UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31105

Período/Série:

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Renato Santos Carrijo

Ano/Semestre:

2020 / AARE - Etapa 1

Observações:

Serão ofertadas 20 vagas.

 

EMENTA

Visão geral da formação e atuação técnica, ética, sócio ambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina fornece aos estudantes ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);

2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);

3. Conhecer os conceitos básicos associados ao curso;

4. Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã;

5. Contextualizar os principais elementos da Engenharia de Controle e Automação;

6. Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia;

7. Compreender a metodologia científica;

8. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;

9. Compreender as técnicas, conceitos e aplicações do Desenho Universal;

10. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.

11. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

12. Conscientização e ações para a preservação do meio ambiente.

PROGRAMA

Visão geral da formação e atuação técnica, ética, sócio ambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.

1. Normas institucionais

1.1. Regulamentações da UFU e Regimento Interno da FEELT

2. A graduação em Engenharia de Controle e Automação

2.1. Projeto Pedagógico do Curso

2.2. Princípios e objetivos

2.3. Perfil do egresso

2.4. Estrutura curricular

2.5. Estrutura física

3. Informações de Formação

3.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais

3.2. Organização da carreira desde a Universidade: 'coaching'

3.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem

3.4. Comunicação profissional

3.5. Empreendedorismo e inovação

3.6. Projetos em engenharia

3.7. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes

3.8. Atuação do Conselho de Classe - CREA

3.9. Ética profissional

3.10. Ética discente e seu relacionamento com o curso

3.11. Efeito nocivo do uso de drogas

3.12. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público

3.13. Impactos Ambientais e a Engenharia

4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais

4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano

4.3. Ética e Cidadania

4.4. Cultura afro-brasileira e indígena

4.5. Diversidade Regional e Local

5. Pesquisas científicas e tecnológicas

5.1. Metodologia científica

5.2. A estrutura de um projeto de pesquisa: escolha do tema, definição do problema, hipótese, justificativa, objetivo, metodologia, cronograma, recursos, referências bibliográficas

5.3. Estrutura de um trabalho escrito de apresentação de resultados de pesquisa

6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia

6.1. Princípios e fundamentos

6.1.1. Igualitário - uso equiparável

6.1.2. Adaptável - uso flexível

6.1.3. Óbvio - uso simples e intuitivo

6.1.4. Conhecido - informação de fácil percepção

6.1.5. Seguro - tolerante ao erro

6.1.6. Sem esforço - baixo esforço físico

6.1.7. Abrangente - dimensão e espaço para aproximação e uso

7. Desenvolvimento de atividades relacionadas à Engenharia de Controle e Automação

7.1. As atividades deverão abordar os materiais utilizados e suas características, enfatizando a temática das Ciências e da Tecnologia dos Materiais. Assuntos relacionados ao descarte de material e técnicas de segurança e proteção devem ser abordados nas atividades práticas realizadas

7.2. Desenvolvimento de protótipos e inovação

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado como uma AARE (Atividade Acadêmica Remota Emergencial), atendendo à conjuntura atual que está regulamentada pela Resolução 07/2020 do CONGRAD.

As atividades serão realizadas utilizando-se duas modalidade distintas de comunicação:
- síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor em tempo real)  e
- assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).

 

Plataformas que serão utilizadas:

Modalidade síncrona (on-line): MConf, Microsoft Teams, Google Meet.
Modalidade assíncrona (off-line): Moodle, Microsoft Teams, Youtube.

 

Atividades síncronas: 

Atividades: Aulas expositivas e palestras de temas diversos e apresentação de seminário.
Carga horária: 2 horas-aula semanais, totalizando-se 15 horas.
Horário: às quartas-feiras das 8:50h às 10:30h.
Acesso: Os alunos receberão as devidas instruções e o link de acesso às aulas online que serão realizadas na Plataforma MConf, Microsoft Teams ou Google Meet.

 

Atividades assíncronas:

Atividades: Leitura de material complementar, videoaulas, questionário sobre o Guia Acadêmico, estudo para temas relacionados à Engenharia de Controle e Automação para preparação de um seminário.
Carga horária: Total de 15 horas.
Acesso: Os alunos receberão instruções para acesso ao conteúdo relativo às atividades assíncronas que serão disponibilizadas no Moodle, Microsoft Teams ou Youtube.

 

Atendimento ao aluno:

Será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões através das plataformas MConf, Microsoft Teams ou Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

 

Verificação de assiduidade:

A verificação da assiduidade dos discentes será realizada a partir do controle de presença nas aulas e palestras realizadas na modalidade síncrona, assim como pelo atendimento aos prazos de entrega dos itens de avaliação.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:

- Presença e participação nas aulas e palestras que acontecerão de maneira síncrona: total de 40 pontos.

- Atividade em grupo de pesquisa, escrita de um relatório e apresentação de um seminário, assim como a presença na apresentação dos demais grupos: total de 40 pontos.

- Questionários: total de 20 pontos

Total de pontos distribuídos: 100 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BASTOS, Lília da Rocha. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.

2. BAZZO, Walter Antônio. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4ª ed. rev. Florianópolis: UFSC, 2013.

3. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Complementar

1. BARROS, A. P..; LEHFELD, N. A. S; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

2. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada à missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. São Paulo: Atlas, 1999.

3. CURIA, L. R.; CÉSPEDES, L.; NICOLETTI, J. Segurança e medicina do trabalho. 11ª ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2013.

4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A.M.; NASCIMENTO, J. G. Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.

5. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016.

6. SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e sociedade. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.

7. SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

8. REIS, J. S. Segurança em eletricidade. São Paulo: Fundacentro, 1982.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renato Santos Carrijo, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/07/2020, às 23:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2157590 e o código CRC 4A591FD8.




Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2157590