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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Estágio Supervisionado, Formação inicial docente e reflexões sobre o ensino de geografia. O papel do professor de geografia na construção social da realidade. A educação e o ensino de geografia no campo. Projetos institucionais voltados para a educação e ou para o ensino de geografia. Espaços de inclusão e os desafios para o professor de geografia. Escrita de textos científicos.
JUSTIFICATIVA
O Estagio Supervisionado 4 constitui uma importante fase nas disciplinas de estágio, uma vez que permite ao estudante refletir e propor medidas para a melhoria da qualidade do ensino de Geografia. Nesta fase os mesmos deverão tomar como base um dos níveis de Educação da Educação Básica e propor um projeto de pesquisa com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem da Geografia. Isso permitirá que o próprio estagiário reflita sobre sua futura prática docente e busque alternativas para melhorá-la constantemente.
O Estágio 4 também permitirá colocar os estudantes diante de situações mais complexas do cotidiano dos professores e que não tenham sido enfatizadas durante os estágios 1, 2 e 3, como por exemplo o ensino para alunos com deficiência.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Refletir sobre o papel do geógrafo na construção social da realidade e os desafios para o professor de geografia no desempenho de suas funções
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
TRABALHO DE CAMPO: (x) SIM* ( ) NÃO Na cidade de Uberaba |
METODOLOGIA
O trabalho com os estudantes será desenvolvido com aulas expositivas, debates, estudos dirigidos, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios, orientações individuais e em grupo. Para estas aulas serão usados o quadro e giz, e recursos audiovisuais como o data-show, vídeos, entre outros.
Também serão desenvolvidos projetos educativos nas escolas. Durante o desenvolvimento dos projetos cada aluno será responsável por visitar a Escola de Estágio, fazer observações pertinentes ao Projeto; pesquisar artigos sobre o Tema do Projeto, providenciar e entregar o Termo de Estágio, realizar a elaboração do Projeto, assim como fazer adequações e aplicar o Projeto na Escola escolhida. Depois da Realização do Projeto na Escola, ocorrerá a apresentação do Projeto para os outros colegas da disciplina, e enfim será escrito o Relatório.
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Data da avaliação |
Valor |
Participação nas Aulas e Atividades |
semestre |
10,0 |
Seminários |
semestre |
33,0 |
Filmes |
semestre |
08,0 |
Palestras |
semestre |
07,0 |
Trabalhos de Campo |
semestre |
10,0 |
Relatório de Estágio |
11/04/2024 |
20,0 |
Apresentação do Relatório |
11/04/2024 |
06,0 |
Avaliação Final |
18/04/2024 |
06,0 |
Total |
100 pontos |
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília. Ministério da Educação. 2018. 600p.
BRASIL. Lei número 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2003.
BRASIL. Lei número 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2008.
BRASIL. Lei número 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, Presidência da República, Secretaria Geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015.
BRASIL. Lei número 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. 1990.
COMPLEMENTAR
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.90p.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005. 130p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 163p.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília – DF (UNESCO), 2004. 118p.
PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto; 2004. 383 p.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Adriany de Avila Melo Sampaio, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2024, às 00:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015354 |