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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
A transição do feudalismo para o capitalismo. A economia mercantil e o surgimento do Estado-nação. A expansão ultramarina europeia e a formação do Antigo Sistema Colonial. O Renascimento e a cultura na Idade Moderna. As Reformas protestantes e o movimento da Contrarreforma.
JUSTIFICATIVA
A disciplina visa capacitar o discente a compreender as transformações ocorridas na transição entre medievo e modernidade como também refletir acerca das principais marcas do período moderno; seus desdobramentos e influências no mundo ocidental e o papel do moderno na formação do mundo contemporâneo. Assim, busca estimular o aluno a pensar possibilidades de transmitir conteúdos próprios desta disciplina em sua futura atuação nos vários níveis da docência.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Analisar as principais transformações ocorridas na sociedade europeia entre os séculos XIV-XVI, evidenciando mudanças na política, economia e cultura como elementos fundamentais do processo de transição do feudalismo para a modernidade, articuladas com o ensino de História Moderna. |
Objetivos Específicos: |
Apresentar um quadro geral do período envolvendo desde o Renascimento na Europa até o período das reformas; Abordar os impactos das ideias e a ascensão da economia mercantil; Compreender o processo de evolução que resultou surgimento do capitalismo mercantil a partir do final do século XVII; Estudar a alteração nas sensibilidades ao longo do período. |
PROGRAMA
Conteúdo programático:
Unidade 1. A transição do feudalismo para o capitalismo.
Unidade 2. O surgimento do Estado-nação na Europa.
Unidade 3. O mercantilismo e a expansão marítima europeia.
Unidade 4. Os Renascimentos.
Unidade 5. A Reforma e a Contrarreforma: diversidade religiosa e conflito na Europa.
METODOLOGIA
Aulas dialogadas, com utilização de recursos audiovisuais;
Leituras dirigidas e discussão de textos;
Seminários e Análise de Fontes Documentais.
Obs.: A cada semana (15 encontros - terça-feira), os tópicos serão objetos de uma aula expositiva e de uma discussão de textos. As discussões de textos deverão ser conduzidas por dois ou três alunos, que deverão fazer uma breve síntese do texto e propor questões para o debate. A disciplina será ofertada em aulas expositivas, ministradas de forma demonstrativa e explicativa; também serão utilizados os recursos audiovisuais como documentários, músicas, peças teatrais e slides que possam ilustrar o contexto da temática proposta.
AVALIAÇÃO
Avaliação: 01 avaliação no valor de 35,0 pontos (individualmente). Data: 31/10/2023 (1º e 2º Horários).
A Avaliação a ser realizada conterá 02 questões dissertativas a partir de conteúdos trabalhados ao longo da disciplina, da análise de fontes históricas e das indicações bibliográficas apontadas a partir do cronograma com o objetivo de avaliar os discentes no que diz respeito a suas capacidades de compreensão e análise de textos historiográficos, identificação e resolução de problemas vinculados às fontes históricas e na produção do conhecimento histórico.
Seminários: 35,0 pontos.
Cronograma das apresentações dos Seminários:
Agosto: 01 = apresentação Plano de Ensino/Cronograma.
Agosto: 08; 22 e 29.
Setembro: 05; 12; 19 e 26.
Outubro: 03; 10; 17.
Novembro: 07; 14 (Devolutiva da Avaliação/Notas) e Seminário.
Semana de História = 23 a 27 de outubro.
Análise de fontes documentais (grupos): 04 atividades no valor de 5,0 pontos cada. Total: 20,0 pontos.
Datas: 15/08/2023; 12/09/2023; 26/09/2023 e 17/10/2023.
Trabalho de análise de fonte histórica: desenvolvimento de trabalho temático ao longo da disciplina (a ser realizado em duplas ou trios) a partir de análise de fonte histórica e bibliografia previamente selecionadas e indicadas. O trabalho deverá resultar em uma parte escrita – no formato de um ensaio.
Participação nas Aulas e Atividades: 10,0 pontos
Métodos de Avaliação: Participação nas aulas dialogadas, apresentação de seminário em grupo e entrega ide trabalho escrito (Trabalho de análise de fonte histórica).
Critérios de Avaliação: O aluno será avaliado, de forma processual, pela sua participação e atuação nos seguintes aspectos:
Critérios de recuperação: de acordo com as Normas de Graduação, Resolução 46/2022, Art. 141. " Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. 01 Avaliação no valor de 100,0 pontos = matéria do semestre. Data da Avaliação: 21/11/2023.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII (3º Vol.). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
COLLINSON, Patrick. A reforma. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
Complementar
ARIÈS, Phillipe & DUBY, Georges (Org.). História da Vida Privada. Da Renascença ao século das Luzes. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
CHAUNU, Pierre. O tempo das reformas (1250-1550). II – A Reforma Protestante. Lisboa: Ed. 70, 1993.
DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.
FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. São Paulo: Brasiliense, 1988.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/08/2023, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4728319 |