Funções: domínio, contradomínio, imagem e gráfico
Composição de funções
Funções pares, ímpares, crescentes, decrescentes e periódicas
Funções sobrejetoras, injetoras, bijetoras e função inversa
Funções afins, quadráticas e modulares
Funções trigonométricas
Funções logarítmicas e exponenciais
Funções potências de expoentes racionais
LIMITE E CONTINUIDADE
Definição de limite
Teoremas sobre limites
Limites laterais
Limites infinitos
Limites no infinito
Continuidade em um ponto e em um intervalo
Teoremas sobre continuidade
Teorema do Confronto
Limites fundamentais
DERIVADAS
Definição, significados geométrico e físico
Equações das retas tangente e normal
A derivada como taxa de variação instantânea
Diferenciabilidade e continuidade
Regras de derivação
Regra de cadeia
Derivada de função inversa
Derivação de uma função definida implicitamente
Derivadas de ordem superior
Taxas relacionadas
Teorema de Rolle
Teorema do Valor Médio
Regra de L’Hôpital
APLICAÇÕES DA DERIVADA
Funções crescentes e decrescentes
Máximos e mínimos relativos e absolutos
Teorema do Valor Extremo
Concavidade e pontos de inflexão
Testes da derivada primeira e da derivada segunda
Assíntotas horizontais e verticais
Esboços de gráficos de funções
Funções hiperbólicas
Problemas de otimização
INTEGRAIS INDEFINIDAS
A operação inversa da derivação e a primitiva de uma função
Propriedades das integrais indefinidas
Integrais imediatas
Integrais por substituição algébrica
Integrais por partes
Integrais por substituições trigonométricas
Integrais de funções racionais
Equações diferenciais simples e suas soluções
METODOLOGIA
Setenta por cento das aulas serão dedicadas para apresentação de resumos dos tópicos da ementa, seguindo como base as notas de aula do professor, o resto será para a resolução de exercícios por parte do professor e dos alunos. O nome do curso da disciplina no Moodle será “Cálculo Diferencial e Integral 1-Turma U-Santos” (https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5850) e a chave de autoinscrição (discentes) será C12021S2.
O professor disponibilizará com certa antecedência textos complementares dos tópicos a serem apresentados em sala de aula.
A participação do aluno será avaliada (pontos extras). Cada aluno fará sua própria nota. Haverão grupos de trabalho nos horários de tira dúvidas, mas a nota de cada integrante é individual. O objetivo da formação de grupos é permitira interação e o compartilhamento de conhecimentos. Os grupos de trabalho podem não ser fixos.
Serão postadas listas de exercícios da disciplina no Moodle, com o objetivo de reforçar e treinar a teoria apresentada em sala de aula. Alunos que resolvem as listas e tiram dúvidas tem cem porcento de chance de passar na disciplina.
Os horários de tira dúvidas serão usados como horários de resolução dos exercícios por parte dos alunos e do professor. Lembrando que toda participação será avaliada, e só ganha pontos quem explicar corretamente a resolução dos exercícios. O horário de tira dúvida é segunda-feira, das 14:00hs às 16:00hs.
Será usado o software gratuito Geogebra para ilustrar conceitos dados em sala de aula.
Haverão três provas:
Prova 1 (P1): 05/11/2022 (Sábado) das 08:00hs às 11:00hs
Prova 2 (P2): 17/12/2022 (Sábado) das 08:00hs às 11:00hs
Prova 3 (P3): 04/02/2023 (Sábado) das 08:00hs às 11:00hs
Regras.
O aluno deve estar presente em sala de aula, isso significa que é indispensável sua participação na aula.
O dever do aluno é estudar em casa a teoria e vir na aula para fazer exercícios e tirar dúvidas.
Aluno que falta a uma prova por motivos de saúde, deve entrar com pedido de prova fora de época no seu respectivo curso, com a documentação que justifica a ausência.
Está proibido o uso de celular na prova.
Em resumo:
Sobre as atividades em regime presencial (17 semanas de cinco horas aula): Essas atividades são baseadas em aulas expositivas com apresentação da teoria associada a disciplina seguida da resolução de exercícios dos temas abordados em cada um dos tópicos da ementa.
As horas da semana 18 será usadas para realização de provas (Três sábados de três horas cada uma).
AVALIAÇÃO
Observação com relação aos tópicos das provas: São todos aqueles desenvolvidos até a penúltima aula antes da respectiva prova.
A nota na disciplina é uma média ponderada das notas das provas, em que:
Nota final (NF) = (P1+2*P2+P3)/4
Atividade Avaliativa de Recuperação: Haverá uma Avaliação de Recuperação (AR) para os alunos que obtiverem nota final NF maior ou igual a 45 e menor que 60 e não tiverem sido reprovados por falta.
Para os alunos que forem fazer a Avaliação de Recuperação (AR), a aprovação ocorrerá desde que ((NF+AR)/2)≧60 e, se isso ocorrer, a nota que irá para o histórico do aluno é 60. Caso contrário,
prevalecerá a maior nota entre NF e a média (NF+AR)/2. A prova de recuperação será aplicada na sexta-feira da semana que antecede o início do próximo semestre letivo e envolverá todo o conteúdo da
disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Será utilizada no decorrer das aulas. No mínimo 3 (três) títulos. Cada título citado deve ter um exemplar na Biblioteca para cada 6 estudantes de seu curso.
1. GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. V 1. 5a ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2001.
2. STEWART, J. Cálculo. V 1. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
3. THOMAS, G. B. et al. Cálculo. V 1. 11. ed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.
Complementar
1. BERNARDO, E. Estudo do Cálculo e Aplicações. Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Disponível em: https://web.icmc.usp.br/SMA/Portal%20SMA/Material%20Didatico/Exercicios%20de%20aplicacoes%20do%20Calculo.pdf
2. CABRAL, M.Curso de Cálculo de uma Variável. Disponível em:
https://www.dma.im.ufrj.br/~mcabral/livros/livro-calculo/cursoCalculoI-livro.pdf
3. PINTO, M. M. F.; ERCOLE, G. Introdução ao cálculo diferencial. Belo Horizonte: Editora UFMG,2009. Disponível em: http://www.mat.ufmg.br/ead/wp-content/uploads/2016/08/Introducao-ao-Calculo-Diferencial.pdf
4. VILCHES, A. A.; CORRÊA, M. L. Cálculo I: Volume I. IME-UERJ. Disponível em: https://www.ime.uerj.br/livros-apostilas-e-tutoriais-2/?cp_livro=3#
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Santos Alberto Enriquez Remigio, Professor(a) do Magistério Superior, em 21/09/2022, às 08:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.058216/2022-76 | SEI nº 3932199 |