UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Língua Brasileira de Sinais - Libras

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

ICHPO 314043

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Cristiano Silva Ribeiro

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

Disciplina ofertada referente ao período letivo 200/2, conforme Resolução 25/2020 CONGRAD

 

EMENTA

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.

JUSTIFICATIVA

Atualmente com as evoluções legais no campo da educação especial, que assume um caráter de inclusão social e educacional, surge a necessidade de inserir e estruturar no espaço de formação de professores a discussão de temas e reflexões que aproximem os futuros pedagogos das questões, antes específicas da educação especial, hoje de todos os educadores. O Ensino de Libras é de suma importância para que os profissionais da educação possuam o mínimo de condições de estabelecer um contato com o estudante surdo e consiga buscar apoio pedagógico para realizar seu trabalho com a turma. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos.

Objetivos Específicos:

  • Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares.
  • Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos surdos;
  • Compreender os fundamentos da educação de surdos;
  • Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;
  • Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

PROGRAMA

1. A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos

1.1. História das línguas de sinais.

1.2. As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos.

1.3. A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.

2. Legislação específica

A Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o decreto nº 5.626, de 22/12/2005.

3. Introdução a Libras

3.1. Características da língua, seu uso e variações regionais.

3.2. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.

4. Prática introdutória em Libras

4.1. Diálogo e conversação com frases simples.

4.2. Expressão viso-espacial.

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato remoto, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 

Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE SÍNCRONA E ASSÍNCRONA

a) Atividades síncronas: 2h por semana, aula expositiva: link de acesso à sala virtual que está na Plataforma Moodle UFU com redirecionamento direto.

 b) Atividades assíncronas: 2h por semana, Leitura de textos através de links disponibilizados na plataforma Moodle UFU, estudo dos materiais de apoio no Moodle, vídeos do youtube e também será usado o Whatsapp para plantão de dúvidas e atendimento. As atividades assíncronas serão feitas através de questionários e produção de vídeos em Libras na plataforma Moodle UFU.

c) Carga-horária de atividades: 2h por semana, destinadas à leitura de textos, realização e inserção de atividades no Moodle, participação ambiente virtual.

d) As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br)

e) Whatsapp (034-9-9635-2095) e E-mail tira dúvidas gerais da disciplina – atendimento em até 72h e E-mail: prof.cristiano.de.libras.ufu@gmail.com

Perfazendo um total de 60 horas de atividades programadas de forma síncrona e assíncrona.

 

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle UFU, as mesmas seguem o cronograma abaixo:

SEMANAS

CONTÉUDOS

ENCONTRO SÍNCRONO

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

1º  SEMANA

(16/07)

Apresentação da ementa e do planejamento

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Cronograma da disciplina e avaliações
  • Conheça a AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem no Moodle.
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

2º SEMANA

(23/07)

 

Unidade I

Libras e a Constituição dos sujeitos surdos

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
  • Vocabulário em Libras
  • Leitura: Definições da surdez. Causas e prevenções para a surdez. Consequências educacionais e de desenvolvimento. Apoios, estimulação, atendimento especializado. REDONDO, Maria Cristina da Fonseca Deficiência auditiva-/ Maria Cristina da Fonseca Redondo, Josefina Martins Carvalho. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciaauditiva.pdf 
  • Vídeo do Youtube: História da educação de surdos: na Europa e nos EUA. Disponível em: https://youtu.be/c26-NAVnnu4
  • Vídeo do Youtube: História da educação de surdos: no Brasil. Disponível em: https://youtu.be/ijRfkhrFx9E
  • Vídeo: Assista a conversação em Libras “Encontro entre amigos”.
  • Vídeo: “Libras: o que é esta língua?”.
  • Vídeo: “Alfabeto e números em Libras”.
  • Glossário: VLIBRAS I
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

3º SEMANA

(30/07)

Avaliação

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Orientação da avaliação
  • Revisão das últimas aulas

 

 

                                   ATIVIDADE AVALIATIVA I

                                    Produção de vídeo em Libras

4º SEMANA

(06/08)

Unidade I

Libras e a Constituição dos sujeitos surdos

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
  • Vocabulário em Libras

5º  SEMANA

(13/08)

Unidade I

Libras e a Constituição dos sujeitos surdos

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
·Vocabulário em Libras
 
  • Leitura: A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas. QUADROS, R.M. DE & PERLIN, G. (org). Estudos Surdos II - Petropólis, RJ: Arara Azul, 2007. Disponível em: http://editora-araraazul.com.br/site/ebook/detalhes/16
  • Vídeo do youtube: Identidade e cultura surdas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9XP9tZOh300
  • Vídeo: Assista a conversação em Libras “Quando será a festa?”.
  • Vídeo: “Cultura Surda”
  • Vídeo: “Comunidade Surda”
  • Vídeo: “E se o mundo fosse surdo?”
  • Glossário: VLIBRAS III
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

 

 

 

6º SEMANA

(20/08)

Avaliação

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Orientação da avaliação
  • É importante fazer a leitura do material antes de realizar a atividade

 

 

                                  ATIVIDADE AVALIATIVA II

                                          Avaliação de questões

7º SEMANA

(27/08)

Unidade II

Legislação específica

e

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
  • Vocabulário em Libras
  • Leitura: Como o surdo se comunica. Como o surdo aprende? Estratégias e recursos. DAMÁZIO. Mirlene F. M. O Atendimento Educacional Especializado – pessoa com surdez. Curitiba: Cromos, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf 
  • Leitura: A Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e Decreto nº 5.626, de 22/12/2005.BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm 
  • DECRETO nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
  • Vídeo do youtube: Como se comunicar com o surdo? https://youtu.be/J1_a5aM1Vmw
  • Vídeo: Assista a conversação em Libras “Procurando emprego”.
  • Vídeos: “Leis sobre Libras”.
  • Glossário: VLIBRAS IV
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

8º SEMANA

(03/09)

Unidade III

Introdução a Libras

e

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
  • Vocabulário em Libras
  • Leitura: Apoio e orientações à família. Importância da estimulação precoce. MEC. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 89 p. : il. Disponível em: 
  • Vídeo do youtube:  Estimulação dos bebês https://www.youtube.com/watch?v=59Q6XSV0SaY&t=1s
  • Vídeo: Assista a conversação em Libras “Minha agenda mensal”.
  • Glossário: VLIBRAS V
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

9º SEMANA

(10/09)

Avaliação 

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Orientação da avaliação
  • Revisão das últimas aulas

 

                                   ATIVIDADE AVALIATIVA III

                                             Avaliação de questões

 10º SEMANA

(17/09)

Unidade III

Introdução a Libras

e

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
  • Vocabulário em Libras
  • Leitura: Características da língua, seu uso e variações regionais. BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276 
  • Vídeo: Assista a conversação em Libras “A visita ao banco”
  • Glossário: VLIBRAS VI
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

 

11º SEMANA

(24/09)

Avaliação 

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Orientação da avaliação
  • Revisão das últimas aulas

                                  ATIVIDADE AVALIATIVA IV

                                           Avaliação de questões

12º SEMANA

(01/10)

  Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
  • Vocabulário em Libras

 

 

  • Leitura: BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276 
  • Vídeo: Assista a conversação em Libras “As férias chegaram”.
  • Filmes e documentários: “Sou surda e não sabia” e “Meu nome é Jona"
  • Glossário: VLIBRAS VII
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

 

13º SEMANA

(08/10)

 Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
  • Vocabulário em Libras

 

  • Vídeo: Assista a conversação em Libras “O vestibular”.
  • Glossário: VLIBRAS VIII
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

 

14º SEMANA

(15/10)

 Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Aula expositiva
  • Diálogo e conversação MOURÃO (2018)
  • Contexto em Libras FELIPE (2001)
  • Vocabulário em Libras

 

  • Vídeo: Assista a conversação em Libras “Os lugares da cidade”.
  • Glossário: VLIBRAS IX
  • Estudo: Materiais de apoio no Moodle.
  • Dúvidas: E-mail e Whatsapp.

 

15º SEMANA

(22/10)

Avaliação

     Moodle UFU (com redirecionamento direto):

  • Orientação da avaliação
  • Revisão das últimas aulas

 

                                        ATIVIDADE AVALIATIVA V

                                        Produção de vídeo em LIBRAS

 

16º SEMANA

(29/10)

 

Encerramento da disciplina/Entrega das notas finais

                                                                               

 

AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá no desempenho individual de cada discente ao longo do semestre. Os critérios de avaliação serão considerados os seguintes aspectos: Presença nos encontros síncronos e atividades assíncronas; Comprometimento com as leituras propostas; Postura investigativa ao longo de todas as atividades desenvolvidas; Atividade entregue no prazo estabelecido. As atividades avaliativas I e V, o discente deve produzir um vídeo em Libras com as situações propostas nas atividades e anexá-las ao link de redirecionamento do Drive. As atividades avaliativas II, III e IV serão um questionário de múltipla escolha com base nas leituras propostas que está na Plataforma MOODLE. O detalhamento das atividades avaliativas estão descritas no quadro a seguir:

As avaliações abaixo serão realizadas no ambiente da Plataforma Moodle UFU:

AVALIAÇÃO

ATIVIDADE

PONTUAÇÃO

DATA DISPONÍVEL

NA PLATAFORMA

1

ATIVIDADE AVALIATIVA I

Produção de vídeo em Libras

10,0 pontos

30/07/2021

2

ATIVIDADE AVALIATIVA II

Avaliação de questões

30,0 pontos

20/08/2021

3

ATIVIDADE AVALIATIVA III

Avaliação de questões

20,0 pontos

10/09/2021

4

ATIVIDADE AVALIATIVA IV

Avaliação de questões

20,0 pontos

24/09/2021

5

ATIVIDADE AVALIATIVA V

Produção de vídeo em Libras

20,0 pontos

22/10/2021

Totalizando uma nota final de

100,0 pontos

-

Todas as atividades, registros e avaliações ficarão disponibilizados no banco de dados do AVA/Moodle da disciplina. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecidos pelas Normas de Graduação UFU.

O controle de frequência será feito através da Plataforma Moodle na participação dos encontros síncronos e na entrega das atividades. A assiduidade será validada mediante a participação nos encontros síncronos e a realização das atividades assíncronas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

MOURÃO, M. P. (Org). Língua Brasileira de Sinais. Centro de Educação a Distância, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial. Uberlândia, MG, 2018 2 ed. Material elaborado para os cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Aberta do Brasil. 118p.. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25235/1/libras%20ead-matematica_30-09.pdf  Acesso em jun. 2021.

BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276  Acesso em jun. 2021.

FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.artelibras.com.br/ewadmin/download/Libras_em_contexto_.pdf  Acesso em jun. 2021.

Complementar

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em jun. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em jun. 2021.

REDONDO, Maria Cristina da Fonseca Deficiência auditiva-/ Maria Cristina da Fonseca Redondo, Josefina Martins Carvalho. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciaauditiva.pdf Acesso em out. jun. 2021.

GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n4/v14n4a18.pdf  Acesso em jun. 2021.

CAPÍTULO 1 https://www.youtube.com/watch?v=LmvBFaxTUxE

CAPÍTULO 2 https://www.youtube.com/watch?v=Ed1WNOSQbu0&t=15s

CAPÍTULO 3 https://www.youtube.com/watch?v=ID2kYDzr-cE

QUADROS, R. M. de (org). Estudos surdos I – Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006. Disponível em: https://www.editora-arara-azul.com.br/ParteA.pdf  Acesso em jun. 2021.

QUADROS, R.M. DE & PERLIN, G. (org). Estudos Surdos II - Petropólis, RJ: Arara Azul, 2007. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/16 Acesso em jun. 2021.

QUADROS, R. M. de (org). Estudos surdos III – Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008. Disponível em:  https://www.editora-arara-azul.com.br/estudos3.pdf Acesso em jun. 2021.

QUADROS, R.M. DE & STUMPF, M. (org). Estudos Surdos IV - Petropólis, RJ: Arara Azul, 2009. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/14 Acesso em jun. 2021.

BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276  Acesso em jun. 2021.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiano Silva Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 21:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2845083 e o código CRC 30F016C5.




Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2845083