UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTATÍSTICA

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE MATEMÁTICA

Código:

FAMAT31033

Período/Série:

SEGUNDO

Turma:

22222

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

PATRÍCIA FERREIRA PARANAÍBA

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Distribuição de frequências, amostragem, probabilidade, variáveis aleatórias, distribuições amostrais, intervalo de confiança, teste de hipótese, regressão e correlação.

JUSTIFICATIVA

Os conceitos básicos e as análises em estatística são de fundamental importância para garantir que os dados sejam coletados, organizados e analisados de forma correta para produzirem informação confiável. Portanto, torna-se indispensável essa disciplina para a formação do aluno.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso, o estudante deverá ser capaz de manipular os temas abordados na disciplina e usá-los em disciplinas da área profissionalizante, proporcionando uma visão crítica de planejamento experimental, análise estatística e interpretação de resultados experimentais.

Objetivos Específicos:

Difundir conceitos estatísticos além das fronteiras das ciências exatas; Apresentar ao aluno o ambiente que envolve a estatística e a sua importância em sua área; Despertar o aluno para o uso correto das estatísticas em sua área de atuação; Desenvolver a capacidade crítica e analítica do estudante através da discussão de exercícios e problemas.

PROGRAMA

1. Distribuição de Frequências

1.1. Coleta de dados

1.2. Apresentação dos dados

1.3. População e amostra

1.4. Variáveis discretas e contínuas

1.5. Medidas de posição para dados agrupados e não agrupados

1.6. Quartis, decis, percentis e moda

1.7. Medidas de dispersão, assimetria e curtose

2. Amostragem

2.1. Vantagem do método de amostragem

2.2. Utilizações

2.3. Principais fases de um levantamento por amostragem

2.4. Amostragem aleatória simples

2.5. Tipos de amostragem

2.6. Tabelas de números aleatórios e seu uso

3. Probabilidade

3.1. Introdução à teoria de conjuntos

3.2. Experiência aleatória

3.3. Espaço amostral

3.4. Eventos

3.5. Frequência

3.6. Axiomas de probabilidade

3.7. Teoremas fundamentais

3.8. Métodos de enumeração

3.9. Regras da multiplicação e adição - permutação - combinação e arranjo

3.10. Probabilidade condicionada

3.11. Eventos independentes Teoremas de Bayes

4. Variáveis Aleatórias (V.A.)

4.1. V.A. contínuas e discretas unidimensionais

4.2. Eventos equivalentes

4.3. V. A. contínuas e discretas bidimensionais, função de probabilidade, distribuição de probabilidade, função densidade de probabilidade conjunta, distribuições de probabilidade marginais e condicionadas

4.4. V.A. independente

4.5. Funções de V.A.

4.6. Valor esperado de uma V.A.

4.7. Expectância de uma função V.A.

4.8. Propriedade da expectância

4.9. Propriedade do valor esperado

4.10. Variância de V.A

4.11. Propriedade da variância

4.12. Coeficiente de correlação

4.13. Momentos ordinários e centrais

4.14. Distribuições de variáveis aleatórias discretas: binomial, hipergeométrica, Poisson, geométrica e Pascal

4.15. Distribuição de varáveis aleatórias contínuas: normal e exponencial

5. Distribuições Amostrais

5.1. Distribuição da média amostral

5.2. Teorema do limite central

5.3. Distribuição t de Student

5.4. Distribuição chi-quadrado

5.5. Distribuição F de Snedecor

6. Intervalos de Confiança

6.1. Para a média, proporção, diferença de médias, diferença de proporções, variância

7. Testes de Hipótese

7.1. Para a média, variâncias, proporções

7.2. Bondade do ajuste e independência

8. Regressão e Correlação

8.1. Método dos mínimos quadrados

8.2. Correlação simples

8.3. Correlação populacional e amostral

 

METODOLOGIA

1. Ao longo do curso serão ministradas aulas expositivas da teoria utilizando recursos audiovisuais como apresentação em data-show e quadro e giz ou pincel, com a participação efetiva dos alunos e o professor com resolução de problemas propostos, tais problemas envolvem análises e aplicações das metodologias em diferentes áreas do conhecimento.

2. As aulas expositivas acontecem nas segundas e terças de 07:10 às 08:50 .

3. Listas de exercícios realizadas semanalmente na plataforma Moodle, pelo seguinte link

https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=8904 e chave de inscrição: “est”.

4. Horário de atendimento: Segunda de 13:00 às 14:00, sala 1J118.

5. ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 10 dias de atividades práticas supervisionadas, como por exemplo análises estatísticas e uso da calculadora.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita por meio de três provas teóricas (NPT) sem consulta e trabalhos (NT) no valor de 30, 30, 30 e 10, respectivamente

NF = NPT + NS + NT = 30 + 30 + 30 +10 = 100.

Nos dias de prova não será permitida a entrada na sala de aula após quinze minutos do início da prova. É permitido o uso de calculadora científica ou comum. Será aprovado o aluno com média final maior ou igual a 60. Aos alunos que não obterem nota maior ou igual a 60 e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular, poderão fazer uma prova de recuperação no valor de 30 pontos que irá substituir a menor nota. Alunos que perderam alguma prova sem justificativa, deverá necessariamente recuperar esta avaliação na prova de recuperação. As avaliações serão realizadas individualmente no horário de aula, e entregues ao final da aula. Os trabalhos são as listas de exercícios resolvidas semanalmente.

Datas das avaliações:

1ª prova dia 06/02 = valor 30,0 pts

2ª prova dia 11/03 = valor 30,0 pts

3ª prova dia 02/04 = valor 30,0 pts

Prova sub dia 15/04 = valor 30,0 pts

Trabalhos avaliativos (questionários na plataforma Moodle)= valor 10,0 pts

Reposição das avaliações: A reposição das avaliações será realizada de acordo com os critérios estabelecidos na resolução CONGRAD 46/2022: art. 137, 138, 139 e 140.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

2. MORETTIN, Luiz. Gonzaga. Estatística básica: probabilidade e inferência, volume único. São Paulo: Pearson, 2010.

3. TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 11. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Complementar

1. COSTA NETO, P. L. Estatística. 3. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.

2. DANTAS, C. A. B. Probabilidade: um curso introdutório. São Paulo: EDUSP, 2008.

3. LOPES, P. A. Probabilidades e estatística. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 1999.

4. MAGALHÃES, M. N; LIMA, A. C. P. de. Noções de probabilidade e estatística. 7. ed. São Paulo: EDUSP, 2010.

5. MEYER, P. L. Probabilidade: aplicações à estatística. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

6. MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Patricia Ferreira Paranaiba, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/01/2024, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5117346