UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Moderna I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32303

Período/Série:

Turma:

ICHPO

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

Período letivo 2023/1 de 31/07/2023 a 02/12/2023 conforme Resolução Congrad nº 73, de 17 de outubro de 2022 (Com alterações posteriores). Aulas serão ministradas às terças-feiras. Atendimento aos discentes: segunda-feira.

Agendamento via e-mail da docente geovanna@ufu.br

 

EMENTA

A transição do feudalismo para o capitalismo. A economia mercantil e o surgimento do Estado-nação. A expansão ultramarina europeia e a formação do Antigo Sistema Colonial. O Renascimento e a cultura na Idade Moderna. As Reformas protestantes e o movimento da Contrarreforma.

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa capacitar o discente a compreender as transformações ocorridas na transição entre medievo e modernidade como também refletir acerca das principais marcas do período moderno; seus desdobramentos e influências no mundo ocidental e o papel do moderno na formação do mundo contemporâneo. Assim, busca estimular o aluno a pensar possibilidades de transmitir conteúdos próprios desta disciplina em sua futura atuação nos vários níveis da docência.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar as principais transformações ocorridas na sociedade europeia entre os séculos XIV-XVI, evidenciando mudanças na política, economia e cultura como elementos fundamentais do processo de transição do feudalismo para a modernidade, articuladas com o ensino de História Moderna.

Objetivos Específicos:

Apresentar um quadro geral do período envolvendo desde o Renascimento na Europa até o período das reformas;

Abordar os impactos das ideias e a ascensão da economia mercantil;

Compreender o processo de evolução que resultou surgimento do capitalismo mercantil a partir do final do século XVII;

Estudar a alteração nas sensibilidades ao longo do período.

PROGRAMA

Conteúdo programático:

Unidade 1. A transição do feudalismo para o capitalismo.

Unidade 2. O surgimento do Estado-nação na Europa.

Unidade 3. O mercantilismo e a expansão marítima europeia.

Unidade 4. Os Renascimentos.

Unidade 5. A Reforma e a Contrarreforma: diversidade religiosa e conflito na Europa.

METODOLOGIA

Aulas dialogadas, com utilização de recursos audiovisuais; 

Leituras dirigidas e discussão de textos;

Seminários e Análise de Fontes Documentais.

Obs.: A cada semana (15 encontros - terça-feira), os tópicos serão objetos de uma aula expositiva e de uma discussão de textos. As discussões de textos deverão ser conduzidas por dois  ou três alunos, que deverão fazer uma breve síntese do texto e propor questões para o debate. A disciplina será ofertada em aulas expositivas, ministradas de forma demonstrativa e explicativa; também  serão utilizados os recursos audiovisuais como documentários, músicas, peças teatrais e slides que possam ilustrar o contexto da temática proposta.

AVALIAÇÃO

Avaliação: 01 avaliação no valor de 35,0 pontos (individualmente). Data: 31/10/2023 (1º e 2º Horários).

A Avaliação a ser realizada conterá 02 questões dissertativas a partir de conteúdos trabalhados ao longo da disciplina, da análise de fontes históricas e das indicações bibliográficas apontadas a partir do cronograma   com o objetivo de avaliar os discentes no que diz respeito a suas capacidades de compreensão e análise de textos historiográficos, identificação e resolução de problemas vinculados às fontes históricas e na produção do conhecimento histórico.

Seminários: 35,0 pontos.

Cronograma das apresentações dos Seminários:

Agosto: 01 = apresentação Plano de Ensino/Cronograma.

Agosto: 08; 22 e 29.

Setembro: 05; 12; 19 e 26.

Outubro: 03; 10; 17.

Novembro: 07; 14 (Devolutiva da Avaliação/Notas) e Seminário.

Semana de História = 23 a 27 de outubro.

Análise de fontes documentais (grupos): 04 atividades no valor de 5,0 pontos cada. Total: 20,0 pontos.

Datas: 15/08/2023; 12/09/2023; 26/09/2023 e 17/10/2023.

Trabalho de análise de fonte histórica: desenvolvimento de trabalho temático ao longo da disciplina (a ser realizado em duplas ou trios) a partir de análise                de fonte histórica e bibliografia previamente selecionadas e indicadas. O trabalho deverá  resultar em uma parte escrita – no formato de um ensaio.

Participação nas Aulas e Atividades: 10,0 pontos

Métodos de Avaliação: Participação nas aulas dialogadas, apresentação de seminário em grupo e entrega ide trabalho escrito (Trabalho de análise de fonte histórica).

  Critérios de Avaliação: O aluno será avaliado, de forma processual, pela sua participação e atuação nos seguintes aspectos:

Critérios de recuperação: de acordo com  as Normas de Graduação, Resolução 46/2022,  Art. 141. " Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.  01 Avaliação no valor de 100,0 pontos = matéria do semestre. Data da Avaliação: 21/11/2023.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII (3º Vol.). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

COLLINSON, Patrick. A reforma. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

Complementar

ARIÈS, Phillipe & DUBY, Georges (Org.). História da Vida Privada. Da Renascença ao século das Luzes. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

CHAUNU, Pierre. O tempo das reformas (1250-1550). II – A Reforma Protestante. Lisboa: Ed. 70, 1993.

DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.

FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. São Paulo: Brasiliense, 1988.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/08/2023, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4728319