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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024
Horário da disciplina: Turma F: Terça-feira das 08 h às 11:30 h e Sábado das 08 h às 11:30 h Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h e Sábado das 13 h às 17:40 h |
EMENTA
Relações entre produção e socialização de conhecimentos socialmente referenciados, demandas sociais, ensino, pesquisa e extensão universitária na formação e no trabalho em Geografia na Educação. Atividades teórico-práticas de concepção, planejamento, execução e avaliação de um projeto interdisciplinar desenvolvido ao longo dos componentes curriculares PROINTER I, II e III integrando ensino, pesquisa e extensão, enfocando tema, problema e questões concernentes à profissão docente, à docência e/ou aos processos e objetos de ensino aprendizagem no campo da Geografia Escolar, envolvendo instituições ou sujeitos da comunidade externa. O conjunto desses componentes curriculares, articulado com a Metodologia Científica, o Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é voltado para a iniciação dos discentes no trabalho com projetos educacionais empregando procedimentos do trabalho cientifico e de metodologias de pesquisa. O PROINTER II é dedicado à primeira etapa de execução do projeto, com elaboração e aplicação de instrumentos para coleta de dados, trabalho de campo junto a instituição e/ou sujeitos da comunidade externa participantes, organização sistemática de dados e informações, utilização dos instrumentos previstos para monitoramento e avaliação do andamento das atividades do projeto com ajustes e adequações do planejamento se necessário, registros sistemáticos do trabalho realizado e elaboração de relatório parcial até essa etapa do projeto.
JUSTIFICATIVA
O componente curricular PROINTER II marca o início da primeira etapa de execução do plano do projeto elaborado no PROINTER I. Com isso, serão colocados em prática e refletidos as atividades prevista no plano de ação e os procedimentos e instrumentos definidos no plano de monitoramento e avaliação. Assim, põe em movimento o planejamento flexível, avaliando-se o plano no processo de sua execução e realizando-se os ajustes que forem necessários para a consecução dos objetivos do projeto com sua continuidade nas próximas etapas, nos PROINTER III e SEILIC. Portanto, o PROINTER II é de fundamental importância para que os licenciandos se apropriem dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para o trabalho com projetos educacionais interdisciplinares em Geografia integrando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo, desta forma, a finalidade formativa desse conjunto de componentes curriculares (PROINTER I, II, III e SEILIC) conforme o projeto pedagógico do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Executar a primeira etapa do plano de ação do projeto conforme a concepção de planejamento flexível, realizando-se as adequações que forem necessárias para a consecução dos objetivos do projeto no tempo previsto para sua realização.
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Objetivos Específicos: |
1. Revisar o plano do projeto para adequação de atividades, tarefas e cronograma de acordo com o calendário acadêmico do curso e das escolas de educação básica para o ano letivo. 2. Selecionar e integrar ao projeto docentes de escolas públicas como parceiros externos e outros colaboradores internos da UFU. 3. Construir instrumentos com procedimentos metodológicos da pesquisa educacional adequados para a coleta de dados e informações e registros das atividades realizadas com/nas escolas participantes. 4. Analisar o plano de ensino e o material didático que será objeto de avaliação em realização de estudo do meio com turma da escola. 5. Planejar o trabalho com docentes da escola de educação básica participantes do projeto e outros da UFU que venham integrar a equipe. 6. Registrar e avaliar as atividades realizadas e o desempenho da equipe na primeira etapa de execução de acordo com o plano de monitoramento e avaliação do projeto.
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PROGRAMA
1. Retomada e revisão dos planos elaborados antes para o projeto: adequações e planejamento das atividades da primeira etapa de execução.
2. Instrumentos e procedimentos metodológicos da pesquisa educacional para avaliação de proposta pedagógica e material didático para estudo do meio em contexto de ensino-aprendizagem na escola.
3. Plano de ensino e material didático para estudo do meio: análise de objetivos de ensino, conteúdos curriculares, articulação interdisciplinar, procedimentos didáticos e da metodologia de ensino.
4. Planejamento com docente da escola das atividades de estudo do meio com alunos do ensino fundamental.
5. Trabalho de campo: reconhecimento de área, trajeto e pontos do estudo do meio em campo.
6. Elaboração de relatório: sistematização e apresentação na forma de relatório das atividades realizadas e seus resultados na primeira etapa de execução do projeto.
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X ) NÃO
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METODOLOGIA
As aulas serão de tipo expositivas e dialogadas, com uso de recursos audiovisuais, leitura e discussão de textos e realização de atividades teórico-práticas do plano do projeto, em pequenos grupos, individual e coletivamente. Os encontros com a turma terão caráter de reunião de trabalho da equipe do projeto, com planejamento, preparação, encaminhamento, atribuição, acompanhamento e avaliação das tarefas de execução do projeto. Serão solicitadas atividades de TDE para leituras prévias de bibliografia indicadas e realização de tarefas do projeto. Para agilizar a comunicação e otimizar o trabalho da equipe, de forma complementar aos encontros/reuniões em aulas, serão empregados lista de e-mails da turma e grupo de mensagens em aplicativo para celulares (Whatsapp) para distribuição, redefinição e acompanhamento de tarefas e orientações na execução das atividades do projeto realizadas entre uma aula e outra. Todas as atividades realizadas como parte da execução do projeto serão consideradas para avaliação de desempenho dos discentes.
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
1. Tarefas realizadas como parte das atividades previstas no plano do projeto, conforme definições, encaminhamentos e orientações em reuniões em aula e acompanhamento. |
Ao longo do semestre letivo |
50 |
2. Relatório das atividades da primeira etapa de execução do projeto |
Final do semestre letivo |
40 |
3. Autoavaliação do desempenho individual nas atividades do projeto |
Final do semestre letivo |
10 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Atividades avaliativas que não foram realizadas ou com desempenho insatisfatório que comprometeram a nota final mínima para aprovação. |
Final do semestre letivo, até o último dia do período de aulas. |
100 (considerando o disposto na Res. COLCGE N. 5/2023, exposto abaixo). |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knoop. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. de: Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo M. Baptista. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Reimp. São Paulo: E.P.U., 2012.
MINAYO, Maria C. de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2016.
MOURA, Dácio G. de; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 6.a ed. rev. amp. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
Complementar
BRASIL (País). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Área de Ciências Humanas. Geografia. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.
FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2002.
GOMES, Sueli de Castro. Estudando os movimentos sociais: uma experiência de estudo do meio no MST. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo-SP: Contexto, 2002, p. 141-148.
LOPES, Claudivan S.; PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia, Londrina-PR, v. 18, n. 2, 2009.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
OLIVEIRA, Marlene Macário. O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 609-
623, 2014.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Sergio Luiz Miranda, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2024, às 10:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015336 |