UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROJETO INTERDISCIPLINAR II

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU31401

Período/Série:

4º período

Turma:

F e G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

75

Total:

120

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

SÉRGIO LUIZ MIRANDA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Terça-feira das 08 h às 11:30 h e Sábado das 08 h às 11:30 h

Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h e Sábado das 13 h às 17:40 h

 

EMENTA

Relações entre produção e socialização de conhecimentos socialmente referenciados, demandas sociais, ensino, pesquisa e extensão universitária na formação e no trabalho em Geografia na Educação. Atividades teórico-práticas de concepção, planejamento, execução e avaliação de um projeto interdisciplinar desenvolvido ao longo dos componentes curriculares PROINTER I, II e III integrando ensino, pesquisa e extensão, enfocando tema, problema e questões concernentes à profissão docente, à docência e/ou aos processos e objetos de ensino aprendizagem no campo da Geografia Escolar, envolvendo instituições ou sujeitos da comunidade externa. O conjunto desses componentes curriculares, articulado com a Metodologia Científica, o Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é voltado para a iniciação dos discentes no trabalho com projetos educacionais empregando procedimentos do trabalho cientifico e de metodologias de pesquisa. O PROINTER II é dedicado à primeira etapa de execução do projeto, com elaboração e aplicação de instrumentos para coleta de dados, trabalho de campo junto a instituição e/ou sujeitos da comunidade externa participantes, organização sistemática de dados e informações, utilização dos instrumentos previstos para monitoramento e avaliação do andamento das atividades do projeto com ajustes e adequações do planejamento se necessário, registros sistemáticos do trabalho realizado e elaboração de relatório parcial até essa etapa do projeto.

 

JUSTIFICATIVA

O componente curricular PROINTER II marca o início da primeira etapa de execução do plano do projeto elaborado no PROINTER I. Com isso, serão colocados em prática e refletidos as atividades prevista no plano de ação e os procedimentos e instrumentos definidos no plano de monitoramento e avaliação. Assim, põe em movimento o planejamento flexível, avaliando-se o plano no processo de sua execução e realizando-se os ajustes que forem necessários para a consecução dos objetivos do projeto com sua continuidade nas próximas etapas, nos PROINTER III e SEILIC. Portanto, o PROINTER II é de fundamental importância para que os licenciandos se apropriem dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para o trabalho com projetos educacionais interdisciplinares em Geografia integrando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo, desta forma, a finalidade formativa desse conjunto de componentes curriculares (PROINTER I, II, III e SEILIC) conforme o projeto pedagógico do curso.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Executar a primeira etapa do plano de ação do projeto conforme a concepção de planejamento flexível, realizando-se as adequações que forem necessárias para a consecução dos objetivos do projeto no tempo previsto para sua realização.

 

Objetivos Específicos:

1. Revisar o plano do projeto para adequação de atividades, tarefas e cronograma de acordo com o calendário acadêmico do curso e das escolas de educação básica para o ano letivo.

2. Selecionar e integrar ao projeto docentes de escolas públicas como parceiros externos e outros colaboradores internos da UFU.

3. Construir instrumentos com procedimentos metodológicos da pesquisa educacional adequados para a coleta de dados e informações e registros das atividades realizadas com/nas escolas participantes.

4. Analisar o plano de ensino e o material didático que será objeto de avaliação em realização de estudo do meio com turma da escola.

5. Planejar o trabalho com docentes da escola de educação básica participantes do projeto e outros da UFU que venham integrar a equipe.

6. Registrar e avaliar as atividades realizadas e o desempenho da equipe na primeira etapa de execução de acordo com o plano de monitoramento e avaliação do projeto.

 

PROGRAMA

1. Retomada e revisão dos planos elaborados antes para o projeto: adequações e planejamento das atividades da primeira etapa de execução.

2. Instrumentos e procedimentos metodológicos da pesquisa educacional para avaliação de proposta pedagógica e material didático para estudo do meio em contexto de ensino-aprendizagem na escola.

3. Plano de ensino e material didático para estudo do meio: análise de objetivos de ensino, conteúdos curriculares, articulação interdisciplinar, procedimentos didáticos e da metodologia de ensino.

4. Planejamento com docente da escola das atividades de estudo do meio com alunos do ensino fundamental.

5. Trabalho de campo: reconhecimento de área, trajeto e pontos do estudo do meio em campo.

6. Elaboração de relatório: sistematização e apresentação na forma de relatório das atividades realizadas e seus resultados na primeira etapa de execução do projeto.

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X ) NÃO

 

 

METODOLOGIA

As aulas serão de tipo expositivas e dialogadas, com uso de recursos audiovisuais, leitura e discussão de textos e realização de atividades teórico-práticas do plano do projeto, em pequenos grupos, individual e coletivamente. Os encontros com a turma terão caráter de reunião de trabalho da equipe do projeto, com planejamento, preparação, encaminhamento, atribuição, acompanhamento e avaliação das tarefas de execução do projeto. Serão solicitadas atividades de TDE para leituras prévias de bibliografia indicadas e realização de tarefas do projeto. Para agilizar a comunicação e otimizar o trabalho da equipe, de forma complementar aos encontros/reuniões em aulas, serão empregados lista de e-mails da turma e grupo de mensagens em aplicativo para celulares (Whatsapp) para distribuição, redefinição e acompanhamento de tarefas e orientações na execução das atividades do projeto realizadas entre uma aula e outra. Todas as atividades realizadas como parte da execução do projeto serão consideradas para avaliação de desempenho dos discentes.

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

1. Tarefas realizadas como parte das atividades previstas no plano do projeto, conforme definições, encaminhamentos e orientações em reuniões em aula e acompanhamento.

Ao longo do semestre letivo

50

2. Relatório das atividades da primeira etapa de execução do projeto

Final do semestre letivo

40

3. Autoavaliação do desempenho individual nas atividades do projeto

Final do semestre letivo

10

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Atividades avaliativas que não foram realizadas ou com desempenho insatisfatório que comprometeram a nota final mínima para aprovação.

Final do semestre letivo, até o último dia do período de aulas.

100 (considerando o disposto na Res. COLCGE N. 5/2023, exposto abaixo).

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knoop. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. de: Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo M. Baptista. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Reimp. São Paulo: E.P.U., 2012.

MINAYO, Maria C. de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2016.

MOURA, Dácio G. de; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 6.a ed. rev. amp. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.

Complementar  

BRASIL (País). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Área de Ciências Humanas. Geografia. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.

FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2002.

GOMES, Sueli de Castro. Estudando os movimentos sociais: uma experiência de estudo do meio no MST. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo-SP: Contexto, 2002, p. 141-148.

LOPES, Claudivan S.; PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia, Londrina-PR, v. 18, n. 2, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

OLIVEIRA, Marlene Macário. O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 609-
623, 2014.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Luiz Miranda, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2024, às 10:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015336