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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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EMENTA
A ascensão política da burguesia na Europa. As Revoluções Inglesas. A consolidação e a decadência do Antigo Regime na Europa. O Iluminismo e seus desdobramentos. O despotismo ilustrado. A Revolução Francesa.
JUSTIFICATIVA
Analisar as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais nas sociedades europeias. O curso proporcionará ao aluno situar-se no campo profissional de ensino, pesquisa e extensão, na prática do historiador e em História Moderna.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Entender o processo de transformação que atingiu o mundo ocidental na segunda metade do século XVIII e que redimensionou ou alterou profundamente a política, a economia, a sociedade, as ideias e a mentalidade do homem moderno. |
Objetivos Específicos: |
#Estudar as Revoluções Inglesas; #Compreender ascensão da burguesia e a decadência do Antigo Regime; #Apreender o impacto do Racionalismo no pensamento político e na formação das instituições da época; #Entender o período pré-revolucionário na França. Compreender o processo revolucionário na França. |
PROGRAMA
Unidade 1. As Revoluções Inglesas
Unidade 2. A hegemonia comercial inglesa
Unidade 3. A Crise do Antigo Sistema Colonial
Unidade 4. O Iluminismo francês
Unidade 5. A crise do Absolutismo na França
Unidade 6. A França no período revolucionário
METODOLOGIA
A disciplina “História Moderna II” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. O curso se desenvolverá a base de aulas expositivas e seminários de interpretação de textos autorais ou documentais, que serão fornecidos aos discentes no decorrer no curso, buscando-se estimular a capacidade de leitura e interpretação dos mesmos.
Métodos Didáticos:
Recursos didáticos: aulas expositivas presenciais, quadro e giz; recursos audiovisuais (Datashow e aparelho de som) e leituras dirigidas.
Realização de Fichamentos dos textos trabalhados em grupos.
Seminários = apresentação de capítulos/obras individualmente.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos na disciplina consistirá na apresentação de textos; entrega de fichamentos e uma prova dissertativa.
Os seminários/apresentação de textos serão feitos com base em dois tipos de textos: documentos, ou seja, textos escritos na época tratada, e textos clássicos, ou seja, textos consagrados e que se tornaram leituras obrigatórias. No dia agendado, todos os discentes apresentarão o texto no formato de um seminário. Mesmo que o discente seja avaliado em cada dia, o restante da turma também será.
A avaliação dos discentes será feita da seguinte forma:
#Frequência e interesse nas aulas, apresentação de textos semanalmente (seminários e discussões em classe – individualmente) = 50,0 pontos.
# 01 Prova escrita individual (35,0 pontos). Essa avaliação consistirá em uma prova, que será disponibilizada 7 dias antes com três (03) questões. No dia da aplicação será sorteada uma das três questões, não sendo permitida a consulta a qualquer material.
Data da Avaliação = 20/06/2023.
# Fichamento de textos em grupos (15,0 pontos). Terá uma aula para explicar como elaborar o Fichamento e as Normas.
Datas a serem entregues os Fichamentos:
14; 21 e 28 de março de 2023;
11; 18 e 25 de abril de 2023;
16; 23 e 30 de maio de 2023.
Obs.: atentem-se as datas de entrega.
Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, presença nas aulas; interesse demonstrado nas mesmas; participação nos seminários e discussões em classe sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos e, sobretudo, pelo aproveitamento de todas as atividades do curso demonstrado na prova escrita que será realizada no curso.
Obs.: Toda e qualquer comunicação com a docente deverá ser feita via e-mail institucional. A docente não atenderá nenhum discente via whatsapp.
Atividade de recuperação da aprendizagem:
Critérios de recuperação: Conforme Resolução Congrad n°46, de 28 de março de 2022: os discentes que não atingirem a nota de mínima de 60 terão direito a recuperação da aprendizagem mediante a frequência de 75%. A recuperação constará de Fichamentos dos textos discutidos nas aulas entregue via e-mail da docente (geovanna@ufu.br) no dia 27 de junho de 2023.
BIBLIOGRAFIA
Básica
DARNTON, Robert. O Iluminismo como negócio. História da publicação da Enciclopédia, 1775-1800. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
BURKE, Peter. A fabricação do Rei. A construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2009.
FURET, François. Pensar a revolução francesa. 2ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
Complementar
DAVIES, Nathalie Zemon. Culturas do povo: sociedade e cultura no início da França moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa. 1529-1642. Bauru/São Paulo: EDUSC, 2000.
THOMPSON, Edward P. Costumes em comum. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
TREVOR-HOPER, Hugh. A crise do século XVII. Religião, a Reforma e a mudança social. Rio de Janeiro: Topbooks, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 13:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4243882 |