|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.
JUSTIFICATIVA
Atualmente com as evoluções legais no campo da educação especial, que assume um caráter de inclusão social e educacional, surge a necessidade de inserir e estruturar no espaço de formação de professores a discussão de temas e reflexões que aproximem os futuros pedagogos das questões, antes específicas da educação especial, hoje de todos os educadores. O Ensino de Libras é de suma importância para que os profissionais da educação possuam o mínimo de condições de estabelecer um contato com o estudante surdo e consiga buscar apoio pedagógico para realizar seu trabalho com a turma.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
|
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
1. A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos
1.1. História das línguas de sinais.
1.2. As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos.
1.3. A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.
2. Legislação específica
A Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o decreto nº 5.626, de 22/12/2005.
3. Introdução a Libras
3.1. Características da língua, seu uso e variações regionais.
3.2. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.
4. Prática introdutória em Libras
4.1. Diálogo e conversação com frases simples.
4.2. Expressão viso-espacial.
METODOLOGIA
Este componente curricular será ministrado no formato remoto, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020
Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).
CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE SÍNCRONA E ASSÍNCRONA
a) Atividades síncronas: 2h por semana, aula expositiva: link de acesso à sala virtual que está na Plataforma Moodle UFU com redirecionamento direto.
b) Atividades assíncronas: 2h por semana, Leitura de textos através de links disponibilizados na plataforma Moodle UFU, estudo dos materiais de apoio no Moodle, vídeos do youtube e também será usado o Whatsapp para plantão de dúvidas e atendimento. As atividades assíncronas serão feitas através de questionários e produção de vídeos em Libras na plataforma Moodle UFU.
c) Carga-horária de atividades: 2h por semana, destinadas à leitura de textos, realização e inserção de atividades no Moodle, participação ambiente virtual.
d) As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br)
e) Whatsapp (034-9-9635-2095) e E-mail tira dúvidas gerais da disciplina – atendimento em até 72h e E-mail: prof.cristiano.de.libras.ufu@gmail.com
Perfazendo um total de 60 horas de atividades programadas de forma síncrona e assíncrona.
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle UFU, as mesmas seguem o cronograma abaixo:
SEMANAS |
CONTÉUDOS |
ENCONTRO SÍNCRONO |
ATIVIDADE ASSÍNCRONA |
1º SEMANA (16/07) |
Apresentação da ementa e do planejamento |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
2º SEMANA (23/07)
|
Unidade I Libras e a Constituição dos sujeitos surdos Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
3º SEMANA (30/07) |
Avaliação |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
ATIVIDADE AVALIATIVA I Produção de vídeo em Libras |
4º SEMANA (06/08) |
Unidade I Libras e a Constituição dos sujeitos surdos Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
5º SEMANA (13/08) |
Unidade I Libras e a Constituição dos sujeitos surdos Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
·Vocabulário em Libras |
|
6º SEMANA (20/08) |
Avaliação |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
ATIVIDADE AVALIATIVA II Avaliação de questões |
7º SEMANA (27/08) |
Unidade II Legislação específica e Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
8º SEMANA (03/09) |
Unidade III Introdução a Libras e Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
9º SEMANA (10/09) |
Avaliação |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
ATIVIDADE AVALIATIVA III Avaliação de questões |
10º SEMANA (17/09) |
Unidade III Introdução a Libras e Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
11º SEMANA (24/09) |
Avaliação |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
ATIVIDADE AVALIATIVA IV Avaliação de questões |
12º SEMANA (01/10) |
Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
13º SEMANA (08/10) |
Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
14º SEMANA (15/10) |
Unidade IV Prática introdutória em Libras |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
|
15º SEMANA (22/10) |
Avaliação |
Moodle UFU (com redirecionamento direto):
|
ATIVIDADE AVALIATIVA V Produção de vídeo em LIBRAS |
16º SEMANA (29/10)
|
Encerramento da disciplina/Entrega das notas finais |
AVALIAÇÃO
A avaliação consistirá no desempenho individual de cada discente ao longo do semestre. Os critérios de avaliação serão considerados os seguintes aspectos: Presença nos encontros síncronos e atividades assíncronas; Comprometimento com as leituras propostas; Postura investigativa ao longo de todas as atividades desenvolvidas; Atividade entregue no prazo estabelecido. As atividades avaliativas I e V, o discente deve produzir um vídeo em Libras com as situações propostas nas atividades e anexá-las ao link de redirecionamento do Drive. As atividades avaliativas II, III e IV serão um questionário de múltipla escolha com base nas leituras propostas que está na Plataforma MOODLE. O detalhamento das atividades avaliativas estão descritas no quadro a seguir:
As avaliações abaixo serão realizadas no ambiente da Plataforma Moodle UFU:
AVALIAÇÃO |
ATIVIDADE |
PONTUAÇÃO |
DATA DISPONÍVEL NA PLATAFORMA |
---|---|---|---|
1 |
ATIVIDADE AVALIATIVA I Produção de vídeo em Libras |
10,0 pontos |
30/07/2021 |
2 |
ATIVIDADE AVALIATIVA II Avaliação de questões |
30,0 pontos |
20/08/2021 |
3 |
ATIVIDADE AVALIATIVA III Avaliação de questões |
20,0 pontos |
10/09/2021 |
4 |
ATIVIDADE AVALIATIVA IV Avaliação de questões |
20,0 pontos |
24/09/2021 |
5 |
ATIVIDADE AVALIATIVA V Produção de vídeo em Libras |
20,0 pontos |
22/10/2021 |
Totalizando uma nota final de |
100,0 pontos |
- |
Todas as atividades, registros e avaliações ficarão disponibilizados no banco de dados do AVA/Moodle da disciplina. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecidos pelas Normas de Graduação UFU.
O controle de frequência será feito através da Plataforma Moodle na participação dos encontros síncronos e na entrega das atividades. A assiduidade será validada mediante a participação nos encontros síncronos e a realização das atividades assíncronas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
MOURÃO, M. P. (Org). Língua Brasileira de Sinais. Centro de Educação a Distância, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial. Uberlândia, MG, 2018 2 ed. Material elaborado para os cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Aberta do Brasil. 118p.. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25235/1/libras%20ead-matematica_30-09.pdf Acesso em jun. 2021.
BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276 Acesso em jun. 2021.
FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.artelibras.com.br/ewadmin/download/Libras_em_contexto_.pdf Acesso em jun. 2021.
Complementar
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em jun. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em jun. 2021.
REDONDO, Maria Cristina da Fonseca Deficiência auditiva-/ Maria Cristina da Fonseca Redondo, Josefina Martins Carvalho. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciaauditiva.pdf Acesso em out. jun. 2021.
GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n4/v14n4a18.pdf Acesso em jun. 2021.
CAPÍTULO 1 https://www.youtube.com/watch?v=LmvBFaxTUxE
CAPÍTULO 2 https://www.youtube.com/watch?v=Ed1WNOSQbu0&t=15s
CAPÍTULO 3 https://www.youtube.com/watch?v=ID2kYDzr-cE
QUADROS, R. M. de (org). Estudos surdos I – Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006. Disponível em: https://www.editora-arara-azul.com.br/ParteA.pdf Acesso em jun. 2021.
QUADROS, R.M. DE & PERLIN, G. (org). Estudos Surdos II - Petropólis, RJ: Arara Azul, 2007. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/16 Acesso em jun. 2021.
QUADROS, R. M. de (org). Estudos surdos III – Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008. Disponível em: https://www.editora-arara-azul.com.br/estudos3.pdf Acesso em jun. 2021.
QUADROS, R.M. DE & STUMPF, M. (org). Estudos Surdos IV - Petropólis, RJ: Arara Azul, 2009. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/14 Acesso em jun. 2021.
BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276 Acesso em jun. 2021.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Cristiano Silva Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 21:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2845083 e o código CRC 30F016C5. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2845083 |