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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Conceitos e teorias sobre região, localização, desenvolvimento, regionalização e Globalização. Atuação do Estado: a economia e os planos de desenvolvimento e suas implicações no planejamento regional. Planejamento e as questões regionais. Planejamento territorial. Experiências brasileiras, mineiras, locais e setoriais em planejamento
JUSTIFICATIVA
A disciplina Planejamento Regional é um componente curricular obrigatório para a formação do licenciado/bacharel em Geografia, pois permite adquirir as competências e habilidades necessárias para o exercício profissional na realização de pesquisas, análises e intervenções espaciais ao propiciar, a compreensão dos aspectos e características pertinentes às políticas de planejamento e desenvolvimento regional. Permite ainda através dos estudos e debates reconhecer as diferentes teorias e modelos planejamento regional como instrumento de intervenção estratégica para o território
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar ao aluno o entendimento sobre os conteúdos relacionados ao Planejamento Regional: teorias e conceitos;
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Objetivos Específicos: |
Estudar a política econômica do estado e seus reflexos nos planos regionais; Aplicação prática em Planejamento.
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PROGRAMA
O planejamento do território: porque planejar? para quem planejar?
Região e desenvolvimento regional: do problema regional a questão regional
Região e Globalização: desafios das escalas espaciais do planejamento
Do planejamento regional ao planejamento do território: teorias e modelos, planos e programas
A experiência brasileira de planejamento regional: da região problema a região dos grandes projetos de investimentos
Desenvolvimento regional no século XXI: novas escalas, novos mitos e novos agentes no mundo pós-pandemia
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através da plataforma Microsoft Teams.
Modalidade assíncrona (off-line): Atividades inseridas na plataforma Microsoft Teams.
OBSERVAÇÃO: Não será permitido o registro destas atividades e consequente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art. 8º e Art. 9º, § 1º, da Resolução 07/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia.)
INFORMAÇÕES DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO Nº 7/2020 DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO
a) Atividades síncronas: 32 horas
Horários das atividades síncronas: segunda-feira, das 8h às 11h30m
Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: plataforma Microsoft Teams
b) Atividades assíncronas: 28 horas
Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Microsoft Teams
Endereço web de localização dos arquivos: na primeira aula síncrona será enviado um link para os discentes acessarem os arquivos
c) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: Microsoft Teams
semana - dia/mês |
atividades síncronas |
atividades assíncronas |
01 - 26/10 |
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VÍDEO 1: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM TÂNIA BACELAR https://www.youtube.com/watch?v=2bhP_eAUZwc&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=8
VÍDEO 2: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM ROBERTO MONT-MOR https://www.youtube.com/watch?v=aDtQzSi3qyo&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=9 |
02 - 09/11 |
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VÍDEO 3: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM WILSON CANO https://www.youtube.com/watch?v=MCKvRHmbzBE&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=2
VÍDEO 4: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM CARLOS BRANDÃO https://www.youtube.com/watch?v=ACQX9Wu4SuU&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=5 |
03 - 16/11 |
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VÍDEO 5: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM JEROEN KLINK https://www.youtube.com/watch?v=GLXH68cxLZw&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=6
VÍDEO 6: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM ARILSON FAVARETO https://www.youtube.com/watch?v=fqmZIDqnzXE&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=11 |
04 - 23/11 |
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VÍDEO 7: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM ERMINIA MARICATO https://www.youtube.com/watch?v=5y5c-R8_T8w&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=10
VÍDEO 8: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM HELOÍSA COSTA https://www.youtube.com/watch?v=mebvJxOO-5o&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=4 |
05 - 30/11 |
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VÍDEO 9: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM ROBERT PECHMAN https://www.youtube.com/watch?v=SSdZmlJGBz4&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=3
VÍDEO 10: TERRITÓRIOS DO PLANEJAMENTO COM RICARDO ABRAMOVAY https://www.youtube.com/watch?v=D8vq0ztrUP0&list=PLCX-4YQN81xMYFUzCs-t6cIGkVzStAfzK&index=7 |
06 - 07/12 |
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VÍDEO 11: MINERAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19 https://www.youtube.com/watch?v=22w2Tc8QtL4&list=PLLxJl5m48l9RU0UytJyu33kVQlUy7kUUQ&index=1 |
07 - 14/12 |
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VÍDEO 12: WEBINAR ANÁLISE REGIONAL: será diferente após a pandemia? https://www.youtube.com/watch?v=YtYmjQV6A68&list=PLHK-p1PtwCjwGOU9RoW5vwZfOyJ-CsM6W&index=3 |
08 - 21/12 |
AVALIAÇÃO FINAL |
AVALIAÇÃO
Todas as atividades serão realizadas no Microsoft Teams.
A avaliação será contínua para evitar acumulação de leituras e atividades e seguirão o cronograma abaixo:
semana |
atividade |
data da entrega |
valor |
01 |
ATIVIDADE AVALIATIVA 1: relatório do vídeo 1 e 2 ATIVIDADE AVALIATIVA 2: Questionário com 10 questões de múltipla escolha / verdadeiro ou falso, baseado em texto ou na aula expositiva. |
02/11 |
5,0 5,0 |
02 |
ATIVIDADE AVALIATIVA 3: relatório do vídeo 3 e 4 ATIVIDADE AVALIATIVA 4: Questionário com 10 questões de múltipla escolha / verdadeiro ou falso, baseado em texto ou na aula expositiva. |
09/11 |
5,0 5,0 |
03 |
ATIVIDADE AVALIATIVA 5:relatório do vídeo 5 e 6 ATIVIDADE AVALIATIVA 6: Questionário com 10 questões de múltipla escolha / verdadeiro ou falso, baseado em texto ou na aula expositiva. |
16/11 |
5,0 5,0 |
04 |
ATIVIDADE AVALIATIVA 7: relatório do vídeo 7 e 8 ATIVIDADE AVALIATIVA 8: Questionário com 10 questões de múltipla escolha / verdadeiro ou falso, baseado em texto ou na aula expositiva. |
23/11 |
5,0 5,0 |
05 |
ATIVIDADE AVALIATIVA 9: relatório do vídeo 9 e 10 ATIVIDADE AVALIATIVA 10: Questionário com 10 questões de múltipla escolha / verdadeiro ou falso, baseado em texto ou na aula expositiva. |
30/11 |
5,0 5,0 |
06 |
ATIVIDADE AVALIATIVA 11: relatório do vídeo 11 ATIVIDADE AVALIATIVA 12: Questionário com 10 questões de múltipla escolha / verdadeiro ou falso, baseado em texto ou na aula expositiva. |
07/12 |
5,0 5,0 |
07 |
ATIVIDADE AVALIATIVA 13: relatório do vídeo 12 ATIVIDADE AVALIATIVA 14: Questionário com 10 questões de múltipla escolha / verdadeiro ou falso. |
14/12 |
5,0 5,0 |
08 |
AVALIAÇÃO FINAL |
21/12 |
30,0 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRANDÃO, Carlos. Território e Desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas, Editora da Unicamp, 2012
CHAGAS, Clay Anderson Nunes. Região, Território e Planejamento Estatal: planejamento plurianual e desenvolvimento regional. Orientador: Maurílio de Abreu Monteiro. 2011. 190 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém do Pará, 2011.
Escalas espaciais, reescalonamentos e estatalidades: lições e desafios para américa latina / organização Carlos Antônio Brandão, Victor Ramiro Fernández, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. - 1. ed. - Rio de Janeiro: letra capital: observatório das metrópoles, 2018.
SILVA, Simone Affonso da. O planejamento regional brasileiro pós-Constituição Federal de 1988: instituições, políticas e atores. São Paulo: Annablume, 2017. 436 p. (Coleção Geografia e Adjacências)
Complementar
BRENNER, Neil. Espaços da urbanização: o urbano a partir da teoria crítica. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2018.
DINIZ, Clélio Campolina, CROCCO, Marco Aurélio (Orgs.) Economia regional e urbana. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.
OECD (2013), Relatório Territorial da OCDE: Brasil 2013, OECD Publishing.
FAVARETO, Arilson; GALVANESE, Carolina; BARUFI, Ana Maria; SEIFER, Paulo. A dimensão territorial do desenvolvimento brasileiro recente Brasil (2000-2010). Rimisp/Cebrap/UFABC. Projeto Coesão Territorial para o Desenvolvimento. São Paulo/Santiago de Chile, Fevereiro de 2014.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/10/2020, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2294134 |